Histórico da Página
Objetivo:Tem como objetivo amarrar as operações que serão executas posteriormente a um OS evitando assim erros nos lançamentos dos Apontamentos de Aplicação de Insumo, Atividades Mecanizadas, Produção, Plantio, etc...
Justificativa:
- Botão "Justificar": Botão "Justificar" na tela de Ordem de Serviço de Campo. O botão somente ficará habilitado quando o Boletim estiver com inconformidade (a inconformidade somente será registrada no processamento do indicador).
Demais funcionalidades:
- Finalizar: O botão Finalizar ficará visível quando o parâmetro Possui controle de Reserva de Insumo (Grupo Ordem de Serviço de Campo) estiver habilitado. Ao clicar em Finalizar, o sistema irá iniciar uma integração para reservar os materiais da Ordem de Serviço de Campo, e assim, poderem ser consumidos nos Apontamentos.
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- Componente: neste campo o usuário deve informar o componente que será utilizado durante a execução da Ordem de Serviço.
- Quantidade do Componente: neste campo o usuário deve informar a quantidade do componente que irá utilizar na Ordem de Serviço que está sendo cadastrada. A quantidade representa a quantidade por Quantidade de Produção.
- Utilização (%): neste campo o usuário deve informar o percentual de utilização do componente que está sendo utilizado.
- Quantidade de Produção: neste campo o usuário deve informar a quantidade de produção em relação à quantidade de componente.
Campo Obrigatório Condicional:
- Insumo: neste campo o usuário informa o código do Insumo, que deve estar previamente cadastrado. Quando o parâmetro “Controle de Retirada de Insumos ERP”, pertencente ao Grupo de Configuração "8 - Ordem de Serviço de Campo" (Menu: "Administração > Configurações Gerais") estiver configurado com o valor "Sim", não será obrigatório informar o componente, caso contrário o campo Componente é obrigatório. Campo desabilitado quando o Componente não for do tipo Insumo. Ao informar o Insumo, se o mesmo possuir alvos para combater e na Ordem de Serviço não foi informado nenhum deles, será mostrado um ícone de alerta na grid. Se o sistema estivar configurado para "Ativa a validação de exceção de insumos" o Insumo será validado com os insumos permitidos para a Operação (desde que configurado no cadastro de Operação). Se o sistema também estiver configurado para "Habilita os campos fitossanidade e período de aplicação na exceção de insumos da operação" será validado com os insumos permitidos para a Operação no período informado nos campos Dia/Mês Início e Dia/Mês Fim na Exceções de Insumos.
- Unidade Medida: Unidade de Medida relacionada ao Insumo. Campo desabilitado.
Demais Funcionalidades:
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Demais Validações:
- Quando parâmetro estiver configurado “Controle de Retirada de Insumos ERP” em "Administração > Configurações Gerais" e Grupo de Configuração: “8 - Ordem de Serviço de Campo": Não é permitido alterar ou excluir Insumos para Ordens de Serviço que tenham uma quantidade retirada.
- Ao Salvar recurso com Insumo informado o sistema irá gerar as Embalagens sugeridas a serem retiradas para o mesmo. Serão geradas Embalagens sugeridas somente se o Insumo possuir Embalagens associadas. As embalagens e quantidades sugeridas a serem retiradas serão visando otimizar a retirada com o menor número de embalagens possível (arredondando para cima a quantidade a ser retirada de acordo com as capacidades das embalagens).
Ao “Salvar” o Recurso para a Ordem de Serviço de Campo, verificar se existe Local de Produção informado, caso exista, verificar se existe cultura/ocupação configurado para o insumo, caso exista, verificar se a cultura/ocupação do Período de Produção esta configurada para o Insumo, caso não seja, não permitir salvar e mostrar a mensagem pop-up “Cultura/Ocupação do Local de Produção não configurada para o Insumo”.
- Ao “Salvar” o Recurso para a Ordem de Serviço de Campo, verificar se os Insumos informados estão encerrados para o Grupo de Insumo, Centro de Custo, Ano Agrícola e Período de Produção. Caso estejam encerrados não será permitido a inclusão/alteração/exclusão de Ordens de Serviços de Campo.
- Não é permitido remover um Componente / Insumo que tenha quantidade retirada maior que 0 (zero).
Exemplo:
- Quantidade a ser consumida: 43,5 litros
- Embalagens para o Insumo: 20 litros e 5 litros
- Embalagens sugeridas para retirada: duas de 20 litros e uma de 5 litros.
- Sempre que Salvar o componente com Insumo informado o sistema irá recalcular a embalagens e quantidades sugeridas.
- Ao excluir componente com Insumo informado, o sistema irá excluir automaticamente as Embalagens sugeridas para o mesmo.
- Ao editar componente com Insumo informado, e o Insumo ser Alterado/Excluído o sistema irá excluir automaticamente as Embalagens sugeridas para o Insumo que estava registrado.
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Produto
...
Qtde. Componente
...
Utilização (%)
...
Qtde. Produção
...
Qtde. Total do Componente
...
Glifosato A
...
2
...
80
...
1
...
(2 * 1) * 10 * 0.8 = 16
...
Glifosato B
...
3
...
20
...
1
...
(3 * 1)* 10 * 0.2 = 6
...
Produto
...
Qtde. Componente
...
Utilização (%)
...
Qtde. Produção
...
Qtde. Total do Componente
...
Glifosato A
...
2
...
100
...
1
...
(2 * 1) * 15 * 1 = 30
...
Produto
...
Qtde. Componente
...
Utilização (%)
...
Qtde. Produção
...
Mão de obra
...
8
...
100
...
10
Demais Funcionalidades:
Quando parâmetro estiver configurado “Controle de Retirada de Insumos ERP” em "Administração > Configurações Gerais" e Grupo de Configuração: “8 - Ordem de Serviço de Campo":
- Campo componente passa a não ser obrigatório para a busca dos insumos.
- Quando clicar na lupa para pesquisa do insumo o usuário poderá refinar o filtro para recuperar o saldo (Código, Código ERP, Descrição, Principio Ativo, Grupo de Insumo, Unidade de Medida, Semente/Muda, Classificação Toxicológica), caso não informe nenhum filtro no refinamento serão recuperados os saldos de todos os insumos do tipo IA (Insumos Agrícolas), caso informe o componente será recuperado todos os insumos que estão associados ao componente e o saldo, se o parâmetro não estiver configurado recuperar apenas os insumos associados ao componente.
- Quando chamar o Web Service do Protheus será recuperado o saldo do produto para todas as empresas e filiais (dos talhões) disponíveis para a unidade administrativa corrente. O PimsConnector irá devolver o saldo do produto por empresa e filial, porém na pop-up de filtro deverá mostrar o saldo e possibilidade de verificar o saldo por empresa e filial. Serão enviados para o Web Service do Pimsconnector os filtros da empresa e filial da unidade administrativa corrente e o insumo.
- Quando chamar o Web Service do PIMSConnector passar como filtro obrigatórios:
- Empresa: será passada uma lista de empresas. A empresa será recuperada do [Talhão] Físico ou [Fazenda].
- Filial: será recuperada do [Talhão] Físico ou [Fazenda].
- Insumo: serão recuperados os insumos disponíveis para o componente.
Insumos por Locais
Objetivo: Gerar os insumos por locais e possibilitar a inserção de novos anos agrícolas e novos períodos de produção para os custeios ou investimentos futuros.
Campos Obrigatórios:
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Demais Funcionalidades:
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- Insumo/Locais: Permite ordenar as informações da tabela/grid da guia "Insumos por Locais" pelos insumos e pelos locais respectivamente.
- Locais/Insumo: Permite ordenar as informações da tabela/grid da guia "Insumos por Locais" pelos locais e pelos insumos respectivamente.
Demais Validações:
- Quando configurado "Permite informar dosagem para ano agrícola/período futuros de custeio Futuro", no cadastro de insumos, permitir informar dosagem para ano agrícola/período de produção futuro, caso contrário não permitir informar dosagem para ano agrícola / período de produção futuro de custeio.
- Quando configurado "Permite informar dosagem para ano agrícola/período futuros de investimento", no cadastro de insumos, permitir informar dosagem para ano agrícola/período de produção futuro, caso contrário não permitir informar dosagem para ano agrícola / período de produção futuro de investimento.
- Quando houver Apontamento Agrícola para Ordem de Serviço de Campo e o Apontamento contemplar o tipo Insumo, o botão "Aplicar" ficará desabilitado mesmo quando o parâmetro "Permite Alterar Ordem de Serviço Informada em Apontamentos" estiver com o valor "SIM".
Embalagens
Objetivo: Informar as Embalagens e Quantidades sugeridas a serem retiradas para cada Insumo.
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- Insumo: Insumo da embalagem. O insumo deve estar cadastrado na guia de Recursos da Ordem de Serviço de Campo ou o insumo deve pertencer ao componente do tipo insumo cadastrado na guia de Recursos da Ordem de Serviço de Campo.
- Embalagem: Embalagem do insumo. Não é permitido possuir a mesma Embalagem mais de uma vez para o mesmo Insumo. A Embalagem deve ser estar previamente cadastrada.
- Quantidade de Embalagens: Quantidade de Embalagens. A quantidade deve ser maior que 0 (zero). Não é permitido possuir mais de uma embalagem com a mesma quantidade para o mesmo Insumo. (tamanho do campo: 7 inteiros com 4 decimais)
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- Unidade: Descrição da Unidade de Medida relacionada ao Insumo. Campo desabilitado.
- Quantidade Total: Quantidade total de insumo das embalagens. Ao informar a Quantidade de Embalagem é calculada a Quantidade Total de insumo das embalagens. Campo desabilitado.
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- Contrato: neste campo o usuário deve informar o código do contrato correspondente a Ordem de Serviço. O contrato deve estar previamente cadastrado e com operação do detalhe do contrato igual a operação informada na Ordem de Serviço. (Tamanho do campo: 10 inteiros).
Sequência Detalhe: neste campo o usuário deve informar o código da sequência do detalhe do contrato. A operação da sequência do detalhe do contrato deve ser igual a operação informada na Ordem de Serviço. (Tamanho do campo: 10 caracteres).
Demais Campos:
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Demais Validações:
- Não é permitido alterar/excluir um detalhe de Contrato que já tenha sido captado pelo Processamento de Pagamento de Serviços. Para manipular um detalhe de Contrato deverá ser realizada a regressão do Processamento de Pagamento de Serviços.
- Caso seja informado um contrato que já foi processado pelo pagamento de serviços será aberta uma popup pedindo para o usuário confirmar a operação, se for confirmada o novo contrato será adicionado e caso não seja confirmada a linha do contrato será apagada possibilitando o usuário a informa um novo contrato
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- Fitossanidade: Fitossanidade alvo na Ordem de Serviço de Campo. A fitossanidade deve estar previamente cadastrada, estar associada à Cultura/Ocupação do Período de Produção informado e configurada como "Aponta Inspeção". Não é permitido possuir mais de um registro para a mesma Fitossanidade na mesma Ordem de Serviço. (Tamanho do campo: 10 inteiros).
- Alvo Principal: Quando marcado indica que a fitossanidade é alvo principal. Não é permitido marcar mais de um alvo principal para o mesmo insumo da Ordem de Serviço de Campo.
Demais Campos:
- Insumo: O usuário pode informar o insumo responsável por combarter a fitossanidade. O insumo deve estar cadastrado para a fitossanidade e para a cultura/ocupação do período de produção da ordem de serviço de campo. (Tamanho do campo: 10 inteiros)
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Inspeções Fitossanitárias
Objetivo: Associar a Ordem de Serviço de Campo com o apontamento de Inspeção Fitossanitária.
Demais Campos:
- Inspeção Fitossanitária: Inspeção Fitossanitária relacionada com o Ano Agrícola, Período de Produção, Fazenda, Setor e Talhão, o usuário poderá alterar a Data Inicial e Data Final desde que esteja relacionada com a Data de Abertura da Ordem de Serviço de Campo. A Inspeção Fitossanitária deve estar previamente cadastrada.
- Fazenda: Fazenda a qual pertence o Talhão onde foi realizada a Inspeção. A Fazenda deve estar previamente cadastrada.
- Setor: Setor ao qual pertence o Talhão onde foi realizada a Inspeção. O Setor deve estar previamente cadastrado para a Fazenda informada. Quando não configurado "Utiliza [Setor]" na Configuração do Local de Produção, o campo [Setor] fica invisível.
- Talhão: Talhão onde foi realizada a Inspeção. O Talhão deve estar previamente cadastrado para o Setor informado.
Demais Funcionalidades:
- : Ao clicar no botão será excluída a associação da Inspeção Fitossanitária relacionada com a Ordem de Serviço.
Demais Validações:
- Será apenas permitido informar uma inspeção Fitossanitária quando o Período de Produção estiver preenchido.
Dados para Reserva
Objetivo: Tem como objetivo verificar as quantidades requisitadas a utilizar no empenho.
Essa guia será habilitada quando o parâmetro estiver configurado “Controle de Retirada de Insumos ERP” em "Administração > Configurações Gerais" e Grupo de Configuração: “8 - Ordem de Serviço de Campo":
Demais campos:
- Insumo: Serão recuperados os insumos disponíveis para o componente;
- Unidade Medida: Será recuperada a Unidade de Medida pertencente ao Insumo;
- Depósito: Será recuperado depósito padrão para a empresa e filial;
- Empresa: A empresa será recuperada do [Talhão] Físico ou [Fazenda];
- Filial: A filial será recuperada do [Talhão] Físico ou [Fazenda];
- Quantidade Requisitada: Quantidade prevista para utilização do recurso;
- Quantidade Retirada:Quantidade retirada do recurso .
Demais Funcionalidades:
- Quando o parâmetro "Controle de Retirada de Insumos ERP" do grupo "Ordem de Serviço de Campo" estiver habilitado e o parâmetro "Retirada de Insumos (I/F)" do grupo "EAI" estiver configurado para controlar a retirada por empresa/filial "F". Será exibido na grid o campo "Quantidade Retirada", este campo é apenas informativo e será atualizado pela integração quando houver uma retirada do produto no ERP.
Pacote de Recursos
Objetivo: Consultar os Pacotes de Recursos do Planejamento Estratégico Agrícola oficializados para o centro de custo, local de produção e operação.
Demais campos:
- Fazenda: Recupera o Código e Descrição da Fazenda.
- Setor: Recupera o Código e Descrição do Setor.
- Talhão: Recupera o Código do Talhão.
- Componente: Recupera o Código e Descrição do Componente.
- Estádio: Recupera o Código e Decrição do Estádio.
- Data Prevista Execução: Recupera a Data prevista para a execução.
- Consumo: Recupera a quantidade consumida do Produto.
- % Utilização: Recupera o percentual de utilização do Produto.
- Dias de Referência: Recupera a quantidade de dias de referência.
Relatório:
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- Vazão Programada/ha: Vazão Programada/ha informada na Ordem de Serviço.
- Capacidade do Tanque: Capacidade do Tanque informada na Ordem de Serviço.
- Número de Tanques: Área Total (Ha) / (Capacidade do Tanque / Vazão Programada/Ha). Campo calculado quando a Vazão Programada/ha e Capacidade do Tanque informadas.
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- Quantidade Componente: Será usado o valor informado na guia recursos, caso não seja informado nenhum valor na guia recursos o valor será calculado a partir da guia Insumos Por Locais:
(Total Quantidade Utilizada para o Componente) / (Área Total Ordem) / (Quantidade Utilização) * (Quantidade Produção) - Insumo por Tanque: Quantidade Componente * (Capacidade do Tanque / Vazão Programada/HA). Campo calculado quando o Componente, Capacidade do Tanque e Vazão Programada/HA informados.
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- Alvo: Código e descrição da fitossanidade alvo informada na Ordem de Serviço.
- Alvo Principal: Identificação da fitossanidade definida como alvo principal.
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- Imprimir no rodapé a descrição (Supervisor / Responsável Técnico e a linha para Assinatura).
- Quando configurado "Imprimir no rodapé informações sobre a execução da Ordem de Serviço" em "Administração > Configurações Gerais" e Grupo de Configuração "Ordem de Serviço de Campo", imprimir no rodapé as informações referentes a execução da ordem de serviço (EXECUÇÃO, Data Início, Data Fim, Coordenador e linha para assinatura), caso contrário não imprimir a as informações referente a execução da ordem de serviço (EXECUÇÃO, Data Início, Data Fim, Coordenador e linha para assinatura).
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- Ordem de Serviço: Número da Ordem de Serviço de Campo.
- Equipe: Nome da Equipe informada na Ordem de Serviço (se informada).
- Período de Produção: Descrição do Período de Produção informado na Ordem de Serviço.
- Operação: Código e Descrição da Operação informada na Ordem de Serviço.
- Data: Data de Abertura da Ordem de Serviço.
- Código: Código do Insumo informado na Ordem de Serviço.
- Descrição Insumo: Descrição do Insumo informado na Ordem de Serviço.
- Código ERP: Código ERP do Insumo informado na Ordem de Serviço.
- Unidade de Medida: Código da Unidade de Medida relacionada ao Insumo.
- Quantidade a ser Consumida: Quantidade do Insumo a ser consumida, se a quantidade do componente estiver informada na guia de recursos o total é calculado da seguinte forma: (Quantidade do Componente * % de Utilização * Quantidade Produção * (soma das áreas dos talhões)), caso contrário é utilizado o total do insumo na guia de Insumos por Locais. Se o Insumo possuir mais de uma Embalagem a ser Retirada, a Quantidade a ser Consumida será (Capacidade da Embalagem * Quantidade de Embalagens) até completar a Quantidade Total a ser Consumida.
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- Quantidade a ser consumida: 43,5 litros
- Embalagens para o Insumo: 20 litros e 5 litros
- Embalagens sugeridas para retirada: duas de 20 litros e uma de 5 litros.
- Capacidade da Embalagem: Capacidade da Embalagem sugerida a ser retirada. Esse campo somente será impresso se as Embalagens forem informadas na guia "Embalagens".
- Quantidade de Embalagens: Quantidade de Embalagens sugeridas para retirada. Esse campo somente será impresso se as Embalagens forem informadas na guia "Embalagens".
- Quantidade a ser Retirada: Quantidade de Insumos a ser retirada. Quantidade a ser retirada a qual é informada na guia "Embalagens". Se não for informada Embalagem para o Insumo, a Quantidade a ser Retirada será igual à Quantidade a ser Consumida.
- Previsão de Sobra: Previsão de Sobra de Insumo de acordo com a quantidade a ser retirada e a quantidade a ser consumida (Quantidade a ser retirada – Quantidade a ser Consumida).
- Total Embalagens: Quantidade Total de Embalagens.
- Fazenda: Descrição da Fazenda informada na Ordem de Serviço
- Setor: Descrição do Setor informado na Ordem de Serviço. Quando não configurado "Utiliza [Setor]" na Configuração do Local de Produção, o campo [Setor] fica invisível.
- Talhão: Código do Talhão informado na Ordem de Serviço.
- Área: Área do Talhão informada na Ordem de Serviço.
- Total: Somatória das Áreas dos Talhões informados na Ordem de Serviço.
- Solicitante: Espaço reservado para visto do solicitante.
- Almoxarife: Espaço reservado para visto do almoxarife.
- Autorização: Espaço reservado para visto do responsável pela autorização de retirada dos insumos.
- Retirado por: Espaço reservado para visto de quem está retirando os insumos.
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Campos:
- Dia: Dia da Previsão do Tempo. Campo utilizado para agrupamento e ordenação do relatório.
- Condição do Tempo: Ícone e descrição da Condição do Tempo. O ícone de "Alerta" é impresso quando a Condição do Tempo está configurada como alerta para a Operação.
- Elemento: Ícone e descrição do Elemento Climático/Meteorológico da Previsão do Tempo. Campo utilizado para agrupamento e ordenação dentro do Dia e Condição do Tempo do relatório.
- Valor: Valor da Previsão do Tempo e código da Unidade de Medida do Elemento Climático/Meteorológico.
- Classificação: Descrição da Classificação de acordo com o Valor da Previsão do Tempo do Elemento Climático/Meteorológico.
- Recomendação: Descrição da recomendação de acordo com a Classificação do Elemento Climático/Meteorológico.