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  1. Visão Geral
  2. Tipos de Ocorrências
  3. Exemplos de utilização
  4. Tela XXXOpção Outras Ações / Ações relacionadas
    Tela XXX
  5. Principais Campos e Parâmetros
  6. Tabelas utilizadas


01. VISÃO GERAL

Esta rotina é utilizada para apontar todos os fatos ocorridos durante uma viagem de transporte. Esses dados podem ser visualizados posteriormente na consulta de tracking, que permite acompanhar e monitorar as viagens com base nos apontamentos. Assim, é possível ter uma visão precisa dos pontos por onde a mercadoria do cliente passou e quais restam para completar o trecho de viagem até o destino.

Exemplos:

  • Coleta efetuada;
  • Confirmação de embarque;
  • Entrega efetuada;
  • Cliente fechado;
  • Apreensão de carga em posto fiscal;
  • Queda de barreira na estrada - viagem atrasada;
  • Roubo de carga;

    O registro da ocorrência está diretamente relacionado ao tipo de ocorrência configurado
    em em Tabela de Ocorrências, que, conforme o seu cadastro, poderá gerar uma ação a ser executada no sistema.

02. TIPOS DE OCORRÊNCIAS

Quando registradas ocorrências do tipo Gera Pendência ou Gera Indenização, serão atualizadas, respectivamente, Registro de Pendências e Registro de Indenização.

Card documentos
InformacaoPara apontar uma ocorrência do Tipo Gera Pendência para um documento Bloqueado, é necessário configurar o Parâmetro MV_TMSPNDB com conteúdo T. Para movimentação do documento, deve-se efetuar a liberação do documento (ocorrência do tipo 03-Libera Documento). Caso contrário, o sistema impede qualquer tipo de movimento a ele relacionado.
TituloIMPORTANTE!

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  • T (True = Verdadeiro) – Conteúdo padrão do sistema, é obrigatória a informação da quilometragem de entrada do veículo, encerrando a viagem quando todos os documentos estiverem com o status Cancelado ou Encerrado.
  • F (False = Falso) – Não é obrigatória a informação da quilometragem, mantendo a viagem original com o status em trânsito. Além disso, permite a transferência de outros documentos para a viagem original.

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03. EXEMPLOS DE UTILIZAÇÃO

Para registrar as ocorrências das viagens:

  1. Em Registro de Ocorrências, selecione a opção Apontar.
    Será apresentada a janela Registro de Ocorrências - Apontar, dividida em áreas:

Cabeçalho:

Nesta área, são apresentados os dados: filial da ocorrência, número da ocorrência, a filial origem da viagem e o número da viagem.

Itens:

Nesta área, são registradas as ocorrências relacionadas à viagem, tais como:

03. TELA XXXXX

Outras Ações / Ações relacionadas

...

04. TELA XXXXX

Principais Campos e Parâmetros

...

data, hora, código da ocorrência, motivo, documento, quantidade em volume do documento, peso real do documento, quantidade em volume da ocorrência, peso real da ocorrência, filial origem da ocorrência, data/hora de chegada, data/hora de saída, etc.

Nesta pasta, observe o campo Km Chegada.

Rodapé:

Apresenta a opção Repetir o conteúdo na próxima sequência. Essa opção é utilizada quando, para a mesma viagem, serão registradas várias ocorrências. Permite repetir o conteúdo apontado na primeira ocorrência para as outras que serão informadas.

2.Na área Cabeçalho, informe a filial origem e a viagem.
3. No campo Fil. Origem está disponível a consulta padrão Filial Origem/Viagem.
4. Se selecionada a filial por essa consulta, o campo Viagem é preenchido automaticamente.
5. Em seguida, na área Itens, informe a ocorrência.
6. Preencha os dados conforme orientação do help de campo.
7. Para cadastrar outra ocorrência relacionada à mesma viagem, pressione seta para baixo.
Será apresentada uma nova linha para a digitação.
8. Repita o passo 3.
9. Verifique a opção Repetir o conteúdo na próxima sequência, disponível no rodapé da tela.
10. Confira os dados e confirme.

Importante:

• O parâmetro Edita E-mail? (Sim/Não) permite definir se o e-mail pode ser editado antes de ser enviado. O mesmo pode ser configurado utilizando-se a tecla [F12] na janela de manutenção da rotina.
• Os destinatários da mensagem são sugeridos conforme a configuração da tabela de ocorrências e do cadastro de ocorrências x usuários.
• O corpo do e-mail também será sugerido automaticamente, de acordo com os dados informados no registro da ocorrências; se necessário, o usuário pode alterá-los.
• Se o registro de ocorrências for por viagem e no seu apontamento informar documentos que possuam destinatários idênticos, é possível que sejam aglutinados. A chave de aglutinação de mensagens obedece à seguinte ordem:
Devedor do Frete + Remetente + Destinatário + Despachante + Consignatário
Sendo assim, esses dados deverão ser idênticos e informados.

04. OPÇÃO OUTRAS AÇÕES

Outras Ações:

AçãoDescrição
PesquisarPesquisa os documentos informados no registro de ocorrências.

E-mail

Aciona as funcionalidades para o envio de e-mails, lembrando que se o parâmetro estiver configurado como Sim, também será apresentada a tela para edição do E-mail antes do seu envio.

  • Não existem parâmetros para acionar a integração do apontamento de ocorrências com o envio de E-mails. Sempre será verificada a existência de ocorrências configuradas para envio do E-mail e/ou a existência do cadastro de ocorrências x usuários. O E-mails só será enviado caso exista ao menos um das duas configurações.
  • A configuração do servidor de E-mails seguirá as informações dos parâmetros já existentes (MV_EMCONTA, MV_EMSENHA, MV_RELSERV, etc.).
Conciliação de Sobras e FaltasEsta rotina permite listar as sobras ou faltas, possibilitando ao operador localizar a mercadoria que está em falta ou excesso, de forma rápida e simples, evitando que o destinatário final não receba a mercadoria na sua totalidade.

Pré - requisitos:

  • Cadastre a Identificação do Produto.
  • Cadastre na rotina Registro de Ocorrências uma ocorrência Gera Pendência do Tipo Falta ou Sobra.

Veja mais sobre a rotina aqui.

05. TABELAS UTILIZADAS

  • DA3 - Cadastro de Veículos
  • DF0 - Agendamento
  • DF1 - Itens do Agendamento
  • DTQ - Viagem
  • DV4 - Notas Fiscais com Avaria
  • DVH - Confirmação de Embarque
  • DUA - Registro de Ocorrências
  • DT2 - Tabela de Ocorrências
  • DUD - Movimento de Viagem
  • DT4 - Contrato de Carreteiro
  • DT5 - Solicitação de Coletas
  • DT6 - Documentos de Transporte
  • DT8 - Composição de Frete
  • DTA - Carregamento
  • DTR - Veículos da Viagem
  • DTW - Operações de Transporte
  • DTX - Manifesto de Carga
  • DTV - AWB Agente
  • DU7 - Averbação de Seguro
  • DUB - Registro de Indenização
  • DUH - Endereçamento de Notas Fiscais
  • DUU - Registro de Pendência
  • DUV - Registro de Entrada/Saída de Veículos
  • DUT - Tipos de Veículos
  • SF2 - Cabeçalho Nota Fiscal de Saída

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