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ÍNDICE

  1. Visão Geral
  2. Como funcionava
  3. Como irá funcionar
  4. Prontos Positivos da mudança
  5. Como implementar essa melhoria?
  6. Importante!!

01. VISÃO GERAL

Visando garantir a integridade das vendas canceladas, tanto no Protheus como no TSS/SEFAZ a TOTVS traz o cancelamento síncrono (Cancelamento de Forma On-line), desta forma ao realizar o cancelamento de uma venda o próprio PDV irá realizar uma requisição ao TSS (TOTVS SPED SERVICE) que irá cancelar a venda de maneira síncrona (Cancelamento de Forma On-line) no SEFAZ de origem, com isso poupamos tempo no envio do cancelamento para a SEFAZ minimizando os problemas de rejeição por tempo entre outros.

02. Como Funcionava?

1.       O ponto de venda (PDV) sinaliza para a retaguarda que a venda em questão será cancelada e libera o cliente com um comprovante de intenção de cancelamento.

2.       A retaguarda por meio de um agendamento/processo solicita o cancelamento ao TSS (TOTVS SPED SERVICE)

3.       Na próxima passagem do agendamento/processo será verificado o estado atual da nota que sinaliza para a retaguarda que a venda foi cancelada.

03. Como irá Funcionar?

04. Quais são os pontos positivos da mudança?

  • Caso não seja possível realizar o cancelamento por alguma rejeição será informado ao operador do ponto de venda o motivo e o cancelamento não será autorizado, evitando problemas com vendas canceladas no Protheus e não canceladas no TSS/SEFAZ
  • Não é mais necessário aguardar o agendamento/processo de cancelamento na retaguarda para que o cancelamento seja enviado ao TSS/SEFAZ evitando problemas com o tempo do envio de cancelamento.
  • Caso não exista comunicação com SEFAZ no momento do cancelamento pelo Ponto de Venda (PDV) a solicitação do cancelamento estará no TSS (Cancelamento de Forma On-line) com isso quando a comunicação for restabelecida o cancelamento será transmitido de forma automática.
  • O processo/Agendamento de cancelamento agora monitora todas as no momento que são recebidas encurtando o processo de cancelamento na retaguarda. 

05. Como Implementar esta melhoria?

 Para que seja possível implementar essa melhoria, certifique-se que sua base esteja atualizada conforme descrito abaixo:

LOJA140.PRX                       05/04/2019 
LOJCNFCE.PRW                   13/03/2019 
LOJXNFCE.PRW                   13/03/2019 
STWCANCELSALE.PRW       22/04/2019 


Também é necessário ter o parâmetro MV_LJTPCAN configurado com conteúdo igual a 2, indicando que você deseja utilizar o cancelamento preferencialmente síncrono (Cancelamento de Forma On-line).

Após a ativação o Ponto de venda (PDV) sempre tentará realizar o cancelamento de forma síncrona (Cancelamento de Forma On-line) e caso não seja possível enviará para o agendamento/processo de cancelamento na retaguarda.

Quando o parâmetro MV_LJTPCAN estiver com valor 3, conforme a descrição abaixo, o cancelamento será somente em Online.
Exemplo de um cenário: Mesmo que o TSS Offline estiver no ar, se o TSS Online estiver fora de serviço, não será possivel cancelar a venda. Apesar de ser possivel efetuar a venda em contingencia, o cancelamento é somente Online. A vantagem dessa opção é que não corre o risco de cancelamento subir para Retaguarda e ficar na "fila" do job LJCANCNFCE aguardando o restabelecimento da conexão com TSS Online ou SEFAZ e perder o timeout de 30 minutos definido pela SEFAZ.

Estrutura do parâmetro:

Nome:MV_LJTPCAN 
TipoNumérico
Conteúdo1 = Legado;
2 = Cancelamento preferencialmente Online com possibilidade de cancelamento Offline;
3 = Cancelamento somente Online
DescriçãoAtiva Cancelamento Síncrono


06. Importante !

O pacote de atualização deverá ser aplicado necessariamente na retaguarda e no Ponto de venda (PDV).

O parâmetro MV_LJTPCAN deverá ser criado e estar com o mesmo conteúdo do ponto de venda (PDV).

Esta rotina esta disponível apenas para TOTVS PDV  e Venda Assistida a partir da release 12.1.25.