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Implementação da rotina SMMANAGE John Deere

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Varejo

Módulo:

Oficina (SIGAOFI)

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

OFINJD23

SMManage JD

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

OFIOA180

Equipe Técnica

OFIOA030

Tabela de Serviços

País(es):

Todos

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

VAI

VO6

Sistema(s) Operacional(is):

Windows®/Linux®.

Descrição

No ramo de negócios de concessionária, o qual há a representação de uma marca é importante que haja uma integração com a fábrica, para que as duas empresas troquem informações que sejam vitais para o sucesso de ambas. Para isso foi implementada a rotina SMManage JD (OFINJD23), que tem o objetivo de favorecer a integração com a fábrica John Deere, para envio de informações relacionadas aos serviços apontados nas Ordens de Serviços da concessionária. Através dela, é possível enviar o resumo mensal do comportamento do departamento de serviços e garantir que as duas empresas estejam alinhadas para oferecer as melhores soluções aos clientes. 


Importante

Antes de executar o compatibilizador informe o UPDOFIOI é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.


Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.


Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!


  1. Em TOTVS Smart Client, digite o U_UPDOFIOI no campo Programa Inicial
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.


Atualizações do Compatibilizador

Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:

  • Tabela VAI - Técnicos:

Campo

VAI_CUSTHR

Tipo

Numérico

Tamanho

6

Decimal

2

Formato

@E 9,999.99  

Título

Cust Hr Trab

Descrição

Custo Hora Trabalhada    

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções


When


Relação


Val. Sistema

Positivo()      

Help

Informe o Custo da Hora Trabalhada.


Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:

  • Tabela VO6 - Tabela de Servicos:

Campo

VO6_SRVGEN

Tipo

Caracter

Tamanho

1

Decimal

0

Formato

@!

Título

S. Generico 

Descrição

Servico Generico  

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

0=Nao;1=Sim      

When


Relação

"0"         

Val. Sistema

Pertence("01")     

Help

Informe se o servico e generico.
Utilizado para geracao de arquivo de
integracao com a fabrica.

Importante:

O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.


Procedimento para Configuração

CONFIGURAÇÃO DE MENUS

No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do Oficina (SIGAOFI), conforme instruções a seguir:

Menu

Atualizações

Submenu

Serviços JD

Nome da Rotina

SMManage JD

Programa

OFINJD23

Módulo

Oficina

Tipo

Função Protheus

Procedimento para Utilização

Antes de iniciar a geração da rotina é necessário configurar o valor do custo da hora de cada produtivo. 

  1. No Oficina (SIGAOFI), acesse o cadastro de Equipe Técnica em Atualizações\Cad Gerais\Equipe Técnica (OFIOA180).
  2. Selecione o produtivo e clique na opção Alterar.
  3. Na pasta Oficina, informe o valor do custo da hora do produtivo no campo Cust Hr Trab (VAI_CUSTHR).
  4. Clique no botão Confirmar para gravar a alteração.
  5. Repita este procedimento para cadastrar o custo do valor da hora de todos os produtivos.
  6. Além do custo da hora do produtivo é necessário informar quais os serviços cadastrados que são genéricos, ou seja, serviços que não estejam contidos na tabela padrão de serviços. Para isso, no módulo de Oficina (SIGAOFI), acesse o cadastro de tabela de serviços, em Atualizações\Cad Oficina\Tabela de Serviços (OFIOA030).
  7. Selecione um serviço que seja genérico e clique na opção Alterar.
  8. No cabeçalho da rotina, selecione Sim no campo S. Genérico (VO6_SRVGEN).
  9. Clique no botão Confirmar para gravar a alteração.
  10. Repita este procedimento com todos os serviços genéricos.
  11. Com os cadastros devidamente configurados, será necessário executar a rotina para geração do arquivo a ser enviado para a fábrica. Para isso, no módulo de Oficina (SIGAOFI) acesse a rotina SMManage em Atualizações\Serviços JD\SMManage (OFINJD23).
  12. Nesta rotina há três botões: Informações, Perguntas e Log de Processos.
  13. Clique no botão Perguntas e preencha os parâmetros conforme segue: (Link para geração dos Perguntes [13653781 DVARMIL-106 DT - Correção de Error Log ao executar a rotina SMManage JD (OFINJD23)])
    1. Mês / Ano: Informe o mês e o ano relacionado às informações que serão enviadas no arquivo.
    2. Diretório: Informe o diretório o qual será armazenado o arquivo gerado.
  14. Na opção Log de Processos é possível visualizar informações sobre os  processamentos efetuados.
  15. Com os parâmetros devidamente preenchidos, clique no botão Informações e em seguida clique em Executar.
  16. Aguarde o processamento. Ao final deste, o arquivo será gerado no diretório especificado no parâmetro com a nomenclatura padrão da John Deere.