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CONTEÚDO

01. VISÃO GERAL

Esta rotina permite apontar todos os fatos ocorridos durante uma viagem de transporte, sendo que estas informações podem ser visualizadas posteriormente, na consulta de Tracking, que permite acompanhar e monitorar as viagens com base nos apontamentos. Assim, é possível obter uma visão precisa dos pontos por onde a mercadoria do cliente passou e quais restam para completar o trecho de viagem até o destino.

Exemplo:

  • Coleta efetuada;
  • Confirmação de embarque;
  • Entrega efetuada;
  • Cliente fechado;
  • Apreensão de carga em Posto Fiscal;
  • Queda de barreira na estrada - viagem atrasada;
  • Roubo de carga.

O registro da ocorrência está diretamente relacionado ao tipo de ocorrência configurado na rotina Tabela de Ocorrências (TMSA020) que, conforme o seu cadastro, poderá gerar uma ação a ser executada no Sistema.

02. TIPOS DE OCORRÊNCIAS

Quando registradas ocorrências do tipo Gera Pendência ou Gera Indenização serão atualizados, respectivamente, o Registro de Pendências e o Registro de Indenização.

IMPORTANTE!

  1. Para apontar uma ocorrência do tipo Gera Pendência para um documento Bloqueado é necessário configurar o parâmetro MV_TMSPNDB com conteúdo T (True).
  2. Para a movimentação do documento deve ser efetuada a liberação do documento (ocorrência do tipo 03-Libera Documento). Caso contrário, o Sstema impede qualquer tipo de movimento a ele relacionado.

Ocorrências de Avaria de Mercadorias

Para as ocorrências do tipo Pendência de Avaria de mercadorias do cliente é possível controlar a Filial responsável pela avaria por meio do campo Fil. Orig. Pnd., disponível na no painel Itens desta rotina, bem como, atualizar o registro de pendências ou o registro de indenização.

Assim, é possível informar a Filial da Transportadora que gerou a ocorrência de avaria, independente da Filial que finaliza o processo de transporte e que gera o cadastro no registro de ocorrências.

Ocorrências de Sobras

Para atender as situações em que o cliente necessita lançar ocorrências de sobras de mercadorias no armazém sem saber o cliente e/ou documento relacionados a elas é possível registrar ocorrências sem informar o documento de transporte.

Neste caso, para gerenciar as ocorrências, o usuário poderá lançá-las com o tipo Gera Pendências, que atualizará o Registro de Pendências, permitindo controlar os problemas ocorridos com a mercadoria transportada, como por exemplo: mercadoria avariada, sobra, falta, bloqueios, entre outros.

Para o tipo de ocorrência Gera pendência, é possível atualizar o saldo de volumes pendentes do documento de transporte. Veja mais detalhes no tópico Controle de Saldos de Ocorrências.

Para determinar os possíveis tipos de identificações de um produto, consulte a rotina Identificação do Produtos (TMSA016).

Ocorrências Informativas

Se a ocorrência for do tipo Informativa e por viagem será apresentada a tela Confirmação de Embarque. Nela, é possível informar os dados de embarque da viagem, tais como: companhia aérea, número do voo, data da partida, hora da partida, data da chegada, hora da chegada, entre outros.

Para visualizar os dados informados na confirmação de embarque, utilize a opção Visualizar desta rotina, que disponibiliza a opção Confirmação de Embarque - <F4>.

Ocorrências de Transferência de Viagem

Ao efetuar o registro de ocorrência do tipo Transferência de Viagem, caso o usuário informe a quilometragem de entrada, a viagem original será encerrada.

Para tratar as situações em que é necessário transferir os documentos de transporte de uma viagem em trânsito para outra viagem em aberto, sem ter que encerrar a viagem original, pois ela poderá seguir a sua rota de destino, deve-se verificar o conteúdo do parâmetro MV_KMOBRIG, que permite configurar se o sistema exigirá, ou não, a informação da quilometragem de entrada do veículo da viagem original.

O parâmetro MV_KMOBRIG pode ser configurado com:

. T. (True/Verdadeiro): conteúdo padrão do Sistema, é obrigatória a informação da quilometragem de entrada do veículo, encerrando a viagem quando todos os documentos estiverem com o status Cancelado ou Encerrado.

.F. (False/Falso): não é obrigatória a informação da quilometragem, mantendo a viagem original com o status Em Trânsito. Além disso, permite a transferência de outros documentos para a viagem original.

IMPORTANTE!

  1. Caso ocorra uma ocorrência de transferência deve ser utilizado o parâmetro MV_TMSCVIA para definir a ação a ser tomada em relação à viagem. As ações podem ser definidas entre as opções a seguir:
    • Opção 0: Não utiliza o parâmetro.
    • Opção 1: Cancela a Viagem.
    • Opção 2: Encerra a Viagem.
    • Opção 3: Pergunta qual ação deverá ser tomada.
  2. Caso o parâmetro esteja igual a 0 (zero), a viagem para a qual está sendo apontada a ocorrência será cancelada.
  3. Caso esteja configurado como 1 (um), a viagem será encerrada.
  4.  Mas, se estiver configurado como 2 (dois), será apresentada a pergunta de qual ação deverá ser tomada (Cancelar ou Encerrar).

Ocorrências de Tipo de Encerramento de Processo e Retorno ao Armazém

Quando o apontamento das ocorrências de documentos contidos em uma viagem de entrega for do tipo encerramento de processo e existir outra ocorrência anterior relacionada a eles do tipo retorno ao armazém, será possível a geração automática de documentos de armazenagem.

Para o tipo de ocorrência Encerra Processo, é possível atualizar o saldo de volumes pendentes do documento de transporte.

Para efetuar a cobrança da armazenagem automática, gerando os documentos de armazenagem, é necessário:

1.  Cadastrar uma tabela de frete com os componentes desejados.
2.  Criar um serviço de armazenagem e atualizar o parâmetro MV_SERARM.
3.  
Verificar a configuração dos seguintes parâmetros no ambiente Configurador:

ParâmetroDescrição
MV_OCORARMIndica o código da ocorrência que gera armazenagem.
MV_TPDCARM

Indica os tipos de documentos de origem que podem gerar armazenagem, sendo eles:

  • Tipo E para CTRC
  • Tipo F para Nota Fiscal.

Este parâmetro pode ser configurado com mais de um tipo de documento como, por exemplo, [E;F].

MV_OBSARMAContém a observação que deve ser gravada no documento de armazenagem.
MV_SERARMIndica o código de serviço cadastrado na tabela de frete para a armazenagem.
MV_TMSUNFSIndica se deve ser gerada nota fiscal ou conhecimento de armazenagem.

03. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Registrar as Ocorrências de Viagens

  1.  No SIGATMS, clique em Atualizações > Ocorrências > Registro de Ocorrências

  2.  Na tela Registro de Ocorrências, clique em Apontar.

  3.  Será apresentada a tela Registro de Ocorrências - Apontar, que está dividida nos seguintes painéis:

    1. Cabeçalho: são apresentados os dados: filial da ocorrência, número da ocorrência, a filial origem da viagem e o número da viagem.

    2. Itens: são registradas as ocorrências relacionadas à viagem, tais como: data, hora, código da ocorrência, motivo, documento, quantidade em volume do documento, peso real do documento, quantidade em volume da ocorrência, peso real da ocorrência, filial origem da ocorrência, data/hora de chegada, data/hora de saída, entre outros. Neste painel, observe o campo Km Chegada.

    3. Rodapé: apresenta a opção Repetir o conteúdo na próxima sequência. Esta opção é utilizada quando, para a mesma viagem, serão registradas várias ocorrências. Permite repetir o conteúdo apontado na primeira ocorrência para as outras que serão informadas.

  4.  Em Cabeçalho, informe a Filial origem e a viagem.

  5.  No campo Fil. Origem está disponível a consulta padrão Filial Origem/Viagem.

  6.  Se selecionada a filial por essa consulta, o campo Viagem é preenchido automaticamente.

  7.  Em Itens, informe a ocorrência e os demais dados necessários para este cadastro.

  8.  Para cadastrar outra ocorrência relacionada à mesma viagem, pressione a tecla Seta para baixo.

  9.  Será apresentada uma nova linha para a digitação. Repita o Passo 5.

  10.  Verifique a opção Repetir o conteúdo na próxima sequência, disponível no rodapé da tela.

  11.  Confira os dados e confirme.

IMPORTANTE!

  1. O parâmetro Edita E-mail? (Sim/Não) permite definir se o e-mail pode ser editado antes de ser enviado. Ele pode ser configurado utilizando-se a tecla [F12] na tela Manutenção da Rotina.
  2. Os destinatários da mensagem são sugeridos conforme a configuração da tabela de ocorrências e do cadastro de ocorrências x usuários.
  3. O corpo do e-mail também será sugerido automaticamente, de acordo com os dados informados no registro da ocorrências; se necessário, o usuário pode alterá-los.
  4. Se o registro de ocorrências for por viagem e no seu apontamento informar documentos que possuam destinatários idênticos, é possível que sejam aglutinados. A chave de aglutinação de mensagens obedece à seguinte ordem: 
                     Devedor do Frete + Remetente + Destinatário + Despachante + Consignatário
    Sendo assim, estes dados deverão ser idênticos e informados.

04. TELA REGISTRO DE OCORRÊNCIAS

Principais Campos e Parâmetros

Campo

Descrição

Apontar

Permite acessar a tela Registro de Ocorrências - Apontar, na qual é possível apontar os registros de ocorrências das viagens.

Visualizar

Permite acessar a tela Registro de Ocorrências - Visualizar, na qual é possível visualizar os registros de ocorrências das viagens.

Outras Ações > Estornar

Permite estornar os registros de ocorrências das viagens.

05. TELA REGISTRO DE OCORRÊNCIAS - APONTAR

Outras Ações / Ações Relacionadas

AçãoDescrição
Pesquisar

Permite pesquisar os documentos informados no registro de ocorrências.


E-mail

Permite acessar as funcionalidades para o envio de e-mails, lembrando que se o parâmetro estiver configurado como Sim, também será apresentada a tela para edição do e-mail, antes do seu envio.

Não existem parâmetros para acionar a integração do apontamento de ocorrências com o envio de e-mails. Sempre será verificada a existência de ocorrências configuradas para envio do e-mail e/ou a existência do cadastro de Ocorrências x Usuários. O e-mail somente será enviado caso exista ao menos um das duas configurações.

A configuração do servidor de e-mails seguirá as informações dos parâmetros já existentes (MV_EMCONTA, MV_EMSENHA, MV_RELSERV, entre outros).

Conciliação de Sobras e FaltasPermite listar as sobras ou faltas, possibilitando ao operador localizar a mercadoria que está em falta ou excesso, de forma rápida e simples, evitando que o destinatário final não receba a mercadoria na sua totalidade.

Pré-requisitos:

Veja mais sobre a rotina aqui.

Principais Campos e Parâmetros

Campo

Descrição

Fil. Origem

Código da Filial de origem da viagem.

Viagem

Código da viagem que gerou a ocorrência.

Cod. Ocorre.

Código de ocorrência que indica o tipo de ação que ocorreu para um conhecimento de frete ou para a viagem.

Motivo

Descrição a ocorrência.

06. TABELAS UTILIZADAS

  • DA3 - Cadastro de Veículos

  • DF0 - Agendamento

  • DF1 - Itens do Agendamento

  • DTQ - Viagem

  • DV4 - Notas Fiscais com Avaria

  • DVH - Confirmação de Embarque

  • DUA - Registro de Ocorrências

  • DT2 - Tabela de Ocorrências

  • DUD - Movimento de Viagem

  • DT4 - Contrato de Carreteiro

  • DT5 - Solicitação de Coletas

  • DT6 - Documentos de Transporte

  • DT8 - Composição de Frete

  • DTA - Carregamento

  • DTR - Veículos da Viagem

  • DTW - Operações de Transporte

  • DTX - Manifesto de Carga

  • DTV - AWB Agente

  • DU7 - Averbação de Seguro

  • DUB - Registro de Indenização

  • DUH - Endereçamento de Notas Fiscais

  • DUU - Registro de Pendência

  • DUV - Registro de Entrada/Saída de Veículos

  • DUT - Tipos de Veículos

  • SF2 - Cabeçalho Nota Fiscal de Saída

07. ASSUNTOS RELACIONADOS