Histórico da Página
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Esta rotina é utilizada para apontar todos os fatos ocorridos durante uma viagem de transporte. Esses dados podem ser visualizados posteriormente na consulta de tracking, que permite acompanhar e monitorar as viagens com base nos apontamentos. Assim, é possível ter uma visão precisa dos pontos por onde a mercadoria do cliente passou e quais restam para completar o trecho de viagem até o destino.
Exemplos:
Coleta - Coleta efetuada;
Confirmação - Confirmação de embarque;
Entrega - Entrega efetuada;
Cliente - Cliente fechado;
Apreensão - Apreensão de carga em posto fiscal;
Queda - Queda de barreira na estrada - viagem atrasada;
Roubo - Roubo de carga;
O registro da ocorrência está diretamente relacionado ao tipo de ocorrência configurado em Tabela de Ocorrências, que, conforme o seu cadastro, poderá gerar uma ação a ser executada no sistema.
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Quando registradas ocorrências do tipo Gera Pendência ou Gera Indenização, serão atualizadas, respectivamente , o Registro de Pendências e o Registro de Indenização.
Informações |
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Para apontar uma ocorrência do |
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tipo Gera Pendência para um documento Bloqueado, é necessário configurar o |
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parâmetro MV_TMSPNDB com conteúdo T. Para movimentação do documento, deve-se efetuar a liberação do documento (ocorrência do tipo 03-Libera Documento). Caso contrário, o sistema impede qualquer tipo de movimento a ele relacionado. |
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Ocorrências de
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Avaria de
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Mercadorias
Para as ocorrências do tipo Pendência de Avaria de mercadorias do cliente, o sistema permite controlar a filial responsável pela avaria por meio do campo Fil. Orig. Pnd. disponível na área de Itens da rotina, bem como atualizar o registro de pendências ou o registro de indenização.
Assim, é possível informar a filial da transportadora que gerou a ocorrência de avaria, independente da filial que finaliza o processo de transporte e que gera o cadastro no registro de ocorrências.
Ocorrências de
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Sobras
Para atender as situações em que o cliente necessita lançar ocorrências de sobras de mercadorias no armazém sem saber o cliente e/ou documento relacionados a elas, o sistema possibilita registrar ocorrências sem informar o documento de transporte.
Neste caso, para gerenciar as ocorrências, o usuário poderá lançá-las com o tipo Gera Pendências, que atualizará o Registro de Pendências, permitindo controlar os problemas ocorridos com a mercadoria transportada, como por exemplo: mercadoria avariada, sobra, falta, bloqueios, etc.
Para o tipo de ocorrência Gera pendência, é possível atualizar o saldo de volumes pendentes do documento de transporte. Veja mais detalhes no tópico Controle de Saldos de Ocorrências.
Para determinar os possíveis tipos de identificações de um produto, consulte a rotina Identificação do Produto.
Ocorrências
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Informativas
Se a ocorrência for do tipo Informativa e por viagem, será apresentada a janela Confirmação de Embarque. Nela, é possível informar os dados de embarque da viagem, tais como: companhia aérea, número do vôo, data da partida, hora da partida, data da chegada, hora da chegada, etc.
Para visualizar os dados informados na confirmação de embarque, utilize a opção Visualizar dessa rotina, que disponibiliza a opção Confirmação de Embarque - [F4].
Ocorrências de
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Transferência de
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Viagem
Ao efetuar o registro de ocorrência do tipo Transferência de Viagem, caso o usuário informe a quilometragem de entrada, a viagem original será encerrada.
Para tratar as situações em que é necessário transferir os documentos de transporte de uma viagem em trânsito para outra viagem em aberto, sem ter que encerrar a viagem original, pois ela poderá seguir a sua rota de destino, deve-se verificar o conteúdo do parâmetro MV_KMOBRIG, que permite configurar se o sistema exigirá, ou não, a informação da quilometragem de entrada do veículo da viagem original.
O parâmetro MV_KMOBRIG pode ser configurado com:
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- T (True = Verdadeiro) – Conteúdo padrão do sistema, é obrigatória a informação da quilometragem de entrada do veículo, encerrando a viagem quando todos os documentos estiverem com o status Cancelado ou Encerrado.
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- F (False = Falso) – Não é obrigatória a informação da quilometragem, mantendo a viagem original com o status em trânsito. Além disso, permite a transferência de outros documentos para a viagem original.
Informações | |
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Caso ocorra uma ocorrência de transferência, utiliza-se o parâmetro MV_TMSCVIA para definir a ação a ser tomada em relação à viagem. As ações podem ser definidas entre as opções a seguir: - Opção 0 |
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: Não utiliza o parâmetro. |
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: Cancela a Viagem. |
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: Encerra a Viagem. |
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: Pergunta qual ação deverá ser tomada. Caso o parâmetro esteja igual a 0, a viagem para a qual está sendo apontada a ocorrência será cancelada, caso seja configurado como 1 e a viagem será encerrada. Mas se estiver configurado como 2, será apresentada a pergunta de qual ação deverá ser tomada (Cancelar ou Encerrar). |
Ocorrências do
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Tipo Encerramento de
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Processo e
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Retorno ao
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Armazém
Quando o apontamento das ocorrências de documentos contidos em uma viagem de entrega for do tipo encerramento de processo e existir outra ocorrência anterior relacionada a eles do tipo retorno ao armazém, será possível a geração automática de documentos de armazenagem.
Para o tipo de ocorrência Encerra Processo, é possível atualizar o saldo de volumes pendentes do documento de transporte
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Para efetuar a cobrança da armazenagem automática, gerando os documentos de armazenagem, deve-se:
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1. Cadastrar uma tabela de frete com os componentes desejados.
2. Criar um serviço de armazenagem e atualizar o parâmetro MV_SERARM.
3. Verificar a configuração dos seguintes parâmetros no ambiente Configurador:
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- MV_OCORARM
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: Indica o código da ocorrência que gera armazenagem.
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- MV_TPDCARM
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: Indica os tipos de documentos de origem que podem gerar armazenagem, sendo eles: tipo E para CTRC e tipo F para Nota Fiscal. O parâmetro - MV_TPDCARM
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: Pode ser configurado com mais de um tipo de documento como, por exemplo, [E;F].
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- MV_OBSARMA
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: Contém a observação que deve ser gravada no documento de armazenagem.
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- MV_SERARM
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: Indica o código de serviço cadastrado na tabela de frete para a armazenagem.
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- MV_TMSUNFS
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: Indica se deve ser gerada nota fiscal ou conhecimento de armazenagem.
03. EXEMPLOS DE UTILIZAÇÃO
Para registrar as ocorrências das viagens:
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1. Em Registro de Ocorrências, selecione a opção Apontar.
Será apresentada a
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tela Registro de Ocorrências - Apontar, dividida em áreas:
Cabeçalho:
Nesta área, são apresentados os dados: filial da ocorrência, número da ocorrência, a filial origem da viagem e o número da viagem.
Itens:
Nesta área, são registradas as ocorrências relacionadas à viagem, tais como: data, hora, código da ocorrência, motivo, documento, quantidade em volume do documento, peso real do documento, quantidade em volume da ocorrência, peso real da ocorrência, filial origem da ocorrência, data/hora de chegada, data/hora de saída, etc.
Nesta pasta, observe o campo Km Chegada.
Rodapé:
Apresenta a opção Repetir o conteúdo na próxima sequência. Essa opção é utilizada quando, para a mesma viagem, serão registradas várias ocorrências. Permite repetir o conteúdo apontado na primeira ocorrência para as outras que serão informadas.
2. Na área Cabeçalho, informe a filial origem e a viagem.
3. No campo Fil. Origem está disponível a consulta padrão Filial Origem/Viagem.
4. Se selecionada a filial por essa consulta, o campo Viagem é preenchido automaticamente.
5. Em seguida, na área Itens, informe a ocorrência.
6. Preencha os dados conforme orientação do help de campo.
7. Para cadastrar outra ocorrência relacionada à mesma viagem, pressione seta para baixo.
Será apresentada uma nova linha para a digitação.
8. Repita o passo 3.
9. Verifique a opção Repetir o conteúdo na próxima sequência, disponível no rodapé da tela.
10. Confira os dados e confirme.
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Devedor do Frete + Remetente + Destinatário + Despachante + Consignatário Sendo assim, esses dados deverão ser idênticos e informados. |
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03. REGISTRO DE OCORRÊNCIAS
Outras Ações / Ações relacionadas
Ação | Descrição |
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Apontar | Permite apontar os registros de ocorrências das viagens. |
Visualizar | Permite visualizar os registros de ocorrências das viagens. |
Outras Ações > Estornar | Permite estornar os registros de ocorrências das viagens. |
03. REGISTRO DE OCORRÊNCIAS - APONTAR
Principais Campos e Parâmetros
Campo | Descrição |
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Fil. Origem | Permite informar a filial de origem da viagem. |
Viagem | Permite informar o código da viagem que gerou a ocorrência. |
Cod. Ocorre. | Permite informar um código de ocorrência que indica o tipo de ação que ocorreu para um conhecimento de frete ou para a viagem. |
Motivo | Permite informar uma descrição |
Fil. Docto. |
Outras Ações:
Ação | Descrição |
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Pesquisar | Pesquisa os documentos informados no registro de ocorrências. |
Aciona as funcionalidades para o envio de e-mails, lembrando que se o parâmetro estiver configurado como Sim, também será apresentada a tela para edição do E-mail antes do seu envio.
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Conciliação de Sobras e Faltas | Esta rotina permite listar as sobras ou faltas, possibilitando ao operador localizar a mercadoria que está em falta ou excesso, de forma rápida e simples, evitando que o destinatário final não receba a mercadoria na sua totalidade. Pré - requisitos:
Veja mais sobre a rotina aqui. |
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