Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Totvs custom tabs box
tabs1 - Ativação do envio de mensagem pelo Middleware, 2 - Levantamento dos períodos em aberto.,3 - Remunerações e Pagamentos com pendências,4 - Afastamentos
ids1,2,3,4
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referencia1

Objetivo 

Com a ativação de envio das mensagens através do novo serviço, o envio das mensagens passa a ser enviado diretamente  do HCM para o Governo, o que facilitará o ajustes das informações do legado ainda com pendências do eSocial no Governo.  Ressaltamos que as mensagens não serão mais inseridas no TAF a partir da ativação do novo serviço, porém o TAF continua com a possibilidade de acesso, caso seja necessário, para consulta ou procedimentos a serem realizados em mensagens enviadas ao TAF.

Importante destacar que a ativação do novo serviço é um facilitador para a transmissão e acerto das mensagens, permanecendo a necessidade de avaliação das situações de inconsistência na base pelo cliente.

Observações:

  • Os recibos das mensagens que estão no TAF precisam ser sincronizadas com o Datasul HCM. A sincronização é realizada através de do programa FP9895 - Sincronização das Mensagens e Ativação do Middleware e pode ser realizada de duas formas:
    • Importação de arquivo (.csv)
    • Sincronização direta com o TAF. O processamento dessa opção pode demorar ou cair o serviço de conexão com o Middleware dependendo da quantidade de registros pendentes na base. Dessa forma, sugerimos executar o FP9890 para atualizar os status das mensagens com pendências.
  • Caso tenham informações inseridas diretamente no TAF, ou seja, a mensagem enviada ao governo não originou do Datasul HCM, será necessário trazer os recibos de forma manual:
    • Via arquivo de importação através do programa FP9895 - Sincronização das Mensagens e Ativação do Middleware.
    • Incluir diretamente no Monitor eSocial - FP9850. Para esta opção é necessário que o Middleware esteja ativado.
    • Necessário que mensagem esteja criada dentro do HCM para que seja possível inserir o código do recibo.


Link Importantes:


IMPORTANTE

Caso possuam lançamentos de autônomos, com a ativação do middleware, este passam a não ser mais enviados ao TAF. Neste caso eles passam a ser consolidados no Datasul HCM e para isso, temos duas alternativas: 

1 - Integração com backoffice de forma automática:. Maiores informações, clique aqui

2 - Lançamento pelo FP2160 Autônomos para eSocialFP2160. Maiores informações,  clique aqui.

Documentações:

http://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=201735368

http://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=496024916

http://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=272144262

http://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=235325524

http://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=496035992

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia2

Objetivo

Mapear os períodos com pendência de fechamento no Governo em relação ao eSocial.

Procedimento:

Através do programa eSocial_lista_status_fechamento_periodicos.r é possível listar os períodos fechados por contingência ou ainda em aberto no sistema. 

<Observação: Será gerado as informações baseado no cadastro da folha e não irá conferir se todos os valores foram enviados corretamente>

Clique aqui para maiores informações sobre o programa. 

Relatórios de conferência de valores <TAF>

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia3

Objetivo 

Permitir que empresas com pendências de envio dos arquivos S-1200, S-2299, S-2399 e S-1210 possam Reenviar, Eliminar e/ou Retificar as mensagens  para sanar as inconsistência no Governo e posteriormente realizar seu fechamento.

Procedimentos

  • Para os períodos em aberto ou com fechamento por contingências (S-1295) identificados no Passo 2, é necessário a reabertura do período.
    • Maiores informações sobre o processo de reabertura e fechamento do período, <clique aqui - documentação para fechamento>
  • Com a ativação do novo serviço de envio de mensagens diretamente ao Governo, várias funcionalidades foram implementadas com intuito de flexibilizar as ações do usuário, possibilitando de forma mais simples,  através do Monitor eSocial - FP9850, que ele possa realizar os ajustes necessários nas mensagens e sanar os problemas das remunerações e pagamentos para envio ao Governo.

Para maiores informações, clique aqui <link das novas funcionalidades do Monitor eSocial>

  • Além das novas funcionalidades, os procedimento de gerar as mensagens de remuneração e pagamento, bem como sua eliminação (S-3000) continua sendo possível através dos programas FP9824 - Geração Mensagem Periódico remuneração e FR9824 - Gerar Mensagem Desligamento\Pagamento.
  • Relatório de conferência do middleware
Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia4

Objetivo

Mapear os afastamentos com divergência no Datasul e avaliar as possibilidades de solução.

Procedimento

Acerto Pontual: Avaliação e acerto realizado de forma individual (por funcionário).

  • Primeiro passo é mapear se as mensagens S-2230 foram todas devidamente criadas para cada afastamento no Datasul HCM. Através do FP9840 -opção Validação é possível listar as pendências de geração de mensagens.  
  • Mapear as mensagens sem recibo Datasul HCM. Caso tenham sido cadastradas diretamente no TAF ou no Governo, os recibos destas mensagens precisam ser alimentadas no Datasul HCM. Citar a exportação do FP9895.
  • <Citar o programa de unificação das mensagens de afastamento> (Será feito na sprint #4 - 17/02)
  •  Efetuar os ajustes necessários dependendo de cada situação:
    • Gerar S-3000 para eliminar mensagens do Governo através do FP9850.
    • Reenviar a mensagem S-2230 para registrar o afastamento no Governo através do FP9850 / FP9860.
    • Ex: 

Acerto coletivo: Gerar S-3000 de todas as mensagens geradas através do TAF e reenviá-las pelo Datasul HCM diretamente ao Governo. - Conversar com Marcio / Dani / Biancato se está funcionando

  • Executar a rotina <xxxxxxxx> responsável por disparar a geração dos S-3000 de todas os afastamentos através do TAF e cancela todas as mensagens S-2230 do Datasul HCM.
  • Executar a carga dos afastamentos, gerando todas as mensagens novamente.
  • Enviar as mensagens geradas diretamente do Datasul HCM para o Governo através do Middleware.
  • Citar que intervenções manuais realizadas diretamente no Governo terão de ser eliminadas manualmente.
  • <Citar o programa de unificação das mensagens de afastamento> (Será feito na sprint #4 - 17/02)


Link Importantes

  • <link para documentação do monitor eSocial, mostrando as novas funcionalidades do middleware>]
  • <Link da documentação do procedimento para realizar o acerto coletivo>


Observações

Todos os afastamentos devem ser enviados de forma cronológica. <nosso envio com o middleware já envia de forma cronologica>

...