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Manutenção Ocorrência - ticket

Visão Geral do Programa

Permite localizar e gerenciar as ocorrências de forma rápida e fácil, proporcionando recursos abrangentes para que sejam administradas por completo em tablets, smartphones e notebooks. 

O gerenciamento dos fluxos das ocorrências continua sendo definido no módulo de ocorrências no CRM Metadados, desta forma podem ser determinados fluxos que controlam a evolução das ocorrências, e os respectivos recursos aptos a trabalhar em cada status. 
Para as empresas é importante ter o controle das ocorrências geradas, tanto para produtos quanto para serviços. As funções deste módulo que sustentam esse processo possibilitam o cadastramento de novas ocorrências, respeitando alguns critérios que auxiliarão no acompanhamento e análise posterior.
Esta solução integra os processos de suporte e pós-venda a atividades de gestão de relacionamento com o cliente e database marketing. Permite que a empresa meça resultados e trabalhe pró-ativamente, transformando informações obtidas em direcionadores estratégicos da empresa.

Facilidade no cadastros das Ocorrências

Por meio do controle de acesso é possível personalizar o cadastro das informações de ocorrências.

Podem ser definidos fluxos diferentes para cada tipo de ocorrência.

Ocorrências

Objetivo da tela:

Listar as ocorrências cadastradas, disponibilizando filtros de busca que facilitam a identificação da ocorrência desejada, assim como as operações de manutenção da ocorrência.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Novo Ocorrência

Quando acionado executa a tela Nova Ocorrência para o cadastro de ocorrências.
RelatórioQuando acionado executa os relatórios configurados para as ocorrências.
Exportar

Quando acionado exporta os resultados da consulta de ocorrências para o Excel.

Preferências do Usuário (CRM)Quando acionado permite ativar a pesquisa estrita.
Busca Simples

Inserir o tipo de informação a ser utilizada para a pesquisa de ocorrências. As opções de informação disponíveis são:

  • Conta;
  • Número da ocorrência;
  • Assunto.
Busca AvançadaQuando acionado executa a tela Pesquisa Avançada, na qual é possível combinar filtros a serem aplicados na pesquisa de ocorrências. Para mais detalhes acesse: Busca Avançada.
Filtrado porExibe os filtros utilizados e permite excluí-los.
Minhas ocorrênciasQuando acionado efetua um filtro, exibindo na lista apenas as ocorrências que são de responsabilidade do usuário logado.
Abertas por mimQuando acionado efetua um filtro, exibindo na lista apenas as ocorrências abertas pelo usuário logado.
Ocorrências abertasQuando acionado efetua um filtro, exibindo na lista apenas as ocorrências que estão abertas.
Mais FiltrosQuando acionado permite adicionar, editar, excluir, pesquisar e selecionar filtros predefinidos, que são exibidos acima da lista de ocorrências. Veja mais detalhes em: Mais Filtros.
Lista de Ocorrências

Exibe e disponibiliza para detalhamento e manutenção as ocorrências cadastradas.

Nota
titleNota:

A lista é paginada, sendo apresentadas 50 contas por página. No canto superior esquerdo da tela é apresentado o total de ocorrências.

Nota
titleNota:

Ao clicar no identificador da ocorrência, composto pelo código e pelo assunto, é apresentada a tela Manutenção Ocorrência com mais informações e funções para a manutenção.

Informações
titleImportante:

Caso a Regra de Times esteja ativa e o usuário logado não possuir acesso à ocorrência, o identificador da ocorrência é exibido junto a um ícone em forma de cadeado, indicando que o usuário logado não pode realizar o detalhamento da ocorrência em questão.  
Também junto ao identificador pode ser exibido um ícone em forma de clip para indicar que o registro contém anexo.

Reabrir

Quando acionado, reabre a ocorrência já finalizada.

Nota
titleNota:

Não é possível reabrir uma ocorrência que não tenha no fluxo um status definido como de reabertura.

Editar

Quando acionado permite a alteração das informações básicas da ocorrência.

Nota
titleNota:

Não é possível editar uma ocorrência que não seja de responsabilidade do usuário logado, e que esteja com o status configurado para somente o responsável realizar a alteração.

Excluir

Quando acionado exclui o cadastro da ocorrência.

Nota
titleNota:

Este botão respeita o parâmetro 'Somente Recursos do CRM podem remover ocorrências?' Este parâmetro controla para que somente usuários que estejam cadastrados como recursos do CRM possam remover ocorrências.

Informações
titleImportante:

Ao excluir uma ocorrência todos os dados relacionados a ela são excluídos. Este processo é irreversível, ou seja, uma vez excluída a ocorrência não é possível recuperar.

Duplicar

Quando acionado permite duplicar a ocorrência em questão. A tela 'Duplicar' é exibida para a alteração de informações, caso seja necessário.

Nota
titleNota:

Quando utilizada esta função, são respeitadas as seguintes regras:

  • Somente são duplicadas as informações de cadastro da ocorrência, ou seja, os registros relacionados como tarefas, relacionamentos, tags, sintomas e anexos não são considerados para a nova ocorrência;
  • O status ficará igual ao de abertura da ocorrência e não da ocorrência duplicada.
Operações

Quando acionado permite efetuar as seguintes ações:

  • Registrar Ação.
  • Nova Tarefa.
  • Imprimir: Imprime as informações da ocorrência em um arquivo .pdf.

    Nota
    titleNota:

    A impressão do relatório respeita a regra do programa Parametrização Relatório de Ocorrência, ou seja, caso seja necessário limitar os históricos de ações que devem ser apresentados no resumo da ocorrência, basta acessar este programa e definir quais ações farão parte da impressão do resumo da ocorrência.

Nota
titleNota:

Após aplicados, os filtros são exibidos no cabeçalho da página. Para mais informações acesse: Filtros Aplicados.

Nova Ocorrência

Objetivo da tela:

Definir as informações básicas de uma nova ocorrência.

Nota
titleNota:

Não é possível registrar uma ocorrência para uma conta do tipo 'Contato'.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Adicionar Contato

Quando acionado permite cadastrar um novo contato.
Escolher Arquivos

Quando acionado é possível adicionar arquivos no registro da ocorrência.

Nota
titleNota:

Para adicionar vários arquivos, basta utilizar a tecla CTRL ou Shift.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Assunto

Selecionar o assunto da ocorrência.

Nota
titleNota:

Este campo obedece a regra do parâmetro 'Apresenta Assunto na Ocorrência?", disponível no programa Alterar Parâmetros CRM,  que quando ativo indica que no cadastro de ocorrência o campo 'Assunto' deve ser substituído por um zoom de assuntos existentes no programa Manutenção Assunto Ocorrência, caso contrário será habilitado para que seja informada a descrição do assunto da ocorrência.

Caso a empresa utilize a restrição de assunto por tipo de ocorrência, identificada pelo parâmetro 'Restringir o assunto pelo tipo de ocorrência?' disponível no programa Alterar Parâmetros CRM, e estiver ativo o parâmetro 'Apresenta Assunto na Ocorrência?', os assuntos serão filtrados pelo tipo de ocorrência. Caso esses parâmetros estejam ativos, será necessária uma parametrização prévia no cadastro de Manutenção Tipo Ocorrência, onde é possível associar os assuntos ao tipo de ocorrência.
Só é possível salvar a ocorrência se o tipo estiver ativo.

Somente é possível selecionar assuntos ativos.

Conta

Exibe a conta para a qual será registrada a ocorrência.

Nota
titleNota:

O CRM possibilita o cadastramento de ocorrência para Leads e Clientes.
Quando é ativada a Regra de Times, a conta que o usuário não possui acesso estará disponível para seleção, porém junto à descrição será exibido um ícone em forma de cadeado indicando que nesta conta não é permitido o acesso.

Contato

Exibe o principal contato da conta, porém é possível alterá-lo.

Nota
titleNota:

Ao selecionar uma conta, os contatos da conta são disponibilizados neste campo para seleção.
Por padrão um contato é posicionado automaticamente no campo de acordo com a seguinte regra:

  1. se for o contato do registro de origem;
  2. se for o contato focal;
  3. se for o único contato da conta.
Tipo

Selecionar o tipo da ocorrência.

Nota
titleNota:

Quando o tipo selecionado estiver com o parâmetro 'Registra Ação' assinalado no cadastro de Manutenção Tipo Ocorrência, após salvar a ocorrência será aberta a tela de manutenção de histórico, caso a regra abaixo se aplique:

  1. se registra a ação e não houver um cadastro no programa Manutenção Configuração Ação Genérica Ocorrência;
  2. se registra a ação e houver um cadastro de Manutenção Configuração Ação Genérica Ocorrência que atenda as regras.

Ao registrar o histórico de ação, caso a origem seja uma ocorrência, este registro pode alterar o status da ocorrência, dependendo da parametrização da regra de status do fluxo da ocorrência.
Só é possível salvar a ocorrência se o tipo de ocorrência estiver ativo, no caso da inclusão os tipos suspensos são omitidos da lista.

PrioridadeSelecionar a prioridade da ocorrência.
OrigemSelecionar a origem da ocorrência.
ClassificaçãoSelecionar a classificação da ocorrência, que tem o objetivo de agrupar os produtos/serviços que serão atendidos pela área de Suporte.
Produto

Inserir / Selecionar o produto que originou a ocorrência.

Referência

Inserir / Selecionar a referência do produto.

Componente

Inserir / Selecionar o componente do produto/serviço informado. Exemplo: O teclado que parou de funcionar é o 'componente' do produto 'computador'.

VersãoSelecionar a versão do produto informado.
LoteInserir o número de lote do produto.
Data de ValidadeSelecionar a data de validade do produto/serviço.
Quantidade AnalisadaInserir a quantidade analisada do produto/serviço.
Quantidade DevolvidaInserir a quantidade devolvida do produto/serviço.
Fluxo

Selecionar o fluxo da ocorrência.

Informações
titleImportante:

Os fluxos são disponibilizados somente após o preenchimento dos campos 'Tipo', 'Prioridade' e 'Origem' e se forem atendidas as regras informadas nos fluxos cadastrados. Quando estes pré-requisitos forem atendidos, o sistema buscará o fluxo apropriado, conforme parametrizado nos cadastros básicos da ocorrência, no programa Manutenção Fluxo Ocorrência. Caso ocorra qualquer alteração em um destes campos, o sistema verificará novamente se existem outros fluxos que podem ser utilizados. Se apenas um fluxo for localizado, o sistema preencherá o campo com este fluxo e o bloqueará. Caso seja encontrado mais de um fluxo, o campo será disponibilizado para a seleção do fluxo desejado.

Ao alterar a informação deste campo, o sistema recalculará os campos 'Status' e 'Responsável'.

Status

Selecionar o status da ocorrência.

Nota
titleNota:

Na parametrização do fluxo, efetuada por meio do programa Manutenção Fluxo Ocorrência, é possível definir o status que a ocorrência terá no momento da abertura.

Caso o fluxo selecionado no campo 'Status' não permita desvio, será aplicada a regra:

  • Inclusão: Posiciona o status com a menor sequência e bloqueia o campo;
  • Alteração: Apresenta o status atual e o status cuja a sequência é maior que o status atual.
Informações
titleImportante:

O status determina as ações que podem ser efetuadas na ocorrência:

  • Status de Reabertura de Ocorrência: Quando uma ocorrência estiver fechada e for reaberta, assumirá o status parametrizado no fluxo;
  • Encerra Ocorrência: Indica que o sistema encerra a ocorrência, preenche os campos 'Data de Fechamento' e 'Usuário de Fechamento' e habilita o campo 'Solução' para que seja informada a solução da ocorrência;
  • Permissão de Alteração: Indica os usuários que podem alterar o status da ocorrência:
    • Nenhum: Define que, independentemente do nível de permissão, nenhum usuário pode alterar a ocorrência fixada neste status. O status poderá ser alterado somente por meio do programa Registrar Ação;
    • Todos: Indica que não há restrição de acesso, todos os recursos parametrizados neste status poderão executar manutenções nas ocorrências;
    • Somente Responsável: Esta opção restringe a manutenção da ocorrência para somente o responsável.
Responsável

Selecionar o usuário que será responsável pela ocorrência.

Nota
titleNota:

Os responsáveis disponibilizados são carregados de acordo com o status selecionado. Caso o status selecionado não possua um recurso associado, serão apresentados todos os recursos que estão cadastrados no fluxo da ocorrência.
Caso a Regra de Times esteja ativa, o campo 'Responsável' irá disponibilizar para seleção somente os usuários que tiverem acesso a conta.

CausaInserir / Selecionar a causa da ocorrência.
SituaçãoInserir uma descrição da situação que originou a ocorrência.
Previsão de Fechamento

Selecionar uma data de previsão de fechamento da ocorrência.

Nota
titleNota

Quando há uma parametrização de nível de recurso que atende as informações de fluxo, status, prioridade e recurso na ocorrência, o sistema sugere na data de previsão de fechamento a quantidade de dias para resposta desse recurso. Caso não encontre uma parametrização de tempo de resposta para o recurso, o sistema sugere a data de previsão de fechamento para o próximo dia.

Horário de Previsão de FechamentoInserir ou selecionar o horário de previsão de fechamento da ocorrência.
Data de AberturaExibe a data corrente como data de abertura da ocorrência, porém é possível alterá-lo.

Nova Ocorrência - Campos Personalizados

Objetivo da tela:

Disponibilizar os campos criados no programa Manutenção de Campos Personalizados.

Nota
titleNota:

Toda e qualquer regra apresentada para os campos dessa seção, assim como o tipo do campo apresentado, obedece a configuração efetuada no programa Manutenção de Campos Personalizados.

Nova Ocorrência - Registrar Ação

Objetivo da tela:

Registrar uma ação para a ocorrência.
Consulte mais informações na página: Registrar Ação.

Nota
titleNota:

Esta tela é executada quando o tipo de ocorrência está com a opção de 'Registra Ação' assinalada, e caso as regras abaixo se apliquem:

  1. Se o tipo de ocorrência estiver marcado para registrar a ação e não houver um cadastro de “Manutenção Configuração Ação Genérica Ocorrência”.
  2. Se o tipo de ocorrência estiver marcado para registrar a ação e houver um cadastro de “Manutenção Configuração Ação Genérica Ocorrência” que atenda as regras.

Novo Contato

Objetivo da tela:

Cadastrar um contato sem que seja necessário encerrar a tela atual.
Consulte mais informações na página: Manutenção de Contas > Novo Contato.

Detalhamento

Objetivo da tela:

Detalhar o cadastro da ocorrência, permitindo uma análise centralizada de informações como:

  • Campos Personalizados;

    Nota
    titleNota:

    Para mais informações sobre estes campos, consulte a página: Manutenção de Campos Personalizados.

  • Situação;
  • Solução;
  • Informações de produto;
  • Histórico de ações;
  • Tarefas;
  • Tags;
  • Sintomas;
  • Anexos;
  • Questionários.
Informações
titleImportante:

O usuário conseguirá detalhar a ocorrência quando:

  • A empresa não utilizar Regra de Times: O usuário poderá detalhar qualquer ocorrência;
  • A empresa utilizar Regra de Times: Neste caso, o usuário conseguirá visualizar todas as ocorrências sobre sua responsabilidade e todas as ocorrências das contas nas quais possuir acesso pela Regra ou Exceção de Times.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Editar

Quando acionado possibilita a edição das informações básicas da ocorrência.

Excluir

Quando acionado exclui o cadastro da ocorrência.

Nota
titleNota:

Este botão respeita o parâmetro 'Somente Recursos do CRM podem remover ocorrências?' Este parâmetro controla para que somente usuários que estejam cadastrados como recursos do CRM possam remover ocorrências.

Informações
titleImportante:

Ao excluir uma ocorrência todos os dados relacionados a ela são excluídos. Este processo é irreversível, ou seja, uma vez excluída a ocorrência não é possível recuperar.

Nova Ocorrência

Quando acionado permite registrar uma nova ocorrência.

Nota
titleNota:

Ao gerar um novo registro de ocorrência a partir desta opção, este registro ficará associado à ocorrência origem, desta forma o CRM conseguirá manter a rastreabilidade identificando a origem da ocorrência.

Operações

Quando acionado permite efetuar as seguintes ações:

  • Duplicar: Duplica a ocorrência em questão. A tela 'Duplicar' é exibida para a alteração de informações, caso seja necessário.
  • Imprimir: Imprime as informações da ocorrência em um arquivo .pdf.

    Nota
    titleNota:

    A impressão do relatório respeita a regra do programa Parametrização Relatório de Ocorrência, ou seja, caso seja necessário limitar os históricos de ações que devem ser apresentados no resumo da ocorrência, basta acessar este programa e definir quais ações farão parte da impressão do resumo da ocorrência.

ContaExibe informações da conta relacionada à ocorrência.
ContatoExibe informações do contato envolvido com a ocorrência.

Detalhamento - Pasta Situação

Objetivo da tela:

Apresentar o texto de abertura da ocorrência.

Detalhamento - Pasta Solução

Objetivo da tela:

Apresentar a solução dada à ocorrência.

Detalhamento - Pasta Produto

Objetivo da tela:

Apresentar as informações relacionadas ao produto/serviço que originou a ocorrência.

Nota
titleNota:

É permitido apenas um produto/serviço para cada ocorrência.

Campo:Descrição:
Produto

Exibe a descrição do produto.

Nota
titleNota:

Caso o produto estiver integrado com o ERP, o seu código no ERP será exibido entre parenteses logo após a descrição.

Componente

Exibe o componente do produto. Exemplo: O teclado que não funciona é o 'componente' do produto 'computador'.

LoteExibe o lote do produto.
VersãoExibe a versão do produto informado.
Referência

Exibe a referência do produto.

Quantidade AnalisadaExibe a quantidade analisada do produto.
Quantidade DevolvidaExibe a quantidade devolvida do produto.
Data de ValidadeExibe a data de validade do produto.

Detalhamento - Pasta Histórico

Objetivo da tela:

Apresentar todos os relacionamentos executados na ocorrência, bem como permitir que sejam adicionados e manutenidos.

Nota
titleNota:

É considerado o ID da ocorrência no relacionamento com o histórico de ações, desta forma é criada a rastreabilidade da ocorrência com o registro de ação, auxiliando na localização de todas as ações executadas para a ocorrência.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Registrar Ação

Quando acionado permite cadastrar uma nova ação para a conta.
Busca Simples

Inserir o tipo de informação a ser utilizada para a pesquisa de ações. As opções de informação disponíveis são:

  • Conta;
  • Número;
  • Ação.
Busca AvançadaQuando acionado executa a tela Pesquisa Avançada, na qual é possível combinar filtros a serem aplicados na pesquisa de ações. Para mais detalhes acesse: Busca Avançada.
Lista de Ações

Exibe e disponibiliza para detalhamento e manutenção as ações cadastradas.

Nota
titleNota:

Ao clicar no nome da ação é apresentada a tela de detalhamento com mais informações e funções para a manutenção.

Lançar DespesasQuando acionado permite lançar as despesas da ação.

Detalhamento - Pasta Tarefas

Objetivo da tela:

Apresentar todas as tarefas registradas para a ocorrência, bem como permitir que sejam manutenidas e executadas.

Nota
titleNota:

Ao adicionar uma tarefa pela ocorrência, o CRM carrega como padrão:

  • ID da ocorrência para manter a rastreabilidade;
  • ID da conta para tarefa.
Informações
titleImportante:

Qualquer usuário do CRM pode registrar uma tarefa para a ocorrência, porém este poderá selecionar como responsável pela tarefa somente um usuário que possua acesso à conta e ação da campanha selecionados. Desta forma, quando um usuário receber uma ligação para uma ocorrência que não é de sua responsabilidade, poderá registrar uma tarefa para o responsável da ocorrência.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Nova Tarefa

Quando acionado permite cadastrar uma nova tarefa para a conta.
ExportarQuando acionado exporta para uma planilha em Excel as tarefas filtradas na pasta.
Busca Simples

Inserir o tipo de informação a ser utilizada para a pesquisa de tarefas. As opções de informação disponíveis são:

  • Conta;
  • Número;
  • Ação.
Busca AvançadaQuando acionado executa a tela Pesquisa Avançada, na qual é possível combinar filtros a serem aplicados na pesquisa de tarefas. Para mais detalhes acesse: Busca Avançada.
Lista de Tarefas

Exibe e disponibiliza para detalhamento e manutenção as tarefas cadastradas.

Nota
titleNota:

Ao clicar no nome da tarefa é apresentada a tela de detalhamento com mais informações e funções para a manutenção.

ExecutarQuando acionado permite cadastrar uma nova ação.
EditarQuando acionado possibilita a edição da tarefa.
Operações

Quando acionado disponibiliza as operações:

Detalhamento - Pasta Tags

Objetivo da tela:

Exibir, adicionar e excluir os rótulos que auxiliam na pesquisa da ocorrência na base de conhecimento.

Detalhamento - Pasta Sintomas

Objetivo da tela:

Exibir, adicionar e excluir os sintomas que auxiliam a identificar a ocorrência quando usada a base de conhecimento.

Detalhamento - Pasta Anexos

Objetivo da tela:

Exibir, adicionar e excluir os arquivos da ocorrência.

Detalhamento - Pasta Questionários

Objetivo da tela:

Exibir, executar e finalizar os questionários vinculados à ocorrência. Veja mais informações em: Pasta Questionários.


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Manutenção de Campos Personalizados

Registrar Ação

Registrar Tarefa

Lançar Despesas

Alterar Parâmetros CRM

Pasta Questionários

Pesquisa Estrita 

Busca Avançada

Filtros Aplicados

Mais Filtros