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Devem ser definidas as agendas, condições de pagamento, seções, portadores e figuras junto ao setor financeiro da empresa. Também deverá definir as séries que serão geradas para cada tipo de documento do cofre, isso ajuda a identificar as saídas realizadas no cofre e os registros que serão gerados no fiscal, porém o contas a receber receberá sempre a série 'TDB', pois será sempre gerado através de dobra. As condições de pagamento devem ter a mesma quantidade de parcelas quanto a quantidade de parcelas informada pela administradora e o percentual de desconto informado na condição de pagamento deve ter a mesma taxa que será cobrada pela administradora.

 

Cadastrar os motivos de ajustes a pagar informando com que dados estes serão gerados no contas a pagar. Esses dados são Cliente/Fornecedor, agenda, crf, figura, seção e condição de pagamento que serão associados ao código do  motivo de ajuste. Cadastrar também as associações de estabelecimentos e lojas, cada estabelecimento enviado pelas administradoras deve estar associado a uma loja RMS. Informar também o limite de diferença permitido entre o valor do título a receber e os créditos importados, para os créditos esse limite deverá ser informado em percentual, já para antecipações deve-se informar em valor.

 

Instalação do Webservices para importação dos arquivos

Para instalar o sistema de integração de arquivos para a Conciliação, é necessário configurar o webservice no IIS, configurar o sistema de importação dos arquivos (console), bem como agendar diariamente para executar o console.

Procedimentos para Configuração 

1- Após receber o pacote de atualização do webservice, adicioná-lo à pasta C:\inetpub\wwwroot.

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2 - No arquivo C:\inetpub\wwwroot\ConciliacaoCartoes\Web.config, alterar os parâmetros em destaque com as informações do banco (nome do banco, usuário e senha).

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3 - Entrar no IIS Manager (executar “inetmgr”).

4 - Clicar com o botão direito em “Pools de Aplicativos” e clicar na opção 

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5 - Preencher o campo “Nome” com PoolConciliacao, marcar a versão do .NET framework para a 4.0 e clicar OK.

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6 - Clicar com o botão direito na pasta “ConciliacaoCartoes” e clicar na opção “Converter para Aplicativo”.

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7 - Clicar no botão “Selecionar...”

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8 - Selecionar o Pool “PoolConciliacao” e apertar OK e, na tela abaixo, apertar OK.

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9 - Se o servidor onde está instalado o webservice for 64-bits, em “Configurações Avançadas”, marcar a opção de habilitar a integração com aplicações 32-bits.

  • Configuração da aplicação de integração dos arquivos da conciliação
  1. No arquivo ConciliacaoCartoes.Console.exe.config (da pasta do programa do console disponibilizado no chamado), alterar os parâmetros em destaque com as informações do caminho dos arquivos de conciliação (pontos em vermelho), tipo de layout de importação (01 = SITEFWeb, 02 = REDE, 03 = AMEX, 04 = CIELO, pontos em azul) e remover a tag “<add key=”debug” value=”true”/> caso esteja em ambiente de produção. Na tag layout, separar por “;” caso haja mais de uma administradora a ser importada.

Ex.: Só desejo importar arquivo detalhado do SITEFWeb. Colocar value=”01”. Se for SITEFWeb e Cielo, colocar value=”01;04”.

Configurar o parâmetro de endpoint alterando a URL do webservice de conciliação (ponto em amarelo). Mudar de localhost para o IP do servidor configurado no item acima.

 

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2 - Colocar no Scheduler do Windows uma task para executar o arquivo ConciliacaoCartoes.Console.exe.

 

Saídas do cofre

Para fazer saídas do cofre através da conciliação de cartões, utilize a função ShF3-Saídas Sitef. Deve ter entradas no cofre que são feitas através da atualização das coletas ou fechamento do turno, se usar tesouraria on-line.

Os documento associados à conciliação de cartões através do painel de controle deverão ficar com saldo igual a zero após as saídas. Se houve algum problema de parametrização no painel de controle a saída não será efetuada e essas divergências poderão ser visualizadas através do relatório de pendencias emitidos pelo programa de consulta de importações que é o VGTINTEF.

 

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Para consultar os lançamentos feitos pela saída é necessário utilizar a função F7-Movimentos. 

As séries deverão ser as mesmas informadas no painel de controle e os lançamentos de dobra que integrarão o contas a receber não são mostrados nesta consulta porque estes serão gerados apenas no registro fiscal durante o processo de atualização do movimento da tesouraria.

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Também é possível consultar as transações de venda associadas a cada lançamento de saída através da função 'Exibir transações'

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Após a atualização do movimento da tesouraria será possível consultar as transações também a partir do registro fiscal

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Após a integração do contas a receber é possível consultar as transações a partir do título

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Baixa dos títulos a receber

Tendo importado os créditos através de processo automático ou manual é necessário consultar os título que possuam crédito em uma determinada data para efetuar a baixa.

Após filtrar os dados e conferir os valores é possível efetuar a baixa através da função 'Baixar créditos' que irá baixar os títulos a receber selecionados. A seleção é feita automaticamente durante o preenchimento dos dados em tela se a diferença de valores entre o valor do título e  valor de créditos importados for igual ou inferior a limite de diferença informado no painel de controle. Se a diferença estiver fora que esperado esta será mostrada em cores, uma cor para diferença acima do esperado e outra para diferença abaixo do esperado, essas cores são parametrizados usando o botão acima da legenda.

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Se houver diferença entre o valor do título e o crédito, o sistema solicita confirmação para corrigir o título, então irá alterar o valor de desconto para ficar igual a taxa cobrada pela administradora. No caso de antecipações a diferença entre a taxa normal e a taxa de antecipação será colocada no campo 'abatimento'

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Os títulos baixados através da conciliação de cartões, recebe a descrição do documento 'Conc. Cartões'.

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Relatórios

O relatório de títulos baixados via conciliação de cartões mostra todos os títulos baixados via conciliação de cartões

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O relatório de pendências de crédito mostra os créditos importados e não conciliados

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O relatório de pendências de venda mostra as vendas importadas e não conciliadas

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CONFIGURAÇÃO DE MENUS 


O programa VARMSTEF deverá ser incluído no menu abaixo de Contas a receber.

Menu

Administrativo e Financeiro

Submenu

Contas a Receber

Nome da Rotina

Conciliação de cartões

Programa

VARMSTEF

 

O programa VGTINTEF é o mesmo que era usado para importar o sitef, está no menu tesouraria.

Menu

Administrativo e Financeiro

Submenu

Tesouraria

Nome da Rotina

Importações Conciliação de cartões

Programa

VGTINTEF

Menu

Administrativo e Financeiro

Submenu

Tesouraria

Nome da Rotina

Painel de controle

Programa

VGTUPAIN


Menu

Administrativo e Financeiro

Submenu

Tesouraria

Nome da Rotina

Saída do cofre

Programa

VGTUMCOF


Menu

Administrativo e Financeiro

Submenu

Contas a Receber

Nome da Rotina

Manutenção de títulos

Programa

VARMONLI