Introdução

O instalador para versões MAC OSX (apenas Smartclient, o Application Server não está disponível para sistemas MAC OSX) está disponível para download no site de suporte ao cliente da Totvs (https://suporte.totvs.com/download) Categoria: Instaladores.


Passo a passo

1. Para iniciar o instalador do TOTVS 12, vá até o diretório em que foi realizado o download dos arquivos de instalação ou o diretório aonde encontra-se montada a mídia de instalação e execute o instalador TOTVS12.app

2. Será iniciado o instalador, selecione a linguagem do programa de instalação na janela a seguir:



3. Será visualizada a tela de apresentação a seguir, basta ler as informações e clicar em Próximo;


4. A próxima tela será a tela de Aceite de Contrato de Licença, este contrato deve ser lido com atenção e aceito ou não, conforme suas preferências.


4.1. Em caso de não concordar com o Contrato de Licença, não será possível prosseguir a instalação;

4.2. Para prosseguir, selecione a opção Eu concordo com este contrato de licença e clique em Próximo;


5. Em seguida será apresentada a tela para informar o diretório destino da instalação;


5.1. Se o diretório de instalação selecionado não existir, será exibida a janela a seguir confirmando a criação do diretório;


5.2. Se o diretório de instalação selecionado já existir, será exibida a janela a seguir informando que arquivos pré-existentes poderão ser sobrescritos;


6. A próxima janela apresentará as opções de seleção de Tipo de Banco de Dados, Idioma e o País dos Arquivos de Dicionários de Dados;

6.1. As opções de Banco de Dados não terão relevância em instalações em MAC OS X;

6.2. As opções de idioma implicam na seleção entre Português, Espanhol e Inglês e define a linguagem que será utilizada nos arquivos de Help Online;

6.3. A opção de País não terá relevância para instalações em MAC OS X.


7. A próxima janela será a Árvore de Seleção dos Programas a instalar, e oferece já uma seleção prévia de pacotes básicos, de acordo com as opções escolhidas na janela de Configurações anterior:

7.1. As opções pré-selecionadas podem ser alteradas conforme a necessidade de cada instalação;

7.2. Opções desabilitadas são condicionadas a compatibilidades de Sistema Operacional e opções selecionadas previamente;

7.3. Instalações no ambiente MAC OS X não oferecem a opção de instalações de outros componentes exceto SmartClient para MAC OS X e HTML e como adicionais os arquivos de Help Online.


8. Após todas as configurações acertadas, o processo de cópia dos arquivos será iniciado (este processo pode demorar dependendo das configurações da máquina de destino e a quantidade de pacotes selecionados);


9. Após finalizada a cópia, será dado o início ao processo de configuração dos arquivos copiados;


9.1. Durante este processo, os arquivos compactados previamente copiados serão descompactados em seus devidos destinos;

9.2. O SmartClient será instalado na pasta /Applications do sistema operacional;


10. Após a descompressão e instalação dos arquivos, o processo de instalação estará concluído, bastando clicar no botão
Pronto para finalizar o instalador;


11. Para instalação dos componentes adicionais, por favor verificar o capítulo de instalação dos adicionais.



Índice: