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Os componentes da SESMT deverão ser empregados da empresa, na maioria dos casos, e não deverão exercer outras atividades dentro da empresa dentro do horário de trabalho, segundo a NR-4 itens 4.4.2 e 4.10. Estes devem sempre utilizar seu conhecimento técnico para zelar pela saúde e segurança dos demais profissionais no ambiente de trabalho, aplicando soluções para redução e eliminação dos riscos ali existentes, assim como em máquinas e equipamentos. São suas ações que irão diminuir os acidentes e doenças do trabalho.

Também é o SESMT responsável pelas ações de emergência e primeiros socorros. Nessas situações, o caráter prevencionista dos profissionais está na elaboração de planos de emergência, formação e treinamento de brigadas e socorristas. Para efetuar o dimensionamento do SESMT de uma empresa, deve-se primeiramente identificar o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas - Código que identifica a atividade econômica do empreendimento) presente no cartão de CNPJ desta empresa, ou pesquisar por meio do site do IBGE (https://cnae.ibge.gov.br/).

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Deck of Cards
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historyfalse
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Card
id1
labelIncluir

Permite a inclusão de um novo usuário/atendente do SESMT e suas respectivas informações.

Ao selecionar esta opção, eleja a Filial desejada e clique em Ok.

Obs.: Uma vez já cadastrado o usuário/atendente do SESMT, não é possível a alteração do campo de nome Usuário (TMK_CODUSU) e do campo Calendário (TMK_CALEND) por isto, deve-se atentar ao informar dados nestes campos.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.

Card
id2
labelAlterar

Permite a alteração de informações de um determinado usuário/atendente do SESMT uma vez já cadastrado.

As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.

Card
id3
labelVisualizar

Permite a visualização de informações de um determinado usuário/atendente do SESMT uma vez já cadastrado.

Esta opção não permite nenhum tipo de alteração, apenas a função de leitura do registro selecionado.

As informações a serem visualizadas estarão conforme as orientações descritas em Campos Gerais.

Card
id4
labelPesquisar

Permite a pesquisa de informações para o título selecionado com a utilização de filtros que as ordenam de acordo com a característica desejada. Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Pesquisar.

Pesquisas disponíveis:

  • Filial+usuário;
  • Filial+nome;
  • Filial+função;
  • Login;
  • Filial+cód. Esocial.
Card
id5
labelExcluir

Permite a exclusão de um determinado usuário/atendente do SESMT. Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Excluir.

Confira as informações disponíveis e clique em Confirmar para efetuar a exclusão do registro.

Card
id6
labelConhecimento

Executa a rotina padrão da base de conhecimento do sistema com informações genéricas armazenadas em arquivos.

Essas informações podem ser figuras, textos, planilhas ou qualquer tipo de arquivo que seja relevante.

Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Lim. Tolerancia.

Card
id7
labelImprimir Browse

Esta opção permite a impressão da listagem dos itens disponíveis no Browse.

Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Imprimir Browse.

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Deck of Cards
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Card
defaulttrue
id1
labelPrincipais
Campo:

Descrição:

Usuário (TMK_CODUSU)

Código para identificação do usuário/atendente.

Obs.: Não é disponível para alterações.

Exemplo: Claudio

Nome (TMK_NOMUSU)

Nome para identificação do usuário/atendente.

Exemplo: Claudio Andrade Pereira

Data Início (TMK_DTINIC)

Permite a inserção de uma data referente ao dia/mês/ano em que o usuário/atendente passou a exercer sua função na empresa.

Exemplo: 01/01/2018

Compões SESMT (TMK_SESMT)

Campo para informar se talusuário/atendente será ou não um componente do SESMT.

Obs.: Campo de extrema importância para que seja possível referenciar o usuário/atendente nas rotinas que possuem participação dos componentes do SESMT.

Exemplo: 1 - Sim.

Função (TMK_INDFUN)

Campo que indica qual será a função exercida pelo usuário/atendente na empresa. Serão carregadas, automaticamente, 12 (doze) funções provenientes de uma tabela genérica (X5) onde o cadastro de uma nova será possível apenas pelo Configurador (SIGACFG).

Exemplo: 1

Descrição (TMK_DESFUN)

Campo que apresenta a descrição da função selecionada previamente.

Exemplo: Médico do Trabalho

Card
id2
labelComplementares
Campo:

Descrição:

Ent. Classe (TMK_ENTCLA)

Campo que permite informar o código da endidade de Classe a qual pertence o usuário/atendente.

Exemplo: CRM-SP

Num. Ent. Cl. (TMK_NUMENT)

Campo para informar ou, o número do usuário/atendente na entidade de Classe do qual pertence ou, o número da cédula de identidade do usuário/atendente.

Exemplo: 000000000001.

Data Term. (TMK_DTTERM)

Permite a inserção de uma data referente ao dia/mês/ano em que o usuário/atendente deixará de exercer sua função na empresa.

Exemplo: 01/01/2020

Registro MTB (TMK_REGMTB)

Campo responsável por identificar o número de registro do usuário/atendente perante o Ministério do Trabalho.

Exemplo: 000000000001.

Endereço (TMK_ENDERE

Campo para inserção do endereço do usuário/atendente.

Exemplo:

UF Ent. (TMK_UF)

Permite Informar a Unidade da federativa do usuário/atendente.

Exemplo: SC

Telefone (TMK_TELUSU)

Campo responsável por armazenar o telefone disponível para contato do usuário/atendente.

Exemplo: (47)99244-5898

NIT (TMK_NIT)

Campo que permite a inserlçao do o número de referente ao P.I.S. do funcionário do usuário/atendente.

Obs.: Esta código será utilizada na emissão do relatório PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário).

Exemplo: 11168678762

Informações
titleNota

NIT (Número de Identificação do Trabalhador) é um importante cadastro que determinadas categorias trabalhistas devem possuir para garantirem os benefícios do INSS como, por exemplo, o direito a aposentadoria. Por meio do NIT é possível realizar o pagamento das contribuições ao INSS através da Guia da Previdência Social ou, como também é conhecida, GPS.

Monit. Biolog (TMK_MONBIO)Indica se usuário/atendente é responsável, ou não, pela monitoração biológica da empresa. Neste campo é possível a seleção de um entre dois itens, sendo eles:
  • 1 - Sim;
  • 2 - Não.

Exemplo: 1 - Sim.

Resp. Amb. (TMK_RESAMB)Indica se usuário/atendente é responsável, ou não, pelos registros ambientais da empresa. Neste campo é possível a seleção de um entre dois itens, sendo eles:
  • 1 - Sim;
  • 2 - Não.

Exemplo: 1 - Sim.

E-mail (TMK_EMAIL)

Permite a inserção referente ao E-mail para contato com o usuário/atendente.

Exemplo: [email protected]

CPF (TMK_CIC)

Campo responsável por armazenar o código referente ao CPF do usuário/atendente.

Exemplo: 68628188134

Card
id3
labelRelacionados

Registros provindos da tabela (TJBCTT) de Centro de Produtos Químicos Custos (MDTA183CTBA180) que possui relação com a de Agentes.Sesmt/usuar.aten.

Função (TMK_INDFUN)

Campo que indica qual será a função exercida pelo usuário/atendente na empresa. Serão carregadas, automaticamente, 12 (doze) funções provenientes de uma tabela genérica (X5) onde o cadastro de uma nova será possível apenas pelo Configurador (SIGACFG).

Exemplo: 1

Descrição (TMK_DESFUN)

Campo que apresenta a descrição da função selecionada previamente.

Exemplo: Médico do Trabalho


Registros provindos da tabela (CTT) de Centro de Custos (CTBA180) que possui relação com a de Sesmt/usuar.atenObs.: Para víncular um produto químico a um agente, é necessário que o campo Grupo (TMA_GRISCO) esteja como 2 - Químico.


Campo:

Descrição:

Produto (TJC_CODPRO)

Campo que permite seleção de um produto químico por meio da seleção de seu códigoindica qual o código do Centro de Custos no qual o usuário/atendente será inserido.

Exemplo: 0001

Descr. Prod. (TJC_DESPRO)

Campo que apresenta a descrição do produto químico selecionado previamente.

Exemplo: Ácido sulfúrico

Registros provindos da tabela (TLKSH7) Limite de Tolerância Calendário que possui relação com a de Agentes.Obs.: Para associar um limite de tolerância a um agente, é necessário ir na Página Inicial / Outras Ações / Lim. Tolerancia Sesmt/usuar.aten.


Campo:

Descrição:

Intensidade (TLK_DEQTDE)

Limite tolerável para a intensidade do Agente.

Exemplo: 15

Grau Insal. (TLK_GRAU)

Campo de seleção onde são disponibilizados 3 (três) itens que dizem respeito a grau de insalubridade do agente. É possível selecionar apenas um dos itens sendo eles:

1 - Grau Mínimo;

2 - Grau Médio;

3 - Grau Máximo.

Exemplo: 3 - Grau Máximo.

Registros provindos da tabela genérica (QUS) Usuário que possui relação com a de Sesmt/usuar.

Tempo Máximo

aten.


Campo:

Descrição:

Intensidade (TLK_

HRLIMI)Campo em formato que permite a inserção de um horário que diz respeito ao tempo máximo de exposição ao agente

DEQTDE)

Serão carregadas, automaticamente, 12 (doze) funções provenientes de uma tabela genérica (X5) onde o cadastro de uma nova será possível apenas pelo Configurador (SIGACFG).

Exemplo:

05:00

15

Conteúdos Relacionados

  • Função;
  • Unidade Federativa;
  • Centro de Custos;
  • Calendário;
  • Login de Usuário.

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  • NR-4 (Norma Regulamentadora para Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho);
  • SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho);
  • CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas;
  • IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística);
  • NIT (Número de Identificação do Trabalhador);
  • PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário); 
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica).

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