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Deck of Cards
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Card
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labelPasso 1


Primeiro é preciso
  • Lembrando da ordem do maior para o mais específico, o primeiro passo a seguir, é separar os documentos em assuntos macros
, por exemplo,
  • como separamos no exemplo em Unidade SP
-
  • e Unidade MG
, como na imagem, algum setor
  • . Pode ser ainda, setores da empresa,
Turmas, ano
  • turmas etc...


Figura 01 - Taxonomia unidades

Card
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labelPasso 2


Apos separá-los por unidades, por exemplo, será necessário separar os mesmos por anos. No exemplo abaixo publicamos as unidades de uma empresa em pastas Unidade SP e Unidade MG e dentro destas pastas, publicamos subpastas separadas por assuntos como Admissão e Desligamento, por exemplo.
  • No segundo passo é necessário separar os documentos em assuntos menores como no exemplo que separamos em assuntos como: Admissão e Desligamento. 


Image Modified                   

                                   

  Figura 02 - Taxonomia em assuntos

Card
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labelPasso 3


  • Após separar
estes documentos por assuntos em subpastas, ainda poderá ser separado por anos. Como exemplo abaixo, onde separamos os anos em subpastas com os meses do ano de Janeiro a Dezembro.Image RemovedImage Removed
  • os documentos em assuntos como admissão e desligamento, será necessário refiná-los novamente, no exemplo fizemos este refinamento separando os assuntos admissão e desligamento em anos, como 2017 e 2016.


Image Added

Figura 03 - Taxonomia em anos

Card
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labelPasso 4


  • Dentro dos níveis de pasta 2017 e 2016 será necessário refinar estes documentos, desta vez em meses. No exemplo, criamos subpastas das pastas 2017 e 2016 e separamos todos os meses do ano. 


Image AddedFigura 04 - Taxonomia em meses

Card
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labelPasso 45


  • Dentro
de cada mês do ano, existe outra subpasta
  • nos níveis de pasta dos meses de Janeiro a Dezembro, será necessário criar subpastas com as áreas da empresa como
por
  • no exemplo onde criamos as subpastas Operacional,
operacional
  • Administrativo,
administrativo, marketing, financeiro etc. Como na imagem abaixo.Image Removed
  • Marketing, Financeiro...


Image Added

Figura 05 - Taxonomia em áreas da empresa

Card
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labelPasso 56


  • Por fim, dentro de cada
área existem
  • subpasta com as áreas da empresa, será necessário criar mais um nível de subpastas com os
respectivos
  • nomes dos funcionários de cada área correspondente.
Exemplo: na área operacional existe a Amanda da Silva e o Bruno Souza. E dentro de cada subpasta com o nome do funcionário será depositado seus documentos como: pedidos de férias, desligamento, admissão, afastamentos entre outros...
  • Como na imagem abaixo: 


Image Added

Figura 06 - Taxonomia funcionários da empresa

Card
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labelPasso 7


  • E finalmente, dentro das subpastas de cada funcionário ficará depositado todos seus documentos como admissão, desligamento, pedido de férias etc... Veja a imagem abaixo:


Image AddedFigura 07 - Documentos ordenados por taxonomia

Image Removed

Dessa forma, conseguimos organizar melhor os documentos para que sejam facilmente encontrados nas buscas e assim evitamos a perda dos documentos também. Para conferir este exemplo completo de taxonomia baixe o arquivo aqui. 

Nota
titleFique ligado!

Estruturas de taxonomia servem para qualquer tipo de documento em grande quantidade, independe do segmento é possivel montar uma estrutura de taxonomia para organização dos seus documentos.

Para conferir este exemplo completo de taxonomia baixe o arquivo aqui.

Aviso
titleIMPORTANTE

Recomendamos que na estrutura da pastas existam no máximo 1000 itens diretamente abaixo de uma pasta. Acima deste valor não há como garantir um desempenho satisfatório na navegação de documentos, o que em muitos casos pode até mesmo inviabilizar a navegação.