Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Produto:

Microsiga Protheus®

Ocorrência:

1ª Liberação E-social, Saneamento da Base de Dados.

Passo a passo:

O e-SocialeSocial é um projeto do Governo Federal que unifica a coleta de informações trabalhistas e propicia aos órgãos do Governo o acesso às informações, hoje, espalhadas em diversas entidades. .

Uma das necessidades dos entes do Governo envolvidos no eSocial é manter em sua base  uma "cópia" do ambiente de Folha de Pagamento e Departamento Pessoal do contribuinte, desta forma será possível realizar o cálculo de tributos utilizando os dados mensais da folha em conjunto com a parametrização do cliente.

A partir dos dados das tabelas do SIGAGPE iremos enviar, em liberações futuras dados para o RET, por esta razão é necessário que o usuário avalie suas tabelas e realize o preenchimento do campo de forma prudente e de acordo com as regras do eSocial, é É uma evolução do atual sistema de cumprimento de obrigações acessórias, que são transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias e aos órgãos fiscalizadores por meio de certificação digital. 

 

Para podermos atender as solicitações do Governo, foram criados diversos campos no sistema e para o correto funcionamento são necessárias as seguintes confirmações:

1. Verificação das incidências de todas as verbas cadastradas no sistema (Tabela SRV).

  • Todas as verbas devem ser verificadas e confirmadas se estão cadastradas com a guia de incidências corretas (INSS,FGTS e IR).

2. Verificação dos campos do cadastro do funcionário (Tabela SRA).

  • Fica como responsabilidade da empresa verificar o Layout estipulado pela Receita Federal e confirmar quais as novas informações necessárias para o envio do projeto. 
  • A empresa deve solicitar aos seus funcionários as informações que atualmente não possuem que foram estipuladas pelo layout. Feito isso, após a liberação do pacote são disponibilizados os campos que atualmente não existem no sistema, e a empresa terá onde cadastrar estas novas informações.
    Site com informações do layout: http://www.esocial.gov.br/doc/Manual%20de%20Orientacao%20do%20eSocial%20_%20versao%201.0.pdf
    Exemplo: No layout é apresentado que será necessário uma informação referente à moradia do trabalhador. 

Se este reside em casa própria, esta informação não consta atualmente em nenhum campo do sistema. Portanto será necessário verificar com o funcionário para quando criar os campos as informações estarem fáceis de serem alimentadas.

Print do layout falando da casa própria:
Image Removed

3. Confirmação das informações já cadastradas no sistema.

 
  • O  O e-Social não tem o objetivo de modificar os processos da folha de pagamento. O projeto existe para atender as leis já existentes e que não eram cumpridas corretamente. 
  • A mudança ocorre na forma de entrega destas informações para o Governo. Portanto os processos que já existiam no sistema não serão descartados. 
  • Ocorrerão algumas melhorias para facilitar esta mudança, porém todos os campos que já estão com informações deverão ser auditados para garantir a integridade das informações.

 

Para maiores informações consulte o boletim técnico Compatibilizador_Unico_eSocial_2_2_01 aba Saneamento da base.

Observações:

As informações estão sujeitas a mudanças, de acordo com novas solicitações realizadas pelo Governo. É importante que as empresas comecem a realizar as verificações aqui citadas para não perder os prazos das entregas.