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Esta opção permite a definição das regras de negociação que o operador (negociador ou cobrador) poderá utilizar na negociação com o cliente, para que este tenha condições de efetuar o pagamento dos títulos em aberto e vencidos.
A regra de negociação deve estar relacionada a um grupo de atendimento e cada grupo pode conter apenas uma regra. Assim, no Cadastro Grupo de Atendimento, deve ser informado o código da regra de negociação. A mesma regra pode ser utilizada por mais de um grupo de atendimento.
Ao cadastrar a regra, é possível determinar:
- A quantidade máxima de dias que o operador tem para o reagendamento da ligação de retorno, a partir do atendimento de cobrança efetuado com o cliente;
Todos os atendimentos de telecobrança devem ser agendados na lista de pendências.
- Se o operador pode realizar as alterações no título a receber (é possível prorrogar a data de vencimento);
- A quantidade máxima de dias da prorrogação da data de vencimento do título;
- Se o operador pode alterar os dados cadastrais referentes ao crédito do cliente;
- Se o operador pode conceder descontos durante a negociação com o cliente;
- Quantos dias, a partir da data do atendimento, o desconto concedido permanece válido;
- Percentual máximo de descontos que pode ser concedido no valor nominal do título;
- Percentual máximo de descontos que pode ser concedido no valor dos juros;
- Percentual máximo de acréscimos;
- Percentual máximo de decréscimos (abatimentos).
Procedimentos
Para cadastrar regras de negociação:
- Em Regras de Negociação, clique na opção Incluir.
É exibida a tela de inclusão, dividida em abas, sendo:
- Cadastrais;
- Perfil;
- Telefonia;
- Outros;
- Cadastrais;
2. Preencha os dados conforme orientação do help de campo.
3. Observe, porém, o preenchimento do campo:
Seleção - automática ou manual
Este campo determina se os títulos a serem cobrados serão selecionados de forma automática, independentemente da influência do operador, ou seja, só os títulos vencidos.
Quando manual, o operador pode selecionar para cobrança todos os títulos em aberto (vencidos e a vencer). Para isso, o parâmetro MV_TMKTLCT deve ser configurado como T True (Verdadeiro).
4. Confira os dados e confirme.
Importante: É possível integrar o processo de Telecobrança com o Contas a Receber, de modo que as negociações feitas com o cliente sejam visíveis ao departamento financeiro, através da rotina de Liquidação, facilitando a identificação da negociação. A integração é ativada através do campo Liquidação (K2_LIQUIDA). Informe Sim, para ativar a integração e realizar a liquidação. informe Não, para manter a rotina sem a liquidação. |