Páginas filhas
  • 1 - EAI Fake

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Para instruções sobre como cadastrar um External Application, consulte o tópico XXX.

Teste simulado de integração usando o EAI Fake

...

O desenvolvimento de uma integração sempre pressupõe que existem dois produtos se comunicando, um produto A e um produto B.

prod_ab.pngImage Added

Isto também implica que um teste real da integração só poderá ser feito quando os dois produtos estiverem com a integração praticamente pronta. Como neste cenário o primeiro teste só será feito depois de muito código desenvolvido, vários erros poderão ser descobertos de uma vez só.

O problema é que a partir do momento que as equipes dos dois produtos estão focadas no teste, e sempre que um erro é descoberto, o produto B paralisa o teste para fazer a correção e o produto A tem que aguardar a correção. Facilmente outro erro pode ser descoberto depois no produto A e a situação se inverte.

Este cenário muito comum no início dos testes de integração é o grande prolongador do tempo gasto nesta etapa.

Por isso é muito importante que as equipes isoladamente consigam testar a integração de forma unitária, sem precisar esperar que o seu próprio desenvolvimento e o do produto oposto estejam completos.

Para apoiar nos testes unitários de integração foi criado um servidor “falso” do EAI Logix, quem tem como objetivo simular o funcionamento de um produto oposto. Ao mesmo tempo em que dá total liberdade para o desenvolvedor controlar a forma como a mensagem será recebida ou respondida pelo “produto oposto”, neste caso, o servidor falso do Logix. Ou seja, o desenvolvedor do produto A, controla a forma como o produto B irá responder, simuladamente.

prod_ab2.pngImage Added