Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Totvs custom tabs box
tabs1 - Pré-requisitos, 2 - Configuração de Autenticação, 3 - Parametrização e Ativação, 4 - Montagem da Lista de Executores,5 - Procedimento de Utilização
idspasso1,passo2,passo3,passo4,passo5
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciapasso1

Para que a integração possa ser ativada no sistema SARA, primeiramente deve possuir a solução do aplicativo Meu Checklist da TOTVS e um roteiro cadastrado no aplicativo que obedeça as seguintes regras:

  1. Os itens do roteiro do checklist deverão ser cadastrados com o padrão [código da parte do contêiner] - [descrição da parte do contêiner] (exemplo: 1 - LATERAL DIREITA). Os códigos de parte de contêiner deverão obrigatoriamente existir no sistema SARA;
  2. As opções do item de roteiro de checklist deverão ser cadastrados com o padrão [código da avaria de contêiner] - [descrição da avaria de contêiner] (exemplo: 2C - CORTADO). Os códigos da avaria deverão obrigatoriamente existir no sistema SARA.
Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso2

O sistema SARA só será capaz de se comunicar com o serviço do aplicativo Meu Checklist possuindo os dados para autenticação e acesso ao cliente. Desse modo, deverá ser configurado no arquivo no formato "INI" do SARA, utilizado para identificar as configurações de acesso a base de dados, os seguintes novos itens conforme modelo sugerido abaixo:

Bloco de código
languagetext
themeEclipse
titleModelo de configuração
[MEU_CHECKLIST_CONFIG]
encrypted=0
clientid=identificação fornecida pelos responsáveis do aplicativo meu checklist
clientsecret=senha fornecida pelos responsáveis do aplicativo meu checklist
tenant=identificação fornecida pelos responsáveis do aplicativo meu checklist sem adicionar a instrução "tenant:"
username=usuario fornecido pelos responsáveis do aplicativo meu checklist
password=senha de usuário fornecido pelos responsáveis do aplicativo meu checklist

A instrução encrypted com o valor 0 indica ao sistema SARA que os dados cadastrados não estão criptografados. Após a primeira utilização da integração no sistema SARA o valor será alterado automaticamente para 1 e todos os demais itens serão criptografados. Caso seja necessário alterar a configuração para autenticação, o valor deste parâmetro deverá ser retornado para 0 e todos os itens deverão ser alterados novamente, permitindo novo processo de criptografia na utilização do sistema SARA. Caso este item não seja tomado com atenção, a autenticação com o serviço do aplicativo meu checklist não ocorrerá.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso3

Para a ativação da integração do aplicativo Meu Checklist, para vistoria de contêiner em pré-gate, deverão ser cadastrados os seguintes parâmetros no módulo sistema do SARA na tela de Parâmetros:

  • SL_MEUCHECKLIST_ATIVA_INTEGRACAO_PRE_GATE_CNT: define a ativação da integração com o aplicativo Meu Checklist para vistoria de contêiner em pré-gate. Valor S ativa a integração e valor N desativa. Valor padrão N;
  • SL_MEUCHECKLIST_EXECUTOR_IS_CONFERENTE_TERMO: define se o conferente do termo de contêiner no SARA será o executor do checklist no aplicativo. Valor S define que o executor do checklist será o conferente no termo. Quando o valor for N o conferente será o mesmo do início da OS. Valor padrão N;
  • SL_MEUCHECKLIST_ID_LOCALIDADE_PRE_GATE_CNT: define o código da localidade padrão para a execução do checklist de vistoria de contêiner no pré-gate. Valor padrão em branco, mas deverá obrigatoriamente ser configurado com um valor registrado no aplicativo Meu Checklist;
  • SL_MEUCHECKLIST_ID_ROTEIRO_PRE_GATE_CNT: define o código do roteiro de vistoria em pré-gate que será utilizado para o envio da pendência ao aplicativo Meu Checklist. Valor padrão em branco, mas deverá obrigatoriamente ser configurado com um código de roteiro de vistoria de contêiner registrado no aplicativo.
Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso4

Os executores de checklist no aplicativo podem envolver executores que não pertencem ao grupo que realiza vistoria de contêiner no pré-gate. Por esse motivo, no SARA será necessário montar a lista de executores de checklist que farão parte do grupo que realiza a vistoria de contêiner no pré-gate. Para fazer isso, deverá ser acessado no SARA a tela de "De-para" disponível no menu Cadastro / De → Para no módulo Sistema e seguir os seguintes passos:

  1. Obter a lista de executores com seus respectivos identificadores com os responsáveis pelo aplicativo Meu Checklist;
  2. Registrar um novo de-para para cada executor escolhido para pertencer ao grupo de executores de checklist de vistoria de contêiner em pré-gate;
  3. Cada novo registro deverá:
    1. ser selecionado no Nome do sistema o item descrito como "SL - Meu Checklist";
    2. escolher o Tipo de tabela como "Físico";
    3. apontar no campo Tabela SARA  a tabela "TAB_USUARIOS";
    4. escolher o Tipo campo como "Físico";
    5. apontar no campo Campo SARA o campo "USU_ID";
    6. apontar no campo Valor SARA o código de identificação de usuário no SARA (exemplo: C05902953901). O código de identificação deverá ser um código existente de usuário no SARA;
    7. apontar no campo Valor sistema o código de identificação de executor no aplicativo meu checklist (exemplo: C23D7F1A-89B2-4838-85FF-EAC49057C433). O código de identificação informado deverá pertencer a lista de executores do aplicativo Meu Checklist; e, por fim;
    8. apontar no campo Descrição o nome do executor do checklist de vistoria de contêiner em pré-gate.

Sem a devida configuração da lista de executores, o SARA não será capaz de gerar uma pendência de checklist para um executor na vistoria de contêiner em pré-gate.

A imagem abaixo ilustra o registro de um executor de checklist de vistoria de contêiner em pré-gate no SARA.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso5
Totvs custom tabs box
tabs1 - Pontos de Atenção, 2 - Portaria, 3 - Operacional, 4 - Coletor de Dados, 5 - Consulta
idsproc1,proc2,proc3,proc4,proc5
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciaproc1

Em situações em que o terminal encontrar-se sem conexão com a internet para acesso ao serviço do aplicativo do Meu Checklist, o sistema SARA pode identificar a ausência de conexão e solicitar a escolha do usuário se deseja prosseguir sem a integração com o aplicativo temporariamente. O SARA adotou esta abordagem para não travar a operação de entrada dos veículos no terminal e nem a barragem da execução das ordens de serviço em caso de problemas técnicos no terminal. Entretanto, ao permitir prosseguir sem a integração, por falta de conexão com a internet, causará a perda da integração até que a conexão com a internet e comunicação com o serviço do aplicativo Meu Checklist seja restabelecido. Por esse motivo, este item deve ser abordado com uma devida atenção na utilização no sistema.

Na tela do CESV, caso escolha desativar a integração, a tela do executor do checklist não será mais solicitada. Se a conexão com a internet for restabelecida, feche a tela de registro do CESV e abra novamente para efetuar nova autenticação com o servidor do aplicativo e voltar a escolher o executor do checklist.

A imagem abaixo ilustra uma situação no início de uma OS com o sistema sem conexão com a internet


Mesmo sem a integração para a geração do termo de contêiner ter sido executado automático por falta de conexão com a internet, caso o checklist de vistoria de contêiner tenha ocorrido no aplicativo Meu Checklist, ao gerar o termo manualmente no SARA, e quando a conexão estiver restabelecida, o módulo consulta será capaz de recuperar as fotos tiradas no aplicativo para as partes do contêiner registradas com avaria, desde que as partes do contêiner registradas manualmente no termo do SARA sejam as mesmas registradas na vistoria de contêiner pelo checklist.


Módulos que permitem desativar a integração temporariamente

  • Portaria
  • Operacional
  • Coletor de Dados
Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaproc2

Fluxo Padrão

No registro de CESV, ao gravar, o sistema irá identificar se possui contêiner na operação e, caso exista, irá exibir tela solicitando o executor para o checklist de vistoria de contêiner em pré-gate. Ao selecionar o executor e acionar OK, o sistema irá gerar uma pendência de checklist de vistoria de contêiner para o executor escolhido.


Fluxo Alternativo

No registro do CESV, se for necessário remover um contêiner já adicionado e integrado com o aplicativo Meu Checklist, o SARA fará uma verificação se a OS (ordem de serviço) do CESV já foi executado e o termo de contêiner já gerado. Caso não tenha termo de contêiner, ou termo cancelado, o sistema permitirá excluir o contêiner no CESV e irá cancelar o checklist de vistoria de contêiner no aplicativo Meu Checklist. Caso possua termo, irá exibir mensagem conforme imagem abaixo bloqueando a remoção do contêiner da OS.


Se for necessário adicionar um novo contêiner ao CESV com contêiner já integrado, o sistema irá gerar a nova pendência de checklist. Entretanto, se a OS vinculada ao CESV já estiver iniciada, o sistema não gerará nova pendência de checklist para o contêiner adicionado, pois o SARA entende que o contêiner já encontra-se dentro da unidade e não está disponível no pré-gate para vistoria. A imagem abaixo ilustra uma situação em que um contêiner foi adicionado posteriormente ao CESV e início da OS.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaproc3

Fluxo Padrão

No início da OS o SARA verificará se todos os checklists dos contêineres relacionados à OS estão finalizados no serviço do aplicativo Meu Checklist. Caso estejam finalizados, o sistema automaticamente irá gerar o termo de contêiner com base nos dados coletados no aplicativo. O conferente do termo será associado automaticamente, mas, se o parâmetro SL_MEUCHECKLIST_EXECUTOR_IS_CONFERENTE_TERMO estiver configurado como S o conferente será o executor no aplicativo Meu Checklist, senão será o conferente apontado para a OS. 

O termo gerado após o início da OS poderá ser conferido já na tela de avarias da OS conforme ilustra imagem abaixo selecionando o conferente correspondente.

Image Added


Fluxo Alternativo

Se no início da OS o SARA identificar que algum contêiner relacionado a OS não está com o checklist finalizado no serviço do aplicativo Meu Checklist, o início da OS será bloqueado. Após todos os checklists relacionados forem concluídos e sincronizados com o serviço do aplicativo Meu Checklist, o SARA irá iniciar a OS normalmente e gerar os termos de contêiner automaticamente.

A imagem abaixo ilustra um momento em que no início da OS o checklist ainda não está concluído e sincronizado com o serviço do aplicativo Meu Checklist.

Image Added

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaproc4


Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaproc5


...