Uma Rota de Entrega permite relacionar os Pedidos de Venda pendentes que serão faturados e enviados em um mesmo caminhão para entregas em uma mesma região, agrupando informações de pesos, valores e produtos.
Observações
- Apenas os Pedidos de Venda pendentes devem estar disponíveis para criação da Rota de Entrega.
- Um Pedido de Venda pode estar em somente uma Rota de Entrega.
- Todos os Pedidos de Venda devem ser criados com uma transportadora.
Pré-requisitos
Antes de criar uma Rota de Entrega, devemos incluir alguns Pedidos de Venda. Acesse Faturamento > Atualizações > Pedido de Venda\Orçamento.
Para nosso exemplo iremos incluir os pedidos 112, 113 e 114 com a transportadora.
Pedido de Venda 112
Pedido de Venda 113
Pedido de Venda 114
Agora acesse Faturamento > Atualizações > Rota de Entrega e clique em Incluir.
Primeiro precisamos definir o intervalo de Pedidos de Venda que desejamos incluir na nossa Rota de Entrega.
Em seguida será exibida uma tela com uma lista dos Pedidos de Venda que podem ser usados na Rota de Entrega, selecione os pedidos desejados.
Observe que ao selecionar os Pedidos de Venda os campos no rodapé de Valor Total, Total de Volumes, Transportadora, Peso Bruto e Total de PVs são somados de acordo com os Pedidos de Venda selecionados.
Após selecionar os pedidos desejados clique em Confirmar.
Observe que foi incluída uma linha para cada Pedido de Venda escolhido, porem todos com o mesmo Código de Rota:
Agora vamos imprimir a nossa Rota de Entrega, para isso selecione um dos registros e acesse Ações Relacionadas > Imprimir Carga.
O relatório mostra as informações dos produtos contidos nas notas, podendo ser consolidados por NF ou Grupo de Produto, assim como campos para assinatura do responsável pelo carregamento e pelo motorista do veiculo transportador:
Após fechar a tela da impressão da Rota de Entrega, será apresentada uma pergunta para saber se o usuário deseja imprimir os Pedidos de Venda:
Caso selecione Sim, o seguinte relatório será impresso:
Lembrando que cada pedido será impresso em uma página do relatório.
Sugestão de Rota – Integração com Google Maps
Após incluir uma Rota de Entrega temos a opção de exibir um mapa do Google Maps com o melhor percurso entre os destinatários presentes nos Pedidos de Venda.
Esse mapa trará uma rota com ponto de partida no endereço da empresa (configurado em Miscelânea > Configurações > TOTVS Série 1\Empresas) em seguida passará por todos os endereços da Rota de Entrega e em seguida finalizará o percurso no mesmo ponto de partida.
Assim o usuário do First poderá ter uma sugestão de qual caminho fazer para realizar as entregas de seus pedidos.
Para utilizar esse recurso é imprescindível que o cadastro dos clientes esteja com o campo Endereço cadastrado da seguinte forma: NOME DA RUA, NÚMERO, COMPLEMENTO.
Por exemplo: Avenida Braz Leme, 1717, 2º andar
Rua Haddock Lobo, 1000, 16º andar conjunto 2
Para gerar a sugestão de rota, primeiro precisamos incluir uma rota de entrega:
Em seguida acesse Ações Relacionadas > Sugerir rota – Google Maps. O sistema abrirá o Browser padrão com a rota já traçada.
Na página do Google Maps temos a opção de fazer a impressão da rota selecionando o ícone de imprimir no canto superior esquerdo da tela.
Na tela de impressão podemos selecionar a opção de impressão do mapa.
Atenção:
Esse recurso não funcionará na ultima versão do Google Maps, pois essa versão ainda está em fase de testes e o recurso de múltiplos endereços ainda não foi implementado. Caso queira voltar para versão clássica proceda com os seguintes passos:
Selecione o ícone de ajuda no canto inferior direito da tela:
Escolha a opção Voltar ao Google Maps Clássico.
Em seguida confirme a mudança na mensagem exibida na parte superior da tela: