Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Valor Origem: Neste campo deverá ser selecionado o valor de partida para composição da base de cálculo. As opções disponíveis são:

  • 01 - Valor da mercadoria: O valor de partida para a base será o valor da mercadoria.
  • 02 -  Quantidade: O valor de partida para a base será a quantidade.
  • 03 - Valor Contábil: O valor de partida será o valor contábil, calculado conforme as configurações já existentes no sistema.
  • 04 - Valor do Crédito Presumido: O valor de partida será o valor do crédito presumido calculado. Importante: Somente o crédito presumido calculado através da configuração genérica, ou seja, através dos campos <F4_> e <F4_> será considerado para esta opção.
  • 05 - Base de ICMS: O valor de partida será a base de ICMS, calculada conforme as configurações já existentes no sistema.
  • 06 - Base Original do ICMS: O valor de partida será a base original de ICMS, ou seja, a base do ICMS, calculada conforme as configurações já existentes no sistema, sem considerar reduções de base.
  • 07 - Valor do ICMS: O valor de partida será o valor de ICMS, calculado conforme as configurações já existentes no sistema.

...


Dica

Todas as opções se referem ao respectivo valor

...

calculado no itemdo documento.


Adições e Deduções


Nesta seção deverão ser definidas as adições e subtrações a serem aplicadas sobre o valor de origem selecionado no campo Valor Origem.

...

Através desta rotina é possível cadastrar regras de alíquotas para os tributos genéricos. Esta regra será interpretada no momento da escrituração do documento fiscal e, o valor obtido através desta regra será utilizada como alíquota do tributo genérico.


Seção


Definição

...

da Alíquota

...


Nesta seção definiremos o código da regra, uma descrição e qual o valor de origem da alíquota, conforme os campos abaixo:

...

Aviso
titleImportante

Se o valor de origem não for calculado no documento fiscal, a alíquota do tributo genérico será zero e, consequentemente o tributo genérico também não será calculado.

...


Alíquota Informada Manualmente

...


Esta seção somente será habilitada quando o campo Valor de Origem estiver com opção 04. Aqui podemos definir alíquota fixa de forma manual através dos campos:

...

Alíquota = Neste campo informamos a alíquota manual.Seção


Unidade de Referência Fiscal


Esta seção somente será habilitada quando o campo Valor de Origem estiver com opção 05. Nesta seção definimos a utilização de uma URF como alíquota através dos campos:

...

Através deste cadastro definiremos perfis tributários de produto, de acordo com critérios definidos pelo próprio cliente, para que sejam utilizados no cálculo dos tributos genéricos.


Seção


Perfil Tributário de Produto


Nesta seção informaremos um código e uma descrição que identificam o perfil cadastrado, lembrando que o código da regra de perfil de produto não poderá se repetir.Seção


Produtos


Neste grid deverá informar quais produtos que integram o perfil. Deverá haver ao menos uma linha neste grid. O produto não poderá se repetir no mesmo perfil, e deverá ter ao menos um produto informado.Seção


Origens dos Produtos


Neste grid deverá informar as origens que fazem parte deste perfil. Deverá haver ao menos uma linha neste grid. A origem de produto não poderá se repetir no mesmo perfil, e deverá ter ao menos uma origem informada.


Facilitador


Para auxiliar o preenchimento das seções Produtos e Origens dos Produtos, foi disponibilizado um facilitador em Outras Ações -> Facilitador. Com este facilitador podemos fazer inclusões ou exclusões de produtos e origens em lote, sem necessidade de digitar código a código de produto.

...

Este perfil possui uma carga automática de sugestões de perfis de operação, para facilitar a utilização destes perfis.


Seção


Perfil Tributário de

...

Operação


Nesta seção informaremos um código e uma descrição que identificam o perfil cadastrado, lembrando que o código da regra de perfil de produto não poderá se repetir.Seção


CFOP’s


Neste grid deverá informar quais os CFOP’s que compõem este perfil, deverá haver ao menos uma linha neste gridSeção


Tipo de Operação


Neste grid deverá informar quais os Tipos de Operações que compõem este perfil, deverá haver ao menos uma linha neste grid.

Caso seja necessário considerar todos os tipos de operações no perfil, não será necessário digitar todos os tipos de operações, basta incluir uma linha neste grid com o código "TODOS"que automaticamente o sistema passa a considerar todos os tipos de operações.


Facilitador


Para auxiliar o preenchimento das seções CFOPs e Tipo de Operação, foi disponibilizado um facilitador em Outras Ações -> Facilitador. Com este facilitador podemos fazer inclusões ou exclusões de CFOPs e Tipo de Operação em lote, sem necessidade de digitar código a código.

...

Através desta rotina definiremos o perfil de participantes para cálculo dos tributos genéricos, de acordo com critérios definidos pelo cliente.


Seção


Perfil Tributário de

...

Participante


Nesta seção informaremos um código e uma descrição que identificam o perfil cadastrado, lembrando que o código da regra de perfil de produto não poderá se repetir.Seção


Participantes


Nesta seção definiremos quais os participantes que compõem o perfil de participantes através dos campos:


Tipo = Através deste campo definiremos o tipo de participante, 1 - Fornecedor(SA2) ou 2 - Cliente(SA1)

Participante= Neste campo informaremos o código do participante, será código de cliente ou de fornecedor de acordo com o tipo especificado anteriormente.

Loja=  Neste Neste campo deverá ser informado a loja do participante, será loja de cliente ou fornecedor conforme o tipo de participante especificado anteriormente.

...

Aviso
titleAviso

Um perfil poderá ter um ou mais participantes, porém o participante não poderá ser repetir dentro do mesmo perfil.


Facilitador


Para auxiliar o preenchimento dos participantes foi disponibilizado o facilitador de preenchimento, em Outras Ações -> Facilitador. Através deste facilitador poderemos fazer inclusões ou exclusões de participantes em lote, sem necessidade de digitar manualmente todos os participantes.

...

Através deste cadastro definiremos os perfis tributários de origem e destino, de acordo com critérios definidos pelo próprio cliente, para que sejam utilizados no cálculo dos tributos genéricos. Este perfil possui carga automática com sugestões de perfis, para facilitar a utilização.


Seção


Perfil Tributário de

...

Origem e Destino


Nesta seção informaremos um código e uma descrição que identificam o perfil cadastrado, lembrando que o código da regra de perfil de produto não poderá se repetir.Seção


UF’s de Origem/Destino


Neste grid serão informadas as Unidade Federativas de origem e destino que compõem o perfil.


UF Origem= Neste campo deverá ser informada a UF de origem da operação.

UF Destino= Neste campo deverá ser informada a UF de destino da operação.

...

Aviso
titleAviso

A combinação de UF Origem + UF Destino não poderá se repetir dentro do mesmo perfil.


Facilitador


Para auxiliar o preenchimento das UFs de origem e destino, foi disponibilizado o facilitador de preenchimento, em Outras Ações -> Facilitador. Através deste facilitador poderemos fazer inclusões ou exclusões das UF’s em lote, sem necessidade de digitar manualmente todas as ocorrências.

...