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7. Em seguida será apresentada a tela para informar o diretório destino da instalação;

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7.1. Se o diretório de instalação selecionado não existir, será exibida a janela a seguir confirmando a criação do diretório;

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7.2.Se o diretório de instalação selecionado já existir, será exibida a janela a seguir informando que arquivos pré-existentes poderão ser sobrescritos;

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8.A próxima janela apresentará as opções de seleção de Tipo de Banco de Dados, Idioma e o País dos Arquivos de Dicionários de Dados;

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a. As opções de Banco de Dados implicam em SQL (TOPCONNECT) ou Ctree (CtreeServer) e define o tipo de RPO (Repositório de Objetos) que será utilizado;

b. As opções de idioma implicam na seleção entre Português, Espanhol e Inglês e define a linguagem que será utilizada nos arquivos de Help do Sistema, Help Online e no arquivo de RPO, já definindo a seleção automática dos pacotes básicos na próxima janela, a Árvore de Seleção de Programas;

c. A opção de País define a origem dos arquivos da Base de Dados local (arquivos SXs) e também faz parte da definição do tipo de RPO a ser utilizado.


9. A próxima janela será a Árvore de Seleção dos Programas a instalar, e oferece já uma seleção prévia de pacotes básicos, de acordo com as opções escolhidas na janela de Configurações anterior;

9.1. As opções pré-selecionadas podem ser alteradas conforme a necessidade de cada instalação;

9.2. Opções desabilitadas são condicionadas a compatibilidades de Sistema Operacional e opções selecionadas previamente.


10. Após a seleção dos pacotes, algumas janelas de configurações poderão ser apresentadas, dependendo dos pacotes selecionados;

10.1. Quando selecionada a opção de instalar o TOTVS | Application Server, será apresentada, a tela de configuração do serviço. Nesta tela poderá ser escolhido o valor da porta do servidor (valores aconselháveis, de 1025 a 65535);

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11. Após todas as configurações acertadas, o processo de cópia dos arquivos será iniciado (este processo pode demorar dependendo das configurações da máquina de destino e a quantidade de pacotes selecionados);

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12. Após finalizada a configuração, será dado o início ao processo de configuração dos arquivos copiados;

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12.1. Durante este processo, os arquivos compactados previamente copiados serão descompactados em seus devidos destinos;

12.2. Quando selecionado para instalação o TOTVS | Application Server, logo após início do serviço, será apresentada a tela do Protheus Wizard para configuração do serviço (utilize usuário Admin e senha em branco para efetuar o login).

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13.Após a descompressão dos arquivos, o processo de instalação estará concluído, bastando clicar no botão “Pronto” para finalizar o instalador;

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14. Para instalação dos componentes adicionais, por favor verificar o capítulo de instalação dos adicionais.





Instalação MAC OS-X

O instalador para versões MAC OS-X (apenas Smartclient, o Application Server não está disponível para sistemas MAC OS-X) está disponível para download no site de suporte ao cliente da Totvs (https://suporte.totvs.com/download) Categoria: Instaladores, ou através de Mídias de DVD.

Para solicitar a mídia física basta entrar em contato com o CST – Depto de Mídias.

1. Para iniciar o instalador do TOTVS 12, vá até o diretório em que foi realizado o download dos arquivos de instalação ou o diretório aonde encontra-se montada a mídia de instalação e execute o instalador TOTVS12.app

2. Será iniciado o instalador, selecione a linguagem do programa de instalação na janela a seguir:


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3. Será visualizada a tela de apresentação a seguir, basta ler as informações e clicar em “Próximo”;

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4.A próxima tela será a tela de Aceite de Contrato de Licença, este contrato deve ser lido com atenção e aceito ou não, conforme suas preferências.

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4.1. Em caso de não concordar com o Contrato de Licença, não será possível prosseguir a instalação;

4.2. Para prosseguir, selecione a opção “Eu concordo com este contrato de licença” e clique em “Próximo”;


5. Em seguida será apresentada a tela para informar o diretório destino da instalação;

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5.1. Se o diretório de instalação selecionado não existir, será exibida a janela a seguir confirmando a criação do diretório;

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5.2. Se o diretório de instalação selecionado já existir, será exibida a janela a seguir informando que arquivos pré-existentes poderão ser sobrescritos;

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6.A próxima janela apresentará as opções de seleção de Tipo de Banco de Dados, Idioma e o País dos Arquivos de Dicionários de Dados;

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6.1. As opções de Banco de Dados não terão relevância em instalações em MAC OS-X;

6.2. As opções de idioma implicam na seleção entre Português, Espanhol e Inglês e define a linguagem que será utilizada nos arquivos de Help Online;

6.3. A opção de País não terá relevância para instalações em MAC OS-X.


7. A próxima janela será a Árvore de Seleção dos Programas a instalar, e oferece já uma seleção prévia de pacotes básicos, de acordo com as opções escolhidas na janela de Configurações anterior:

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7.1. As opções pré-selecionadas podem ser alteradas conforme a necessidade de cada instalação;

7.2. Opções desabilitadas são condicionadas a compatibilidades de Sistema Operacional e opções selecionadas previamente;

7.3. Instalações no ambiente MAC OS-X não oferecem a opção de instalações de outros componentes exceto SmartClient para MAC OS-X e HTML e como adicionais os arquivos de Help Online.


8. Após todas as configurações acertadas, o processo de cópia dos arquivos será iniciado (este processo pode demorar dependendo das configurações da máquina de destino e a quantidade de pacotes selecionados);

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9. Após finalizada a cópia, será dado o início ao processo de configuração dos arquivos copiados;

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9.1. Durante este processo, os arquivos compactados previamente copiados serão descompactados em seus devidos destinos;

9.2. O SmartClient será instalado na pasta /Applications do sistema operacional;


10. Após a descompressão e instalação dos arquivos, o processo de instalação estará concluído, bastando clicar no botão
“Pronto” para finalizar o instalador;

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11. Para instalação dos componentes adicionais, por favor verificar o capítulo de instalação dos adicionais.




Instalação de Componentes Adicionais

Dependendo do sistema operacional utilizado, será possível instalar componentes adicionais que poderão ser selecionados na árvore de seleção de programas.



TOTVS | SmartClient ActiveX

Execute os mesmos passos da instalação padrão.
Selecione o programa TOTVS | SmartClient Activex na tela de Seleção de Programas:

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Aguarde o termino da descompactação dos arquivos e clique em próximo:

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Se necessário crie atalhos:

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Aguarde a finalização do processamento do pacote selecionado:

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Conclua a instalação clicando em “Pronto”.

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Foram descompactados os arquivos para utilização do SmartClient Activex no diretório solicitado.



TOTVS | SmartClient HTML
















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