Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Ação:

Descrição:

IncluiVer mais informações na descrição da tela Inclui Renegociação ACR.

Movimentos 

Quando acionado, apresenta tela conforme a opção selecionada. As opções são:
Assinalar a opção Informações Gerais.
Ver mais informações na descrição da tela Títulos Renegociação do ACR.
Assinalar a opção Títulos Renegociados.
Ver mais informações na descrição da tela Títulos Renegociação do ACR.
Assinalar a opção Títulos Gerados.
Ver mais informações na descrição da tela Itens da Renegociação do ACR.

Fiadores RenegociaçãoVer mais informações na descrição da tela Fiadores.
ImprimeVer mais informações na descrição da tela Relatórios.
AtualizaVer mais informações na descrição da tela Confirma Atualização?
Opção Informações GeraisVer mais informações na descrição da Opção Informações Gerais.
Opção Títulos RenegociadosVer mais informações na descrição da Opção Títulos Renegociados.
Opção Títulos GeradosVer mais informações na descrição da Opção Títulos Gerados e na descrição da tela Item da Renegociação do ACR.

Inclui Renegociação ACR

Objetivo da tela:

Permitir incluir renegociação.

...

Campo:

Descrição

Estab

Exibe o código do estabelecimento inserido para a renegociação por substituição. 

Num. Renegoc

Exibe o número determinado para a renegociação que está sendo implementada. 

Espécie

Exibe o código da espécie de título a ser utilizado nos títulos que estão sendo gerados. É exibida sugestão de espécie padrão, definida na Manutenção Parâmetro Estabelecimento ACR, sendo possível sua alteração. A espécie determinada é utilizada para todos os títulos gerados na renegociação.

Série

Inserir o código da série a ser utilizada nos títulos gerados. É exibida sugestão de série padrão, definida na Manutenção Parâmetro Estabelecimento ACR, sendo possível sua alteração. O código de série determinado é utilizado para todos os títulos gerados nessa renegociação.

Título

Inserir o número a ser utilizado para os títulos gerados na renegociação. Todos os títulos gerados recebem esse mesmo número, alterando apenas o número da parcela, conforme a quantidade determinada.

Portador

Inserir o código do portador e modalidade a serem relacionados aos títulos gerados na renegociação. São exibidas sugestões padrões para portador e modalidade, sendo possível sua alteração. Todos os títulos gerados na renegociação são implementados com o código de portador e modalidade inseridos nesses campos.

Repres

Inserir o código do representante a ser relacionado aos títulos gerados nessa renegociação.

Informações
titleImportante:

O representante inserido deve ser um dos representantes já vinculados em um dos títulos renegociados.

O programa trata os tipos de transação “Renegociação e Liquidação Renegociac”, quando ocorre uma renegociação é gerado um movimento de comissão do tipo NÃO REALIZADO, correspondente ao valor do novo título e, na “Liquidação Renegociac”, são eliminados os movimentos do tipo Não Realizado.

Cond Cobr

Inserir, quando necessário, o código que represente uma condição de cobrança a ser relacionada aos títulos que estão sendo gerados na renegociação.

Qtd Parcelas

Inserir o número de parcelas a serem geradas para o título da renegociação.

Exemplo:
Quando inserido número 6 nesse campo, são criados 6 títulos de mesmo número, porém com parcelas de 1 a 6.

Periodic

Determinar a periodicidade entre o vencimento de cada parcela a ser criada. As opções são:

Diária – Ao selecionar essa opção, determina que as parcelas do título gerado devem vencer diariamente, sendo uma parcela para cada dia.

Exemplo:

Na data de transação 03/11 está sendo implementada renegociação, e determinou-se a criação de 3 parcelas para o título a ser gerado. Utilizando o dia base = 4 e o primeiro vencimento como 04/11, as parcelas ficam com os seguintes vencimentos:

/1   -   04/11

/2   -   05/11

/3   -   06/11

 

Semanal – Ao selecionar essa opção, determina que as parcelas do título que está sendo gerado na renegociação devem vencer uma a cada semana.

Exemplo:
Na data de transação 03/11 está sendo implementada renegociação, e determinou-se a criação de 5 parcelas para o título a ser gerado. Utilizando o dia base = 11 e o primeiro vencimento como 11/11, as parcelas ficam com os seguintes vencimentos:

/1   -   11/11

/2   -   18/11

/3   -   25/11

 

Mensal – Ao selecionar essa opção, determina que as parcelas do título gerado devem vencer a cada mês, sendo apenas uma parcela para cada mês.

Exemplo:
Na data de transação 03/11 está sendo implementada renegociação, e determinou-se a criação de 3 parcelas para o título a ser gerado. Utilizando o dia base = 4 e o primeiro vencimento como 04/12, as parcelas ficam com os seguintes vencimentos:

/1   -   04/12

/2   -   04/01

/3   -   04/02

 

Quinzenal – Ao selecionar essa opção, determina que as parcelas do título gerado devem vencer a cada quinzena, sendo criada apenas uma parcela para cada quinzena.

Exemplo:
Na data de transação 03/11 está sendo implementada renegociação, e determinou-se a criação de 3 parcelas para o título a ser gerado. Utilizando o dia base = 18 e o primeiro vencimento como 18/11, as parcelas ficam com os seguintes vencimentos:

/1   -   18/11

/2   -   03/12

/3   -   18/12

 

Nr Dias – Ao selecionar essa opção, deve-se inserir o intervalo fixo de dias entre o vencimento de cada parcela gerada, sendo possível determinar intervalos diferentes das opções apresentadas.

Exemplo:
Na data de transação 03/11 está sendo implementada renegociação, e determinou-se a criação de 3 parcelas para o título a ser gerado. Utilizando a periodicidade de 13 dias, o dia base = 16 e o primeiro vencimento como 16/11, as parcelas ficam com os seguintes vencimentos:

/1   -   16/11

/2   -   29/11

/3   -   12/12

Dias

Exibe a quantidade de dias entre os vencimentos de cada parcela da renegociação, conforme a opção selecionada no campo Periodic. Exibe as informações:

  • Quando selecionada a opção Diária, exibe o número “1”, informando que a periodicidade para cada vencimento de parcela é de um dia.
  • Quando selecionada a opção Semanal, exibe o número “7”, informando que a periodicidade para cada vencimento de parcela é de sete dias.
  • Quando selecionada a opção Mensal, exibe o número “30”, informando que a periodicidade para cada vencimento de parcela é de 30 dias.
  • Quando selecionada a opção quinzenal, exibe o número "15", determinando que a periodicidade para cada vencimento de parcela é de 15 dias.
  • Esse campo somente é habilitado quando selecionada a opção “Nr Dias”, sendo necessário inserir o número de dias de periodicidade para o vencimento das parcelas do título a ser gerado. Dessa forma, é possível definir periodicidades diferentes dos padrões apresentados.

Exemplo:

Caso seja determinado para uma renegociação que as parcelas do título gerado vencem de 18 em 18 dias, é selecionada a opção de periodicidade “Nr Dias” e no campo Dias, inserido o número 18.

Dia Base

O conteúdo exibido ou inserido nesse campo depende da opção de periodicidade selecionada. Determina o dia base para os vencimentos das parcelas a serem geradas.

Dependendo da periodicidade selecionada, deve ser inserida informação nesse campo, ou é apresentado o dia base para determinação dos vencimentos das parcelas a serem geradas. A seguir são apresentadas as disposições das informações desse campo, dependendo da periodicidade selecionada:

Mensal – Ao selecionar a periodicidade Mensal esse campo é habilitado, devendo ser inserida a data em que todo mês deve ser o vencimento do título.

Exemplo:

Ao determinar que devem ser geradas 6 parcelas do título com periodicidade de vencimento Mensal e inserido nesse campo o número 23, são criadas seis parcelas com vencimento sempre no dias 23 de cada mês.

 

Quinzenal – Ao selecionar essa periodicidade, o campo Dia Base não é habilitado, sendo exibido o número do dia base. Esse número é obtido pela data de transação da renegociação + 15 dias. Caso seja alterada a data do 1º vencimento, a data informada nesse campo é alterada, ficando idêntica a data do novo 1º vencimento.

Exemplo:

Com a data de transação em 03/11, foi selecionada a periodicidade quinzenal e definido que devem ser geradas 3 novas parcelas. Nesse campo Dia Base é apresentada a data 18, sendo que cada novo vencimento é calculado com base nesse dia 18, ficando os vencimentos em:

18/11                03/12                18/12

No campo 1º vencimento é exibida a data 18/11, e caso seja alterada, por exemplo, para 20/11, nesse campo Dia Base à data é alterada para 20 e os vencimentos ficam:

20/11                05/12                20/12

 

Semanal  - Ao selecionar essa periodicidade, o conteúdo do campo Dia Base tem o mesmo comportamento da opção Quinzenal, diferenciando apenas que considera 7 dias, em vez de 15.

Exemplo:

Com a data de transação em 03/11, foi selecionada a periodicidade semanal e definido que devem ser geradas 3 novas parcelas. No campo Dia Base é apresentada a data 10, sendo que cada novo vencimento é calculado com base nesse dia 10, ficando os vencimentos em:

10/11                17/11                24/11

No campo 1º vencimento é exibida a data 10/11, e caso seja alterada para 20/11, nesse campo Dia Base à data é alterada para 20 e os vencimentos ficam:

20/11                27/11                04/12

 

Diária  - Ao selecionar essa periodicidade, o campo Dia Base não é habilitado, sendo exibido o número do dia base. Esse número é obtido pela data de transação da renegociação + 1 dia. Caso seja alterada a data do 1º vencimento, a data informada nesse campo é alterada, ficando idêntica a data do novo 1º vencimento.

Exemplo:

Com a data de transação em 03/11, foi selecionada a periodicidade diária e definido que devem ser geradas 3 novas parcelas. No campo Dia Base é apresentada a data 04, sendo que cada novo vencimento é calculado com base nesse dia 04, ficando os vencimentos em:

04/11                05/11                06/11

No campo 1º vencimento é exibida a data 04/11, e caso seja alterada para 20/11, no campo Dia Base à data é alterada para 20 e os vencimentos ficam:

20/11                21/11                22/11

1º Vencimento

Exibe sugestão da data de vencimento da primeira parcela a ser criada, sendo possível sua alteração. O conteúdo exibido nesse campo é dependente da data de transação da renegociação, e da periodicidade selecionada como parâmetro para determinar os vencimentos das parcelas a serem geradas.

Nota
titleNota:

Esse primeiro vencimento deve obrigatoriamente ter data igual ou superior a data de transação determinada para a renegociação.

Processo Exp

Inserir o número do processo de exportação.

Informações
titleImportante:

O número do processo de exportação inserido nesse campo, será assumido pelos títulos gerados, podendo o usuário alterá-los nos títulos.

Considera Juros

Padrão

Ao assinalar esse campo é considerado o percentual de juros, determinado na Manutenção Parâmetros Estabelecimento ACR. Esse percentual é utilizado no cálculo dos juros dos títulos renegociados, sendo os cálculos inclusos nos valores dos títulos gerados. Caso esse campo não seja assinalado, pode ser informado um índice ou percentual a ser considerado para o cálculo dos juros. Se nenhuma dessas informações for inserida, não são calculados juros para a renegociação.

Índice

Inserir um índice econômico para calcular a correção do valor dos títulos renegociados, utilizando esse valor de correção na determinação dos valores dos títulos a serem gerados.

Nota
titleNota:

Esse campo somente é habilitado quando não assinalado o campo Considera Juros Padrão.

%

Inserir um percentual a ser utilizado no cálculo dos juros dos títulos renegociados. Esses valores de juros são somados e incluídos no valor dos títulos gerados na renegociação por substituição.

Nota
titleNota:

Esse campo somente é habilitado quando não assinalado o campo Considera Juros Padrão.

Quando não assinalado o campo Considera Juros Padrão e não inserido o percentual nesse campo “%”, não é efetuado nenhum cálculo de juros para a renegociação.

% acréscimo

Inserir o número para ser calculado o valor de acréscimo no total utilizado para gerar as parcelas da renegociação. Esse valor é acrescido independente de calculado valor de juros ou não. Essa opção é necessária quando os títulos renegociados se encontram em agência de cobrança, que exige pagamento de percentual sobre o título a ser retirado de cobrança. Dessa forma, pode-se cobrar do cliente esse valor.

Tip Calç Jur

Inserir, entre as opções disponíveis, a opção de cálculo de juros. As opções são:

Simples: ao selecionar essa opção, não ocorrem mudanças no cálculo dos juros.

Fórmula: saldo do título X percentual de juros X número de dias em atraso / 100;

Compostos: ao selecionar essa opção, haverá mudanças no cálculo dos juros. Esse cálculo será feito da seguinte forma: o valor dos juros calculados para o primeiro dia, será acrescido do valor do título para calcular o valor dos juros do segundo dia e assim sucessivamente.

Fórmula: juros = juros + ((valor título + juros) X % juros / 100).

Soma Custo

Movto Cobr

Ao assinalar esse campo são considerados os valores de custo movimento de cobrança, relacionados aos títulos que estão sendo renegociados. Esses valores de custos considerados são somados com os valores dos títulos renegociados e dos juros, resultando no valor dos títulos a serem gerados.

...