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Conciliação de Cartões

 

PRÉ-REQUISITOS:


VersãoRelease 12.1.32 ou superior
S.O.

Windows Server 2012 ou superior. 

Usuário logado para instalação deve ser administrador da máquina.

.NET Framework.NET Framework 4.7.1 ou Superior
.Net Core.NET Core 3.1 
IIS IIS instalado.
Arquitetura IIS (RMS)Arquitetura de diretórios RMS

*Sugerimos que após realizar todas as instalações acima, reinicie o servidor.

Objetivo

Fornecer informações detalhadas para implantação dos processos para a Conciliação de Cartões.

Conceito

A conciliação de cartões consiste no conjunto de funcionalidades para importar os dados de vendas das administradoras de cartão, assim como os créditos recebidos referentes às antecipações dos depósitos, ajustes ou simplesmente os créditos referentes às vendas em cartão de crédito, débito,  etc. Os dados de venda importados são utilizados para efetuar as saídas do cofre para os documentos referentes às vendas Sitef e os créditos e antecipações são utilizados para baixar os títulos no módulo de contas a receber, oriundos de dobra das saídas do cofre da tesouraria das saídas Sitef. O processo de saídas Sitef é substituído pelo processo de saída através da conciliação de cartões, essa mudança é feita a partir da parametrização através do painel de controle, no cofre permanece a mesma função para o usuário. Os ajustes com agenda de entrada geram títulos a pagar, conforme as parametrizações informadas no painel de controle. As transações podem ser consultadas em detalhes através da seleção do título no contas receber, registro fiscal ou no movimento do cofre da tesouraria, assim como os dados brutos importados. O título a receber não pode ser baixado manualmente, assim como agrupado, abatido automaticamente ou enviado para baixa em banco, pois esses deverão ser baixados por um novo programa de conciliação de cartões.


Parametrização

É necessário cadastrar quatro tabelas no cadastro de tabelas, VABUTABE. Essas são todas as redes que serão utilizadas, assim como todos os tipos de produto, tipos de captura e bandeiras. Essas informações servirão de base para inclusão das parametrizações no painel de controle.

A partir da versão v12 r17 o cadastro das redes, bandeiras, produtos e tipos de capturas são realizados através do programa VGTUTABC:

Para versões anteriores à v12 r17, no programa VABUTABE, incluir as redes na tabela com código 45, acesso ‘SR’<rrrrrrrr>, onde r=Código da rede, conforme layout disponibilizado pela administradora de cartões.

As redes são obtidas através do layout, que pode ser o layout 3.6 detalhado da software express:

Para versões anteriores à v12 r17, no programa VABUTABE, incluir as bandeiras na tabela com código 45, acesso ‘SITBAN<bbbb>, onde b=Código da bandeira, conforme layout disponibilizado pela administradora de cartões.

As bandeiras são obtidas através do layout, que pode ser o layout 3.6 detalhado da software express:

Para versões anteriores à v12 r17, no programa VABUTABE, incluir os produtos na tabela com código 45, acesso ‘SITPR’<ppppp>, onde p=Código do produto, conforme layout disponibilizado pela administradora de cartões.

Os produtos são obtidos através do layout, que pode ser o layout 3.6 detalhado da software express:

Para versões anteriores à v12 r17, no programa VABUTABE, incluir as capturas na tabela com código 45, acesso ‘SITCAPTUR’<c>, onde c=Código da captura, conforme layout disponibilizado pela administradora de cartões.

Os tipos de captura são obtidos através do layout, que pode ser o layout 3.6 detalhado da software express:

Para saber quais são as Premissas para implantação do módulo de Conciliação de Cartões, deve-se acessar o link: FIN0001 Premissas Conciliação de Cartões


Painel de controle

Criar as parametrizações no painel de controle da tesouraria.

Marcar a flag 'Conciliação de cartões'.

Cadastrar todos os cartões, associando ao tipo de documento do cofre e demais informações para fazer as saídas do cofre. A taxa cobrada pela administradora é definida na condição de pagamento, assim como o número de parcelas.

Devem ser definidas as agendas, condições de pagamento, seções, portadores e figuras junto ao setor financeiro da empresa. Também deverão definir as séries que serão geradas para cada tipo de documento do cofre, isso ajudará a identificar as saídas realizadas no cofre e os registros que serão gerados no fiscal, porém o contas a receber receberá sempre a série 'TDB', pois será sempre gerado através de dobra.

As condições de pagamento devem ter a mesma quantidade de parcelas quanto a quantidade de parcelas informada pela administradora e o percentual de desconto informado na condição de pagamento, deve ter a mesma taxa que será cobrada pela administradora.

A partir da versão v12 r17 os cadastros de redes, bandeiras, produtos e tipos de captura são feitas de forma hierárquica, ou seja, uma rede contém várias bandeiras, uma bandeira contém vários produtos e um produto contém vários tipos de captura:

Cadastrar os motivos de ajustes a pagar, informando com que dados estes serão gerados no contas a pagar. Esses dados são Cliente/Fornecedor, agenda, CRF, figura, seção e condição de pagamento que serão associados ao código do  motivo de ajuste. Cadastrar também as associações de estabelecimentos e lojas, cada estabelecimento enviado pelas administradoras deve estar associado a uma loja RMS. Informar também o limite de diferença permitido entre o valor do título a receber e os créditos importados, para os créditos esse limite deverá ser informado em percentual, já para antecipações deve-se informar em valor.

Instalação do Webservices para importação dos arquivos

Para instalar o sistema de integração de arquivos para a Conciliação, é necessário configurar o webservice no IIS, configurar o sistema de importação dos arquivos (console), bem como agendar diariamente para executar o console.

Procedimentos para Configuração 

1- Após receber o pacote de atualização do webservice, adicioná-lo à pasta C:\inetpub\wwwroot.



2 - No arquivo C:\inetpub\wwwroot\ConciliacaoCartoes\Web.config, alterar os parâmetros em destaque com as informações do banco (nome do banco, usuário e senha). Adicionar a tag <add key="AtivarLog" value="true"/>.

No mesmo arquivo, na tag <binding> alterar os campos ( name, openTimeout, closeTimeout, sendTimeout, receiveTimeout).


3 - Entrar no IIS Manager (executar “inetmgr”), MENU iniciar do sistema operacional.


4 - Clicar com o botão direito em “Pools de Aplicativos” e clicar na opção. 

 

5 - Preencher o campo “Nome” com PoolConciliacao, marcar a versão do .NET framework para a 4.0 e clicar OK.


6 - Clicar com o botão direito na pasta “ConciliacaoCartoes” e clicar na opção “Converter para Aplicativo”.


7 - Clicar no botão “Selecionar...”.


8 - Selecionar o Pool “PoolConciliacao” e apertar OK e, na tela abaixo, apertar OK.


9 - No Painel de controle, deve configurar no arquivos de programas as seguintes configurações: Ativar os campos .NET Framework (todos relacionados) e serviços de informações da Internet (todos os campos).



10 - Campo Sites tem que permanecer com a informação da imagem.

11 - Os acessos de rede deverão ser inseridos para que façam conexão com o banco.


12 - Contendo os principais Apps  .NET Framework e seguindo as configurações, conforme imagem.

13 - No IIS (inetmgr), abra o Pool de Aplicações, conforme a imagem abaixo. Certifique que existe um pool exclusivo no framework 4.5.


14 - Se o Windows for 64 bits, é necessário alterar o campo de compatibilidade com aplicações 32 bits do pool em “Configurações Avançadas”, marcar a opção de habilitar a integração com aplicações 32-bits.


15 -  Garantir que no MIME Types, conforme imagem abaixo, a extensão .SVC não consta na lista. Se constar, clicar na extensão e apertar o botão Remove à direita.

 


16 - Para identificar se o webservice do Conciliação de Cartão está trazendo os dados corretamente, abra o IIS e clique na aplicação ConciliacaoCartoes. Pressione o botão Procurar *:80 (http) conforme abaixo.


17 - Clique no link Service.svc.


18 - Aparecendo essa imagem, seu serviço está no ar.


19 - Valindando o Serviço, clique no link do WSDL.


20 -  Copie o caminho do WSDL.


21-  Abra o SOAPUI e clique no botão SOAP.


22 -  Cole o caminho do WSDL no campo Initial WSDL e pressione OK.

23 - Clique duas vezes no item TestarConexãoBanco e depois em Request 1 e pressione o botão verde PLAY.


 Programa Conciliação de Cartões

24 - Efetuar a instalação do importador da conciliação e configurá-lo através do programa C:\Program Files (x86)\TOTVS\Conciliação de Cartões\ConciliacaoCartoes.UI.exe conforme abaixo. Nos caminhos definidos abaixo deverão constar os arquivos a serem importados pelo sistema.


Ao executar o Setup.exe, o serviço RMSConciliacaoCartoes será instalado no gerenciador de serviços do Windows para fazer as importações automaticamente


Processo de atualização da Conciliação de Cartões 


Instruções

  1. Descompactar o arquivo SetupConciliacao.zip e executar o arquivo setup.exe
  2. Descompactar o arquivo AtualizacaoConciliacao.zip e sobrepor os arquivos descompactados sobre os arquivos da pasta %ProgramFiles%\TOTVS\Conciliação de Cartões.
  3. Copiar os arquivos ConciliacaoCartoes.dll e ConciliacaoCartoes.Util.dll que foram descompactados no passo 2 para a pasta C:\inetpub\wwwroot\ConciliacaoCartoes\bin.
  4. Descompactar e aplicar no banco de dados o arquivo PC_RMS_CTB_CONCILIACAO.zip
  5. Criar um atalho para o arquivo: %ProgramFiles%\TOTVS\Conciliação de Cartões\ConciliacaoCartoes.UI.exe. E utilizar esse atalho para executar a importação da Conciliação de Cartões.

Obs:  Após esse processo, caso o botão de importação automática exiba a mensagem “Serviço de importação automática não instalado” (conforme imagem abaixo), descompactar e executar o SetupImportacaoAutomatica.exe.


Após a atualização completa do pacote, o programa deverá aparecer a informação "Importação automática desabilitada".

Como deve aparecer no "services.msc" Serviços quando este estiver ativo e parar se quiser que a função importação permaneça manual.

Caso deseje habilitar a função importação automática, clique no botão botão "Importação automática" que ficará como "ativada".



Saídas do Cofre

Para fazer saídas do cofre através da conciliação de cartões, utilize a função CtF5-Saídas Sitef. Devem ter entradas no cofre que são feitas através da atualização das coletas ou fechamento do turno, se for utilizar a tesouraria on-line.



Os documento associados à conciliação de cartões através do painel de controle, deverão ficar com saldo igual a zero após as saídas. Se houve algum problema de parametrização no painel de controle, a saída não será efetuada e essas divergências poderão ser visualizadas através do relatório de pendências, emitidos pelo programa de consulta de importações (VGTINTEF).

Para consultar os lançamentos feitos pela saída, é necessário utilizar a função F7-Movimentos. 

As séries deverão ser as mesmas informadas no painel de controle e os lançamentos de dobra que integrarão o contas a receber não são mostrados nesta consulta, porque estes serão gerados apenas no registro fiscal durante o processo de atualização do movimento da tesouraria.

Também é possível consultar as transações de venda associadas a cada lançamento de saída, através da função 'Exibir transações'.

Caso os valores dos saldos dos documentos não fiquem com zero, ou seja, as saídas não sejam feitas por completo, pode haver erro de parametrização, como por exemplo o estabelecimento não está associado a loja RMS, etc. Portanto é necessário emitir o relatório de pendências através do programa VGTINTEF para descobrir esses erros e então corrigir o painel de controle.

Após a atualização do movimento da tesouraria, será possível consultar as transações também a partir do registro fiscal.

Após a integração do contas a receber é possível consultar as transações a partir do título.


Baixa dos títulos a receber

Tendo importado os créditos através de processo automático ou manual, é necessário consultar os título que possuam crédito em uma determinada data para efetuar a baixa.

Após filtrar os dados e conferir os valores, é possível efetuar a baixa através da função 'Baixar créditos' e então baixar os títulos a receber selecionados. A seleção é feita automaticamente durante o preenchimento dos dados em tela, se a diferença de valores entre o valor do título e valor de créditos importados for igual ou inferior a limite de diferença informado no painel de controle. Se a diferença estiver fora do esperado, esta será demonstrada em cores, uma cor para diferença acima do esperado e outra para diferença abaixo do esperado, essas cores são parametrizados usando o botão acima da legenda.

Se houver diferença entre o valor do título e o crédito, o sistema solicita confirmação para corrigir o título, então irá alterar o valor de desconto para ficar igual a taxa cobrada pela administradora. No caso de antecipações, a diferença entre a taxa normal e a taxa de antecipação será colocada no campo 'abatimento'.

Os títulos baixados através da Conciliação de Cartões, recebem a descrição do documento 'Conc. Cartões'.

Relatórios

O relatório de títulos baixados via Conciliação de Cartões mostra todos os títulos baixados via conciliação de cartões:

O relatório de pendências de crédito mostra os créditos importados e não conciliados:

O relatório de pendências de venda mostra as vendas importadas e não conciliadas:

CONFIGURAÇÃO DE MENUS 

O programa VARMSTEF deverá ser incluído no menu abaixo de Contas a receber.

Menu

Administrativo e Financeiro

Submenu

Contas a Receber

Nome da Rotina

Conciliação de cartões

Programa

VARMSTEF


O programa VGTINTEF é o mesmo que era usado para importar o sitef, está no menu tesouraria.

Menu

Administrativo e Financeiro

Submenu

Tesouraria

Nome da Rotina

Importações Conciliação de cartões

Programa

VGTINTEF

Menu

Administrativo e Financeiro

Submenu

Tesouraria

Nome da Rotina

Painel de controle

Programa

VGTUPAIN


Menu

Administrativo e Financeiro

Submenu

Tesouraria

Nome da Rotina

Saída do cofre

Programa

VGTUMCOF


Menu

Administrativo e Financeiro

Submenu

Contas a Receber

Nome da Rotina

Manutenção de títulos

Programa

VARMONLI



Pré-requisitos para iniciar em produção

O processo de saída do cofre gera uma sequência que deve ser única, porém tem sua origem em diversas fontes como CRM, saída SITEF anterior, etc. Para garantir que as novas saídas terão valor único, é necessário atualizar a nova sequence SG2VTFMV com o último valor utilizado + 1, para descobrir o último valor utilizado:

select max(dets_tef_seq) from ag2vdets;

Definir este valor +1 na SG2VTFMV através do PLSQL clicando com o botão direito em seu nome e atualizando o campo 'Next number'

Necessário também excluir a parametrização para saída automática dos mesmos documentos utilizados para a conciliação de cartões, para evitar que o mesmo documento tenha saída automática e também através da Conciliação de Cartões.

Outro ponto importante é o momento da mudança de SITEF para Conciliação de Cartões, pois após marcar a opção 'Conciliação de cartões' no painel de controle, não será mais possível fazer saídas SITEF.

Normalmente as parametrizações serão feitas primeiramente na base de homologação e posteriormente colocadas em produção, para aplicar os procedimentos para esta cópia de parametrização, deve-se verificar o documento técnico DT_CONCILIACAO_DE_CARTOES, assim como mais detalhes técnicos necessários como nomes das tabelas, etc.