O Acompanhamento de Pedidos é um módulo do TOTVS Roteirização e Entrega (TRE), que tem como principal objetivo permitir ao cliente final ter visibilidade do status do pedido, além de também poder visualizar o histórico de pedidos. O sistema tem como funcionalidade o envio de notificação por e-mail sobre o status do pedido, que pode ser: Em Separação, Em Trânsito ou Pedido entregue.
Perfis dos usuários que acessam o Acompanhamento de Pedidos
Atualmente o Acompanhamento de Pedidos possui três tipos de perfis: administrador, companhia e cliente, sendo que cada perfil tem suas funcionalidades.
a. Administrador:
- Responsável pela criação de companhias e usuários de companhias.
- Quem possui esse perfil? O suporte interno do Acompanhamento de Pedidos.
- Rota: /support
b. Companhia:
- Configuração - Responsável pela configuração de e-mail que será utilizada como remetente no envio das notificações ao cliente.
- LGPD - permite executar anonimização de pedido, localidade.
- Integrações - Visualizar e acompanhar as integrações relacionadas aos pedidos da companhia.
- Quem possui esse perfil? Usuários da companhia, cliente TOTVS.
- Rota: /admin
c. Clientes:
- Responsável pela visualização e acompanhamento de seus pedidos.
- Visualização de histórico de pedidos anteriores.
- Quem possui esse perfil? Clientes da companhia (Cliente final).
- Rota: /login (Rota padrão do sistema)
Nesta documentação iremos compartilhar o passo a passo do fluxo completo da utilização do Acompanhamento de Pedidos, desde a configuração e ativação no TRE até o envio do e-mail para o cliente final.
Confira abaixo as etapas de configuração do portal:
01. Cadastro da companhia e usuário
O primeiro passo acontece com a solicitação para o time TOTVS cadastrar a companhia e seus respectivos usuários.
Ao abrir um chamado para a TOTVS, será solicitado alguns dados para os cadastros
a. Para companhia:
- Identificador: O nome da companhia.
- E-mail: E-mail da companhia.
- Telefone: O telefone da companhia.
- CNPJ: O CNPJ da companhia.
b. Para Usuário da Companhia:
- E-mail: E-mail do usuário da companhia.
Obs: Será criado uma senha padrão para os usuários da companhia pelo time TOTVS. Solicitamos que após o primeiro acesso ocorra a troca de senha.
Após o fornecimento das informações solicitadas, a equipe interna da TOTVS fará o cadastro da companhia e retornará um token e a senha dos usuários que serão utilizados posteriormente como identificador da companhia no TRE.
02. Configuração de e-mail do Acompanhamento de Pedidos
a. Ao receber a resposta do chamado com a confirmação de que foi realizado o cadastro da companhia e usuário, será necessário acessar a url: (colocar o link) e utilizar o e-mail e senha do usuário da companhia responsável por gerenciar o Acompanhamento de Pedidos.
b. Ao acessar o sistema, será necessário fazer a configuração do provedor de e-mail. Essa configuração é essencial para que o cliente receba as notificações de atualização de status do pedido tendo a companhia como remetente.
Obs: É possível testar o envio de e-mail através da funcionalidade do botão Testar.
03. Ativação do Acompanhamento de pedidos dentro do TRE
No TRE, clique em Configuração > Acompanhamento de Pedidos, ative a opção “Ativo”, pegue a chave obtida através do chamado e salve as alterações.
04. Configuração do responsável da Localidade
a. No TRE, clique no menu Cadastro > Localidade e encontre a localidade que você deseja adicionar um responsável que irá receber as notificações de status do pedido. Clique em editar.
- Obs: Esse responsável será o cliente no Acompanhamento de Pedido.
b. Após habilitar a edição da localidade, vá para a aba “Execução” e preencha os dados na sessão ”Responsável” e clique Salvar.
Obs: Faça isso em todas as localidades que possuem responsáveis.
05. Início das notificações de status dos pedidos
a. No TRE, após a ser feita uma roteirização, é necessário iniciar o rastreio das viagens. Para isso, clique no menu Programação > Análise, selecione a viagem que você quer rastrear e clique no botão Rastrear no final da página.
b. Ao iniciar o rastreio, o seu cliente receberá um e-mail informando que o pedido está sendo preparado para o envio.
b. Quando houver alterações de status do rastreio, o seu cliente receberá um e-mail informando essas mudanças.
06. Utilização do sistema pelo cliente
Após o cliente receber o e-mail de notificação, ele poderá acessar o pedido através do botão “Resumo do pedido” disponível no e-mail e então ele será redirecionado para a área de login do cliente do Acompanhamento de Pedidos.
Obs : Caso seja o primeiro acesso do cliente, será necessário a realização do cadastro através do link “Esqueci a senha / Primeiro acesso”.
O cliente final conseguirá acessar o Acompanhamento de Pedidos de duas formas, através do botão no e-mail de notificação ou acessando o link do portal diretamente.
a. Botão “Resumo do pedido”
Ao clicar no botão “Resumo do pedido” disponível no e-mail e então ele será redirecionado para a página inicial do Acompanhamento de Pedidos e após fazer o login ele irá visualizar 2 abas uma com histórico e outra com os detalhes daquele pedido específico.
b. Acesso via link da página inicial do Portal
Caso o usuário acesse o Acompanhamento de Pedidos diretamente pelo link (colocar o link), ao fazer o login, será aberta a página com o histórico de todos os pedidos. Além disso, quando na tela de histórico o usuário clicar em um pedido específico, irá abrir uma nova aba para mostrar os detalhes daquele pedido.
07. Extra 1: Integrações
No Acompanhamento de Pedidos é possível acessar a funcionalidade de Integrações, para isso vá ao perfil de companhia e clique no menu "Integrações". Lá é possível ver o histórico de todas as integrações realizadas, também permite inspecionar o erro caso tenha alguma integração com falha.