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Introdução

Com base na necessidade de proteção dos funcionários, foi criada a Norma Regulamentadora 6 - Equipamento de Proteção Individual (EPI) (NR 6) e, para facilitar as entregas de EPI, prazos, vencimentos entre outros, o sistema possui a rotina de EPI x Funcionário (MDTA630). Essa rotina disponibiliza para o usuário o controle dos EPIs que existem na empresa, listando-os para que seja possível realizar a entrega dos mesmos aos devidos funcionários. 

De acordo com a NR 6, item 6.3:

6.3 A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias:

a) sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho;

 b) enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; e,

c) para atender a situações de emergência.

Fonte: Guia Trabalhista

Objetivo

A rotina tem como objetivo principal, fazer o controle dos EPIs que a empresa faz uso e realizar a entrega dos mesmos. Para realizar uma entrega de EPI, ao selecionar o botão Funcionário o sistema apresenta uma tela com possibilidade de entregar o EPI para vários funcionários. 

Mapa Mental

Página Inicial

Na página inicial da rotina, estão disponíveis as seguintes opções:

Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade
Card
idfunci
labelFuncionario

Permite realizar a entrega do EPI selecionado aos funcionários, realizar a Devolução Parcial ou Total.

Se no momento da entrega de um EPI para o funcionário, o estoque do EPI ficará com o saldo negativo, é necessário que o parâmetro MV_ESTNEG esteja configurado com o conteúdo igual a S.

Nota
titleMV_ESTNEG

Identifica se o sistema permitirá que os saldos em estoque dos produtos fique negativo através de movimentação. Conteúdo deve ser S=Sim ou N=Não

No sistema há a possibilidade de realizar entregas onde se tenha um EPI Pai (Genérico) e vários EPIs Filhos, ou seja, o usuário pode definir na rotina de EPI x Fornecedor (MDTA620) que o EPI Pai por exemplo é um Óculos de Proteção e como EPIs filhos, têm-se o Óculos de Ampla Visão, Óculos de Sobrepor, entre outros. Na rotina EPI x Funcionário será exibido apenas o EPI Pai e no momento de selecionar a opção de Funcionário, o sistema apresentará uma tela com todos os EPIs Filhos que foram cadastrados anteriormente. Ao selecionar o EPI e clicar em OK, o sistema apresenta a tela de entrega normalmente.

Para facilitar, a rotina possui uma busca por Matrícula ou por Data Entrega + Hora Entrega localizado no canto superior direito da tela. O resultado da busca é apresentado no quadro inferior após clicar no botão de Reordenar. A opção Ordem das Entregas pode ser ocultado caso o usuário clique na barra central com o símbolo >.

Para entregas de EPI que ocorrerem para funcionários que estejam como demitido, afastado ou em férias (os dois últimos precisam ter um cadastro na SR8), é necessário que o parâmetro MV_NGEPIEN esteja configurado como N.

Nota
titleMV_NGEPIEN

Define se a entrega de EPI será permitida caso o funcionário não esteja com situação ativa. Conteúdo deve ser S=Sim ou N=Não.                     


Informações
titleImportante

Caso o parâmetro de integração de estoque esteja habilitado (MV_NGMDTES), é necessário que haja uma inclusão na rotina Inicial (MATA220), informando o EPI, armazém e a quantidade. Caso não haja esse cadastro, o sistema dispara a mensagem abaixo informando que o campo Armazém é inválido:


Deck of Cards
idInterações Internas
Card
iddevpar
labelDevolução Parcial

A opção de Devolução Parcial permite ao usuário realizar uma devolução de EPI onde seja particionada, ou seja, caso o funcionário tenha recebido 2 ou mais unidades do mesmo EPI, é possível realizar a devolução em partes. As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas em Campos Devolução Parcial.

Aviso
titleImportante

A Devolução Parcial ou a Devolução Total, só é possível após a impressão do relatório que emite o recibo de entrega, o relatório Recibo de Entrega de EPI (MDTR805).

Card
idfunc
labelFuncionários

A opção de Funcionários apresenta todos os funcionários com o objetivo de poder realizar a seleção e fazer a entrega do EPI. É possível realizar uma Pesquisa para encontrar o funcionário desejado.

Deck of Cards
idbasicos
Card
idpesquisar
labelPesquisar

Possui filtros de pesquisa que facilitam a busca pelos funcionários. Ao selecionar o filtro desejado, as informações serão dispostas automaticamente de acordo com a seleção e, abaixo do filtro, no campo vazio, é possível informar o conteúdo de pesquisa e selecionar o botão de Pesquisar posteriormente.

Pesquisas disponíveis:

  • Matricula + Nome;
  • Nome + Matricula;
  • Marcados.
Card
idcalculadora
labelCalculadora

Esta função serve como um atalho para abrir a calculadora local do usuário a fim de agilizar os cálculos a serem efetuados.

Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Calculadora.

Card
idspool
labelSpool

Atalho para apresentar o Spool de impressão com os últimos relatórios gerados.

Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Spool.

Card
idmashups
labelMashups

Atalho para a utilização do Proxy Mashup.

O que são Mashups: http://tdn.totvs.com/x/1L1gDQ

Como configurar o Proxy Mashup: http://tdn.totvs.com/x/4akpE

Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Mashups.

Card
idajuda
labelAjuda

Atalho para acesso à Central de Ajuda (F1).

Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Ajuda.

Card
idcancelar
labelCancelar

Permite o cancelamento de informações modificadas, alteradas ou incluídas.

Esta opção encerrará a rotina. Os dados salvos em buffer serão desconsiderados de modo que o sistema retorne para a última gravação efetiva.

Card
idsalvar
labelSalvar

Permite a gravação de informações, como um todo, da entrega ou devolução do EPI.

Para que os dados sejam persistentes no bando de dados, é necessário Salvar o conteúdo inserido, alterado ou excluído por meio da opção Salvar.

Card
id2
labelVisualizar

Permite a visualização de informações do EPI selecionado.

Esta opção não permite nenhum tipo de alteração, apenas a função de leitura do registro selecionado.

As informações a serem visualizadas estarão conforme as orientações descritas em Campos Gerais.

Card
id3
labelPesquisar

Permite a pesquisa de informações para o título selecionado com a utilização de filtros que as ordenam de acordo com a característica desejada. Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Pesquisar.

Pesquisas disponíveis:

  • Filial + Fornecedor + Loja + Código + Num. C.A.
  • Filial + Código
Card
id4
labelFiltrar EPI's

Permite realizar o filtro de acordo com o status da entrega do EPI através do campo Mostrar EPI? com as opções:

  • Todos
  • Devolvidos
  • Não Devolvidos

A opção Todos apresenta todas as matrículas por EPI, estejam elas com o status de devolução ou não. A opção Devolvidos apresenta apenas as matriculas que estejam com o status de EPIs devolvidos e a opção de Não Devolvidos apresenta apenas as matriculas que estejam com o status em uso.

Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Filtrar EPIs.

Confira as informações disponíveis e clique em Ok para efetuar a exclusão do registro.

Card
id5
labelConhecimento

Executa a rotina padrão da base de conhecimento do sistema com informações genéricas armazenadas em arquivos.

Essas informações podem ser figuras, textos, planilhas ou qualquer tipo de arquivo que seja relevante.

Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Conhecimento.

Card
id6
labelImprimir Browse

Esta opção permite a impressão da listagem dos itens disponíveis no Browse.

Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Imprimir Browse.

Campos Gerais 
Âncora
camposgerais
camposgerais

Campos presentes para o cadastro de informações referentes ao EPI X Funcionário.

Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade
Card
defaulttrue
id1
labelPrincipais
Campo:

Descrição:

Matrícula (TNF_MAT)

Código para identificação do funcionário. O código da matrícula vem da rotina de Funcionários (GPEA010) do campo Matrícula (RA_MAT).

Mensagem do campo:

EPI não consta no cadastro de EPI x Função, confirmar a entrega do EPI?

Ao realizar o vínculo da matrícula do funcionário com o EPI, o sistema dispara a mensagem de aviso acima caso o EPI selecionado não possua vínculo com a função do funcionário, definido na rotina de EPI x Função (MDTA625). O sistema não irá impedir que o EPI seja entregue ao funcionário, porém, caso todos os funcionários que possuam a função necessitem do mesmo EPI, é de suma importância que haja o vínculo para melhor controle.

Obs.: Não é disponível para alterações.

Exemplo: 000001

Nome (TNF_NOME)

Nome que identifica o funcionário, é um campo dependente do campo Matrícula (TNF_MAT) que apresenta a informação automaticamente.

Exemplo: José Silva                                                    

Data Entrega (TNF_DTENTR)

Permite informar qual a data que o EPI foi entregue. Quando o EPI for genérico, a data de entrega deve estar dentro do período dos campos de Data Início (TL0_DTINIC) e Data Fim (TL0_DTFIM) informados no cadastro do Grupo de EPIs na rotina de EPI x Fornecedor (MDTA620). 

Exemplo:  

Quant. Entr. (TNF_QTDENT)

Permite informar a quantidade de EPI que o usuário vai entregar para o funcionário.Leia mais.

Exemplo: 5,00

Almoxarifado (TNF_LOCAL)

O almoxarifado é um campo que aparece preenchido de acordo com o cadastro do EPI na rotina de Produto (EPI) (MATA010), porém é possível edita-lo desde que possua um relacionamento entre o EPI e o Almoxarifado.

Exemplo: 01

Situação EPI (TNF_INDDEV)

A Situação do EPI pode ser definida por três status:

    • 1 - EPI devolvido;
    • 2 - EPI em uso;
    • 3 - EPI em solicitação ao Armazém.

Onde:

1 - EPI devolvido: é o status da situação quando o EPI foi devolvido por completo. Não considera como EPI quando o mesmo foi devolvido parcialmente.

2 - EPI em uso: é o status da situação quando o EPI foi entregue ao funcionário.

3 - EPI em solicitação ao Armazém: Essa opção é apresentada quando o sistema estiver com o parâmetro MV_NG2SA estiver habilitada.

Nota
titleMV_NG2SA

Indica se gera solicitacao ao armazem ao inves de baixar do estoque. S=Sim;N=Nao                    

Na rotina de Funcionários x Epi (MDTA695), foram implementados semáforos possibilitando verificar visualmente o retorno das informações do Estoque para Medicina e Segurança do Trabalho. A rotina recebeu 4 semáforos de diferentes cores, onde: a cor vermelha representa Epi devolvido, desgastado ou perdido, verde Epi em uso, amarelo Epi em solicitação ao armazém e laranja Epi em solicitação ao armazém com pré-requisição.

Card
id2
labelComplementares
Campo:

Descrição:

Hora Entrega (TNF_HRENTR)

Campo que permite informar o código da entidade de de Classe a qual pertence o usuário/atendente.

Exemplo: CRM

Quant. Devol. (TNF_QTDEVO)
Motivo Entr. (TNF_MOTIVO)

Implementadas nas rotinas de Funcionários X EPI (MDTA695) e EPI x Funcionários (MDTA630), no campo Motivo Entr. (TNF_MOTIVO), a inclusão da opção7 = Higienização. Por meio dessa opção é possível informar quando o funcionário deixará de usar o EPI para fazer a higienização do mesmo.

De acordo com a NR – 6 Equipamento de Proteção Individual – EPI:

6.8 .1 O fabricante nacional ou importador deverá:

k) fornecer as informações referentes aos processos de limpeza e higienização dos seus EPIs, indicando quando for o caso, o número de higienizações acima do qual é necessário proceder à revisão ou à substituição do equipamento, a fim de garantir que os mesmos mantenham as características de proteção original. (C=206.037-0/I=3).

1-Admissional, 2-Desgaste, 3-Defeito, 4-Perda, 5-Roubo, 6-Demissional, 7-Higienização, 8-Teste Dielétrico e X-Outros
Data Devol. (TNF_DTDEVO)
Armazém Dev. (TNF_LOCDV )

. Para tanto, foi criado o campo Armazém Dev. (TNF_LOCDV) na rotina de Funcionário x EPI (MDTA695) e EPI x Funcionário (MDTA630) para que no momento da devolução de um EPI, seja possível selecionar um outro armazém, o qual não seja o mesmo em que foi retirado.

MV_NGMDTES

Repor Estoq. (TNF_TIPODV)Criou-se o campo “Repor Estoque” (TNF_TIPODV) nas rotinas Epi x Funcionário e Funcionário x Epi, para possibilitar a devolução de um Epi em caso perda\roubo, sem que o estoque seja reposto.
EPI Eficaz (TNF_EPIEFI)

Implementação realizada com a criação do parâmetro MV_NG2EPIB que indica nas opção 1 – Bloqueado ou  2 – Não Bloqueado, se após a entrega de um epi (impressão do recibo) é possível fazer a alteração do campo Epi Eficaz (TNF_EPIEFI) ou deletar o registro da entrega. O parâmetro tem influência direta nas rotinas de EPI X Funcionário (MDTA630) e Funcionário x EPI (MDTA695).

Data Emissão (TNF_DTRECI)
Ult. Manut. (TNF_DTMANU)  
Dev. Biomet (TNF_DEVBIO)

Foi criado o campo TNF_DEVBIO que não é visível em tela, para indicar se foi utilizada a biometria na devolução do Epi. Caso a biometria tenha sido utilizada, o campo é preenchido automaticamente como 1; caso contrário, o campo ficará vazio.

Criado também o parâmetro MV_DEVBIOM para que o usuário possa escolher se deseja utilizar a biometria na Devolução do EPI. Caso o usuário deseja utilizar a biometria, deve ser informado 1 no conteúdo do parâmetro; caso contrário, deve ser informado 2 no conteúdo do parâmetro.


  1. Acesse Atualizações / Atendimento Médico / Ficha Médica (MDTA005).
  2. Clique em Incluir e vincule o funcionário cadastrado anteriormente.
  3. Informe o campo Biometria (TM0_INDBIO) igual a 1 = Sim.

Deseja imprimir o recibo de entrega de EPI?”, 

Card
id3
labelRelacionados

Registros provindos da tabela Grupos TUSS (TY0) que possue relação com a TUSS (TY0).


Função(TNF_CODFUN)

Permite a seleção de um código que referencia o Grupos TUSS.

Exemplo: 001


Registros provindos da tabela Grupos TUSS (TY0) que possue relação com a TUSS (TY0).

Num.Seq.SD3  (TNF_NUMSEQ)

Campo que referencia a descrição do Grupos TUSS. O campo recebe um valor automático que vem da tabela TY0 de acordo com a informação selecionada no campo Grupo (TY2_GRUPO).

Exemplo: Consultas                                                                                                                                                                                               

Custo (TNF_CUSTO) 
Número S.A. (TNF_NUMSA)
Item S.A. (TNF_ITEMSA)
Lote (TNF_LOTECT)

Implementou-se o controle por localização física e rastreabilidade para Epis, nas rotinas Epi x Funcionário (MDTA630) e Funcionário x Epi (MDTA695). A partir desta melhoria, será possível rastrear por lote ou sublote, e controlar os endereçamentos dos Epis entregues ou devolvidos pelos funcionários, permitindo um controle mais preciso.MV_LOCALIZ e MV_RASTRO 

  1. Acesse o módulo “Medicina e Segurança do Trabalho (SIGAMDT)” e selecione as opções “Atualizações \ Cadastros Gerais \ Produto (Epi) (MATA010)”.
  2. Clique em Incluir einclua um produto informando os campos Contr.Endere (B1_LOCALIZ) = Sim e Rastro (B1_RASTRO) = Lote ou Sublote, informe os dados conforme orientação do help de campo e confirme.
  3. Selecione as opções “Atualizações \ Epi \ Epi x Fornecedor (MDTA620)”.
  4. Selecione um Fornecedor e clique em EPIS, inclua o Epi cadastrado no passo 2, informe os dados conforme orientação do help de campo e confirme.
  5. Selecione as opções “Atualizações \ Epi \ Epi x Funcionário (MDTA630)”.
  6. Selecione o Epi cadastrado no passo 2 e clique em Funcionário, informe os dados conforme orientação do help de campo e confirme.
  7. Selecione as opções “Atualizações \ Epi \ Funcionário x Epi (MDTA695)”.
  8. Selecione um funcionário e clique em Epis, informe os dados conforme orientação do help de campo e confirme.
Sub-Lote (TNF_LOTESB)
Localização (TNF_ENDLOC)

Implementado nas rotinas de EPI x Funcionário (MDTA630) e Funcionário x EPI (MDTA695), no campo Localização (TNF_ENDLOC), o atalho F4 que faz a busca pelo saldo por endereço do EPI, ou seja, a busca do endereçamento físico. Além de utilizar o atalho padrão F3 para seleção dos locais, será possível utilizar o atalho F4 para visualizar os locais disponíveis e o saldo do produto.

                           

  1. Em Estoque/Custo (SIGAEST), acesse Atualizações\ Cadastros\ Produto\ Locais de Estoque (AGRA045).
  2. Clique em Incluir e insira um armazém. Confira os dados e confirme.
  3. Acesse Atualizações\ Cadastros\ Produto\ Produtos (MATA010).
  4. Clique em Incluir e insira um produto do tipo EPI com o campo Constr.Endere (B1_LOCALIZ) igual a Sim. Confira os dados e confirme.
  5. Acesse Atualizações\ Cadastros\ Endereçamento\ Endereços (MATA015).
  6. Clique em Incluir e insira um endereço físico para o armazém. Confira os dados e confirme.
  7. Acesse Atualizações\ Saldos\ Inicial (MATA220).
  8. Clique em Incluir e insira um saldo inicial para o produto. Confira os dados e confirme.
  9. Acesse Atualizações\ Movimentações\ Internas\ Endereçamento\ Endereçar (MATA265).
  10. Clique em Endereçar e informe o endereço com o número de série. Confira os dados e confirme.
  11. Em Medicina e Segurança do Trabalho (SIGAMDT), acesse Atualizações\ Cadastros Gerais\ Fornecedores (MATA020).
  12. Clique em Incluir e insira um fornecedor. Confira os dados e confirme.
  13. Acesse Atualizações\ Cadastros Gerais\ Funcionários (GPEA010).
  14. Clique em Incluir e insira um funcionário. Confira os dados e confirme.
  15. Acesse Atualizações\ EPI\ EPI x Fornecedor (MDTA620).
  16. Posicione o cursor sobre o fornecedor e clique em EPI.
  17. Relacione o EPI ao fornecedor.
  18. Acesse Atualizações\ EPI\ Funcionário x EPI (MDTA695).
  19. Posicione o cursor sobre o funcionário e clique em EPIs.

Informe o EPI e no campo Localização (TNF_ENDLOC) tecle F4, verifique a funcionalidade e preencha o campo Série (TNF_NSERIE). Confira os dados e confirme.



MV_LOCALIZ

MV_RASTRO



Registros provindos dali tabela Subgrupos TUSS (TY1) que possuem relação com a TUSS (TY0).


Campo:

Descrição:

Subgrupo (TY2_SUBGRU)

Permite a seleção de um código que referencia o Subgrupso TUSS.

Exemplo: 0004

Descr. Subg. (TY2_DESSUB)

Campo que referencia a descrição do Subgrupos TUSS. O campo recebe um valor automático que vem da tabela TY1 de acordo com a informação selecionada no campo Subgrupo (TY2_SUBGRU).

Exemplo: UTI



Card
idcampodev
labelDevolução Parcial

Registros provindos da tabela EPIs Devolvidos (TLW) que possue relação com a EPIs Entregues Funcionários (TNF). Todos os campos abaixo são de preenchimento obrigatório.


Data Dev. (TLW_DTDEVO)

Permite informar qual a data que o EPI foi devolvido. Não é possível informar uma data inferior a data de entrega do EPI.

Exemplo:  

Hora Dev. (TLW_HRDEVO)

Permite informar qual a hora que o EPI foi devolvido. Em conjunto com o campo da data, não é possível informar uma data + hora inferior a data de entrega do EPI.

Exemplo: 16:20

Quant. Dev. (TLW_QTDEVO)

Permite informar a quantidade de EPI que o usuário vai devolver. A quantidade pode ser total ou parcial da quantidade que foi entregue.

Exemplo: 1,00

Almoxarifado (TLW_LOCAL)

Permite informar para qual almoxarifado o EPI será devolvido.

Informações
titleAlmoxarifado

O almoxarifado de devolução não precisa ser o mesmo almoxarifado escolhido na entrega do EPI. Para isso, é necessário que após a criação do EPI o mesmo tenha sido vinculado a dois almoxarifados diferentes na rotina de Saldos Iniciais (MATA220).

Exemplo: 01

Repor Estoq. (TLW_TIPODV)

Permite informar se o EPI será devolvido fisicamente ao almoxarifado de devolução ou não. Possui as opções 1-Sim (devolve o EPI) ou 2-Não (não devolve o EPI).

Exemplo: 1-Sim

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Palavras-chave

Referências

Terminologias - Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde e Terminologia Unificadas da Saúde Suplementar - TUSS

ANS - TUSS

Tabela TUSS

Rol de Procedimentos e TUSS

Esclarecimentos TUSS

Instrução Normativa 38/2009

CBHPM 2016