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Objetivo:Tem como objetivo amarrar as operações que serão executas posteriormente a um OS evitando assim erros nos lançamentos dos Apontamentos de Aplicação de Insumo, Atividades Mecanizadas, Produção, Plantio, etc...


Dados

Campos Obrigatórios:

  • Nº da Ordem: Número da Ordem de Serviço de Campo gera no Dispositivo Móvel. Ao ser importada, a Ordem de Serviço receberá um novo número gerado pela aplicação. Campo desabilitado.
  • Data de Abertura: neste campo o usuário deve informar a data de abertura da Ordem de Serviço.
  • Ano Agrícola: neste campo o usuário deve informar o Ano Agrícola ao qual a Ordem de Serviço que está sendo cadastrada pertence. Quando não configurado "Utiliza Ano Agrícola" na Configuração do Local de Produção, o campo Ano Agrícola fica invisível.
  • Período de Produção: neste campo o usuário deve informar o período de produção ao qual a Ordem de Serviço que está sendo cadastrada pertence.
  • Centro de Custo: neste campo o usuário deve cadastrar o centro de custo ao qual a Ordem de Serviço que está sendo cadastrada pertence. Se a Cultura do Período de Produção informado estiver configurada para validar o Centro de Custo com o Período de Produção, deverá carregar o Centro de Custo relacionado ao Período e Unidade Administrativa atual e não permitir alterar caso o mesmo tenha sido relacionado, se não foi relacionado Centro de Custo com o Período de Produção Informado, o campo permanecerá habilitado para o usuário informar.
  • Operação:Operação a ser realizada para a Ordem de Serviço que está sendo cadastrada. Se possuir Insumos informados na Ordem de Serviço, os mesmos serão validados com a Operação da Ordem de Serviço (a configuração de Insumos permitidos para a Operação está localizada no cadastro de Operações).

Campos Obrigatórios Condicionais:

  • Previsão de Início: neste campo o usuário pode informar a previsão de início de execução da Ordem de Serviço. Obrigatório quando o parâmetro "Obriga a informar a Data de Início e Fim de Planejamento" do grupo Ordem de serviço de campo estiver como Sim. 

  • Previsão de Encerramento: neste campo o usuário pode informar a previsão de término de execução da Ordem de Serviço. Obrigatório quando o parâmetro "Obriga a informar a Data de Início e Fim de Planejamento" do grupo Ordem de serviço de campo estiver como Sim.

Demais Campos:

  • Inspeção Fitossanitária: Número da Inspeção Fitossanitária para a qual está sendo aberta a Ordem de Serviço de Campo com o objetivo de atuar sobre o resultado da Inspeção Fitossanitária. Ao informar o Número da Inspeção, será carregado automaticamente o Ano Agrícola, Período de Produção, [Fazenda], [Setor] e [Talhão] informado na Inspeção e não será possível alterá-los. A Inspeção Fitossanitária deve estar previamente registrada para a Unidade Administrativa corrente.

  • Equipe: neste campo o usuário pode informar a equipe que deve executar a ordem de serviço que está sendo cadastrada.

  • Observação: Observação da Ordem de Serviço de Campo.
  • Ocorrência na Validação: Mensagem que invalidou a Importação da Ordem de Serviço de Campo.
  • Número Coletor: Número do Coletor de dados da Ordem de Serviço no Campo.
  • Usuário: Nome do Usuário do Aplicativo Móvel da Ordem de Serviço de Campo.
  • Vazão Programada/ha: Indica que o usuário pode informar a Vazão Programada/ha na Ordem de Serviço. Quando informada a Vazão Programada/ha deve ser maior que 0 (zero) e a mesma será sugerida no apontamento de Aplicação de Insumo para a Ordem de Serviço. Campo desabilitado quando para a Operação informada a configuração "Informar a Vazão Programada/ha" estiver definida como "Desabilitado". Campo habilitado quando para a Operação informada a configuração "Informar a Vazão Programada/ha" estiver definida como "Habilitado". Campo habilitado e obrigatório quando para a Operação informada a configuração "Informar a Vazão Programada/ha" estiver definida como "Obrigatório". (Tamanho do campo: 6 inteiros e 4 decimais).
  • Capacidade do Tanque: Indica que o usuário pode informar a Capacidade do Tanque na Ordem de Serviço. Quando informada a Capacidade do Tanque deve ser maior que 0 (zero). Campo desabilitado quando para a Operação informada a configuração "Informar a Capacidade do Tanque" estiver definida como "Desabilitado". Campo habilitado quando para a Operação informada a configuração "Informar a Capacidade do Tanque" estiver definida como "Habilitado". Campo habilitado e obrigatório quando para a Operação informada a configuração "Informar a Capacidade do Tanque" estiver definida como "Obrigatório". Campo habilitado e obrigatório quando para a Operação informada a configuração "Informar a Capacidade do Tanque" estiver definida como "Obrigatório quando informar a Vazão Programada/ha" e a Vazão Programada/ha informada for maior que 0 (zero). (Tamanho do Campo: 6 inteiros com 4 decimais).


Demais Validações:

  • Não será permitido a alteração/exclusão/finalização de boletins já finalizados (casos em que um apontamento é finalizado pela tela de Finalização de Boletim enquanto o mesmo está aberto na tela de outro usuário).
  • Não será permitido a alteração da Operação se a Ordem de Serviço tem contrato associado (aba Contrato). A  Operação do detalhe do contrato deve ser a mesma Operação informada na Ordem de Serviço.

  • Não será permitido a inclusão/alteração/exclusão de detalhes de boletins já finalizados (casos em que um apontamento é finalizado pela tela de Finalização de Boletim enquanto o mesmo está aberto na tela de outro usuário).
  • Não é permitido alterar os campos Operação e Centro de Custo caso o parâmetro “Permite alterar Ordem de Serviço informada em Apontamentos” do Grupo de Parâmetros “Ordem de Serviço de Campo” estiver com o valor “Não” e existir apontamentos de Aplicação de Insumos, Atividades Manuais, Atividades Mecanizadas, Atividade de Produção, Apontamento Agrícola, Plantio, Tratamento de Semente ou Apontamento de Produção Rural utilizando a Ordem de Serviço de Campo.
  • Não será permitido a abertura de Ordens de Serviços em períodos em que as atividades agrícolas tenham sido encerradas para a Operação, Centro de Custo, Local de Produção e Faixa de Valores. Para identificar a Faixa de Valor em que a Ordem de Serviço se encontra é a partir da data de Previsão de Início comparando com a data de referência de acordo com a Operação da OS (Data de Emergência/Estimada de Emergência ou Data do Plantio/Estimada de Plantio). A partir dessa comparação, o sistema identifica qual a Faixa de Valores em que a OS se encontra, por exemplo, se a Faixa de Valores tiver os intervalos de -2 à 2, a Operação esteja configurada para utilizar a Data do Plantio como referência, a OS esteja sendo aberta com um [Talhão] com Data de Plantio em 05/01/2017, essa Ordem deve ser aberta entre 03/01 e 07/01. Caso esse agrupamento de informações (Operação, Centro de Custo, Local de Produção e Faixa de Valores identificada a partir das datas) tenha um encerramento das atividades agrícolas (em Apontamentos > Atividades e Recursos > Encerramento das Atividades Agrícolas) e a Previsão de Início esteja dentro do intervalo da Faixa de Valores, não será permitido a inclusão/alteração da Ordem de Serviço.
  • Não será permitido incluir/alterar Ordens de Serviços com Operação e Centro de Custo que possuam Faixa de Valores configurada se não existir nenhum intervalo configurado na Faixa de Valores que compreenda o Período de Previsão de início e fim da Ordem de Serviço de Campo.
  • A data de Previsão Início deve ser menor ou igual à data de Previsão Encerramento (quando informadas).
  • A data de Previsão Encerramento deve ser maior ou igual à data de Previsão Início (quando informadas).
  • Ao "Salvar" o registro, verifica a existência de restrições meteorológicas para execução da Operação de acordo com Condição do Tempo encontrada para o período previsto informado e Municípios das [Fazendas] pertencente aos Locais de Produção associados a Ordem de Serviço. Caso encontre, são emitidas as mensagens com as restrições para execução da Operação numa caixa de diálogo.
  • Ao “Salvar” a Ordem de Serviço de Campo, verifica se existe Local de Produção informado, caso exista, verifica se existe aplicação de insumo em “Apontamentos > Atividades e Recursos > Aplicação de Insumo” ou “Importação de Aplicação de Insumo” ou “Apontamentos > Plantio > Plantio” ou “Importação de Plantio” ou “Apontamento > Atividades e Recursos > Apontamento Agrícola” ou “Importação Apontamento Agrícola”, para os locais, caso exista, contar a quantidade de dias entre a abertura da ordem e a última aplicação de insumo e fazer a seguinte validação:

    • Comparar com a quantidade de dias “Carência para Reentrada” informada no cadastro de Insumo, caso seja menor ou igual, não permitir salvar e mostrar a mensagem pop-up “Restrição de reentrada no Local de Produção ([Fazenda], [Setor] e [Talhão]). Apontamento [Apontamento], boletim [numero] e insumo [código]”, caso não configurado “Utiliza [Setor]”, em “Administração > Configurações Locais de Produção”, mostrar a mensagem pop-up “Restrição de reentrada no Local de Produção ([Fazenda] e [Talhão]). Apontamento [Apontamento], boletim [numero] e insumo [código]”.  Onde [Apontamento] identifica se o apontamento é de Insumo ou Plantio ou Apontamento Agrícola e o [número] é o número do boletim e o [código] é o código do insumo.
  • Não será permitido excluir uma Ordem de Serviço que já tenha algum Insumo (que foi reservado no ERP) retirado. Validação ocorrerá somente se o parâmetro "Controle de Retirada de Insumos ERP" estiver habilitado.
  • Não será permitido a inclusão/alteração/exclusão de Ordens de Serviços em que os Insumos tenham sido encerrados para o Grupo de Insumo, Centro de Custo, Ano Agrícola e Período de Produção.
  • Quando o botão salvar for acionado o ERP será consultado para realizar o empenho dos insumos da ordem. Caso não seja possível empenhar os insumos necessários a ordem não será salva. A validação ocorrerá somente quando o parâmetro "Controle de Retirada de Insumos ERP" estiver habilitado.


Justificativa:

  • Botão "Justificar": Botão "Justificar" na tela de Ordem de Serviço de Campo. O botão somente ficará habilitado quando o Boletim estiver com inconformidade (a inconformidade somente será registrada no processamento do indicador).


Locais


Campos para Recuperar os Locais:

  • Fazenda: Neste campo o usuário deve informar a fazenda onde será executada a Ordem de Serviço que está sendo cadastrada.
  • Setor: Neste campo o usuário deve informar o [Setor] onde será executada a Ordem de Serviço que está sendo cadastrada e deve estar associado a [Fazenda]. Quando não configurado "Utiliza [Setor]" na Configuração do Local de Produção, o campo [Setor] fica invisível.


Demais Funcionalidades:

  • Quando informar a [Fazenda] o botão "Recuperar Locais" fica habilitado, caso contrário o botão "Recuperar Locais" fica desabilitado.
  • Quando informar a [Fazenda] e clicar no botão Recuperar Locais, será recuperado os setores e talhões disponíveis para executar atividade de campo e que estejam associados a [Fazenda], Período de Produção e Ano Agrícola.
  • Quando informar a [Fazenda] e o [Setor] e clicar no botão Recuperar Locais, será recuperado os talhões disponíveis para executar atividades de campo e que estejam associados a [Fazenda], [Setor], Período de Produção e Ano Agrícola.
  • Recuperar área disponível para o [Talhão].


Demais Validações:

  • Só recuperar os talhões que não estão na lista.
  • Só recuperar o talhão uma vez na lista associado a [Fazenda], [Setor], Período de Produção e Ano Agrícola.


Campos Obrigatórios:

  • Fazenda: neste campo o usuário deve informar a fazenda onde será executada a Ordem de Serviço que está sendo cadastrada.
  • Setor: neste campo o usuário deve informar o setor onde será executada a Ordem de Serviço que está sendo cadastrada. Quando não configurado "Utiliza [Setor]" na Configuração do Local de Produção, o campo [Setor] fica invisível.
  • Talhão: neste campo o usuário deve informar o talhão onde será executada a Ordem de Serviço que está sendo cadastrada.
  • Área: neste campo o usuário deve informar a área do talhão que será executada na Ordem de Serviço que está sendo cadastrada.


Demais Validações:

  • Não é permitido alterar, incluir ou excluir os Locais de Produção para Ordens de Serviço que foram utilizadas nos Rateios de Atividades Mecanizadas sem Produção e os apontamentos estejam em período que o custo esteja fechado.
  • Não é permitido excluir o Local de Produção da Ordem de Serviço que foi utilizado em algum apontamento realizado ou por importar (origens: Plantio, Aplicação de Insumos, Atividades Mecanizadas, Atividades Manuais, Atividade de Produção, Produção de Mão de Obra Rural ou Apontamento Agrícola). Se foi utilizado, emitir mensagem de erro "Não é permitido excluir Locais em Ordens de Serviço que já foram utilizadas em apontamentos!", caso contrário, será permitida a exclusão do Local de Produção da Ordem de Serviço.
  • Não é permitido alterar a área do Local de Produção na Ordem de Serviço para uma área "menor" que a soma da área informada nos apontamentos realizados e por importar (origens: Plantio, Aplicação de Insumos e Atividade de Produção, sendo que para esta, quando a unidade de medida da Operação for "hectare", de acordo com a unidade de medida configurada em Administração Geral > Configurações Gerais para o Grupo de Configuração: "Unidade de Medida"). Se a área alterada for "menor" que a soma da área apontada, emitir a mensagem de erro "Não é permitido alterar a área do Local de Produção na Ordem de Serviço para uma área "menor" que a soma da área utilizada nos apontamentos!", caso contrário, será permitida a alteração da área do Local de Produção na Ordem de Serviço.
  • Quando parâmetro estiver configurado “Controle de Retirada de Insumos ERP” em "Administração > Configurações Gerais" e Grupo de Configuração: “8 - Ordem de Serviço de Campo": Não é permitido alterar ou excluir os Locais de Produção para Ordens de Serviço em que suas Empresa/Filial tenham uma quantidade de Insumos retirada. Será permitido realizar a alteração, caso o Local de Produção substituto possua a mesma Empresa/Filial ou quando houver outros Locais com a mesma Empresa/Filial do qual está sendo substituido.

  • O usuário não poderá alterar um Local na Ordem de Serviço se este já estiver sendo utilizado em algum apontamento e o parâmetro "Permite Local de Produção diferente do informado na OS (S/N)" para este apontamento estiver configurado como "N".
  • Sempre que Salvar ou Excluir o Local de Produção o sistema irá verificar se há Componente com Insumo informado, se possuir o sistema irá recalcular as embalagens e quantidades sugeridas.
  • Não será permitido a abertura de Ordens de Serviços em períodos em que as atividades agrícolas tenham sido encerradas para a Operação, Centro de Custo, Local de Produção e Faixa de Valores. Para identificar a Faixa de Valor em que a Ordem de Serviço se encontra é a partir da data de Previsão de Início comparando com a data de referência de acordo com a Operação da OS (Data de Emergência/Estimada de Emergência ou Data do Plantio/Estimada de Plantio). A partir dessa comparação, o sistema identifica qual a Faixa de Valores em que a OS se encontra, por exemplo, se a Faixa de Valores tiver os intervalos de -2 à 2, a Operação esteja configurada para utilizar a Data do Plantio como referência, a OS esteja sendo aberta com um [Talhão] com Data de Plantio em 05/01/2017, essa Ordem deve ser aberta entre 03/01 e 07/01. Caso esse agrupamento de informações (Operação, Centro de Custo, Local de Produção e Faixa de Valores identificada a partir das datas) tenha um encerramento das atividades agrícolas (em Apontamentos > Atividades e Recursos > Encerramento das Atividades Agrícolas) e a Previsão de Início esteja dentro do intervalo da Faixa de Valores, não será permitido a inclusão/alteração da Ordem de Serviço.
  • Ao "Salvar" o registro, verifica a existência de restrições meteorológicas para execução da Operação de acordo Condição do Tempo encontrada para o período previsto informado e Município da [Fazenda] pertencente ao Local de Produção. Caso encontre, são emitidas as mensagens com as restrições para execução da Operação numa caixa de diálogo.
  • Ao “Salvar” a Ordem de Serviço de Campo, efetuar as seguintes validações:

    • Verifica se existe Local de Produção informado, caso exista, verifica se existe aplicação de insumo em “Apontamentos > Atividades e Recursos > Aplicação de Insumo” ou “Importação de Aplicação de Insumo” ou “Apontamentos > Plantio > Plantio” ou “Importação de Plantio” ou “Apontamento > Atividades e Recursos > Apontamento Agrícola” ou “Importação Apontamento Agrícola”, para os locais, caso exista, contar a quantidade de dias entre a abertura da ordem e a última aplicação de insumo e fazer a seguinte validação:
      • Comparar com a quantidade de dias “Carência para Reentrada” informada no cadastro de Insumo, caso seja menor ou igual, não permitir salvar e mostrar a mensagem pop-up “Restrição de reentrada no Local de Produção ([Fazenda], [Setor] e [Talhão]). Apontamento [Apontamento], boletim [numero] e insumo [código]”, caso não configurado “Utiliza [Setor]”, caso não configurado “Utiliza [Setor]”, em “Administração > Configurações Locais de Produção”, mostrar a mensagem pop-up “Restrição de reentrada no Local de Produção ([Fazenda] e [Talhão]). Apontamento [Apontamento], boletim [numero] e insumo [código]”, caso não configurado “Utiliza [Setor]”. Onde o [Apontamento], identifica se o apontamento é de Insumo ou Plantio ou Apontamento Agrícola e o [número] é o número do boletim e o [código] é o código do insumo.
    • Verificar se existe Insumo informado na guia “Recurso”, caso exista, verificar se existe cultura/ocupação configurado para o insumo, caso exista, verificar se a cultura/ocupação do Período de Produção esta configurada para o Insumo, caso não seja, não permitir salvar e mostrar a mensagem pop-up “Cultura/Ocupação do Local de Produção não configurada para o Insumo”.


Demais Funcionalidades:

  • Marcar/Desmarcar do cabeçalho: Quando marcado, todas as linhas da grid serão marcadas, caso contrário todas as linhas da grid serão desmarcadas.
  • Marcar/Desmarcar da grid: Quando marcado, indica que a linha será marcada na grid, caso contrário a linha será desmarcada da grid.
  • Ao "Salvar", todas as linhas marcadas serão salvas na grid, caso contrário as linhas serão removidas da grid.
  • Ao "Cancelar" todas as informações não salvas serão desconsideradas na grid.


Recursos


Campos Obrigatórios:

  • Componente: neste campo o usuário deve informar o componente que será utilizado durante a execução da Ordem de Serviço.
  • Quantidade do Componente: neste campo o usuário deve informar a quantidade do componente que irá utilizar na Ordem de Serviço que está sendo cadastrada. A quantidade representa a quantidade por Quantidade de Produção.
  • % de Utilização: neste campo o usuário deve informar o percentual de utilização do componente que está sendo utilizado.
  • Quantidade de Produção: neste campo o usuário deve informar a quantidade de produção em relação à quantidade de componente.

Campo Obrigatório Condicional:

  • Insumo: O usuário deve informar o código do Insumo, que deve estar previamente cadastrado e quando parâmetro estiver configurado “Controle de Retirada de Insumos ERP” em "Administração > Configurações Gerais" e Grupo de Configuração: “8 - Ordem de Serviço de Campo" não será obrigatório informar o componente, caso contrário será obrigatório informar o componente. Campo desabilitado quando o Componente não for do tipo Insumo.
  • Unidade Medida: Unidade de Medida relacionada ao Insumo. Campo desabilitado.

Demais Funcionalidades:

  • Quando o parâmetro "Controle de Retirada de Insumos ERP" do grupo "Ordem de Serviço de Campo" estiver habilitado e o parâmetro "Retirada de Insumos (I/F)" do grupo "EAI" estiver configurado para controlar a retirada por insumo "I". Será exibido na grid o campo "Quantidade Retirada", este campo é apenas informativo e será atualizado pela integração quando houver uma retirada do produto no ERP.

Demais Validações:

  • Quando parâmetro estiver configurado “Controle de Retirada de Insumos ERP” em "Administração > Configurações Gerais" e Grupo de Configuração: “8 - Ordem de Serviço de Campo": Não é permitido alterar ou excluir Insumos para Ordens de Serviço que tenham uma quantidade retirada.
  • Ao Salvar recurso com Insumo informado o sistema irá gerar as Embalagens sugeridas a serem retiradas para o mesmo. Serão geradas Embalagens sugeridas somente se o Insumo possuir Embalagens associadas. As embalagens e quantidades sugeridas a serem retiradas serão visando otimizar a retirada com o menor número de embalagens possível (arredondando para cima a quantidade a ser retirada de acordo com as capacidades das embalagens).
  • Ao “Salvar” o Recurso para a Ordem de Serviço de Campo, verificar se existe Local de Produção informado, caso exista, verificar se existe cultura/ocupação configurado para o insumo, caso exista, verificar se a cultura/ocupação do Período de Produção esta configurada para o Insumo, caso não seja, não permitir salvar e mostrar a mensagem pop-up “Cultura/Ocupação do Local de Produção não configurada para o Insumo”.

  • Ao “Salvar” o Recurso para a Ordem de Serviço de Campo, verificar se os Insumos informados estão encerrados para o Grupo de Insumo, Centro de Custo, Ano Agrícola e Período de Produção. Caso estejam encerrados não será permitido a inclusão/alteração/exclusão de Ordens de Serviços de Campo.
  • Não é permitido remover um Componente / Insumo que tenha quantidade retirada maior que 0 (zero).

Exemplo:

  • Quantidade a ser consumida: 43,5 litros
  • Embalagens para o Insumo: 20 litros e 5 litros
  • Embalagens sugeridas para retirada: duas de 20 litros e uma de 5 litros.
  • Sempre que Salvar o componente com Insumo informado o sistema irá recalcular a embalagens e quantidades sugeridas.
  • Ao excluir componente com Insumo informado, o sistema irá excluir automaticamente as Embalagens sugeridas para o mesmo.
  • Ao editar componente com Insumo informado, e o Insumo ser Alterado/Excluído o sistema irá excluir automaticamente as Embalagens sugeridas para o Insumo que estava registrado.


Exemplos:
Exemplo 1:
Utilização de Glifosato A com a dose de 2 litros por hectare em 80% do talhão e Glifosato B com 3 litros por hectare em 20% do talhão. Talhão com 10 hectares.

Produto

Qtde. Componente

Utilização (%)

Qtde. Produção

Qtde. Total do Componente

Glifosato A

2

80

1

(2 * 1) * 10 * 0.8 = 16

Glifosato B

3

20

1

(3 * 1)* 10 * 0.2 = 6


Exemplo 2:
Utilização de Glifosato A com a dose de 2 litros por hectare em 100% de utilização. 1Talhão com 10 hectares e 1 talhão com 5 hectares.

Produto

Qtde. Componente

Utilização (%)

Qtde. Produção

Qtde. Total do Componente

Glifosato A

2

100

1

(2 * 1) * 15 * 1 = 30


Exemplo 3:
Utilização de Mão de Obra para poda manual, com o rendimento de8 horas por 10 hectares.

Produto

Qtde. Componente

Utilização (%)

Qtde. Produção

Mão de obra

8

100

10


Demais Funcionalidades:

Quando parâmetro estiver configurado “Controle de Retirada de Insumos ERP” em "Administração > Configurações Gerais" e Grupo de Configuração: “8 - Ordem de Serviço de Campo":

  • Campo componente passa a não ser obrigatório para a busca dos insumos.
  • Quando clicar na lupa para pesquisa do insumo o usuário poderá refinar o filtro para recuperar o saldo (Código, Código ERP, Descrição, Principio Ativo, Grupo de Insumo, Unidade de Medida, Semente/Muda, Classificação Toxicológica), caso não informe nenhum filtro no refinamento serão recuperados os saldos de todos os insumos do tipo IA (Insumos Agrícolas), caso informe o componente será recuperado todos os insumos que estão associados ao componente e o saldo, se o parâmetro não estiver configurado recuperar apenas os insumos associados ao componente.
  • Quando chamar o Web Service do Protheus será recuperado o saldo do produto para todas as empresas e filiais (dos talhões) disponíveis para a unidade administrativa corrente. O PimsConnector irá devolver o saldo do produto por empresa e filial, porém na pop-up de filtro deverá mostrar o saldo e possibilidade de verificar o saldo por empresa e filial. Serão enviados para o Web Service do Pimsconnector os filtros da empresa e filial da unidade administrativa corrente e o insumo.
  • Quando chamar o Web Service do PIMSConnector passar como filtro obrigatórios:
    • Empresa: será passada uma lista de empresas. A empresa será recuperada do [Talhão] Físico ou [Fazenda].
    • Filial: será recuperada do [Talhão] Físico ou [Fazenda].
    • Insumo:  serão recuperados os insumos disponíveis para o componente.

Embalagens


Objetivo:Informar as Embalagens e Quantidades sugeridas a serem retiradas para cada Insumo.
Campos Obrigatórios:

  • Embalagem: Embalagem do insumo. Não é permitido possuir a mesma Embalagem mais de uma vez para o mesmo Insumo. A Embalagem deve ser estar previamente cadastrada.
  • Quantidade: Quantidade do Insumo na Embalagem informada. A quantidade deve ser maior que 0 (zero). Não é permitido possuir mais de uma embalagem com a mesma quantidade para o mesmo Insumo. (tamanho do campo: 7 inteiros com 4 decimais)


Demais Campos:

  • Unidade: Descrição da Unidade de Medida relacionada ao Insumo. Campo desabilitado.


Contrato


Campos Obrigatórios:

  • Contrato: neste campo o usuário deve informar o código do contrato correspondente a Ordem de Serviço. O contrato deve estar previamente cadastrado e com operação do detalhe do contrato igual a operação informada na Ordem de Serviço. (Tamanho do campo: 10 inteiros).
  • Detalhe Contrato: neste campo o usuário deve informar o código do detalhe do contrato. A operação do detalhe do contrato deve ser igual a operação informada na Ordem de Serviço. (Tamanho do campo: 16 caracteres).


Demais Validações:

  • Não poderá ser alterado/excluído um detalhe de Contrato que já tenha sido captado pelo Processamento de Pagamento de Serviços. Para manipular um detalhe de Contrato deverá ser realizada a regressão do Processamento de Pagamento de Serviços.

Alvos


Campos Obrigatórios:

  • Fitossanidade: Fitossanidade alvo na Ordem de Serviço de Campo. A fitossanidade deve estar previamente cadastrada, estar associada à Cultura/Ocupação do Período de Produção informado e configurada como "Aponta Inspeção". Não é permitido possuir mais de um registro para a mesma Fitossanidade na mesma Ordem de Serviço. (Tamanho do campo: 10 inteiros).
  • Alvo Principal: Quando marcado indica que a fitossanidade é alvo principal.


Demais Validações:

  • Permitir marcar uma única fitossanidade como alvo principal para a Ordem de Serviço de Campo.


Pacote de Recursos


 

Objetivo: Consultar os Pacotes de Recursos do Planejamento Estratégico Agrícola oficializados para o centro de custo, local de produção e operação. 


Demais campos:

  • Fazenda: Recupera o Código e Descrição da Fazenda.
  • Setor: Recupera o Código e Descrição do Setor.
  • Talhão: Recupera o Código do Talhão.
  • Componente: Recupera o Código e Descrição do Componente.
  • Estádio: Recupera o Código e Decrição do Estádio.
  • Data Prevista Execução: Recupera a Data prevista para a execução.
  • Consumo: Recupera a quantidade consumida do Produto.
  • % Utilização: Recupera o percentual de utilização do Produto.
  • Dias de Referência: Recupera a quantidade de dias de referência.


Dados para Reserva

Objetivo: Tem como objetivo verificar as quantidades requisitadas a utilizar no empenho.


Essa guia será habilitada quando parâmetro estiver configurado “Controle de Retirada de Insumos ERP” em "Administração > Configurações Gerais" e Grupo de Configuração: “8 - Ordem de Serviço de Campo":

Demais campos:

  • Empresa: A empresa será recuperada do [Talhão] Físico ou [Fazenda];
  • Filial: A filial será recuperada do [Talhão] Físico ou [Fazenda];
  • Insumo: Serão recuperados os insumos disponíveis para o componente;
  • Depósito: Será recuperado depósito padrão para a empresa e filial;
  • Quantidade: Quantidade prevista para utilização do recurso; 
  • Quantidade Retirada:Quantidade retirada do recurso .

Demais Funcionalidades:

  • Quando o parâmetro "Controle de Retirada de Insumos ERP" do grupo "Ordem de Serviço de Campo" estiver habilitado e o parâmetro "Retirada de Insumos (I/F)" do grupo "EAI" estiver configurado para controlar a retirada por empresa/filial "F". Será exibido na grid o campo "Quantidade Retirada", este campo é apenas informativo e será atualizado pela integração quando houver uma retirada do produto no ERP.


Relatório: 




Campos (cabeçalho):

  • Vazão Programada/ha: Vazão Programada/ha informada na Ordem de Serviço.
  • Capacidade do Tanque: Capacidade do Tanque informada na Ordem de Serviço.
  • Número de Tanques: Área Total (Ha) / (Capacidade do Tanque / Vazão Programada/Ha). Campo calculado quando a Vazão Programada/ha e Capacidade do Tanque informadas.


Campos Recursos (detalhe):

  • Insumo por Tanque: Quantidade Componente * (Capacidade do Tanque / Vazão Programada/HA). Campo calculado quando o Componente, Capacidade do Tanque e Vazão Programada/HA informados.  


Campos Alvos (detalhe):

  • Alvo: Código e descrição da fitossanidade alvo informada na Ordem de Serviço.
  • Alvo Principal: Identificação da fitossanidade definida como alvo principal.


Campos (rodapé):

  • Imprimir no rodapé a descrição (Supervisor / Responsável Técnico e a linha para Assinatura).
  • Quando configurado "Imprimir no rodapé informações sobre a execução da Ordem de Serviço" em "Administração > Configurações Gerais" e Grupo de Configuração "Ordem de Serviço de Campo", imprimir no rodapé as informações referentes a execução da ordem de serviço (EXECUÇÃO, Data Início, Data Fim, Coordenador e linha para assinatura), caso contrário não imprimir a as informações referente a execução da ordem de serviço (EXECUÇÃO, Data Início, Data Fim, Coordenador e linha para assinatura).


Requisição para Retirada de Insumos Agrícolas


Objetivo: Impressão de Requisição de Insumos da Ordem de Serviço de Campo de acordo com as Embalagens informadas.
Somente será impressa a Requisição se a Ordem de Serviço possuir Locais e Insumos (não simplesmente o Componente) informados.
Há configuração em "Administração > Configurações Gerais" para o Grupo de Configuração "8-Ordem de Serviço de Campo" para configurar que seja informado Insumo na Ordem de Serviço quando o Componente é do tipo Insumo. Se o Componente possuir somente um Insumo associado, o sistema já o carrega automaticamente.
Campos Obrigatórios:

  • Ordem de Serviço: Número da Ordem de Serviço de Campo.
  • Equipe: Nome da Equipe informada na Ordem de Serviço (se informada).
  • Período de Produção: Descrição do Período de Produção informado na Ordem de Serviço.
  • Operação: Código e Descrição da Operação informada na Ordem de Serviço.
  • Data: Data de Abertura da Ordem de Serviço.
  • Código: Código do Insumo informado na Ordem de Serviço.
  • Descrição Insumo: Descrição do Insumo informado na Ordem de Serviço.
  • Código ERP: Código ERP do Insumo informado na Ordem de Serviço.
  • Unidade de Medida: Código da Unidade de Medida relacionada ao Insumo.
  • Quantidade a ser Consumida: Quantidade do Insumo a ser consumida (Quantidade do Componente * % de Utilização * Quantidade Produção * (soma das áreas dos talhões)). Se o Insumo possuir mais de uma Embalagem a ser Retirada, a Quantidade a ser Consumida será (Capacidade da Embalagem * Quantidade de Embalagens) até completar a Quantidade Total a ser Consumida.


Exemplo:

  • Quantidade a ser consumida: 43,5 litros
  • Embalagens para o Insumo: 20 litros e 5 litros
  • Embalagens sugeridas para retirada: duas de 20 litros e uma de 5 litros.


  • Capacidade da Embalagem: Capacidade da Embalagem sugerida a ser retirada. Esse campo somente será impresso se as Embalagens forem informadas na guia "Embalagens".
  • Quantidade de Embalagens: Quantidade de Embalagens sugeridas para retirada. Esse campo somente será impresso se as Embalagens forem informadas na guia "Embalagens".
  • Quantidade a ser Retirada: Quantidade de Insumos a ser retirada. Quantidade a ser retirada a qual é informada na guia "Embalagens". Se não for informada Embalagem para o Insumo, a Quantidade a ser Retirada será igual à Quantidade a ser Consumida.
  • Previsão de Sobra: Previsão de Sobra de Insumo de acordo com a quantidade a ser retirada e a quantidade a ser consumida (Quantidade a ser retirada – Quantidade a ser Consumida).
  • Total Embalagens: Quantidade Total de Embalagens.
  • Fazenda: Descrição da Fazenda informada na Ordem de Serviço
  • Setor: Descrição do Setor informado na Ordem de Serviço. Quando não configurado "Utiliza [Setor]" na Configuração do Local de Produção, o campo [Setor] fica invisível.
  • Talhão: Código do Talhão informado na Ordem de Serviço.
  • Área: Área do Talhão informada na Ordem de Serviço.
  • Total: Somatória das Áreas dos Talhões informados na Ordem de Serviço.
  • Solicitante: Espaço reservado para visto do solicitante.
  • Almoxarife: Espaço reservado para visto do almoxarife.
  • Autorização: Espaço reservado para visto do responsável pela autorização de retirada dos insumos.
  • Retirado por: Espaço reservado para visto de quem está retirando os insumos.


Previsão do Tempo.


Objetivo: Impressão da previsão do tempo de acordo com a configuração geral de Ordem de Serviço de Campo "Imprimir Previsão do Tempo".
De acordo com configuração geral de Ordem de Serviço de Campo "Imprimir Previsão do Tempo", poderá ser impresso o resultado ponderado das fontes de previsão do tempo registrado no período previsto para do Ponto de Previsão do Tempo relacionado ao Município da [Fazenda] ao qual pertence o Local de Produção onde a operação será executada. Somente será possível "Imprimir Previsão do Tempo" para as "Fontes de Previsão do Tempo" configuradas com o "Tipo de Previsão" para ''Mês''.

Campos:

  • Dia: Dia da Previsão do Tempo. Campo utilizado para agrupamento e ordenação do relatório.
  • Condição do Tempo: Ícone e descrição da Condição do Tempo. O ícone de "Alerta" é impresso quando a Condição do Tempo está configurada como alerta para a Operação. 
  • Elemento: Ícone e descrição do Elemento Climático/Meteorológico da Previsão do Tempo. Campo utilizado para agrupamento e ordenação dentro do Dia e Condição do Tempo do relatório.
  • Valor: Valor da Previsão do Tempo e código da Unidade de Medida do Elemento Climático/Meteorológico.
  • Classificação: Descrição da Classificação de acordo com o Valor da Previsão do Tempo do Elemento Climático/Meteorológico.
  • Recomendação: Descrição da recomendação de acordo com a Classificação do Elemento Climático/Meteorológico.


Importação de Ordem de Serviço de Campo
Ao clicar em Importar Dados, o usuário será redirecionado para tela de importação.

  • Validar: Valida as Ordens de Serviços filtradas, definindo sua Situação como Válida ou Inválida. As validações são as mesmas aplicadas na tela de Ordem de Serviço de Campo.
  • Importar: Valida e importa as Ordens de Serviços filtradas. Ao ser importada, a Ordem de Serviço não constará mais na lista de Ordens a serem importadas, e poderá ser consultada na tela de Ordem de Serviço de Campo.


Demais Validações:

  • Na validação de importação de Ordem de Serviço de Campo não é validada a operação com a previsão do tempo pelos motivos:
    • A validação para execução da operação de acordo com a previsão do tempo é realizada no próprio dispositivo móvel.
    • A Ordem de Serviço de Campo pode já ter sido utilizada no dispositivo móvel e seus apontamentos ainda não terem sido sincronizados.
    • A previsão do tempo pode ter sido alterada após a abertura da Ordem de Serviço de Campo no dispositivo móvel.
  • Ao Importar a Ordem de Serviço de Campo, o saldo do Insumo será validado e retornado pelo ERP, caso possuir saldo, é permitido realizar a abertura da Ordem de Serviço e a reserva do Insumo. A validação ocorrerá somente quando o parâmetro "Controle de Retirada de Insumos ERP" estiver habilitado.
  • Ao “Importar” ou “Validar” a Ordem de Serviço de Campo verifica se existe Local de Produção informado, caso exista, verifica se existe aplicação de insumo em “Apontamentos > Atividades e Recursos > Aplicação de Insumo” ou “Importação de Aplicação de Insumo” ou “Apontamentos > Plantio > Plantio” ou “Importação de Plantio” ou “Apontamento > Atividades e Recursos > Apontamento Agrícola” ou “Importação Apontamento Agrícola”, para os locais, caso exista, contar a quantidade de dias entre a abertura da ordem e a última aplicação de insumo e fazer a seguinte validação:
    • Comparar com a quantidade de dias “Carência para Reentrada” informada no cadastro de Insumo, caso seja menor ou igual, não permitir validar ou importar e gerar a ocorrência “Restrição de reentrada no Local de Produção ([Fazenda], [Setor] e [Talhão]). Apontamento [Apontamento], boletim [número]”, caso não configurado “Utiliza [Setor]”, caso não configurado “Utiliza [Setor]”, em “Administração > Configurações Locais de Produção”, gerar a ocorrência “Restrição de reentrada no Local de Produção ([Fazenda] e [Talhão]). Apontamento [Apontamento], boletim [número]”, caso não configurado “Utiliza [Setor]”. Onde [Apontamento] identifica se o apontamento é de Insumo ou Plantio ou Apontamento Agrícola e o [número] é o número do boletim.
  • Ao “Salvar” a Ordem de Serviço de Campo verifica se existe Local de Produção informado, caso exista, verifica se existe aplicação de insumo em “Apontamentos > Atividades e Recursos > Aplicação de Insumo” ou “Importação de Aplicação de Insumo” ou “Apontamentos > Plantio > Plantio” ou “Importação de Plantio” ou “Apontamento > Atividades e Recursos > Apontamento Agrícola” ou “Importação Apontamento Agrícola”, para os locais, caso exista, contar a quantidade de dias entre a abertura da ordem e a última aplicação de insumo e fazer a seguinte validação:
    • Comparar com a quantidade de dias “Carência para Reentrada” informada no cadastro de Insumo, caso seja menor ou igual, não permitir salvar e gerar mensagem pop-up “Restrição de reentrada no Local de Produção ([Fazenda], [Setor] e [Talhão]). Apontamento [Apontamento], boletim [número] e insumo [código]”, caso não configurado “Utiliza [Setor]”, caso não configurado “Utiliza [Setor]”, em “Administração > Configurações > Locais de Produção”, gerar a mensagem pop-up “Restrição de reentrada no Local de Produção ([Fazenda] e [Talhão]). Apontamento [Apontamento], boletim [número] e insumo [código]”, caso não configurado “Utiliza [Setor]”. Onde o [Apontamento] identifica se o apontamento é de Insumo ou Plantio ou Apontamento Agrícola, o [número] é o número do boletim e o [código] é código do insumo.
  • Na validação da importação da Ordem de Serviço de Campo quando o parâmetro "Controle de Retirada de Insumos ERP" em "Administração > Configurações Gerais" para o Grupo de Configuração "8-Ordem de Serviço de Campo" -  Controle de Retirada de Insumos ERP, estiver ativo será validado se o produto possui saldo, caso contrário não será validado se o produto possui saldo.


Local de Produção

  • Ao “Salvar” a Ordem de Serviço de Campo, verifica se existe Local de Produção informado, caso exista, verifica se existe aplicação de insumo em “Apontamentos > Atividades e Recursos > Aplicação de Insumo” ou “Importação de Aplicação de Insumo” ou “Apontamentos > Plantio > Plantio” ou “Importação de Plantio” ou “Apontamento > Atividades e Recursos > Apontamento Agrícola” ou “Importação Apontamento Agrícola”, para os locais, caso exista, contar a quantidade de dias entre a abertura da ordem e a última aplicação de insumo e fazer a seguinte validação:
    • Comparar com a quantidade de dias “Carência para Reentrada” informada no cadastro de Insumo, caso seja menor ou igual, não permitir salvar e mostrar a mensagem pop-up “Restrição de reentrada no Local de Produção ([Fazenda], [Setor] e [Talhão]). Apontamento [Apontamento], boletim [número] e insumo [código]”, caso não configurado “Utiliza [Setor]”, caso não configurado “Utiliza [Setor]”, em “Administração > Configurações Locais de Produção”, mostrar a mensagem pop-up “Restrição de reentrada no Local de Produção ([Fazenda] e [Talhão]). Apontamento [Apontamento], boletim [número] e insumo [código]”, caso não configurado “Utiliza [Setor]”. Onde [Apontamento] identifica se o apontamento é de Insumo ou Plantio ou Apontamento Agrícola, o [número] é o número do boletim e o [código] é código do insumo.

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