Árvore de páginas

Retorna a quantidade de elementos de um array.

Sintaxe

ArrayLength( < aName > )

Parâmetros

Nome

Tipo

Descrição

Obrigatório

Referência

aName

vetor

Indica o array que será manipulado.

X


Observações

  • Na linguagem 4GL, o tipo ARRAY pode ser criado com um tamanho pré-fixado ou não, sempre respeitando o tamanho mínimo de 1 elemento. Assim, é possível manipular o tamanho de um ARRAY incluindo e removendo elementos.

Exemplos

MAIN
  DEFINE ma_dados array[18] of char(15),
         x int
        
  call conout("1: Tamanho inicial do Array = "||ArrayLength(ma_dados))

  # Adiciona 15 itens no array
  call ArrayAddItem(ma_dados,15)
  call conout("2: Tamanho do Array apos 15 itens inseridos = "||ArrayLength(ma_dados))
  
  # Preenche array
  FOR x=1 TO ArrayLength(ma_dados)
    LET ma_dados[x] = x
  END FOR
  
  # Exibe array
  FOR x=1 TO ArrayLength(ma_dados)
    CALL CONOUT("ARRAY["||x||"] = "||ma_dados[x])
  END FOR
END MAIN

Abrangência

Disponível a partir do build 7.00.101202A

Veja também

  • Sem rótulos