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CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela PLSA360
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
  4. Tela PLSA360
    1. Principais Campos e Parâmetros
  5. Tabelas utilizadas


01. VISÃO GERAL

Para uma operadora oferecer um serviço é necessário possuir uma rede credenciada. Esta rede é formada por fornecedores e prestadores de serviços, que podem ser médicos, laboratórios, hospitais ou até mesmo outras operadoras.

Esta rotina cadastra e relaciona todas as informações pertinentes às redes de atendimentos (física/jurídica) utilizadas pela operadora. As informações cadastradas são utilizadas para tudo que relaciona os serviços oferecidos pelo prestador à operadora.

Também é necessário informar os dados gerais da rede de atendimento, as especialidades, os documentos necessários, dados sobre os dependentes do profissional cadastrado, informações referente a débito e crédito, formação dos profissionais e informações da ANS.

(aviso) Importante!

É indispensável o cadastro de uma rede de atendimento genérica, para a qual não deve ser gerado pagamento, e não é possível a utilização das rotinas de autorização. O código dessa rede de atendimento deve coincidir com o conteúdo do parâmetro MV_PLSRDAG.


O conceito de RDA Genérica é importante nas situações em que é necessária a geração de uma movimentação sem que seja gerado pagamento para o prestador. Esta autorização é utilizada nos casos em que o usuário não sabe realmente qual é o prestador que realizará o procedimento. Isto pode ocorrer quando, por exemplo, existir muitos prestadores na região onde o usuário está alocado, desta forma, a operadora fornece a guia com validade de 30 dias.

A guia se transforma em uma autorização e gera movimentação/pagamento para o prestador que realizou o atendimento. Para estes casos, basta que seja informada a rede de atendimento genérica na movimentação.

Este conceito é utilizado em Liberação a qual gera um número de liberação que é posteriormente associado a uma autorização. A guia referente ao atendimento é gerada e pode ser visualizada em Digitação Contas, entretanto, o pagamento não é gerado visto que o status da guia é definido como Bloqueada.

Rotinas Prévias:

  • Classes Rede Atend. (PLSA230)
  • Tipo Logradouro(PLSA299)
  • Municípios(PLSA160)
  • Rede Não Referenc. (PLSA035)
  • Conselho Regional(PLSA240)
  • Fornecedores(MATA020)
  • Grupos Pagamento(PLSA636)
  • Especialidades(PLSA370)
  • Documentos(PLSA110)
  • Grupo/Empresa(PLSA660)


02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

  1. Acesse  Atualizações/Rede de atendimento/RDA - Cadastro
  2. Será apresentada a tela com os opções Incluir, Alterar, Visualizar e Outras Ações.
  3. Na parte direita, é possível localizar os itens desejados por meio dos filtros de pesquisa. 
  4. Clique em Incluir.
  5. Preencha os campos conforme necessidade.
  6. Confira os dados e confirme.

Veja como funciona na prática:


A janela de inclusão está dividida por pastas:

Pasta Rede de Atendimento

  • Subpasta Dados Cadastrais: Nesta pasta inserimos os dados cadastrais da rede de atendimento tais como nome, CPF ou CNPJ, endereço e etc.
  • Subpasta Registro: Nesta pasta inserimos os dados referentes ao conselho regional da rede de atendimento.
  • Subpasta Atendimento: Nesta pasta inserimos os dados referentes à capacidade de atendimento da rede de atendimento.
  • Subpasta Impostos/Seguro Social: Nesta pasta inserimos os dados referentes à apuração de impostos da rede de atendimento.
  • Subpasta Financeiro: Nesta pasta inserimos os dados financeiros da rede de atendimento.
  • Subpasta Produção Médica: Nesta pasta inserimos os dados referentes à produção médica da rede de atendimento.
  • Subpasta Outros: Nesta pasta inserimos dados complementares da rede de atendimento.

Pasta Especialidades

Nesta pasta inserimos quais são as especialidades que a rede de atendimento atende e lembrando que estas especialidades estão ligadas diretamente na relação do local de atendimento x especialidades de atendimento.

  • Pasta Documentos
  • Nesta pasta inserimos os documentos que a operadora solicita a rede de atendimento.
  • Pasta Dependentes
  • Nesta pasta inserimos os dependentes que a RDA possui quando esta é do tipo pessoa física.
  • Pasta Formação Profissional
  • Nesta pasta informamos os dados de formação da rede de atendimento.
  • Pasta Informações ANS
  • Nesta pasta inserimos informações da rede de atendimento em relação à ANS.
  • Pasta Exceção de critica
  • Nesta pasta informamos para o sistema que determinada critica não será apresentada para esta rede de atendimento no momento do atendimento de um usuário.

Exemplo:

Se a RDA não pode atender um usuário de determinando plano, mas por algum motivo a operadora não tenha outra RDA próxima para realizar este atendimento. Então podemos criar uma exceção evitando que o sistema apresente a critica de que esta não pode atender determinado plano.

  • Pasta Procedimentos Incompatíveis: Nesta pasta informamos para o sistema que determinados procedimentos são incompatíveis de serem realizados na mesma guia ou no mesmo momento de execução por exemplo.
  • Pasta Rede de Atendimento e suas subpastas: (Dados Cadastrais, Registro, Atendimento, Impostos/Seguro Social, Financeiro, Produção Médica e Outros) quando utilizamos a opção Complemento estas são somente visualizadas e não podem ser alteradas, para realizar alteração utilize a opção alterar do cadastro.
  • Pasta Operadoras: Nesta pasta definimos para qual operadora a rede de atendimento realizará seus atendimentos/serviços aos usuários.
  • Pasta Parâmetros Contabilidade: Nesta pasta definimos os parâmetros para integração contábil.
  • Pasta Horário Especial x RDA: Nesta pasta definimos a configuração para o pagamento de horário especial.
  • Pasta Faixa de Desconto: Nesta pasta informamos procedimentos que ao serem realizados pela RDA sofreram desconto no pagamento da produção médica.
  • Pasta Local de Atendimento: Nesta pasta informamos os locais de atendimento da rede de atendimento. Esta pasta possui as seguintes subpastas que iremos explicar abaixo:

Subpasta Filme: Nesta pasta podemos negociar um valor de filme diferenciado para a rede de atendimento neste local de atendimento.

Exemplo: Operadora paga o valor do filme para qualquer RDA em R$ 25,00 e para um RDA em especifico podemos negociar que neste local de atendimento o valor será de R$ 15,00 para o atendimento de usuários em exames de imagem.

  • Subpasta Divisão Remuneração: Nesta pasta podemos informar que determinada unidade de medida estará ativa ou negada para esta rede de atendimento neste local de atendimento.
  • Subpasta Diferenciação da Ref./U.S por Unidade: Nesta pasta podemos negociar a alteração da referencia da unidade de medida.
  • Exemplo: Neste local de atendimento qualquer procedimento que tenha a unidade de medida HM a referencia deste será de 50CH quando a RDA realizar o procedimento.
  • Subpasta Grupo de Serviços: Determina os grupos de serviço da rede de atendimento.
  • Subpasta Desc Fx Evento: Nesta pasta informamos procedimentos que ao serem realizados pela RDA sofreram desconto no pagamento da produção médica. Lembrando que esta configuração é por local de atendimento.
  • Subpasta Tabela de Preço: Nesta pasta podemos informar tabelas de preços de procedimentos negociadas entre a operadora e a rede de atendimento.

Pasta Especialidades: Nesta pasta informamos as especialidades da rede de atendimento em relação aos locais de atendimento.

Pasta Taxa de Comercialização: Nesta pasta informamos as taxas de Comercialização do procedimento.

Pasta RDA x Planos: Nesta pasta informamos se determinado plano pode ou não ser atendido pela rede e atendimento.

Pasta Majoração: Nesta pasta informamos o percentual de majoração em relação aos atendimentos feitos pela rede de atendimento.

Pasta Desc. Faixa x RDA: Nesta pasta informamos quais as faixas de procedimentos que no momento da execução do procedimento o sistema irá aplicar um desconto na produção da rede de atendimento.

Pasta Associação: Nesta pasta informamos quais as faixas de procedimentos que no momento da execução do procedimento o sistema irá aplicar um desconto na produção da rede de atendimento.

    Especialidades x Cadastros relacionados

     Tem como objetivo realizar o desmembramento das abas Corpo clínico, Contatos ,Rede de atendimento, Procedimentos autorizados, Planos e Procedimentos não autorizados de dentro da rotina de Complemento da RDA, para telas individuais. Essa separação visa melhorar a usabilidade das telas de cadastro de Prestadores, que hoje contêm vários itens agrupados em diversas abas e caminho. O processo se tornará mais prático, fácil e intuitivo.

     Veja como funciona na prática:

       Corpo Clínico

  1. Acesse Atualizações / Rede de Atendimento / Rede de Atendimento (RDA)
  2. Será apresentada a tela com os opções Incluir, Alterar, Visualizar e Outras Ações.
  3. Na parte direita, é possível localizar os itens desejados por meio dos filtros de pesquisa. 
  4. Selecione a RDA desejada no grid e clique no botão Outras Ações / Especialidades x Cadastros relacionados / Corpo Clínico.
  5. O sistema irá abrir a nova tela de manutenção dos cadastros de Corpo Clínico e Procedimentos associados.
  6. Na tela de manutenção de Corpo Clínico, é possível apenas alterar o Corpo Clínico e procedimentos, não sendo possível dar qualquer tipo de manutenção (Inclusão / Alteração / Exclusão) de dados referentes aos grids de Locais de Atendimento (BB8) e Especialidades (BAX).Esses dados são apenas para leitura, para que o usuário possa definir qual local e especialidade deseja inserir o Corpo Clínico.
  7. Para a manutenção das informações de locais e especialidades, deve ser feita através da opção Complemento, que fica no botão Outras Ações, da tela de cadastro de RDA.
  8. De acordo com a navegação nos grids, o sistema exibe de forma visual para qual local de atendimento e especialidade o Corpo Clínico será inserido, por meio da informação do texto "Caminho selecionado: "

    1. Para inserir os dados de Corpo Clínico, basta informar os dados no grid inferior, na aba Corpo Clínico ou Procedimentos - lembrando que o procedimento estará vinculado ao profissional ou RDA selecionado no grid da aba de Corpo Clínico.
  9. Ao clicar na aba Procedimentos, o sistema exibe no painel a direita o código e nome do profissional posicionado na BC1, onde podemos lançar os procedimentos que este profissional pode realizar.

  10. Preencha os campos conforme necessidade.
  11. Confira os dados e confirme.

Veja como funciona na prática:

       Contatos

  1. Acesse Atualizações / Rede de Atendimento / Rede de Atendimento (RDA).
  2. Será apresentada a tela com os opções Incluir, Alterar, Visualizar e Outras Ações.
  3. Na parte direita, é possível localizar os itens desejados por meio dos filtros de pesquisa. 
  4. Selecione a RDA desejada no grid e após, clique no botão Outras Ações / Especialidades x Cadastros relacionados / Contatos.
  5. O sistema irá abrir a nova tela de manutenção do Cadastro de Contatos.
  6. Na tela de manutenção de Contatos, é possível apenas alterar o Contato, não sendo possível dar qualquer tipo de manutenção (Inclusão / Alteração / Exclusão) de dados referentes aos grids de Locais de Atendimento (BB8) e Especialidades (BAX). Esses dados são apenas para leitura, para que o usuário possa definir qual local e especialidade deseja inserir o Contato.
  7. A manutenção das informações de locais e especialidades deve ser feita através da opção Complemento, que fica no botão Outras Ações, da tela de cadastro de RDA.
  8. De acordo com a navegação nos grids, o sistema exibe de forma visual para qual local de atendimento e especialidade o Contato será inserido, por meio da informação do texto "Caminho selecionado: "
    1. Para inserir os dados do Contato, basta informar os dados no grid inferior.

  9. Preencha os campos conforme necessidade.
  10. Confira os dados e confirme.

Veja como funciona na prática:

      Rede de atendimento 

  1. Acesse Atualizações / Rede de Atendimento / Rede de Atendimento (RDA).
  2. Será apresentada a tela com os opções Incluir, Alterar, Visualizar e Outras Ações.
  3. Na parte direita, é possível localizar os itens desejados por meio dos filtros de pesquisa. 
  4. Selecione a RDA desejada no grid e após, clique no botão Outras Ações / Especialidades x Cadastros relacionados /  Rede de Atendimento.
  5. O sistema irá abrir a nova tela de manutenção dos cadastros de Rede de Atendimento.
  6. De acordo com a navegação nos grids, o sistema exibe de forma visual para qual local de atendimento e especialidade da Rede de Atendimento será inserida, por meio da informação do texto "Caminho selecionado: " 
    1. Para inserir os dados da Rede de Atendimento, basta informar os dados no grid inferior.
  7. Preencha os campos conforme necessidade.
  8. Confira os dados e confirme.

Veja como funciona na prática:

       Procedimentos

  1. Acesse Atualizações / Rede de Atendimento / Rede de Atendimento (RDA).
  2. Será apresentada a tela com os opções Incluir, Alterar, Visualizar e Outras Ações.
  3. Na parte direita, é possível localizar os itens desejados por meio dos filtros de pesquisa. 
  4. Selecione a RDA desejada no grid e após, clique no botão Outras Ações / Especialidades x Cadastros relacionados.
  5. Será apresentada a tela com as opções: Procedimentos Autorizados, Planos x Procedimentos e Procedimentos não Autorizados.
  6. Ao clicar no botão Procedimentos será aberto a tela referente a procedimentos, com os grids superiores sendo eles o de Locais de atendimento do prestador e Especialidades do prestador, Estes grids são somente leitura. Selecione o Local e Especialidade.
  7. Para inserir um procedimento, clique no botão incluir.
  8. Preencha os campos conforme necessidade.
  9. Confira os dados e confirme.
  10. Para incluir Planos x Procedimentos e Planos não Autorizados seguir o mesmo processo de inclusão de Procedimentos Autorizados.

IMPORTANTE: No cadastro Planos x Procedimentos, não é possível incluir um procedimento sem um plano.  

Veja como funciona na prática:

Importante!

Conforme citado neste documento, as novas telas do Corpo Clínico, Contatos e Rede de Atendimento, terão os grids referentes aos locais de atendimento e especialidades  apenas para leitura. Para a inclusão de locai de atendimento ou especialidades da RDA, o processo deve ser feito da maneira tradicional, via opção Complemento, no botão Outras Ações da tela de cadastro da RDA.


Informar RDA Substituto após Bloqueio

Esta ação tem como finalidade o usuário poder definir a qualquer momento uma RDA substituta para um prestador que está bloqueado, não sendo mais necessário informar somente na hora do bloqueio. Além disso, a funcionalidade funciona apenas se existir bloqueio e for do tipo Descredenciamento, pois do tipo suspensão não é necessário informar uma RDA substituta.

  1. Acesse Atualizações/ Rede de Atendimento/ Rede de Atendimento(RDA).
  2. Na tela com os cadastros dos prestadores, selecione alguma RDA que esteja bloqueada ou com bloqueio futuro.
    1. Lembrando que o recurso funciona apenas para RDA’s com bloqueio e do tipo Descredenciamento. Caso o bloqueio seja do tipo Suspensão, não é possível informar uma RDA substituta.
  3. Após, clique no botão Outras Ações / Informar Substituto RDA.
  4. Caso seja selecionado uma RDA que não tenha bloqueio ou o bloqueio seja do tipo Suspensão, o usuário será avisado que não é possível informar uma RDA substituta para o registro selecionado.
  5. Caso esteja posicionado numa RDA que já tenha bloqueio, o sistema irá exibir um alerta, de modo que o usuário possa definir se deseja ou não informar uma RDA substituta.
  6. Caso clique em Não na janela informativa, nada será alterado.
  7. Caso clique em Sim, o sistema irá exibir a janela de substituição de prestador.
    1. Caso exista algum prestador substituto cadastrado anteriormente, o sistema exibe no grid qual foi o substituto escolhido anteriormente, onde o usuário poderá alterar o substituto ou incluir um novo.
  8. Basta incluir ou alterar o prestador e no final, clicar em Salvar, que a substituição está feita.
  9. Além disso, é possível deletar um registro, bastando apenas selecionar o registro desejado e após, clicar no botão "DEL" do teclado, que ao salvar, o registro será excluído.

Veja como funciona na prática:


03. TELA PLSA360

Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição
PesquisarFiltro de pesquisa de acordo com a descrição ou código de lançamento.
ExcluirExclusão do registro.
(des) bloquearBloqueia ou desbloqueia a RDA por determinado período ou permanentemente.
ComplementoDados complementares e regras de negócio da rede de atendimento. Abaixo iremos explicar o que cada pasta realiza no sistema.
Valor ProduçãoNesta opção podemos emitir uma prévia do que será pago a rede atendimento.
LegendaMostra a legenda dos status de cada protocolo
Contrato CRMFaz a relação do contrato coma entidade
Contrato/AditivoIndica os documentos do contrato aditivo
Exceção de Pagamento U.S Faz a exceção de cobrança
Informar Substituto RDAInforma o substituto do cadastro RDA
ConhecimentoOpção de anexar um arquivo desejável
Especialidade x Cadastro relacionadosEspecifica o tipo de cadastro
Imprimir BrowseImpressão da listagem do Browse.

04. TELA PLSA360

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
Tipo Pessoa

Selecione as opções "F" Física "J" Jurídica, para identificar o Tipo de Pessoa deste Prestador.

CPF/CNPJ

Informe o numero de CPF se a opção do campo Tipo de Pessoa selecionado foi "F" e o numero do CGC se a opção do campo Tipo de Pessoa selecionado foi "J".

Nome

Indica o nome da rede de atendimento.

Rec.Proprio

Informe se este Prestador é um RECURSO PRÓPRIO: 0= NAO 1= SIM.

Classe Rede

Classe da unidade de atendimento. Ex: Medico, clinica, hospital, etc.

Tp.PrestadorInforme o tipo de unidade de atendimento1 = Cooperado 2 = Credenciado 3 = Funcionário
Especialid.

Indica a especialidade do prestador através da qual será(ão) consolidado(s) o(s)atendimento(s) ao(s) beneficiário(s).

Dt.Inclusão

Informa a data a partir da qual o prestador começou a atender na especialidade acima.

Cod.Docto

Código do Documento .

Obrigatório 

Informe "S" para indicar a obrigatoriedade da apresentação desse Documento .

Entregue

Informe "S" se esse Documento já foi entregue .

Tipo

Informe o Tipo do Dependente (C=Conjuge; F=Filho;O=Outros).

Tipo Dep IR

Informe o Tipo de Dependente para efeito de calculo de IR, sendo este (1=Sem Limite Idade;2=Ate 21 anos;3=Ate 24 anos;4=Não Dependente ).

Nome

Informe o nome do Dependente.

Sexo

Informar o sexo de acordo com as opções apresentadas.

Data Nascto

Informe a Data de Nascimento do Dependente.

Escolaridade

Selecione o grau de Instrução do Dependente.

Código

Indica o código do cadastro de Débito/Crédito que será debitado ou creditado, automaticamente, no pagamento do prestador.

Validade Até

Informe a data de fim do período de validade para este lançamento.

Loca

Indica o LOCAL em que este profissional realizou a sua formação profissional.

Data Inicial

Indica a data em que este profissional de saúde iniciou a sua formação profissional.

Data Final

Indica a data da conclusão da formação profissional.

Cod.Critica

Informe o código da critica

Tp.Pad.Saude

Indica o código do tipo de tabela a qual as informações aqui cadastradas se referem.

Cod.Tab.Pad

Indica o código do procedimento, para o qual, serão cadastrados procedimentos incompatíveis.

Vig.Inicial

Informe a data inicial da Vigência.

Operadora

Informe o código da operadora.

Cd Oco. Cont

Código do lançamento de faturamento relacionado a parametrização contábil efetuada.

VI.Faixa De

Valor mínimo de produção da RDA que será considerado para aplicar o percentual de desconto (BY6_PERDES).

VI.Faixa Até

Valor máximo de produção da RDA que será considerado para aplicar o percentual de desconto (BY6_PERD%ES).

% Desconto

Percentual de desconto á ser aplicado, caso atinja os valores de produção definidos para a faixa.

Local

Indica o código do local de atendimento em que o prestador realiza os atendimentos.

Endereço

Endereço do Local de Atendimento .

Vigência Ini

Indica a data para que as informações aqui cadastradas entrem em vigor. No momento da utilização destes dados o sistema checa: Data Atual >= Data De Se SIM a operação é realizada.

Dt.Inclusão

Indica a data a partir da qual o prestador iniciou as suas atividades pela especialidade informada.

Guia

Indica se esta especialidade deve ser referenciada, junto ao nome do prestador, no guia médico fornecido aos beneficiários da operadora.

Cód.Tabela

Código da tabela á que se refere o procedimento.

Cod. Plano

Informe o Código do Produto Saúde.

Cd. Porc. De

Cod. procedimento De

Cd. Proc. At

Cod. procedimento Até


05. TABELAS UTILIZADAS

  • BAU - Redes de Atendimento  
  • BBF - Especialidades Atendimentos  
  • BC8 - Documentos Rede Atendimento  
  • BBE - Dependentes Rede Atendimento  
  • BBC - RDA Fixos Crédito e Débito  
  • BLJ - RDA x Formação Profissional  
  • BYV - RDA x Informações ANS  
  • BCF - Exceção de Critica por nível
  • B25 - Proc. Incompatíveis X RDA  
  • B26 - Itens Proc Incompat. X RDA  
  • B29 - Rda X Tabela de Preço  
  • BAW - Operadoras da Rede Atendimento
  • BHV - Ajustes dos Reajustes  
  • BY6 - Rda x Valor Produção x Desc  
  • BB8 - Locais de Rede Atendimento  
  • BPI - Filme e Local Atendimento Rda 
  • BYZ - RDA x Fator Multiplicador  
  • B59 - Majoração