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Partindo da premissa que o ambiente Protheus está devidamente configurado com o módulo de Manutenção de Ativos - SIGAMNT, é necessário realizar as seguintes configurações:
Âncora Webservice Webservice
Configuração de WebService
O Webservice é encarregado de realizar a integração entre o módulo SIGAMNT e o aplicativo Mnt NG, fazendo com que todas as operações realizadas no módulo e no app, passem pelo Webservice.
Existem dois tipos de Webservice disponíveis pela TOTVS. Mas neste projeto será utilizado o REST devido ao seu melhor desempenho. Informações de como configura-lo podem ser obtidas aqui e um exemplo básico sobre o que deve ser adicionado ao appserver.ini pode ser visto aqui.
Algumas ressalvas devem ser feitas:
- Na última linha do exemplo do link anterior, há o trecho "ENVIRONMENT=environment", onde "environment" deve ser substituído pelo Ambiente do Servidor Protheus a ser utilizado;
- Você deve retirar a linha "PrepareIn=EMPRESA,FILIAL" ou "PrepareIn=All" que fica dentro da seção HTTPURI e adicionar duas configurações dentro do HTTPURI, os itens a serem adicionados são "CORSEnable=1" e o "AllowOrigin=*";
- Deve também ser trocado o valor da tag "SECURITY" de "1" para "0". Caso queira, você pode mudar a porta em que o serviço irá rodar trocando o valor "8080" na linha "Port=8080" pela porta desejada.
No fim, as áreas do appserver.ini estarão parecidas com o exemplo abaixo.
Bloco de código |
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[HTTPV11] Enable=1 Sockets=HTTPREST Path=D:\Totvs\http Environment=P12117_MOBILE ResponseJob=HTTPJOB RpcEnable=0 SigaWeb=MAK Cache-control=no-store PORT=8086 [HTTPREST] Port=8086 IPsBind= URIs=HTTPURI Security=0 [HTTPURI] URL=/rest Instances=1,2 CORSEnable=1 AllowOrigin=* |
Também deve ser adicionado o item abaixo no appserver.ini:
Bloco de código |
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[SSLConfigure] HSM=0 SSL2=1 |
- Um ponto que deve ser prestado atenção é que o endereço em que será configurado o Webservice deve conter um IP externo para poder ser acessado pela aplicação. Sendo assim, uma vez que o Webservice estiver configurado, você deve repassar o IP e a porta interna para os responsáveis de TI e pedir para torná-lo externo.
OBS: Para ter certeza de que a configuração do REST está funcionando, deverá aparecer a palavra REST escrita no console.log.
Âncora campolog campolog
Configuração de Campo Log
Para o projeto funcionar corretamente, é necessário a criação de campos de Log de Usuário. Esses campos serão utilizados para o controle dos dados a serem enviados na etapa de sincronização do aplicativo MNT NG.
Para fazer esse processo é necessário seguir os seguintes passos:
- Acessar o Configurador > Base de Dados > Dicionário > Bases de Dados.
- Selecionar "Dicionários de Dados";
Pesquisar a Tabela CTT e Editar a mesma; - Clicar em Campos;
Selecionar a opção "Campos reservados"; - Selecionar a opção "Log de Inclusão" e Clicar em finalizar;
Selecionar novamente "Campos reservados". Selecionar a opção "Log de Alteração" e Clicar em finalizar; - Verificar que foram criados corretamente os campos CTT_USERGI e CTT_USERGA;
Confirmar as alterações cliclando em Confirmar. - OBS: Os passos de B a H devem ser repetidos para as seguintes tabelas:
- SA2; SB1; SB2; SH4; ST0; ST1; ST4; ST5; ST6; ST9; STD; STF; STG; STH; STJ; TP7; TPA; TPC; TPQ e TT9.
- Selecionar "Dicionários de Dados";
Âncora usuarios usuarios
Cadastro de Usuários
A configuração de usuários é realizada em duas etapas, sendo elas:
- Portal Mobile onde você deve criar um usuário no site e realizar as configurações, assim como criação de usuários e seus grupos de usuários;
- Cadastro de Funcionários da Manutenção, que é apresentado abaixo.
Para que seja possível logar no aplicativo MNT NG, é necessário possuir um usuário ativo no Protheus com permissão de acesso ao módulo Manutenção de Ativos (SIGAMNT) por meio do Configurador, além de possuir um usuário da manutenção cadastrado e vinculado com o usuário Protheus.
- Caso você queira criar um novo usuário no Protheus, você deve entrar no módulo SIGACFG e navegar pelos menus Usuário > Senhas > Usuários.
- Selecione a opção incluir e preencha as informações necessárias.
Aviso | ||
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Para utilização do novo recurso de multi filial no aplicativo MNT NG, é obrigatório o preenchimento do e-mail do usuário. Link: http://tdn.totvs.com/x/-4gbF Obs.: Lembrando que o usuário deverá possuir o mesmo e-mail que o Funcionário da Manutenção (MNTA020), consequentemente o Usuário do Protheus (SIGACFG) deverá estar vinculado ao Funcionário da Manutenção no campo de código de usuário. |
- Preenchida as informações, salve e vamos agora entrar no módulo SIGAMNT.
- Dentro do módulo, navegue pelos menus Atualizações > Manutenção > Funcionários.
Aviso | ||
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Caso a tabela ST1 esteja compartilhada, basta possuir um usuário com o e-mail. Exemplo: No Configurador o usuário tem acesso à empresa 99 e filial 01 e 02, no Manutenção de Ativos (ST1) precisa cadastrar o funcionário uma vez na empresa 99 informando o e-mail. Caso a tabela ST1 esteja exclusiva, será necessário incluir um funcionário para cada filial, com o respectivo e-mail. Exemplo: No Configurador o funcionário tem acesso à empresa 99 e filiais 01,02 e 03, na ST1 precisa tem um registro para cada filial e informando o e-mail para cada um deles. |
- Dentro do cadastro, escolha um funcionário existente ou crie um novo.
- Escolhido o funcionário, preencha os campos de e-mail com o login que será utilizado no aplicativo e no campo código do usuário, selecione o Usuário Protheus que será vinculado ao cadastro.
Com isso feito, salve as alterações e a configuração no Protheus está finalizada.
Âncora versoes versoes
Versões atuais
Item | Versão / Data |
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MNTNG (WS REST) | 1.6.9 / |
Aplicativo | 1.6.0 |
OBS: Para saber as versões, seguir conforme abaixo:
MNTNG: acessar "http://ipexterno:porta/rest/MNTNG/version" ou clicar em "Validar conexão" em Configurações do Portal Mobile.
Aplicativo: acessar link do Google Play.
Informações adicionais:
- Caso esteja ocorrendo algum problema, verificar a seção de dúvidas frequentes, no link http://tdn.totvs.com/x/J4HpDw;
- Conhecendo o Aplicativo, link http://tdn.totvs.com/x/94DpDw;