Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Campo:Descrição:

Nota Fiscal Simples Remessa

Quando assinalado determina que a nota fiscal a ser gerada é de simples remessa, sendo necessário identificá-la como nota mãe ou filha.

Nota Mãe

Quando selecionado determina que a nota fiscal a ser gerada é a nota mãe, sendo necessário informar a conta de aplicação a ser considerada para a contabilização. A nota fiscal mãe é considerada somente para atualizar o faturamento, contas a pagar e obrigações fiscais, com o valor das mercadorias, despesas e impostos.

Informações
titleImportante:

A contabilização da nota fiscal mãe é efetuada conforme a seguir:

1) Atualização da nota fiscal de entrada no Estoque (atualização do documento no módulo Recebimento):

a) Atualização do Estoque no recebimento:

  • Debita: Conta de aplicação informada para os itens da nota fiscal;
  • Credita: Conta informada no programa Nacionalização/Geração de Documento de Entrada (IM0100).
Cuenta Inversión (Inventario)
(1) 1200 
Transitoria de Proveedores
 1200 (1)

 

b) Geração do título pelo Recebimento (título definitivo):

  • Debita: Conta informada na rotina de Nacionalização/Geração de Documentos de Entrada (IM0100).
  • Credita: Conta Saldo fornecedor definida para a espécie de título na duplicata da nota fiscal.
Transitoria de Proveedores
(2) 12001200 (1)
Saldo Prov - Clase Recepc
 1200 (2)

Nota Filha

Quando selecionado determina que a nota fiscal a ser gerada é a nota filha. A nota fiscal filha é responsável pela atualização das informações pertinentes aos estoques e compras.

Informações
titleImportante:

A nota filha é responsável pela contabilização do item no estoque, sendo que efetua a baixa do saldo gerado pela nota mãe, debitando contra a conta de saldo do item e creditando a conta de aplicação informada para a nota mãe.

A contabilização da nota fiscal filha ficará conforme o seguinte:

1) Atualização da nota fiscal de entrada no Estoque (atualização do documento no módulo Recebimento - Estoque):

  • Debita: Conta do saldo do item (neste exemplo o item irá diretamente para o estoque da empresa);
  • Credita: Conta informada no programa Nacionalização/Geração de Documento de Entrada (IM0100) - esta foi a conta de aplicação que recebeu o custo dos itens na atualização da nota mãe, e neste momento será zerada.
Cuenta Saldo del Ítem (Inventario)
(3) 1200 
Cuenta Clasificación NFSR (Inventario)
(1) 12001200 (3)
Gera Primeira Remessa com NF Mãe

Quando selecionados os campos "Nota Mãe" e "Gera Primeira Remessa com NF Mãe" deverá proceder conforme abaixo:

  • Validar se já foi efetuado o desembarque parcial (IM0099): deverá existir pelo menos mais um embarque relacionado ao embarque da nota mãe;
  • Validar se o embarque informado é o embarque principal, para isso verificar se o campo embarque-orig está branco ou igual ao próprio número de embarque informado;
  • Deverão ser lidos todos os embarques relacionados para gerar as temp-tables do documento de entrada. Os itens do embarque principal deverão ser criados com a flag “baixa estoque” da tabela item-doc-est marcada, mantendo as informações de compra e estoque para atualização. Os demais itens, como o saldo que será utilizado pelos embarques filhos, serão gerados com a flag “baixa estoque” desmarcada, conta de aplicação de simples remessa informada e sem informações de compra.
  • Para o documento deverá ser gravada a expressão: "Primeira Remessa" no campo observação e no campo livre da docum-est gravar o identificador se o documento foi gerado com o parâmetro "Gera Primeira Remessa com NF Mãe" marcado.

O campo deverá receber por padrão o valor gravado no im0000 e somente deverá ser habilitado quando marcado o parâmetro "NF Mãe".

Caso identificado que as informações do Item da Nota Mãe não foram alteradas para a tributação de nota filha, será emitida a mensagem abaixo:

Mensagem: 55488 – Verifique os dados de Impostos (Tributação e Alíquota) para esta Nota Fiscal!

HELP:  Para geração da Primeira Remessa com NF Mãe, deverá ser informado pu8ra os itens deste embarque suas Tributações e Alíquotas caracterizando Nota Filha. Acessar botão "Impostos" na rotina IM0045 e/ou IM0100 para preenchimento. Maiores informações, consultar Base de Conhecimento(TDN): DMIM0097 – Funcionalidade 'Gera Primeira Remessa com NF Mãe' no IM0100

Ao clicar em “Executar” e/ou “Conferência”, será emitida a mensagem de alerta abaixo ao usuário para se atentar quanto às tributações/alíquotas de impostos dos embarques relacionados, uma vez que a tributação do item da NF Mãe, deverá possuir a característica de nota Filha e demais itens como “Outros” (ver FAQ “”).

Conta Aplicação NF Simples Remessa

Selecionar a conta de aplicação a ser considerada para a contabilização da nota fiscal mãe de simples remessa.

Informações
titleImportante:

Inicialmente esse campo apresenta a conta de aplicação definida como padrão para o estabelecimento, conforme definido previamente por intermédio do programa Manutenção de Parâmetros de Importação (IM0000).
A conta selecionada deve atender aos seguintes pré-requisitos: O tipo deve ser igual a Ativo, Passivo, Despesa ou Receita, bem como ser de sistema e não gerar lançamentos no estoque e de requisições.

Centro Custo Aplicação NF Simples Remessa

Selecionar o centro de custo de aplicação a ser considerado para a contabilização da nota fiscal mãe de simples remessa.

Nota Fiscal Ajuste

Quando assinalado, determina que deverá ser gerada uma nota normal de ajuste da importação com o saldo disponível do embarque.

A nota de ajuste permite realizar uma correção da quantidade recebida efetivamente no embarque de importação. Há produtos comprados em grandes quantidades que necessitam ser transportados parcialmente utilizando o conceito de nota simples remessa (nota mãe e notas filhas). As notas fiscais de remessa são emitidas antes do carregamento do caminhão, portanto algumas vezes possuem um valor estimado. Quando esse caminhão é pesado o valor pode não bater com o que consta na nota fiscal, sendo necessária emissão de uma nova nota fiscal para ajuste dessas informações.

Nota
titleNota:

Para a Nota Fiscal de Ajuste, a natureza de operação informada deverá atualizar o faturamento, contas a pagar, obrigações fiscais, estoque e compras (mercadoria e impostos).

As despesas não serão consideradas nesse tipo de nota fiscal, elas devem ser relacionadas ao embarque por intermédio da rotina de nota fiscal complementar de importação (IM0101).

No momento, a funcionalidade de nota fiscal ajuste só está disponível para o embarque de importação.

Veja também como gerar notas fiscais de ajuste no embarque de importação?


...