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Manutenção de Campos Personalizados - html-crm.attribute

Visão Geral do Programa

Por meio desse cadastro podem ser adicionados campos personalizados para os principais processos do CRM, isso significa que a própria empresa pode criar campos que necessita para o seu negócio, mas que não estão disponíveis no produto padrão. Exemplo: para adicionar um campo de hora de vencimento do SLA no programa Manutenção de Ocorrência, basta adicionar e configurar um campo personalizado do tipo 'Hora' para o processo 'Ocorrência', que após liberado será apresentado na tela do programa para utilização, nesse caso Manutenção de Ocorrência

Os processos com suporte a funcionalidade de campos personalizados são:

  • Conta;
  • Ocorrência;
  • Oportunidade;

Campos Personalizados

Objetivo da tela:

Consultar, cadastrar e efetuar a manutenção de campos personalizados.


Legenda:

Status:

Descrição:

Em desenvolvimento

Indica que o campo ainda está em modo de cadastro e não disponível para utilização nos processos do CRM.

LiberadoIndica que o campo já está pronto para utilização e disponível nos processos do CRM.
SuspensoDetermina que a visualização do campo está suspensa nos processos do CRM, porém disponível para edição no cadastro.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Novo Campo

Quando acionado possibilita o cadastro de campos personalizados por meio da tela Novo Campo.

Preferências do Usuário (CRM)

Quando acionado permite ativar a pesquisa estrita, para que a busca simples seja efetuada considerando registros com valor exatamente igual ao informado. Para mais detalhes acesse: Pesquisa Estrita.

Busca Simples

Inserir o tipo de informação a ser utilizada para a pesquisa de campos personalizados. As opções de informação disponíveis são:

  • Código;
  • Nome.
Busca Avançada

Quando acionado executa a tela Pesquisa Avançada, na qual é possível combinar filtros a serem aplicados na pesquisa de campos personalizados. Para mais detalhes acesse: Busca Avançada.

Nota:

O parâmetro 'Obrigatório' indica se devem ser considerados na pesquisa apenas campos obrigatórios (Sim) ou ambos (Não), obrigatórios e não obrigatórios.


Em desenvolvimentoQuando acionado efetua um filtro, exibindo na lista apenas os campos personalizados em desenvolvimento.
LiberadoQuando acionado efetua um filtro, exibindo na lista apenas os campos personalizados liberados para utilização.
SuspensoQuando acionado efetua um filtro, exibindo na lista apenas os campos personalizados que foram suspensos.
Lista de ProcessosExibe os agrupadores dos campos personalizados que correspondem aos processos (Conta, Ocorrência e Oportunidade) para os quais os campos são cadastrados. Por meio desses agrupadores, é possível visualizar todos os campos personalizados cadastrados para um determinado processo.
Lista de CamposExibe os campos personalizados cadastrados para um determinado processo, de acordo com o agrupador selecionado. Por meio dessa lista, é possível manutenir os campos.
Alterar ordem da lista de campos

A disposição dos campos pode ser alterada quando necessário. Para isso, basta selecionar um campo, mover para cima ou para baixo e soltar na posição desejada.

Nota:

A possibilidade de efetuar esta ação é representada pela seta dupla, localizada no lado esquerdo de cada campo da lista.

Exibir Detalhes / Ocultar DetalhesQuando acionado apresenta/oculta os detalhes do campo.
EditarQuando acionado possibilita a alteração de informações do campo personalizado.
ExcluirQuando acionado elimina o campo personalizado.
Operações

Quando acionado permite realizar as seguintes ações:

  • Liberar: Libera o campo personalizado para utilização, alterando o status de Em desenvolvimento para Liberado;
  • Retornar para desenvolvimento: Reverte a liberação do campo personalizado, mudando o status de Liberado para Em desenvolvimento;
  • Suspender: Bloqueia a utilização do campo personalizado, alterando o status de Liberado para Suspenso.

Novo Campo

Objetivo da tela:

Definir as informações do campo personalizado a ser cadastrado.


Principais Campos e Parâmetros

Campo:

Descrição

Nome

Inserir um nome para o novo campo.

Processo 

Selecionar o processo do CRM que utilizará esse campo.

Tipo

Selecionar o tipo do campo. As opções disponíveis são:

  • Texto: Indica que o campo é descritivo. Será apresentado um campo do tipo texto;
  • Múltipla Seleção: Permite a seleção de um ou mais itens;

    Importante:

    Quando estiver sendo alterado nas telas de inclusão/alteração dos processos que utilizam campo personalizado, o campo do tipo 'Múltipla Seleção' ocupará uma linha inteira, isso para melhorar a visualização das opções selecionadas.

  • Seleção Única (Combo): Apresenta itens em forma de lista e permite que apenas um seja selecionado;
  • Seleção Única (Radio): Permite assinalar apenas um item;
  • Caixa de Seleção: Apresenta dois ou mais itens em forma de lista e permite que um ou mais sejam selecionados;
  • Data: Indica que o campo é exclusivamente para informar uma data;
  • Hora: Indica que o campo é exclusivamente para informar um horário;
  • Inteiro: Indica que o campo é exclusivamente para informar números inteiros. Exemplos: 1; 100; 4000;

    Nota:

    Para campos personalizados do tipo 'Inteiro' somente será salvo algum valor, inclusive zero, caso seja informado pelo usuário ou caso seja previamente configurado para assumir tal valor de forma automática, do contrário, não será salvo valor algum para o campo.

  • Decimal: Indica que o campo é exclusivamente para informar números decimais (com duas casas após a vírgula), exceto se informado um valor no campo 'Precisão decimal'. Exemplo: 1,23; 100,20; 4.000,83.
Tamanho máximo

Inserir o número máximo de caracteres que podem ser inseridos no campo.

Nota:

Este campo é habilitado somente quando é selecionado um dos tipos de campo:

  • Texto;

    Importante:

    Quando o componente do tipo 'Texto' possuir um tamanho máximo maior que '100', o seu comportamente será alterado nas telas de detalhamento, inclusão e alteração dos processos que utilizam o campo personalizado. O campo ocupará uma linha inteira e o seu tamanho será maior que os demais campos, isso para melhorar a visualização do conteúdo do campo.

    Caso não seja informado um tamanho máximo, será adotado o padrão de '1000'.

  • Inteiro;

    Importante:

    Caso não seja informado um tamanho máximo, será adotado o padrão de '9'.

  • Decimal.

    Importante:

    Caso não seja informado um tamanho máximo, será adotado o padrão de '13'.

Máscara

Inserir o formato da informação a ser digitada no campo.

Nota:

Este campo é habilitado somente quando é selecionado um dos tipos de campo:

  • Texto: Para esse campo podem ser informadas máscaras seguindo os exemplos: CEP: 99999-999; Placa Veículo: ###-9999; Hora, Minuto e Segundo: 23:59:59. Caso seja informado algum valor inválido na máscara como, por exemplo, apenas duas barras (//) ou espaços em branco, não será possível digitar valores no campo;
  • Inteiro;
  • Decimal.
Opção padrão

Selecionar uma das opções:

  • Informar valor: Indica que o campo deve ser automaticamente preenchido com uma informação padrão. Tal informação deve ser definida no campo 'Padrão'. 
  • Obter na hora o valor atual: Indica que o valor padrão para o campo será preenchimento automaticamente no momento da utilização desse campo na inclusão e/ou edição do processo para o qual foi cadastrado.

Nota:

Este campo é habilitado somente quando é selecionado um dos tipos de campo:

  • Texto;
  • Data;
  • Hora;
  • Inteiro;
  • Decimal.
Padrão

Inserir a informação padrão a ser inclusa no campo.

Nota:

Este campo é habilitado somente quando é selecionada a opção padrão 'Informar valor'. Além disso, o campo deve ser de um dos seguintes tipos:

  • Texto;
  • Data;
  • Hora;
  • Inteiro;
  • Decimal.

Quando informado um valor padrão, ao incluir um novo registro no processo relacionado, o campo será apresentado preenchido.
Exemplo: Foi cadastrado o campo 'Time Favorito' do tipo 'Texto' para o processo 'Contas', e informado o valor padrão 'Sem time'. Ao incluir uma nova conta na tela Manutenção de Contas, o campo 'Time Favorito' será apresentado com o valor 'Sem time' e o campo ficará aberto para alteração.

Hora

Inserir / Selecionar a hora padrão a ser inclusa no campo.

Nota:

Este campo é habilitado somente quando é selecionada a opção padrão 'Informar valor' e o tipo de campo 'Hora'.

Precisão decimal

Inserir um valor que indicará a precisão de casas decimais do campo.

Nota:

  • Este campo é habilitado somente quando é selecionado o tipo de campo 'Decimal'.
  • Caso não seja informado uma precisão, será adotado o padrão de '2'.
Obrigatório

Quando acionado indica se o campo deve ou não ser obrigatório.

Nota:

  • Este parâmetro é habilitado somente quando é selecionado um tipo de campo.
  • Caso o campo seja obrigatório e não possuir valor preenchido, será apresentada uma mensagem de advertência ao tentar salvar ou alterar o processo relacionado ao campo.
Permite negativo

Quando acionado indica se o campo permite ou não valor negativo.

Nota:

Este campo é habilitado somente quando é selecionado o tipo de campo 'Inteiro' ou 'Decimal'.

Novo Campo - Itens

Objetivo da tela:

Cadastrar as opções que estarão disponíveis para seleção quando utilizado esse campo.

Nota:

A área de registro de itens é habilitada apenas para os tipos de campo:

  • Múltipla Seleção;
  • Seleção Única (Combo);
  • Seleção Única (Radio);
  • Caixa de Seleção.



Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Adicionar ItemQuando acionado registra a informação inserida no campo 'Item'.
Inclusão RápidaQuando acionado executa a tela Inclusão Rápida de Itens, na qual é possível inserir todos os itens uma única vez.
Excluir todosQuando acionado elimina todas as opções de seleção do campo.
ExcluirQuando acionado elimina o item em questão.
Classificar item padrão

Quando acionado classifica como padrão o item em questão.

Nota:

Esta ação é realizada por meio do ícone 'estrela', localizado no lado direito de cada item do campo.
Somente um item pode ser classificado como padrão.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Item

Inserir o item a ser disponibilizado para seleção no campo.

Inclusão Rápida de Itens

Objetivo da tela:

Adicionar todos os itens de um campo personalizado de uma só vez.
Para mais informações, consulte a página: Inclusão Rápida.

Novo Campo - Observação

Objetivo da tela:

Informar o objetivo e outros detalhes do campo, se necessário.


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