Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...


Deve ser criada uma tabela dinâmica com os seguintes valores para movimentação do bem ou componente:

CódigoDescrição
MCImobilização oriunda do Ativo Circulante
ATAlienação ou Transferência
PEParecimento, Extrativo ou Deterioração
OTOutras Saídas do Imobilizado
CIConclusão de Imobilização em Andamento - Bem Resultante

 A tabela dinâmica criada com os valores acima deve ser vinculada ao campo complementar TPMOVCIAP.

...

Para cada lançamento fiscal que controla crédito de ativo permanente, deve ser informado o tipo de movimentação do bem ou componente, conforme os tipos listados na tabela dinâmica acima.
O tipo de movimentação dos demais lançamentos será gerado automaticamente pelo sistema da seguinte forma, seguindo a legislação do Guia Prático EFD ICMS IPI:

CódigoDescrição
IMImobilização de bem individual (Entradas de bens no período de apuração que não possuem Bem Principal - Cadastro de bem campo "agregado" não preenchido)
IAImobilização em Andamento - Componente (Entrada de bens no período de apuração que possuem Bem Principal - Cadastro de bem campo "agregado" preenchido)
SISaldo inicial de bens imobilizados
BABaixa do Saldo de ICMS - Fim do período de apropriação

Observação: O Saldo Inicial é gerado para os bens que foram adquiridos em período de apuração anterior ao período em que a rotina está sendo gerada e que ainda não foram baixados.

A Baixa do Saldo – BA, é gerado com bens baixados pelo fim do período de apropriação no ICMS no período apuração. Para esses bens, além do tipo de movimentação "BA" será gerado, também, um registro com o tipo de movimentação "SI". No registro gerado pelo BA, os campos "NUM_PARC", "VL_PARC_PASS" e "VL_PARC_APROP" não serão apresentados.

Existem dois métodos adotados pelas SEFAZ para o reconhecimento/aproveitamento de crédito de ICMS sobre Ativo Imobilizado para os casos de Bens em Construção: o Crédito pelo Componente e o Crédito pelo Bem Resultante / Final. As Filiais deverão adotar somente um método, que são:

...

  • Os registros do bloco G só serão gerados para lançamentos fiscais que tenham o CFOP na faixa X.551 a X.555 e seu tipo de ICMS de compra de Ativo Imobilizado.
  • Não Gera CI;
  • IA gerado automático (se possuir "agregado" no cadastro de bem);
  • Será gerado IA caso bem entrou no período de apuração do SPED Fiscal e SI nos períodos posteriores até que termine o crédito de 48 meses;

...

  • Os registros do bloco G só serão gerados para lançamentos fiscais que tenham o CFOP na faixa X.551 a X.555 e seu tipo de ICMS seja diferente de compra de Ativo Imobilizado.
  • CI deverá ser gerado manualmente no PVA;
  • IA gerado automático (se possuir "agregado" no cadastro de bem);
  • IA gerado caso o bem entrou no período de apuração do SPED. NÃO gera SI nos períodos posteriores, pois o crédito será controlado pelo CI. Este CI deverá ser informado manualmente no PVA no período de conclusão do bem e SI para os períodos posteriores;
  • Clientes que implantaram o TOTVS Gestão Fiscal e vão irão apurar o CIAP pela primeira vez: Como , como IA´s serão somente via lançamentos fiscais de entrada com conforme regra de CFOP´s acima, e entraram no período de apuração do arquivo, o CI deverá ser informado manualmente no PVA, e os IA´s deste também manualmente caso for o primeiro arquivo. (vide regra abaixo);
  • Primeiro arquivo: Caso No primeiro arquivo, caso o usuário informe manualmente um SI originado de um CI ou um CI no período de apuração, deverá conter no registro G130 e filhos as informações de todos componentes deste SI originado de CI ou componentes do CI que deverão ser também informados manualmente no arquivo.

    Nota!
    As informações de código de conta analítica (registro 0300), código do centro de custo (registro 0305) e Código da natureza da conta/grupo de contas (registro 0500) só serão enviadas para o arquivo magnético se os aplicativos TOTVS Gestão Patrimonial e TOTVS Gestão Contábil estiverem instalados e configurados. Caso contrário essas informações devem ser informadas diretos no sistema PVA.