Páginas filhas
  • Guia de instalação e configuração - TAF (TOTVS Automação Fiscal) e TSS (TOTVS Service SOA)

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Índice


       

Índice
exclude.*ndice:


Objetivo


       O objetivo deste documento é auxiliar os clientes da linha RM na instalação, configuração e atualização do TAF - TOTVS Automação Fiscal e TSS. 

Introdução


      

       "O TAF - TOTVS Automação Fiscal é a nova plataforma da TOTVS especializada na consolidação dos movimentos fiscais de forma + compacta para atender as obrigações acessórias impostas pelo Governo, e tem como objetivo suportar o processo tributário permeando as Obrigações Principais e Acessórias pelas Demonstrações, Apurações e Cálculos de Tributos. 

       Trata-se de uma plataforma segregada com controles próprios e funcionalidades importantes para conferir as informações e agilizar entregas, reduzindo complexidades, removendo e unificando a carga de manutenção das informações, além de possuir um repositório segregado para histórico das movimentações declaradas."

Pré-requisitos



Deck of Cards
idPré-requisitos
Card
labelBanco de dados

Para que a instalação do TOTVS Automação Fiscal seja executada com sucesso, é imprescindível que o ambiente de instalação já possua um banco de dados instalado, conforme premissas abaixo:

  • Plataformas homologadas:
    • Para o TAF temos somente os SGBDs DB2, Informix, MS SQL Server e Oracle. Para mais detalhes, acesse <<aqui>> e veja as informações dos SGBDs mencionados. Importante verificar e parametrizar o Collation correto.
    • Caso já tenha disponível e pronto para uso uma instalação do sistema de banco de dados com os pré-requisitos acima (Sgbd e Collation), pode-se utilizar esta mesma instalação para a base de dados do TAF utilizando um database diferente (específico do TAF);
      • Caso já possua algum produto Protheus, pode-se utilizar o mesmo database do ERP.
    • Para o TSS temos somente os SGBDs DB2, Informix, MS SQL Server, My SQL e Oracle.
  • Segurança: É necessário que a autenticação de acesso ao banco de dados seja através de uma senha do SGBD ou uma autenticação mista, ou seja, através de uma senha do SGBD ou do SO. A autenticação automática pelo SO impede a inicialização do serviço.
Card
labelJava

Para o correto funcionamento do instalador completo, é necessário que o Java 32 Bits esteja instalado na máquina.

O download pode ser realizado diretamente clicando <<aqui>>. Será efetuado o download da última versão 32 bits que estiver disponível.

Caso queira realizar o download manual, veja abaixo qual arquivo deverá ser baixado:



Criação de Base de dados



Antes de qualquer processo de instalação deverão ser criadas duas bases vazias, uma com o nome de TAF e a outra de TSS:

TAF e TSS utilizando SQL Server



Deck of Cards
idBase de Dados
Card
label1º Passo

Acesse o SQL Management Studio, clique com o botão direito do mouse sobre “Bancos de Dados” (Databases) e em seguida em “Novo banco de dados” (New Database).


Card
label2º Passo

Digite o nome da base a ser criada para integração com o TAF:


Card
label3º Passo

Em seguida acesse o menu “Opções” para realizar a alteração do “collation” (Agrupamento).

Obs: O collation a ser utilizado na criação da base de dados é o Latin1_General_BIN e o modo de compatibilidade é o 2008 (100).

Card
label4º Passo

Após a criação da base de dados, execute o script abaixo para criar o usuário padrão:

IF NOT EXISTS(SELECT * FROM MASTER.DBO.SYSLOGINS WHERE NAME = 'esocial')
BEGIN
CREATE LOGIN esocial WITH PASSWORD = 'esocial',CHECK_POLICY=OFF
END
ALTER AUTHORIZATION ON database::TAF TO [esocial];

Card
label5º Passo

Novamente clique com o botão direito do mouse sobre “Bancos de Dados” (Databases) e em seguida em “Novo banco de dados” (New Database).

Card
label6º Passo

Digite o nome da base que será utilizada para integração com o TSS:

Card
label7º Passo

Em seguida acesse o menu “Opções” para realizar a alteração do “collation” (Agrupamento).

Obs: O collation a ser utilizado na criação da base de dados é o Latin1_General_BIN e o modo de compatibilidade é o 2008 (100).

Card
label8º Passo

Após a criação da base de dados, execute o script abaixo para criar o usuário padrão:

IF NOT EXISTS(SELECT * FROM MASTER.DBO.SYSLOGINS WHERE NAME = 'esocial')
BEGIN
CREATE LOGIN esocial WITH PASSWORD = 'esocial',CHECK_POLICY=OFF
END
ALTER AUTHORIZATION ON database::TAF TO [esocial];


Criação do ODBC (Somente para base de dados SQL)


Criação e configuração ODBC - TAF e TSS

Deck of Cards
idCriação e configuração ODBC - TAF
Card
label1º Passo

É necessário que o ODBC seja criado em 32 bits, então execute o comando “%WinDir%\SysWoW64\odbcad32.exe” - para TOTVS | DBAccess 32 bits em sistemas operacionais 64 bits.

 

Card
label2º Passo

Após executar o comando, o Windows abre o “Administrador de Fonte de dados ODBC”.

Crie a fonte de dados acessando a aba “Fonte de dados do sistema” e clicando em “Adicionar”:

Card
label3º Passo

Selecione o driver “SQL Server”:

Card
label4º Passo

Informe o nome da nova fonte de dados (por padrão utilizamos o nome TAF) e o nome do servidor onde a base de dados foi criada e clique em “Avançar”:

Card
label5º Passo

Na tela seguinte, informe o usuário e senha de banco de dados que serão utilizados para realizar a conexão. Por padrão, o script criará o usuário “esocial” com a senha “esocial”. Preencha as informações e clique em “Avançar”:

Card
label6º Passo

Na opção “Alterar o banco de dados padrão para”, selecione a base de dados criada para o TAF e marque as opções “Usar identificadores ANSI entre aspas” e “Usar nulos, preenchimentos e avisos ANSI” e clique em “Avançar”:


TAF e TSS utilizando Oracle



Deck of Cards
idOracle
Card
label1º Passo

Abra o assistente de configuração do Banco de dados e selecine a opção “Criar Banco de Dados”

Card
label2º Passo

Na tela modo de criação informe o “Nome do Banco de dados”  o chracter set deve ser o WE8MSWIN1252 conforme abaixo. Determine uma senha e confirme a mesma.

Obs: Esta senha será atribuída ao usuário ‘sys’. Para criação de outro usuário você pode utilizar após criação da instância o script de criação do usuário que consta na documentação, o indicado é que seja feito. Clique em “próximo”.

Card
label3º Passo

Esta tela apresenta um resumo das informações da instância. Clique em “ Finalizar”.

Card
label4º Passo

Ao ser apresentada a seguinte tela, basta aguardar o processo de criação da instância ser concluído.

Card
label5º Passo

O processo esta finalizado após apresentação da seguinte tela.

Card
label6º Passo

Acesse o Net Manager e clique em “Configurações do Oracle Net”.

Card
label7º Passo

Espanda até encontrar a opção “Nomeação de Serviço”, selecione a mesma e após clique no ícone de adição.

Card
label8º Passo

A configuração do nome do serviço é feita neste momento, informe o nome desejado.


Card
label9º Passo

Selecione o protocolo de rede e clique em “Próximo”

Card
label10º Passo

Informe neste momento o nome do servidor onde foi criado o banco de dados e o número da porta a ser utilizada.

Card
label11º Passo

Neste caso deve ser informado o mesmo nome da instância já criada.

Card
label12º Passo

Você pode realizar um teste da conexão nesta tela. Caso seja necessário realizar outras validações referentes a conexão criada, clique aqui e acesse o documento no TDN .

Card
label13º Passo

Após a criação da base de dados, execute o script abaixo para criar o usuário padrão:

 

--Criação de tablespaces específicas para o TAF - Motivo: Desempenho e gerenciamento

CREATE TABLESPACE ESOCIAL_DADOS

DATAFILE 'C:\BasesOracle\Taf\ESOCIALDADOS1.DAT' SIZE 120M  AUTOEXTEND ON NEXT 10M

   DEFAULT STORAGE ( INITIAL 8K

                 NEXT    256K

                 MINEXTENTS 1

                 MAXEXTENTS 121

                 PCTINCREASE 50);

CREATE TABLESPACE ESOCIAL_INDICES

   DATAFILE 'C:\BasesOracle\Taf\RMIND1.IDX' SIZE 30M  AUTOEXTEND ON NEXT 10M

   DEFAULT STORAGE ( INITIAL 8K

                 NEXT    84K

                 MINEXTENTS 1

                 MAXEXTENTS 121

                 PCTINCREASE 50);

CREATE TEMPORARY TABLESPACE ESOCIAL_TMP

   TEMPFILE 'C:\BasesOracle\Taf\ESOCIALTMP1.DAT' SIZE 10M  AUTOEXTEND ON NEXT 5M

EXTENT MANAGEMENT LOCAL;

-- Criação de Usuários


CREATE      USER ESOCIAL

      IDENTIFIED BY ESOCIAL

      DEFAULT TABLESPACE  ESOCIAL_DADOS

      TEMPORARY TABLESPACE ESOCIAL_TMP;


GRANT CONNECT,DBA,RESOURCE TO ESOCIAL;

GRANT CONNECT, RESOURCE, CREATE VIEW TO ESOCIAL;

GRANT SELECT ANY DICTIONARY TO ESOCIAL;

GRANT EXECUTE ON DBMS_SYS_SQL TO ESOCIAL;

GRANT EXECUTE ON DBMS_SQL TO ESOCIAL;

GRANT CREATE TRIGGER TO ESOCIAL;

GRANT DROP ANY TRIGGER TO ESOCIAL;

GRANT SELECT ON V_$SESSION TO ESOCIAL;

GRANT SELECT ON V_$STATNAME TO ESOCIAL;

GRANT SELECT ON V_$SESSTAT TO ESOCIAL;

GRANT SELECT ON V_$INSTANCE TO ESOCIAL;

GRANT SELECT ON SYS.OBJ$ TO ESOCIAL;

GRANT SELECT ON SYS.COL$ TO ESOCIAL;

GRANT SELECT ON SYS.ICOL$ TO ESOCIAL;

GRANT SELECT ON SYS.IND$ TO ESOCIAL;


Instalação do TAF


Após a realização dos procedimentos anteriores é hora de iniciar a instalação do TAF.

Primeira parte - Execução do instalador:



Deck of Cards
idInstalação do TAF
Card
labelDownload

Para iniciarmos a instalação do TAF, extraia o conteúdo do primeiro arquivo baixado (17-11-21_TAF_INSTALADOR_12.1.17.ZIP) e execute. A tela referente ao Contrato de Licença de uso será apresentada. Após a leitura e aceite do mesmo, clique na opção “Avançar”:

Card
label1º Passo

Selecione o diretório onde o sistema será instalado e clique em “Avançar”. Por padrão, a instalação é realizada no caminho C:\TOTVS\TAF:

Card
label2º Passo

Nesta tela são apresentados os componentes que serão instalados. Selecione o DbAccess a ser instalado e clique em avançar, sem desmarcar nenhuma opção:

Card
label3º Passo

Selecione o diretório para a criação de atalhos e clique em “Avançar”:

Card
label4º Passo

A tela abaixo será apresentada com as informações referentes aos componentes selecionados para serem instalados. Clique em instalar para iniciar o processo: 

Card
label5º Passo

Durante a instalação as seguintes telas serão apresentadas. Este processo leva alguns minutos:

Card
label6º Passo

Após a finalização da configuração da instalação, o assistente será apresentado. Clique em avançar para prosseguir com a instalação:

Card
label7º Passo

Selecione a opção de SGBD que foi configurado no início do procedimento (MSSQL ou Oracle) e informe o nome da conexão que foi criada no ODBC.

Desça a tela utilizando a barra de rolagem e informe usuário e senha. Caso os mesmos tenham sido criados utilizando o script padrão do início do documento, digite:

Usuário = esocial
Senha = esocial

Obs: Caso o usuário/senha tenham sido alterados no início do procedimento, favor utilizar a informar os dados utilizados.

Clique em “Avançar” para que o assistente faça as configurações necessárias no ambiente. 

Card
label8º Passo

Após a criação dos arquivos de configuração do DbAccess, a mensagem informando que a configuração foi efetuada corretamente será apresentada. Clique em “Fechar” para que a instalação do TAF seja iniciada: 

Caso seja apresentada a mensagem abaixo referente a falha de conexão, finalize o sistema, reinicie o serviço do DbAccess (Taf-DbAccess) e execute o sistema novamente. Além disso, valide a conexão criada utilizando o DbMonitor. (Veja na aba dicas mais informações sobre a verificação)

Card
label9º Passo

Neste momento a instalação do TAF será iniciada. Informe a porta para comunicação com o Smartclient HTML. Por padrão, a 8095 é apresentada na instalação. Caso seja necessário, realize a alteração. (Verifique a aba de dicas para verificar se a porta está liberada.)

Caso seja possível que outras máquinas atualizem o aplicativo que está sendo instalado, informe os IP’s das mesmas utilizando o campo *Opcional apresentado na tela e clique em “Avançar”:

Card
label10º Passo

Na tela que será apresentada, informe o IP e a porta do servidor de licenças, para que seja feita a validação e o consumo das mesmas. 

Card
label11º Passo

Após fornecer as informações referentes ao License Server, será apresentada a tela para a seleção dos “Menus” a serem instalados. Orientamos que todos sejam selecionados, para evitar a necessidade de reinstalação, caso algum outro módulo seja integrado com o TAF em sua empresa. Clique em “Avançar” para prosseguir com a instalação:

Card
label12º Passo

Após a seleção dos menus a serem instalados, será apresentada a tela abaixo com alguns links úteis para maiores informações sobre o TAF e os componentes da sua instalação. Clique em “Finalizar” para que a instalação seja iniciada:

Durante a execução do instalador, a tela abaixo permanecerá aberta.

Card
label13º Passo

Após a finalização do processo, a tela abaixo será apresentada e os atalhos serão criados na área de trabalho. Finalize o assistente de instalação para que a configuração inicial do sistema seja realizada.

Caso a instalação executada tenha sido a “Instalação Completa – TAF + TSS”, conforme orientado no início do processo, aguarde alguns instantes para que a instalação do TSS seja iniciada. Caso a tela não seja apresentada, execute o comando Alt+Tab e verifique se o ícone abaixo será apresentado e selecione o mesmo.

Card
labelDicas - Falha na conexão

Caso seja apresentada a mensagem referente a falha de comunicação ao finalizar a primeira parte da instalação do TAF, siga

Card
labelDicas!

Dica1: Para verificar se a porta está em uso, utilize o comando netstat -n -a | find ":8095" (onde 8095 é a porta que está sendo testada) no prompt. No exemplo abaixo, a porta está sendo utilizada:

No exemplo abaixo nenhum status foi apresentado, portanto a porta está liberada:



Configuração DbMonitor


Deck of Cards
idConfiguração DbMonitor




Instalação do TSS



Deck of Cards
idInstalação do TSS

XXX

Card
label1º Passo

Selecione o idioma de instalação e clique em “OK”:

Card
label2º Passo

A tela de “Boas Vindas” será apresentada. Clique em “Próximo” para prosseguir com a instalação:

Card
label3º Passo

A tela referente ao Contrato de Licença de uso será apresentada. Após a leitura e aceite do mesmo, clique na opção “Avançar”:

Card
label4º Passo

** Selecione o caminho para instalação e clique em “Próximo”. Por padrão, a instalação é realizada no caminho C:\totvssped, porem orientamos que o caminho seja alterado para "C:\TOTVS\TAF\totvssped, para facilitar a manutenção de arquivos:

Obs: Após a definição do caminho a ser utilizado, a mensagem abaixo será apresentada. No exemplo foi utilizado o caminho padrão:

Card
label5º Passo

Na tela seguinte, mantenha a opção referente a instalação do TOTVS Service SOA “Online” marcada e clique em “Próximo”:

Card
label6º Passo


Card
label7º Passo


Card
label8º Passo


Card
label9º Passo








Informações
iconfalse
Informações
iconfalse

Produto: TAF e TSS

Informações
iconfalse

Versão: 12.1.XX

Informações
iconfalse

Processo: Instalação, configuração e atualização do TAF - TOTVS Automação Fiscal e TSS.

Informações
iconfalse
Informações
iconfalse

Status: Racunho

Informações
iconfalse

Data:  

Informações
iconfalse

Autores:

Usuário desconhecido (gabriela.santos)

Juliana Rodrigues de Souza