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Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Evento

Inserir o código Código e descrição do evento analítico a ser cadastrado no sistema.

Informações
titleImportante:
Esse evento será utilizado nos processos que visam o lançamento de movimentos para os cálculos dos funcionários. De acordo com a sua parametrização os mesmos geram bases de cálculo para a formação de outros eventos.

Descrição Abreviada

Inserir a descrição Descrição abreviada do evento informado, a qual será utilizada quando da impressão do envelope de pagamento do funcionário emitido no sistema. 

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Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Unidade

Selecionar a unidade Unidade na qual serão calculadas as informações do evento. As opções disponíveis são:

  • Hora.

  • Valor.

  • Dia Padrão.

  • Dia Real.

  • Avos.

  • Quantidade.

Valor Unitário

Inserir o valor Valor correspondente à unidade previamente informada.

Informações
titleImportante:
Esse campo será habilitado somente quando o campo Unidade estiver selecionado como Quantidade.

Identificação

Selecionar a forma Forma de identificação, em relação à natureza, do evento informado. As opções disponíveis são:

  • Vencimento.

  • Desconto.

  • Outros.

Informações
titleImportante:
A opção Outros será selecionada quando o evento informado existe para a formação de bases de cálculo, para contabilização ou como auxiliar para o cálculo de eventos.

Tipo Vencimento

Selecionar o tipo Tipo de vencimento que corresponde ao evento informado. As opções disponíveis são:

  • Normal.

  • Férias.

  • Décimo.

  • Participação Lucros: quando selecionado, o sistema permite, para o evento informado, a montagem da base de cálculo para o IRF e Pensão Alimentícia sobre o PLR.

  • Não Informado.

Informações
titleImportante:
A informação selecionada nesse campo será considerada quando da geração das informações de base cálculo de IRF, INSS, FGTS, 13° Salário e Normal.

Tipo Falta

Selecionar o tipo Tipo de falta (representação) relacionado ao evento informado. As opções disponíveis são:

  • Não representa Falta.

  • Justificada.

  • Não Justificada.

Evento Falta Deduzir

Selecionar o código do evento a ser deduzido automaticamente.

Informações
titleImportante:
Esse campo será habilitado sempre que o campo Tipo Falta estiver selecionado como Justificada ou Não Justificada.

Exemplo:
206 – Horas Faltas Injustificadas
Evento Falta Deduzir = 1 (Horas Normais)
Caso o funcionário tenha como quantidade para o evento 206 – 8 horas, e para o evento 1 – 220, o sistema na hora do cálculo fará o desconto dessas horas automaticamente.

Incide Líquido

Selecionar o tipo Tipo de incidência do evento informado no líquido de pagamento do funcionário. As opções disponíveis são:

  • Positivo.

  • Negativo.

  • Não Incide.

  • Positivo Puro.

  • Negativo Puro.

Informações
titleImportante:
Não será possível modificar a forma de incidência quando o evento informado estiver relacionado ao saldo devedor do funcionário.
Nota
titleNota:

Os valores podem ter incidência Positiva (somados ou deduzidos da quantidade dos eventos), Negativa (deduzidos da base de cálculo), Positivo Puro e Negativo Puro (somados ou deduzidos da base de cálculo como o valor puro do evento, sem considerar a taxa de multiplicação).

Exemplo:
Uma hora com acréscimo de 50 %, utilizando a incidência do tipo Positivo, o sistema conta com 1,50 hora, utilizando a do tipo Positivo Puro, o sistema apura apenas 1,00 hora. Existe ainda a opção Não Incide, na qual o sistema não incide para formação de bases.

Adicional Repouso

Selecionar a forma Forma de incidência do evento informado no adicional de repouso. As opções disponíveis são:

  • Positivo.

  • Negativo.

  • Não Incide.

  • Positivo Puro.

  • Negativo Puro.

Nota
titleNota:

Ver campo Índice no Líquido.

Adicional Noturno

Selecionar a forma Forma de incidência do evento informado no adicional noturno. As opções disponíveis são:

  • Positivo.

  • Negativo.

  • Não Incide.

  • Positivo Puro.

  • Negativo Puro.

Nota
titleNota:

Ver campo Índice no Líquido.

Evento Sup Hrs Not

Selecionar o código Código do evento correspondente às horas suplementares noturnas.

Informações
titleImportante:
Esse campo não será habilitado caso o campo Adicional Noturno estiver selecionado como Não Incide.

Evento Diferença Salarial

Selecionar o código Código do evento correspondente à diferença salarial que será calculada em decorrência de reajuste salarial retroativo.

Informações
titleImportante:

O evento indicado:

  • deve ter o mesmo tipo de vencimento do evento origem;

  • não deve possuir incidência para IRF;

  • não deve possuir incidência para INSS;

  • não deve possuir incidência para FGTS.

Adicional Insalubridade

Selecionar a forma Forma de incidência do evento informado no adicional de insalubridade. As opções disponíveis são:

  • Positivo.

  • Negativo.

  • Não Incide.

  • Positivo Puro.

  • Negativo Puro.

Nota
titleNota:

Ver campo Índice no Líquido.

Adicional Periculosidade

Selecionar a forma Forma de incidência do evento informado no adicional de periculosidade. As opções disponíveis são:

  • Positivo.

  • Negativo.

  • Não Incide.

  • Positivo Puro.

  • Negativo Puro.

Nota
titleNota:

Ver campo Índice no Líquido.

Adicional Férias/13º

Selecionar a forma Forma de incidência do evento informado no adicional de férias e 13º salário. As opções disponíveis são:

  • Férias.

  • Décimo.

  • Ambos.

  • Não Incide.

  • Hora Aula.

Informações
titleImportante:
A opção Hora Aula será habilitada somente para as empresas que utilizarem o módulo de Folha Educacional.

Taxa de Multiplicação

Inserir o índice Índice a ser utilizado pelo evento para o pagamento de valores.

Exemplo:
Um evento de salário normal deve ser informado com índice 1,0000; a informação será multiplicada pelo valor do índice. No caso de uma Hora Extra com 50 %, deve-se utilizar um índice igual a 1,5000.

Sequência de Cálculo

Inserir a ordem Ordem de cálculo do evento informado, a qual deve ser estabelecida conforme a montagem das bases de cálculo utilizadas pelo sistema.

Exemplo:
Para o cálculo de insalubridade, o evento Adicional de Insalubridade deve possuir sequência de cálculo superior a todos os eventos que possuam incidência para ele.

Informações
titleImportante:

Caso um evento dependa de outro, ele terá sequência superior ao outro (evento independente).
As bases e os eventos de INSS, IRF e FGTS são calculadas independentemente da sequência de cálculo.

Índice Função Específica

Exibe o código Código da função específica associada ao evento informado.

Informações
titleImportante:
Esse código segue a padronização definida pela Datasul dentro dos cálculos dos funcionários.

Imprime Envelope

Quando selecionado, indica que o evento será impresso no envelope de pagamento do funcionário.

Considera Adiant Normal

Quando selecionado, indica que o evento será considerado no cálculo do adiantamento normal.

Considera PPR

Quando selecionado, indica que o evento será considerado no cálculo da participação nos resultados.

Imprime Evento Fol Fiscal

Quando selecionado, indica que o evento será impresso na composição das informações da folha fiscal.

Contabiliza

Quando assinalado, indica que o evento será contabilizado.

Informações
titleImportante:
A informação desse campo será verificada quando da execução dos programas Demonstrativo Contábil (FP4040) e Demonstrativo Contábil por Centro de Custo (FP4051), os quais identificarão se o valor correspondente ao evento será contabilizado.

Evento Geral

Qualquer evento cadastrado por intermédio desta função será um Evento Geral. Quando parametrizada a função de eventos por empresa, este evento é replicado automaticamente a todas as empresas da base de dados.

Informações
titleImportante:
Esse campo não é habilitado para manutenção.
Caso seja alterar qualquer uma das informações das pastas Geral ou Bases, essas informações serão alteradas no mesmo evento de todas as empresas que estejam parametrizadas para utilizar eventos por empresa e que possuam o mesmo conteúdo.

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Campo:

Descrição:

Campos Incidentes

Selecionar a incidência Incidência correspondente aos campos descritos nessa tela em conformidade com o cadastramento do evento. 

Bases Auxiliares

Selecionar a incidência Incidência correspondente para as bases de cálculo a serem utilizadas para o evento em questão. 

Incide Taxa Administrativa

Selecionar o tipo Tipo de incidência do evento cadastrado na composição dos cálculos dos funcionários com os contratos especiais cadastrados no sistema referente à taxa administrativa. Sendo assim, o valor do evento entrará na base para o cálculo da taxa administrativa definida para o contrato especial de trabalho. 

Incide Encargos Temporários

Selecionar o tipo Tipo de incidência do evento cadastrado na composição dos cálculos dos funcionários com os contratos especiais cadastrados no sistema referente à taxa administrativa. Sendo assim, o valor do evento entrará na base para o cálculo dos encargos dos temporários cadastrados no sistema. 

Incidência PIS Folha Pagto

Selecionar a incidência Incidência do Programa de Integração Social (PIS) no módulo de Folha de Pagamento.

Nota
titleNota:
Esse campo deve ser selecionado quando o evento analítico informado incide na composição dos cálculos do PIS. Sendo assim, o valor do evento em questão conformará a base para o cálculo do PIS. 

Rateia Evento

Quando selecionado, indica que o evento será rateado na rotina existente no sistema.

Nota
titleNota:

Este campo permanece desabilitado para os eventos de provisão mensal e eventos de mútuo. 

Base Rateio Provisão

Quando selecionado, indica que o evento informado formará a base de cálculo do percentual de rateio da provisão (eventos assinalados + eventos com incidência para adicional de férias / 13º salário). 

Rateio Evento Tomador

Quando selecionado, indica que o evento informado será rateado por prestador de serviço.

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Ação:

Descrição:

Formar

Quando acionado, é apresentada apresenta a janela tela Formar Empresa x Estabelecimento (FP0020A), por intermédio da qual é possível relacionar uma empresa e estabelecimento ao evento informado, assim como informar os valores e quantidades limites para os eventos.

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Campo:

Descrição:

Valor Limite

Inserir o valor Valor limite correspondente ao evento informado para a empresa e estabelecimento selecionado. 

Quantidade Limite

Inserir a quantidade Quantidade limite do evento informado para a empresa e estabelecimento selecionado.

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Principais Campos e Parâmetros: 

 

Campo:

Descrição:

Empresa

Inserir a faixa Faixa de códigos da empresa a ser apresentada para relacionamento com o evento informado.

Estabelecimento

Inserir a faixa Faixa de códigos do estabelecimento a ser apresentado para relacionamento com o evento informado.

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Principais Campos e Parâmetros: 

 

Campo:

Descrição:

Empresa

Inserir códigos Códigos de eventos de mútuo origem e destino para transferências entre empresas.

Estabelecimento

Inserir códigos Códigos de eventos de mútuo origem e destino do estabelecimento.

Nota
titleNota:
Os eventos de mútuo não são obrigatórios, podendo ficar em branco.
Os eventos de mútuo não podem ser os numéricos de 900 a 999.
O evento de mútuo informado não pode ser relacionado mais de uma vez ao mesmo evento de provisão mensal, nem para eventos de provisão mensal diferentes.
Os eventos de mútuo não podem ser eliminados se já estiverem relacionados a algum evento de provisão mensal.
Quando for informado o evento de mútuo origem é obrigatório informar o evento de mútuo destino e vice-versa.

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