Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

Ficha de Extração - Controladoria - Contabilidade

Área:Controladoria
Assunto:Contabilidade
Programa Extrator:ems5_bi_hl9.r
Programa de Parâmetros:bfp001ab.r
Tabela Destino:HL9
Versões ERP Suportadas:EMS 5.06 (integrado ao EMS 2.06b) / Datasul 11

 

Regra Principal de Extração: Extrai totais de créditos e débitos das contas contábeis para o cenário contábil informado nos parâmetros.

 

ParâmetroDescrição

MTZEMS2

Matriz de Tradução EMS 2*

TIPOCOTAC

Tipo de Cotação da Moeda*

DATACOTAC

Data Referência de Cotação*

CENARIOCTB

Cenário Contábil - Informe o código do cenário contábil para a extração dos registros. Caso não seja informado será utilizado o primeiro cenário ativo.

*Os detalhes dos parâmetros globais estão definidos na ficha principal.

Conferência das Informações

Informações

Importante:
Este assunto tem como pré-requisito, o cadastro de Estruturas de Contas que é definido pelo programa Estrutura Conta Contábil (prgint/utb/utb080ya). Esta função tem a finalidade de criar relacionamentos entre contas contábeis determinando assim interdependência. Sem este cadastro definido, não será possível montar a estrutura das contas contábeis.


No módulo Financeiro, a informação de filtro de moeda é feita por meio da seleção de finalidade econômica, no entanto, o BI tem apenas a informação de Moeda e não de finalidade econômica. Essa relação deve ser respeitada juntamente com a tradução dos códigos de moedas para o EMS 2 durante a validação.


Somente os usuários com permissão de acesso a todos os estabelecimentos podem ter uma visão geral da empresa, por isso a conferência deve ser feita com um usuário com nível de acesso adequado.

Medidas:

As medidas Vl Movimento Contábil Real, Vl Crédito Real, Vl Débito Real, Vl Saldo Inicial Real, Vl Saldo Final Real e Vl Apuração Resultado são validadas com o mesmo relatório de Balancete (fgl307ab), conforme os parâmetros abaixo:

Relatório Base

Deve-se utilizar o Balancete de Verificação (fgl307ab).

Informações
Importante:
Para a emissão do relatório Balancete de Verificação, deverá haver vinculação das finalidades econômicas aos cenários vinculados as empresas. Este poderá ser implementado via Função Manutenção Cenários Contábeis. Caso o campo “Usa Segurança Estab Consultas/Relatórios” apresentado na Função “Parâmetros Gerais da Contabilidade” estiver assinalado, o usuário somente pode visualizar os dados dos estabelecimentos aos quais estiver relacionado.

Os filtros aplicados no relatório podem refletir para as seguintes dimensões:
Estabelecimento, Unidade de Negócio, Plano de Contas e Conta Contábil.

Parâmetros no Relatório:

Na tela principal:
Campo Parâmetros: informe os parâmetros para filtrar o cenário contábil e período de validação.
Campo Parâmetros: botão Mais.
Selecione a opção “Considera Apuração de Resultado”.

Vl Saldo Inicial Real (HL9_VSDINI): indica o saldo inicial contábil do período. Validar essa medida com o valor da coluna “Saldo Inicial” apresentada no relatório do balancete de verificação.

Vl Débito Real (HL9_VDREAL): indica o valor do movimento a debito no período. Validar essa medida com o valor da coluna “Débito” apresentada no relatório do balancete de verificação.

Vl Crédito Real (HL9_VCREAL): indica o valor do movimento a crédito no período. Validar essa medida com o valor da coluna “Crédito” apresentada no relatório do balancete de verificação.

Vl Saldo Final Real (HL9_VSDFIN): indica o saldo final contábil do período. Validar essa medida com o valor da coluna “Saldo Final” apresentada no relatório do balancete de verificação.

Vl Movimento Contábil Real (HL9_VCTBRL): indica o valor que foi realizado no período; o valor do movimento contábil. Validar essa medida com a diferença dos valores da coluna “Crédito” com a coluna “Débito” apresentada no relatório do balancete de verificação.

Vl Apuração Resultado (HL9_VAPURA): indica o valor contábil referente à apuração de resultado. Para validar essa medida, execute novamente o relatório do balancete de verificação, no entanto, desmarque a opção “Considera Apuração de Resultado”. Essa medida será a diferença entre o valor da medida “Vl Crédito Real” já validada anteriormente e o valor apresentado na coluna “Crédito” do relatório. Caso o lançamento validado seja de débito, a validação deve ser feita com a diferença entre a coluna “Débito” do relatório e a medida “Vl Débito Real” já validada anteriormente.