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Resolução Normativa RNº 412 - Cancelamento de Planos

 

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus 

Segmento:

Saúde

Módulo:

Plano de Saúde

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

PLSA99B
Solic. Cancelamento Planos

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

 TMKA271

Atendimento

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos relacionais

Tabelas Utilizadas:

B5J - Solic. Cancelamento Plano
B5K - Usuários Solic. Canc. Plano

Sistema(s) Operacional(is):

Todos

Descrição

Implementada melhoria com a criação do processo visando atender a nova Resolução Normativa RNº 412, que regulamenta a solicitação de cancelamento do contrato de plano de saúde individual ou familiar, e de exclusão de beneficiário de contrato de plano de saúde coletivo empresarial ou por adesão.

A solicitação do cancelamento pode ser realizada através de 3 maneiras:

  • Presencialmente.
  • Via contato telefônico.
  • Através de página de internet disponibilizada pela Operadora.

Para atender a demanda, foi criada a rotina Solic. Cancelamento Planos (PLSA99B) que será utilizada para incluir manualmente as solicitações realizadas presencialmente. As solicitações telefônicas serão realizadas na rotina de Atendimento do Call-Center (TMKA271), e as solicitações pela internet serão realizadas no Portal do Beneficiário (a rotina Solic. Cancelamento Planos (PLSA99B) vai armazenar todos as solicitações).

Todas as solicitações, serão vinculadas ao Protocolo de Atendimento da RNº 395, ou seja, toda solicitação será fornecido um protocolo para futuras consultas pelo beneficiário.

Na rotina Solic. Cancelamento Planos (PLSA99B) foi disponibilizado o botão Processa Bloqueio que faz integração com a rotina Família/Usuário (PLSA260) e permite realizar o bloqueio para os beneficiários solicitados. Importante: beneficiários bloqueados através desta rotina não podem ser desbloqueados (regra da RN).

 Atendendo a legislação, vamos disponibilizar dois novos relatórios:

  • Relatório de Solicitação de Cancelamento de Plano (PL99BSol.prw)
  • Relatório de Confirmação de Cancelamento de Plano (PL99BCon.prw)

Os relatórios serão disponibilizados através de Rdmake, assim cada Operadora de Saúde pode adequar/customizar o relatório de acordo com a sua necessidade.

Relatório de Solicitação de Cancelamento de Plano traz o pedido realizado pelo titular, com beneficiários que serão cancelados e o texto integral do Artigo 15 (artigo que explica as consequências do cancelamento do Plano).

Relatório de Confirmação de Cancelamento de Plano pode ser gerado após a realização do bloqueio, ele traz a relação dos beneficiários bloqueados e valores de cobrança pendentes.

Os relatórios podem ser impressos ou enviados por e-mail para o beneficiário solicitante  ao realizar o bloqueio, ou através dos botões disponibilizados na opção Ações Relacionadas da rotina.

 

Foi criado também, o botão Banco de Conhecimento, que permite anexar arquivos a uma solicitação (um cópia digitalizada do Relatório de Solicitação de Cancelamento de Plano assinada pelo beneficiário por exemplo).

Importante

(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)

Antes de executar o compatibilizador informe o UPDCANPLA é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório  \PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client, digite U_UPDCANPLA no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 23/03/2017.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado.
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

 

Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.

Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado. 

Realize os passos abaixo:

Configurando Relatórios:

  1. Acesse o TOTVS Developer Studio e crie um projeto ou abra seu projeto de relatórios customizados.
  2. Adicione os fontes PL99BSol e PL99BCon que acompanha este pacote ao projeto, compile.

Configurando Call_Center:

  1. No módulo Call-Center (SIGATMK), acesse Atualizações / Telemarketing / Ocorrências (TMKA130). Clique em Incluir.
  2. Inclua um novo registro com o campo Assunto (U9_ASSUNTO) com a opção 000002 - Solicitação, no campo Ocorrência (U9_DESC) defina Solic. Cancelamento de Plano, no campo Válido (U9_VALIDO) indique Sim.
  3. No módulo Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Pls x Call Center / Pls x Ocorrências (PLSATMK). Clique em Incluir.
  4. No campo Código (B20_CODIGO), selecione a opção 000025, no campo Ocorrência (B20_OCORRE), selecione o registro cadastrado no Call-Center previamente.

 

Configurando Portal do Beneficiário

  1. No módulo Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Portal / Menu de Portais (FATA240)
  2. Selecione a opção Plano de Saude - Empresa/Benef e selecione a opção Ações Relacionadas / Menu.
  3. Selecione o  menu Relatórios, e clique em Incluir. Adicione a opção Cancelamento de Plano, no campo WebService indique PLSXFUN e no campo Rotina, indique W_PPLRELCPL.APW, confirme.
  4. Selecione o menu Manutenção de Usuários, e clique em Incluir. Adicione a opção Solicitação Cancelamento Planos, no campo WebService indique PLSXFUN e no campo Rotina, indique W_PPLCANPLA.APW, confirme.

 

 

Atualizações do Compatibilizador

(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)

1.    Criação de tabela no arquivo SX2– Tabelas:

Chave

Nome

Modo

PYME

B5J

Solic. Cancelamento Plano

C

N

B5KUsuários Solic. Canc. PlanoCN

 

2.  Criação/Alteração de Campos no arquivo SX3 – Campos:

  • Tabela B5J - Solic. Cancelamento Plano:

 

Campo

B5J_FILIAL

Tipo

Caracter

Tamanho

8

Decimal

0

Formato

@!

Título

Filial

Descrição

Filial do sistema

Nível

0

Usado

Não 

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Filial do sistema

 

 

Campo

B5J_CODIGO

Tipo

Caracter 

Tamanho

8

Decimal

0

Formato

@!

Título

Cód.Solic.

Descrição

Código Solicitação

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Sim

Browse

Sim

Opções

 

When

 

Relação

GetSX8Num("B5J","B5J_CODIGO")

Val. Sistema

 

Help

Código sequencial da solicitação.




Campo

B5J_MATSOL

Tipo

Caracter 

Tamanho

17

Decimal

0

Formato

@!

Título

Matrícula

Descrição

Matrícula

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Sim

Browse

Sim

Opções

 

When

 INCLUI

Relação

 

Val. Sistema

 PL99BVldFi()

Help

Matrícula do titular solicitante.


 

Campo

B5J_OPESOL

Tipo

Caracter 

Tamanho

4

Decimal

0

Formato

@!

Título

Oper.Solic.

Descrição

Operadora Solicitante

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Operadora da família solicitante.



Campo

B5J_CODEMP

Tipo

Caracter 

Tamanho

4

Decimal

0

Formato

@!

Título

Cód. Empresa

Descrição

Código Empresa

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Código da empresa da família solicitante.


 

Campo

B5J_MATRIC

Tipo

Caracter 

Tamanho

6

Decimal

0

Formato

@!

Título

Matrícula

Descrição

Matrícula

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Matrícula da família solicitante.


 

Campo

B5J_NOMSOL

Tipo

Caracter

Tamanho

70

Decimal

0

Formato

@!

Título

Solicitante

Descrição

Solicitante

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções

 

When

 

Relação

IIf(INCLUI,'',Posicione('BA1',2,XFILIAL('BA1')+B5J->B5J_MATSOL,'BA1_NOMUSR'))

Val. Sistema

 

Help

Nome do Usuário.



Campo

B5J_DATSOL

Tipo

Data

Tamanho

8

Decimal

0

Formato

@D

Título

Data Solic

Descrição

Data Solicitação

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Sim

Browse

Sim

Opções

 

When

 INCLUI

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Data da solicitação.


 

Campo

B5J_DATBLO

Tipo

Data

Tamanho

8

Decimal

0

Formato

@D

Título

Data Bloqueio

Descrição

Data Bloqueio

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Data em que foi efetuado o bloqueio.


 

Campo

B5J_ORISOL

Tipo

Caracter

Tamanho

1

Decimal

0

Formato

@!

Título

Orig.Solic

Descrição

Origem Solicitação

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Sim

Browse

Sim

Opções

 1=Presencial;2=Call Center;3=Portal Web

When

 

Relação

1

Val. Sistema

 Pertence("123")

Help

Origem da solicitação.



Campo

B5J_STATUS

Tipo

Caracter

Tamanho

1

Decimal

0

Formato

@!

Título

Status

Descrição

Status

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Sim

Browse

Sim

Opções

 0=Pendente;1=Bloqueio Efetuado;2=Confim. Emitida

When

 

Relação

0

Val. Sistema

 Pertence("012")

Help

Status que se encontra a solicitação.



Campo

B5J_EMAIL

Tipo

Caracter

Tamanho

60

Decimal

0

Formato

@!

Título

E-mail

Descrição

E-mail

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

E-mail para envio dos relatórios.



Campo

B5J_PROTOC

Tipo

Caracter

Tamanho

20

Decimal

0

Formato

@!

Título

Protocolo

Descrição

Protocolo

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Sim

Browse

Sim

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Número do protocolo de atendimento.


 

Campo

B5J_OBSERV

Tipo

Memo

Tamanho

100

Decimal

0

Formato

@!

Título

Observacao

Descrição

Observacao

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Observações da solicitação.



  • Tabela B5K - Usuários Solic. Canc. Plano:

Campo

B5K_FILIAL

Tipo

Caracter

Tamanho

8

Decimal

0

Formato

@!

Título

Filial

Descrição

Filial do sistema

Nível

0

Usado

Não 

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Filial do sistema

 

 

Campo

B5K_CODIGO

Tipo

Caracter 

Tamanho

8

Decimal

0

Formato

@!

Título

Cód.Solic.

Descrição

Código Solicitação

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Sim

Browse

Sim

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Código sequencial da solicitação.


 

Campo

B5K_MATUSU

Tipo

Caracter 

Tamanho

17

Decimal

0

Formato

@!

Título

Matrícula

Descrição

Matrícula

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Sim

Browse

Sim

Opções

 

When

!Empty(M->B5J_MATSOL)

Relação

 

Val. Sistema

 PL99BVldFi()

Help

Matrícula do titular solicitante.


 

Campo

B5K_NOMBEN

Tipo

Caracter 

Tamanho

70

Decimal

0

Formato

@!

Título

Benefic.

Descrição

Beneficiário

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções

 

When

 

Relação

If(INCLUI,'',Posicione('BA1',2,XFILIAL('BA1')+B5K->B5K_MATUSU,'BA1_NOMUSR'))

Val. Sistema

 

Help

Nome do Beneficiário.


 

Campo

B5K_CPFUSR

Tipo

Caracter 

Tamanho

11

Decimal

0

Formato

@!

Título

CPF

Descrição

CPF do Beneficiário

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções

 

When

 

Relação

If(INCLUI,'',Posicione('BA1',2,XFILIAL('BA1')+B5K->B5K_MATUSU,'BA1_CPFUSR'))

Val. Sistema

 

Help

CPF do Beneficiário.



Campo

B5K_DATINC

Tipo

Data

Tamanho

8

Decimal

0

Formato

@D

Título

Dt. Inclusão

Descrição

Data Inclusão do Usuario

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções

 

When

 

Relação

If(INCLUI,'',Posicione('BA1',2,XFILIAL('BA1')+B5K->B5K_MATUSU,'BA1_DATINC'))

Val. Sistema

 

Help

Data de inclusão do beneficiário.


  • Tabela B00 - Protocolos de Atendimento:

 

Campo

B00_TIPPRO

Tamanho

1

Opções

1=Atend. PLS;2=Atend. TMK;3=Atend. PLS e TMK;4=Cancel.Plano


 

Campo

B00_SOLCAN

Tipo

Caracter 

Tamanho

10

Decimal

0

Formato

@!

Título

Cód.Solic

Descrição

Código Solicitacao

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Código da solicitação de cancelamento do plano.


 

Campo

B00_ORICAN

Tipo

Caracter 

Tamanho

1

Decimal

0

Formato

@!

Título

Orig.Solic

Descrição

Origem Solicitação

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções

1=Presencial;2=Call Center;3=Portal Web

When

 

Relação

 

Val. Sistema

Pertence("123")

Help

Origem da solicitação.



Campo

B00_STACAN

Tipo

Caracter 

Tamanho

1

Decimal

0

Formato

@!

Título

Status

Descrição

Status Cancelamento

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções

0=Pendente;1=Bloqueio Efetuado;2=Confim. Emitida

When

 

Relação

 

Val. Sistema

Pertence("012")

Help

Status que se encontra a solicitação.

 

 

Campo

B00_OBSCAN

Tipo

Memo

Tamanho

100

Decimal

0

Formato

@!

Título

Observ.

Descrição

Observações Cancelamento

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Observações cancelamento do Plano.


  • BC3 - Controle Famílias

Campo

BC3_SOL412

Tipo

Caracter

Tamanho

1

Decimal

0

Formato

@!

Título

Sol.RN412

Descrição

Solicitação pela RN 412

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

 0=Não;1=Sim

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Solicitação de canceçamento realizada pelo titular no padrão da RN 412.

 

  • BCA - Liberações de Usuários

Campo

BCA_SOL412

Tipo

Caracter

Tamanho

1

Decimal

0

Formato

@!

Título

Sol.RN412

Descrição

Solicitação pela RN 412

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

 0=Não;1=Sim

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Solicitação de cancelamento realizada pelo titular no padrão da RN 412.



Importante:

O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.

 

5.  Criação de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:

  • Pesquisa B5KMAT:

Alias

B5KMAT

Tipo

1

Sequência

01

Coluna

DB

Descrição

Usuário

Contém

BA1

 

 

Alias

B5KMAT

Tipo

2

Sequência

01

Coluna

01

Descrição

Matricula

Contém

 

 

 

Alias

B5KMAT

Tipo

2

Sequência

02

Coluna

03

Descrição

Nome

Contém

 

 

 

Alias

B5KMAT

Tipo

4

Sequência

01

Coluna

01

Descrição

Nome do usuario

Contém

 BA1->BA1_NOMUSR

 

 

Alias

B5KMAT

Tipo

4

Sequência

01

Coluna

02

Descrição

CPF

Contém

 BA1->BA1_CPFUSR

 

 

Alias

B5KMAT

Tipo

4

Sequência

01

Coluna

03

Descrição

Matrícula

Contém

BA1->(BA1_CODINT+BA1_CODEMP+BA1_MATRIC+BA1_TIPREG+BA1_DIGITO)

 

 

Alias

B5KMAT

Tipo

4

Sequência

01

Coluna

04

Descrição

Data Inclusão

Contém

BA1->BA1_DATINC

 

 

Alias

B5KMAT

Tipo

4

Sequência

02

Coluna

01

Descrição

Nome do usuario

Contém

BA1->BA1_NOMUSR

 

 

Alias

B5KMAT

Tipo

4

Sequência

02

Coluna

02

Descrição

CPF

Contém

BA1->BA1_CPFUSR

 

 

Alias

B5KMAT

Tipo

4

Sequência

02

Coluna

03

Descrição

Matricula

Contém

BA1->(BA1_CODINT+BA1_CODEMP+BA1_MATRIC+BA1_TIPREG+BA1_DIGITO)

 

 

Alias

B5KMAT

Tipo

4

Sequência

02

Coluna

04

Descrição

Data Inclusao

Contém

BA1->BA1_DATINC

 

 

Alias

B5KMAT

Tipo

5

Sequência

 

Coluna

 

Descrição

 

Contém

BA1->(BA1_CODINT+BA1_CODEMP+BA1_MATRIC+BA1_TIPREG+BA1_DIGITO)

 

 

Alias

B5KMAT

Tipo

6

Sequência

01

Coluna

01 

Descrição

 

Contém

Empty(BA1->BA1_MOTBLO) .And. BA1->BA1_CODINT == Substr(M->B5J_MATSOL,1,4) .And. BA1->BA1_CODEMP== Substr(M->B5J_MATSOL,5,4) .And. BA1->BA1_MATRIC== Substr(M->B5J_MATSOL,9,6)

 

  • Pesquisa BG199B

Alias

BG199B

Tipo

1

Sequência

01

Coluna

DB

Descrição

Formas de Bloqueio

Contém

BG1

 

 

Alias

BG199B

Tipo

2

Sequência

01

Coluna

01

Descrição

Código do Bloqueio

Contém

 

 

 

Alias

BG199B

Tipo

4

Sequência

01

Coluna

01

Descrição

Código do Bloqueio

Contém

BG1->BG1_CODBLO

 

 

Alias

BG199B

Tipo

4

Sequência

01

Coluna

02

Descrição

Descrição Bloqueio

Contém

BG1->BG1_DESBLO

 

 

Alias

BG199B

Tipo

5

Sequência

01

Coluna

 

Descrição

 

Contém

BG1->BG1_CODBLO

 

 

Alias

BG199B

Tipo

6

Sequência

01

Coluna

 

Descrição

 

Contém

BG1->BG1_PERBLO == "1" .And. BG1->BG1_TIPBLO == "0"

 

  • Pesquisa BG399B:

Alias

BG399B

Tipo

1

Sequência

01

Coluna

DB

Descrição

Formas de Bloqueio

Contém

BG3

 

 

Alias

BG399B

Tipo

2

Sequência

01

Coluna

01

Descrição

Código do Bloqueio

Contém

 

 

 

Alias

BG399B

Tipo

4

Sequência

01

Coluna

01

Descrição

Código do Bloqueio

Contém

BG3->BG3_CODBLO

 

 

Alias

BG399B

Tipo

4

Sequência

01

Coluna

02

Descrição

Descrição Bloqueio

Contém

BG3->BG3_DESBLO

 

 

Alias

BG399B

Tipo

5

Sequência

01

Coluna

 

Descrição

 

Contém

BG3->BG3_CODBLO

 

 

Alias

BG399B

Tipo

6

Sequência

01

Coluna

 

Descrição

 

Contém

BG3->BG3_PERBLO == "1" .And. BG3->BG3_TIPBLO == "0"

 

  • Pesquisa B00CAN:

Alias

B00CAN

Tipo

1

Sequência

01

Coluna

DB

Descrição

Protocolo

Contém

B00

 

 

Alias

B00CAN

Tipo

2

Sequência

01

Coluna

01

Descrição

Protocolo

Contém

 

 

 

Alias

B00CAN

Tipo

4

Sequência

01

Coluna

01

Descrição

Protocolo

Contém

B00->B00_COD

 

 

Alias

B00CAN

Tipo

4

Sequência

01

Coluna

02

Descrição

Data Protoc.

Contém

B00->B00_DTPROT

 

 

Alias

B00CAN

Tipo

4

Sequência

01

Coluna

03

Descrição

Hora Protoc

Contém

Substr(B00->B00_HRPROT,1,2)+":"+Substr(B00->B00_HRPROT,3,2)

 

 

Alias

B00CAN

Tipo

5

Sequência

01

Coluna

 

Descrição

 

Contém

B00->B00_COD

 

 

Alias

B00CAN

Tipo

6

Sequência

01

Coluna

 

Descrição

 

Contém

B00->B00_STATUS == '1' .And. B00->B00_TIPPRO == '4' .And. Empty(B00->B00_SOLCAN)

 

 

6.  Criação ou Alteração de Índices no arquivo SIX – Índices:

Índice

B5J

Ordem

1

Chave

B5J_FILIAL+B5J_CODIGO

Descrição

Cód. Solicitação

Proprietário

S

 

 

Índice

B5J

Ordem

1

Chave

B5J_FILIAL+B5J_PROTOC

Descrição

Protocolo

Proprietário

S

 

 

Índice

B5K

Ordem

1

Chave

B5K_FILIAL+B5K_CODIGO+B5K_MATUSU

Descrição

Cód.Solic.+Matric

Proprietário

S

 

 

7.  Criação ou Alteração de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:

Nome da Variável

(X6_VAR)

Tipo

(X6_TIPO)

Descrição

(X6_DESCRIC + X6_DESC1 + X6_DESC2)

Valor Padrão

(X6_CONTEUD)

 

 

Procedimento para Configuração

(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou  rotinas no menu).

 

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
    (É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_PL412FM

Tipo:

Caracter

Cont. Por.:

 

Descrição:

Indica o motivo de bloqueio padrão da RN 412 para Família

 


Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_PL412US

Tipo:

Caracter

Cont. Por.:

 

Descrição:

Indica o motivo de bloqueio padrão da RN 412 para Usuário



CONFIGURAÇÃO DE MENUS

 

2.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:

Menu

Atualizações

Submenu

Contrato / Família

Nome da Rotina

Solic. Cancel. Planos

Programa

PLSA99B

Módulo

Plano de Saúde

 

 

Procedimento para Utilização


Primeiros Passos:

  1. Acesse o TOTVS Developer Studio e crie um projeto ou abra seu projeto de relatórios customizados.
  2. Adicione os fontes PL99BSolPL99BCon que acompanha este pacote ao projeto, compile.
  3. No módulo Call-Center (SIGATMK), acesse Atualizações / Telemarketing / Ocorrências (TMKA130). Clique em Incluir.
  4. Inclua um novo registro com o campo Assunto (U9_ASSUNTO) com a opção 000002 - Solicitação, no campo Ocorrência (U9_DESC) defina Solic. Cancelamento de Plano, no campo Válido (U9_VALIDO) indique Sim.
  5. No módulo Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Pls x Call Center / Pls x Ocorrências (PLSATMK). Clique em Incluir.
  6. No campo Código (B20_CODIGO), selecione a opção 000025, no campo Ocorrência (B20_OCORRE), selecione o registro cadastrado no Call-Center previamente.


Solicitação de Cancelamento Presencial:

  1. No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Família/Usuário / Solic. Cancel Planos (PLSA99B).
  2. Clique na opção Incluir.
  3. No campo Matrícula (B5J_MATSOL), indique o solicitante titular do plano. O sistema realiza a integração com a rotina de Protocolos de Atendimento (PLSA773) e permite gerar ou informar um protocolo de atendimento para a solicitação.
  4. Ao confirmar, o sistema apresenta uma mensagem questionando se deseja carregar toda a família. Caso a resposta seja afirmativa, o grid inferior Beneficiários será carregado com todos os beneficiários da família não bloqueados.
  5. Caso a família não seja carregada automaticamente, os beneficiários devem ser adicionados manualmente preenchendo o campo Matric (B5K_MATUSU).
  6. Para realizar posteriormente o envio de relatórios por e-mail, é necessário informar o campo E-mail (B5J_EMAIL).
  7. Ao confirmar, o sistema apresenta uma tela com 3 opções: Imprimir - permite realizar a impressão da Solicitação de Cancelamento do Plano com o Artigo 15 para ser entregue ao beneficiário. Confirmar - confirma a inclusão da solicitação, Cancelar - cancela a inclusão da solicitação 


Realizando o bloqueio:

  1. Após a inclusão da solicitação, selecione a solicitação e acesse opção Ações Relacionadas/Processa Bloqueio.
  2. O sistema apresenta uma tela para informar o Código e Data que será realizado o Bloqueio. 
    Importante: como facilitador foram criados dois parâmetros para trazer automaticamente os códigos de bloqueio: MV_PL412FM: código de bloqueio da família e MV_PL412US: código de bloqueio de usuário.
  3. Ao confirmar, os beneficiários solicitados são bloqueados. Beneficiários bloqueados através desta rotina, não podem ser desbloqueados.
  4. Ao realizar o bloqueio, caso o campo E-mail (B5J_EMAIL) esteja preenchido, o sistema enviará automaticamente um e-mail para o destinatário com o relatório de Confirmação de Cancelamento de Plano em anexo. Ao realizar o envio, o campo Status (B5J_STATUS) é atualizado para 2-Confirm. Emitida.


Impressão/Envio por E-mail de Relatório:

  1. Foram criados dois relatórios para a rotina: Solicitação de Cancelamento de Planos, que os dados da solicitação e consequências do cancelamento, e o Confirmação de Cancelamento de Planos, que é emitido após a realização do bloqueio.
  2. Os relatórios podem ser acionados através da opção Ações Relacionadas: Impressão solicitação, E-mail solicitação, Impressão confirmação e E-mail confirmação.
  3. Ao realizar a impressão ou envio de e-mail da Confirmação de Cancelamento de Plano, caso o Status (B5J_STATUS) seja diferente de 2-Confirm. Emitida, o sistema envia uma mensagem questionando se deve encerrar a solicitação.

Anexando documentos no Banco de Conhecimento:

  1. Para anexar/acessar um documento a solicitação, clique em Ações Relacionadas/Banco de conhecimento.
  2. Para anexar o arquivo clique em Ações Relacionadas/Wizard.

 

Solicitação de Cancelamento Call-Center

  1. No Call Center (SIGATMK), acesse Atualizações / Atendimento / Call Center (TMKA271).
  2. Clique na opção Incluir.
  3. No campo Contato (UC_CODCONT), selecione a opção Beneficiários de Plano de Saúde e selecione o beneficiário solicitante.
  4. No campo Motivo ANS (UC_MOTPLS), selecione um motivo que gera protocolo de atendimento.
  5. Selecione o botão de integração com o Plano de Saúde.
  6. Selecione o novo botão Solic. Bloqueio. O sistema integra com a rotina de Solicitação de Cancelamento de Planos.
  7. Siga os passos descritos na Solicitação de Cancelamento Presencial informados logo acima.

 

Solicitação de Cancelamento Portal do Beneficiário

  1. No Portal do Beneficiário, acesse Manutenção de Usuário / Solicitação Cancelamento Planos.
  2. O Portal apresenta todos os beneficiários da família. O botão da última coluna Solicitações traz as informações de solicitações de cancelamento realizadas previamente.
  3. Selecione os beneficiários que deseja cancelar e clique no CheckBox Li e Concordo no final da página. Clique em Confirmar para registrar a solicitação, o Portal retorna o número do Protocolo de atendimento ao beneficiário.

Relatórios de Solicitação de Cancelamento no Portal do Beneficiário

  1. No Portal do Beneficiário, acesse Relatórios /Cancelamento de Plano.
  2. O Portal apresenta todas as solicitações realizadas pelo beneficiário que está logado no Portal. Há dois botões para a impressão em PDF dos relatórios: Solicitação de Cancelamento de Plano e Confirmação de Cancelamento de Plano
    Importante: o relatório Confirmação de Cancelamento de Plano só estará disponível quando o bloqueio já foi realizado pela Operadora.

 

 

Vídeo

  • Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.

** Canal do youtube e software de vídeoem definição.

 

Título do Vídeo:

Disponibilizado pelo Marketing.

Introdução:

Disponibilizado pelo Marketing.

Passo a Passo:

Capturar diretamente do sistema.

Finalização:

Disponibilizado pelo Marketing.

 

 

Ponto de Entrada

Descrição:

Informe o Menu em que estará localizada a rotina

Localização:

Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

Eventos:

Informe o Título da rotina

Programa Fonte:

Informe o Fonte da rotina

Função:

Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

Retorno:

Nome

Tipo

Descrição

Obrigatório

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exemplo:

#Include 'Protheus.ch'

User Function CN120ALT()

Local aCab:= PARAMIXB[1]

Local cTipo:= PARAMIXB[2]

If cTipo == '1'

    aCab[4][2]:= 'NF' //Validações do usuário

EndIf

Return aCab