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Vida Única


Visão Geral do Programa

O Portal Empresa é uma ferramenta que possibilita aos clientes empresariais das operadoras efetuarem movimentações cadastrais, cabendo a operadora auditar as informações. Essa ferramenta é a evolução do acesso empresarial, onde deixou a tecnologia passou de Flex para HTML5.

Nota

Importante: Mesmo com o desenvolvimento desse novo produto o Acesso Empresarial continuará disponível pelo menos até a versão 12.1.24 de produto.

 Para se logar no sistema, é necessário que o usuário atenda os seguintes requisitos:

  • Estar associado somente ao papel CTP, no programa Manutenção Usuários Produto;
  • Usuário deve estar associado à pelo menos um contrato no programa Manutenção Liberação Contratantes – Clientes.

Ao se logar, o sistema carrega automaticamente a tela abaixo, a qual possibilita acesso aos programas de Manutenção de Beneficiários, Painel de Solicitações, Participação de Beneficiários, Títulos Faturamento, Valores de Mensalidade por Beneficiário e Demonstrativo Aditivo de Reajuste.
 

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Painel de Solicitações

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Outra forma de visualizar as solicitações é através das notificações no sino da toolbar (barra de ferramentas) conforme a imagem abaixo. Através das notificações do sino é possível revisar um beneficiário diretamente ou visualizar todas as pendencias.

O sino é atualizado a cada 5 minutos estando dentro do Portal Empresa durante este período.

Ao revisar um beneficiário pendente do sino, este é retirado do mesmo, pois não está mais pendente de revisão.

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Obs.: Ao abrir o Portal Empresa, haverá uma primeira busca dos dados para preenchimento do sino, podendo demorar alguns segundos, dependendo da quantidade de pendências.

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Objetivo da tela:

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Este programa permite a visualização das solicitações efetuadas pela empresa, bem como as situações.

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Ação:

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Descrição:

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Inicialmente, o programa carrega a tela de filtro com a opção de pesquisar todas as solicitações que estejam pendentes com o auditor da operadora que tenham sido iniciadas no mês corrente. É possível realizar consultas por meio da opção de pesquisa. A mesma é composta pelos campos de data inicial e data final, os quais indicam a faixa de pesquisa em que o início das solicitações devem se enquadrar.

Obs.: As datas da pesquisa não influenciam na pesquisa do card "Minhas Pendências". Esse card sempre trará todas as pendências do usuário, evitando que caso efetue uma pesquisa por datas, fiquem pendências de datas anteriores ao filtro pesquisado. Essa situação não acontece com os demais cards.

A dashboard de Vida Única tem como objetivo centralizar as consultar de dados da Pessoa Física ou Pessoa Jurídica, sendo elas Beneficiário, Contratante ou Prestador, agilizando o processo de Call Center.


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Objetivo da tela:

Centralizar a consulta de dados

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Campo:

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Descrição

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Tipo

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Tipo de solicitação.

  • Alterações de cadastro;
  • Inclusões de beneficiários;
  • Exclusões de beneficiários;
  • Parto coberto;
  • Segunda via de cartão; 
  • Troca de Contrato. 

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Movimentação de Beneficiários

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Objetivo da tela:

Permite ao usuário efetuar as movimentações cadastrais em contratos que possui acesso.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Inclusão/alteração de um beneficiário titular ou dependente.

A inclusão de um novo beneficiário inicia a partir do botão de incluir titular ou dependente. O sistema irá carregar, então, os contratos que o usuário possui acesso, conforme parametrizado nos programas Manutenção Liberação Acesso e Manutenção Liberação Contratantes:

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Após selecionar o contrato, são abertos campos na tela para informar os dados do beneficiário. Essa tela é uma simplificação do acesso interno, possuindo os dados de pessoa física e beneficiário como um único formulário. Como os campos são os mesmos, esse documento irá definir as diferenças e as regras específicas aplicadas ao Portal Empresa.

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Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Pesquisar

O cliente pode efetuar a pesquisa do beneficiário através do Nome e CPF do mesmo. Também existe a possibilidade de pesquisar o contratante ou contratante origem do contrato pelo CNPJ do mesmo.

A pesquisa efetuada é armazenada, e caso seja efetuada alguma função (ex.: Inclusão de Titular, Cancelamento de Beneficiário, Detalhar de Beneficiário) em algum beneficiário dentro da Movimentação de Beneficiários, ao retornar a tela de inicial, o mesmo filtro armazenado será pesquisado novamente. O filtro não será armazenado se o cliente sair da Movimentação de Beneficiários, reiniciando a sessão ou clicando em outro menu.

Incluir Titular\Dependente
Ação:Descrição
Próximo

Direciona o usuário ao próximo passo (step) de preenchimento. Este botão ficará desabilitado quando existirem campos obrigatórios para preenchimento e mostrará um tooltip no botão com a mensagem "Existem campos de preenchimento obrigatório que ainda não foram informados".

Caso existam campos obrigatórios que não estejam preenchidos e tente mudar de passo (step), o sistema mostrará a mensagem "Informações obrigatórias não preenchidas" e não saíra do passo (step) atual, destacando os campos de preenchimento obrigatório na cor vermelha.

Cancelar

Volta para a Movimentação de Beneficiários.

Finalizar Cadastro

Grava a inclusão e volta para a tela de Movimentações de Beneficiários.

Caso existam campos obrigatórios que não estejam preenchidos, o sistema mostrará a mensagem "Informações obrigatórias não preenchidas" e não permitirá finalizar o cadastro, destacando os campos de preenchimento obrigatório na cor vermelha.

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:DescriçãoInformações Pessoais

Permite informar o contrato e dados pessoais do beneficiário como CPF, nome, nome do cartão, data de nascimento, etc. Assim como os dados dos seus documentos principais como CEI, PIS-PASEP, documento de identidade, etc.

Os campos desse agrupamento são subdivididos em outros agrupamentos, são eles:

  • Informações Pessoais
  • Documentos
Endereço e contato

Permite informar os dados do endereço do beneficiário e suas informações para contato contatos, como tipo de logradouro, tipo de endereço, CEP, e-mail, telefone residencial e telefone celular, etc.

Os campos desse agrupamento são subdivididos em outros agrupamentos, são eles:

  • Endereço
    Ao lado do campo "Rua" existe um ícone de ajuda para demonstrar qual deverá ser o formato para preenchimento do logradouro.
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    Caso o campo "Rua" de algum endereço não tenha sido preenchido corretamente, o sistema mostrará a mensagem de erro "O formato do endereco esta invalido. Para o endereco 'R. EUCLIDES DA CUNHA', alem do logradouro, voce deve informar tambem o numero do endereco, conforme os exemplos: AV. PRESIDENTE COSTA E SILVA, 1178 - SALA 5 [...]", caso tente mudar de passo (step) sem ajustar o campo o sistema mostrará a mensagem "O campo Rua não foi preenchido corretamente".
  • Contato

OBS.: O Portal Empresa trata somente o endereço principal. 

Dados do Beneficiário

Permite informar os principais dados da pessoa como beneficiário tais como a data de admissão, data sugerida para inclusão, quais serão os módulos de cobertura, se terá reaproveitamento de carência, campos específicos e anexar documentos no seu cadastro.

Os campos desse agrupamento são subdivididos em outros agrupamentos, são eles:

  • Dados do Beneficiário
  • Cobertura
  • Campos Específicos
  • Anexos
    Quando algum anexo for obrigatório para permitir a inclusão/ alteração do beneficiário, o sistema irá mostrar quais são esses anexos e só permitirá finalizar o cadastro após anexá-los.
    • Caso o anexo seja obrigatório e não tenha sido anexado, a tag deste anexo parecerá na cor vermelha Image Removed;
    • Caso o anexo seja obrigatório e tenha sido anexado, a tag deste anexo parecerá na cor verde Image Removed.
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OBS.: O campo Data sugerida para inclusão estará disponível se o indicador Bloquear a edição do campo Data Sugerida de Inclusão no programa Manutenção Parâmetros Venda de Planos/Manutenção de Cadastro, que indica se a operadora permite que seus contratantes possam alterar essa informação (o programa Manutenção das regras de inclusão e exclusão de beneficiários contém as regras utilizadas aqui).

SOS

Permite informar dados relacionados a módulo SOS, como Peso, Altura, Medicamentos, etc.

OBS:. Será habilitado se for selecionado um módulo com cobertura SOS.

Medicina OcupacionalApós salvar o novo beneficiário incluído, o sistema irá considerar o parâmetro Liberar automaticamente novos beneficiários do Acesso Empresarial quando permitido pela liberação de carências? do programa Manutenção Parâmetros Venda de Planos/Manutenção de Cadastro. Isto é, o sistema irá verificar se o beneficiário se enquadra em alguma regra parametrizada no programa Manutenção Liberação Carência. Caso encontre, o sistema compara a diferença entre a data de inclusão e a data de admissão do beneficiário, com o campo de Dias de Carência da regra encontrada e, se for menor ou igual, libera o beneficiário automaticamente, caso contrário, o beneficiário permanece na situação 1, aguardando aprovação do auditor.Detalhar

Detalha os dados cadastrados para o beneficiário selecionado.

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Cada seção contém um botão de ação, pertinente a seção em si, podendo ser edição, que levará diretamente ao cadastro do beneficiário, na seção selecionada, adicionar dependente ou transferir.

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Transferir

Permite ao usuário realizar a transferência de um beneficiário de um contrato a outro. Deve-se selecionar o contrato de destino e a cobertura opcional para realizar o procedimento.

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Pode ser efetuado a transferência individual ou por família.

Ao final, será gerado um relatório do beneficiário transferido.

Solicitar 2ª Via do Cartão 

Solicitar a segunda via do cartão do beneficiário.

Informar o motivo da solicitação, cadastrada no programa Cadastrar Motivo Solicitação 2ª Via Cartão. 

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Após confirmar, o sistema irá verificar se o beneficiário pode solicitar novamente a 2ª via, de acordo com a última solicitação e o parâmetro Impedir novas solicitações de 2ª via de cartão no intervalo de XXXX dias, no programa Manutenção Parâmetros Venda Planos/Manutenção cadastro. Caso a solicitação tenha sido gerada com sucesso, ainda pode ser aprovada automaticamente se o parâmetro Aprovar automaticamente solicitações de segunda via de cartão, do mesmo programa de parâmetros, estiver ligado. A aprovação da solicitação indica que o atual cartão do beneficiário é cancelado, sendo necessário executar o processo de geração da nova via. Caso a solicitação não for aprovada automaticamente, o usuário do acesso interno poderá executar essa aprovação por meio do programa Solicitação de 2ª via Cartão:

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Este programa permite gerenciar as solicitações de 2ª via de cartões efetuadas pelo Portal Empresa, de forma que somente usuários internos da operadora tem acesso ao programa. O programa permite ao usuário filtrar as solicitações pelos seguintes parâmetros:

  • Situação:
    • Pedente de Auditoria: busca as solicitações em aberto;
    • Aprovado: busca as solicitações que já foram aprovadas;
    • Todos: busca todas as solicitações;
  • Data inicio/data Fim: o período em que a solicitação foi realizada;

 Após a consulta, o usuário pode executar duas ações sobre as solicitações cuja situação seja Pendente de Auditoria

  • Gerar nova Via: Irá abrir o programa Manutenção Emissao Documentos Identificacao Beneficiario, configurado para emitir a nova via dos cartões selecionados;
  • Aprovar: Altera a situação da solicitação para aprovada;

 As solicitações cuja situação seja Aprovada, somente são listadas para fins de consulta, uma vez que não possuem ações nesse programa.
 

Remover

Essa função permite remover beneficiários dos contratos. Pode-se remover beneficiários em lote, o qual irá aparecer "1 de 3", por exemplo, se selecionado 3 beneficiários ativos para remoção.

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Deve-se selecionar o beneficiário que se deseja excluir, informar a data de exclusão e o motivo. Esse processo permite ainda que sejam anexados documentos à tarefa de exclusão de beneficiários.

OBS.: Caso esteja parametrizado para análise, o beneficiário excluído ficará Pendente de Exclusão, permanecendo ativo até que a análise seja efetuada.

Caso motivo de remoção do beneficiário seja referente a óbito, será necessário informar a data de óbito do beneficiário.

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Caso o beneficiário selecionado seja um titular e o mesmo possuir dependentes, será apresentado um campo para seleção do Motivo de Remoção para os dependentes.

OBS: Este motivo de remoção será utilizado para todos os dependentes.

Outras Ações

Existem os seguintes relatórios disponíveis no botão Outras Ações:

  • Histórico do Beneficiário/Relatório de Movimentação: Este relatório irá listar as movimentações (inclusão, alteração e alteração) realizadas no cadastro do(s) beneficiário(s) selecionado(s) em um determinado período de tempo. O mesmo pode ser emitido tanto em PDF quanto CSV.
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  • Demitidos/Aposentados: Este relatório irá listar os beneficiários que foram excluídos por demissão ou aposentadoria.

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  • Relatório de Beneficiários: Este relatório irá listar os beneficiários ativos, alterados e excluídos em um determinado período de tempo. É possível filtrar pelo contratante de origem, grau de parentesco e idade. O mesmo pode ser emitido tanto em PDF quanto CSV e pode ser do tripo simples ou detalhado.

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Termo de ciência

Este botão tem por função gerar o Termo de Ciência. Caso não seja selecionado nenhum beneficiário, ou mais de um beneficiário titular, o botão irá gerar o Termo de Ciência Genérico. Esse termo não conterá os dados dos beneficiários preenchidos, devendo ser feito a mão pelo usuário. Caso selecione um beneficiário TITULAR e ATIVO, irá gerar o Termo de Ciência específico do beneficiário selecionado, com os dados do beneficiário preenchido.

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Consulta Participação Beneficiários

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Objetivo da tela:

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Consulta rápida que visa apresentar os valores de coparticipação por beneficiário.

Outras Ações/Ações Relacionadas:

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Ação:

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Descrição:

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Permite realizar a consulta dos valores de coparticipação por beneficiário por meio dos campos de filtro de nome do beneficiário ou período (último mês, 90 dias).

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Quantidade do movimento de coparticipação do beneficiário.

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Consulta Títulos Faturamento

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Objetivo da tela:

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Consulta rápida que visa apresentar os valores de pagamentos referentes ao contrato. 

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Ação:

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Descrição:

Permite pesquisar uma Pessoa Física ou Pessoa Jurídica, pelo CPF, CNPJ, CNS, Unidade/Prestador, Modalidade/Proposta/Usuário, Carteira, Código Contratante.

Exemplo:

  • Para pesquisar por Unidade/Prestador, deve-se separá-los com uma barra "/", como por exemplo: 120/123456;
  • Para pesquisar por Modalidade/Proposta/Beneficiário, deve-se separá-los com uma barra, como por exemplo: 20/7626/1106.
Busca AvançadaPermite pesquisar por CNS, Modalidade, Proposta, Código do Usuário, Carteira do Beneficiário, Unidade e Código do Prestador, Inscrição ou Código do Contratante, Código do Conselho e Número de Registro do Prestador.


Dados Gerais


Contratos do Contratante

Este programa permite visualizar os Contratos os quais a Pessoa Física ou Jurídica é o contratante responsável.

Esta opção do menu só aparecerá caso seja pesquisada uma Pessoa Física ou Jurídica com papel de Contratante.


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Modalidade/ContratoAo clicar no código de Modalidade e Contrato do card, o usuário será redirecionado a Manutenção de Propostas (hvp.proposals), no detalhar do contrato em questão.
Exibir mais detalhesAo clicar em "Exibir mais detalhes", será apresentado os campos Contrato, Plano, CPF/CNPJ do Contratante e o nome do Contratante Origem.


Plano Anteriores


Movimentação dos Beneficiários


Contratante Inadimplente


Declaração de Saúde


Aprenda mais sobre a dashboard de Vida Única no YouTube:



Conteúdos Relacionados:

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Permite realizar a consulta dos títulos de faturamento por beneficiário por meio dos campos de filtro por:

  • Pesquisar por: Campo tipo seletor com os valores "Competencia(AAAA)", "Competencia(AAAA/MM)", "Título/Espécie" e "Contratante";
  • Critério;
  • Classificação: Campo tipo seletor com os valores "Abertos", "Pagos" e "Ambos".

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Permite ao usuário gerar a fatura e o boleto em formato ".PDF," podendo a Operadora do Plano personalizar a primeira página.

OBS.: Para utilização de boletos e demonstrativos é necessário que os parâmetros abaixo estejam configurados:

HPR01410P:

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Permite ao usuário gerar os demonstrativos do título selecionado. É impressa nesta opção um detalhamento da fatura mensal do beneficiário. Esta funcionalidade possui as seguintes opções:

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Data de vencimento do título.

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Consulta Valores de Mensalidade por Beneficiário

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Objetivo da tela:

Consulta rápida que visa apresentar os valores de mensalidade por beneficiário.

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Ação:

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Descrição:

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Permite realizar a consulta os valores de mensalidade por beneficiário utilizando os filtros de nome do beneficiário e período (último mês, 90 dias).

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Consulta Demonstrativo Aditivo Reajuste

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Objetivo da tela:

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Consulta rápida que visa apresentar os demonstrativos de reajustes gerados para os beneficiários.

Outras Ações/Ações Relacionadas:

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Ação:

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Descrição:

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Permite realizar a consulta dos demonstrativos de reajustes dos beneficiários por meio dos campos de filtro de contrato, mês e ano.

Principais Campos e Parâmetros:

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Aprenda mais sobre o portal empresa no YouTube:

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How To - Inclusão de Titular

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How To - Inclusão de Dependente

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How To - Alteração de Beneficiário

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How To - Exclusão de Beneficiário

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How To - Painel de Solicitações

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How To - Exclusão de Demitidos e Aposentados DEMAP

Conteúdos Relacionados:

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