Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Campo:Descrição:

Estabelecimento

Exibe o código do estabelecimento do embarque do ponto de controle.

Embarque

Exibe o número do embarque do ponto de controle.

Código Itinerário

Exibe o código do itinerário do embarque do ponto de controle.

Ponto Controle

Exibe o código do ponto de controle do itinerário do embarque.

Despesa

Selecionar o código da despesa do ponto de controle do embarque.

Fornec Despesa

Selecionar o fornecedor da despesa do ponto de controle do embarque.

Condição Pagamento

Selecionar o código da condição de pagamento da despesa do ponto de controle do embarque.

Moeda

Selecionar a moeda de despesa do ponto de controle do embarque.

Valor Despesa

Inserir o valor da despesa do ponto de controle do embarque, na moeda informada.

Nota
titleNota:

Na manutenção dos valores de uma despesa já recebida:

  • Alterando o valor para Menor, será necessário efetuar um ajuste da nota fiscal complementar. As notas complementares podem ser identificadas, por intermédio do programa Consulta Histórico dos Embarques (IM0555).
  • Alterando o valor para Maior a despesa passa a ser considerada como não recebida, podendo ser inclusa em uma nova nota fiscal complementar. Também será apresentada uma mensagem alertando para o valor da diferença entre o valor anterior da despesa e o novo valor.

 

 

 

Incoterm de Rateio

Exibe e e epermite permite alterar o código de Incoterm conforme cadastrado no Cadastro de Despesas e impostos – Impostos (CD2565). Este campo somente estará habilitado quando a despesa a ser incluída ou manutenida tiver sido parametrizada para ser rateada por valor (despesas do tipo: Valor Fixo, Valor Informado, Taxas Sobre Distância, Taxa Sobre Dias, Adicional Sobre Valor ou Fórmula) e ainda, se a despesa for diferente de imposto (Imposto de Importação, IPI,PIS, COFINS e ICMS).

Incoterms (International Commercial Terms):  São termos internacionais de comércio criados pela CCI – Câmara de Comércio Internacional (Paris) e são utilizados para facilitar as negociações entre as nações. Basicamente os Incoterms são siglas que designam as responsabilidades das partes envolvidas nas transações (Importador e Exportador).

Exemplos:

  • EXW (Ex Works): a entrega da mercadoria ao importador ocorre no estabelecimento do vendedor, sendo de responsabilidade do importador todas as despesas de retirada da mercadoria daquele local.

  • FOB (Free on Board): a entrega da mercadoria ao importador ocorre a bordo do navio, no porto de embarque. Transporte e outras despesas desde o embarque são responsabilidades do importador.

  • CIF (Cost, Insurance and Freight): a entrega da mercadoria ao importador ocorre a bordo do navio, no porto de embarque, sendo o transporte e o seguro contratados pelo vendedor (exportador).

  • DDP (Delivered Duty Paid): a entrega da mercadoria ao importador, com os direitos de entrada já pagos ocorre em ponto designado do território do importador.

Importante

 

 

Nota
titleNota:

No momento da nacionalização (Função Nacionalização/Geração de Documentos de Entrada – IM0100) é realizado o rateio das despesas entre todos os itens do documento de embarque. Quando a despesa estiver parametrizada para ratear por valor e possuir Incoterm de rateioinformado (Função Cadastro de Despesas e Impostos –CD2565), a base de rateio será o valor das mercadorias mais o valor das despesas que estão relacionadas ao embarque e que estiverem cadastradas com Incoterm de rateio das despesas.

Despesa Recebida?

Quando assinalado, determina que a despesa do embarque já foi recebida. Quando não assinalado, determina que a despesa do embarque ainda não foi recebida.

Importante:
Esse campo somente é habilitado quando for uma despesa complementar, ou seja, estiver após o ponto de nacionalização e for uma manutenção da despesa. Na inclusão da despesa, esse campo não é habilitado.

Forma Preço Compra

Quando assinalado, determina que a despesa do embarque é considerada na formação do preço de compra.

Nota:
Esse campo é assinalado automaticamente quando a despesa que está sendo incluída estiver na lista de despesas do Incoterm, Cadastro de Incoterms (CD2554), informada na ordem de compra.

Cotação Desp. Compl.

Inserir a cotação pré-definida para a despesa complementar.

Nota:
Esse campo somente é habilitado quando:

  • o ponto de controle da despesa, informado no campo Ponto Controle, for posterior ao ponto de Nacionalização e anterior ao último ponto de acompanhamento;

  • o conteúdo do campo Moeda for diferente de Real;

  • o embarque estiver vinculado a alguma declaração de importação.

Importante:
Essa cotação é considerada na geração dos totais de despesas convertidos e também na geração da nota complementar.
Quando esta cotação não for informada, os valores convertidos das despesas complementares não são apresentados na pasta Valores da DI. E, na geração da nota complementar, é utilizada a cotação padrão do dia, que consta na função Manutenção de Cotações de Moedas (CD0103).

...