Versão do sistema: 11.7.02-P1
- Propósito:
Fazer o Cadastro de Produtos para utilização nas Vendas, Orçamentos, Cotações, faturamento, E-commerce e controlar o Estoque.
- Observações:
O Cadastro de Produto é constituído de duas etapas: Os dados gerais (esta tela) e os dados da grade do produto.
Mesmo que o produto cadastrado não utilizar a grade será aberta a tela da grade sem as informações de Cor e Tamanho.
Neste caso você terá disponível somente uma linha para as informações de Códigos de Barras e Referência.
Na tela Cadastrar Produtos - Inicialização/Grade você irá Inicializar o Produto no Estoque (se for um novo produto) ou alterar as informações da Grade (se o produto já estiver cadastrado).
Após cadastrado o produto, para alterar o estoque dele, você deverá utilizar a rotina de Alterar Estoque disponível no módulo Estoque.
Como cadastrar um produto no sistema Série 1 Varejo/Simples.
Abra o módulo Cadastro > Rotina de produtos.
- Código:
Este campo é obrigatório, onde o código do produto é somente numérico e pode ter até 10 dígitos.
- Cadastro:
Este campo é preenchido automaticamente, onde é data da inclusão do produto no sistema.
- Unidade:
Qual a unidade de medida do produto, pode ter até 3 caracteres alfanuméricos.
(Ex.: PC, KG, LT, BLD, etc)
- Estoque Mínimo:
Informe qual o estoque mínimo para o produto.
(Somente para relatório, o sistema não apresenta alerta sobre o estoque).
- Nome:
Nome do produto, podendo ter até 50 caracteres alfanuméricos.
(Ex.: Camisa polo, Camisa Nike 2, etc.)
- Referencia do produto:
Este campo não é obrigatório, porém, quando preenchido ele deve ser único e exclusivo , ou seja, deve ser um código diferente do código do produto, código de barras interno e do fornecedor e código de referencia de todos os produtos cadastrados na loja pois este é um campo de pesquisa em várias outras funções.
Através do valor deste campo, em outras funções é possível localizar o produto, devido a isto, esse valor não pode ser repetido.
- %Com. Adc:
Este campo proporciona a possibilidade de dar um valor de comissão adicional ao Vendedor que efetuar vendas com este Produto.
(Ex.: Se o Vendedor têm definido que ele ganha 5% de comissão e no produto existe um % Comissão Adicional de 2%, então ao efetuar uma venda com este produto ele ganhará 5% de comissão sobre o total da venda + 2% sobre o valor vendido deste produto.).
- %Marg. Lucro:
Se não houver valor definido neste campo o programa irá utilizar o % Margem de Lucro Ideal definido nos Parâmetros.
Somente informe valor neste campo se o % Margem de Lucro Ideal para o Produto é diferente do % Margem de Lucro definido para a Loja ( nos Parâmetros ).
- Atualizar estoque mínimo na grade:
Este CHECK-BOX tem o objetivo de atualizar o estoque mínimo na grade do produto inteiro (Próxima tela de cadastro).
- Produto Comercializado por Peso (Balança):
Este CHECK-BOX tem o objetivo de informar se o Produto que está sendo cadastrado irá utilizar balança ou não na venda.
Aviso: Leio o Ajuda da rotina para maiores explicações sobre este processo.
- Bloquear produto:
Este campo irá bloquear o produto. Caso queira desbloquear, somente desmarque o CHECK-BOX.
- Quantidade Calculada:
Este campo se refere à digitação da quantidade do Produto nos Pedidos de Venda.
Esta opção ainda ativa por padrão a "Quantidade Fracionada", indicando o sistema aceitará quantidades "quebradas" para o produto. Ex.: 1,200 ou 0,456 etc.
Com a opção ativada será observado no Pedido de Venda a digitação da Largura, Comprimento e Altura para cálculo da "Quantidade".
O sistema fará o cálculo da quantidade usando Largura x Comprimento x Altura. - Quantidade Fracionada:
Este campo se refere ao padrão de quantidade que é utilizado para controlar o estoque do produto.
Se este campo não estiver marcado significa que o produto não utiliza quantidade fracionada, aceitando somente números inteiros. Ex.: 10, 20, 30, 1, 4, etc.
Se este campo estiver marcado, no movimento do estoque serão aceitas quantidades "quebradas". Ex.: 10,400 ou 1,050 ou 3,652 etc.
Normalmente utiliza-se quantidade fracionada para produtos em que o controle do estoque é feito por quilos, ou seja, à granel.
Aviso: Caso seja atribuído ao Produto a Comercialização por Peso (Balança), este campo será obrigatoriamente marcado pelo sistema e não poderá ser modificado.
- Produto Utiliza Cor:
Se o Produto em questão é comercializado com cores diferentes (AZUL, VERDE, VERMELHO, etc.), marque este campo.
Se este campo não estiver marcado o controle do estoque não será dividido por cores, ficará atribuído a cor 0 (zero) não usa.
Importante: Este campo não poderá ser modificado após o cadastro do produto.
- Produto Utiliza Grade:
Marque este campo se o produto utiliza Grade (Tamanhos), caso contrário não. (Ex.: P, M, G, GG.)
Importante: Este campo não poderá ser modificado após o cadastro do produto.
- Caminho da foto:
Para selecionar uma imagem para o produto.
Aviso: Não Selecione um caminho muito longo. Há um limite de 80 posições para guardar o caminho da imagem do produto.
- Aba Grade/Grupo
- Grade:
Para informar a grade do produto, caso o mesmo tenha marcado a opção de “Produto Utiliza Grade”.
Aviso: Uma vez marcado não é possível alterar este campo.
- Grupo:
Para informar o Grupo que pertence o produto.
Aviso: Campo obrigatório.
- Subgrupo:
Para selecionar o Subgrupo do produto.
Aviso: Campo obrigatório.
- Fornecedor:
Para selecionar o Fornecedor do produto.
Aviso: Campo obrigatório.
- Último Preço de Aquisição e Data:
Estes campos se referem-se ao Preço Unitário de Aquisição e Data respectivamente.
Informando o Preço de Aquisição o sistema automaticamente irá criar a Grade para o produto já com o preço de aquisição para cada item.
Este campo é atualizado automaticamente após o Movimento de Entrada por Compras (Registrar Compras). - Atualizar Preço de Aquisição na Grade:
Com esta opção é possível atualizar toda a grade do Produto com base Preço de Aquisição informado. Ativando esta caixa, ao atualizar o cadastro do produto, toda a grade do produto será modificada com o Preço de Aquisição informado.
- Custo médio do Produto:
Neste campo constará o valor do custo médio do produto.
Este valor é calculado com base em todos os preços de aquisição deste produto em estoque.
Exemplo:
Você faz uma compra de 10 unidades de um determinado produto com o preço unitário de R$100,00 totalizando R$1.000,00.
Em uma nova ocasião, compra 20 unidades do mesmo produto com o preço unitário de R$ 110,00 totalizando R$2.200,00.
Desta forma, você terá 30 unidades em estoque com o valor total de R$3.200. Sendo assim, o custo médio em estoque deste produto será de R$106,66.
Atenção: Para o cálculo do custo médio serão consideradas apenas as entradas por compra.
- Aba Tab. Variáveis
- Aba IPI
- Tributado:
Se o Produto for tributado de IPI.
- Isento:
Se o Produto for Isento de IPI.
- Outras:
Se o Produto tiver outra tributação que não seja ISENTA ou TRIBUTADO.
- Classificação Fiscal, Código NBM e % de IPI:
Estes campos referem-se a classificação fiscal do produto, ou seja, todo produto tem uma classificação fiscal conforme tabela liberada pela SEFAZ.
OBS: Para saber mais referente a nova legislação de impostos NBM/NCM (Lei de olho no imposto), veja o link http://tdn.totvs.com/display/serie1/Serie+1+Varejo+-+Lei+de+olho+no+imposto+-+V11.7.01-P2 e saiba como funciona no sistema Totvs Série 1 Varejo.
ATENÇÃO: Todos os campos informados acima, o cliente deve verificar com o seu CONTADOR caso não saiba o que preencher.
- Aba ICMS
- Tributado:
Se o Produto for tributado de ICMS é obrigatório informa uma alíquota de ICMS no campo.
- Isento:
Se o Produto for Isento de ICMS.
- Não Incidência:
É diferente de ISENTO, pois o comprador da mercadoria paga o imposto, mas na revenda o mesmo não é repassado.
- Substituição Tributária:
Se o produto possui Substituição tributária ou não.
- Código Alíquota e % de ICMS:
Para informar o código da alíquota do produto, caso ele seja Tributado.
ATENÇÃO: Todos os campos informados acima, o cliente deve verificar com o seu CONTADOR caso não saiba o que preencher.
- Aba Origem/Pesos/e-commerce
- Origem do Produto:
Neste campo será informado se o produto é de origem Nacional ou Estrangeira.
Com as seguintes opções:
1º - Nacional
2º - Estrangeira Importação Direta
3º - Estrangeira Adquirido Merc. Interno
4º - Nacional Mercadoria Importação Superior 40%
5º - Nacional Produção em Conformidade nas legislações
6º - Nacional Importação Inferior ou igual a 40%
7º - Estrangeira Import. Direta lista CAMEX
8º - Estrangeiras Adquirida Merc. Interno lista CAMEX
- Produto Fabricado:
Caso o produto cadastrado seja fabricado pela própria empresa, marque esta opção.
- Produto para e-commerce:
Quando este CHECK-BOX estiver marcado, quer dizer que o seu produto está publicado na sua loja virtual, para despublicar o produto no e-commerce, apenas desmarque esta opção e clique no botão “confirmarF10”, na próxima tela apenas clique no botão “Fechar ESC”.
- ID Produto (e-commerce):
Número de identificação do produto na loja virtual quando o mesmo for publicado.
- Peso Líq. Padrão:
Informar o peso Líquido da mercadoria.
- Peso Bruto Padrão:
Informar o peso Bruto da mercadoria.
- Alt.(cm):
Informe a altura do produto em centímetros.
- Larg.(cm):
Informe a largura do produto em centímetros.
- Comp.(cm):
Informe a comprimento do produto em centímetros.
- Atualizar Pesos na Grade:
Atualizar os pesos Bruto e Líquido na Grade do produto.
Após preencher as informações iniciais, ao clicar no botão “Confirmar F10”, será apresentado a seguinte tela:
Nesta tela “Inicialização/Grade” será apresentado as informações que foram passadas anteriormente e dará continuidade no cadastro do produto, mas caso o seu produto não tenha COR, será necessário incluir a COR, então ao clique no botão “Cores F3”.
- Check-Box - Criar Tabela de Preços Padrão:
Quando está definido nos Parâmetros da Loja a Tabela de Preços Padrão é possível ativar esta opção para que os preços das cores inseridas no Produto sejam automaticamente criados na Tabela.
A criação dos Preços na Tabela obedecerá o % de Margem de Lucro do Produto e na falta deste o % de Margem definido nos Parâmetros.
- Cadastrar F3:
Se a Cor não existir na lista você pode criá-la a partir deste botão. Você estará adicionando uma nova Cor ao banco de dados.
Importante: Este recurso somente estará disponível se você possuir acesso à rotina de Cadastro de Cores.
OBS: Nenhuma das 3 opções pode ser igual a outro produto, ou seja, não pode ser igual a outro código de barras, cada código de barras (Fornecedor, Interno ou Referência) deve ser único para cada produto (inclui grade e cor).
- Código de barras Interno:
Por padrão o sistema trabalha com o código EAN13, não é possível mudar esse padrão, como ele é formado.
- Código de Barras Fornecedor:
Para que seja possível incluir um código de barras do fornecedor, ele deve estar dentro do padrão EAN13 também.
- Referência:
A referência pode conter letras e números, mas lembrando, deve ser apenas 1 código para cada produto incluindo grade e cor.