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ErroMotivoSolução
Devolução/Cancelamento sem bilhete de referênciaOcorre quando um bilhete de cancelamento ou devolução não possui vínculo com o bilhete de venda original, sendo assim não será possível localizar o documento de saída gerado para realizar o cancelamento ou gerar o documento de entrada de devolução.
  1. Verificar e corrigir o conteúdo do campo GIC_BILREF (código de referência do bilhete de venda) da tabela GIC (Bilhetes) para o registro do bilhete cancelado ou devolvido.
Bilhete de referência não faturadoOcorre ao tentar gerar um cancelamento ou devolução de um bilhete onde o bilhete original da venda ainda não possui nota de saída emitida, dessa forma não será possível gerar o cancelamento ou devolução.
  1. Localizar o bilhete de venda vinculado ao cancelamento ou devolução pelo código do bilhete que está no campo GIC_CODIGO
  2. Verificar o status de processamento do bilhete de venda (campo GIC_STAPRO), caso o conteúdo for igual a '0' significa que o mesmo ainda não foi processado, dessa forma será necessário que se realize o processamento do mesmo antes de gerar o cancelamento ou devolução novamente. Se o conteúdo do campo GIC_STAPRO estiver '2', significa que ocorreu algum tipo de erro no processamento do mesmo , dessa forma será necessário avaliar o motivo do erro pelo campo GIC_MOTIVO e proceder com a correção necessária, após o ajuste reprocessar o bilhete antes de gerar a nota de devolução ou cancelamento.
Parâmetro MV_ICMPAD não cadastrado para a filial xxxxxxxxOcorre quando o parâmetro MV_ICMPAD não está cadastrado para a filial do bilhete.
  1. Acessar o módulo Configurador e acessar o cadastro de parâmetros em Ambientes->Cadastros->Parâmetros
  2. Clicar em Incluir, em seguida preechar o preencher o campo Filial com a filial descrita na mensagem de erro
  3. Preencher o valor do ICMS padrão para a filial  e em seguida clicar no botão Salvar
  4. Em seguida reprocessar os bilhetes com erro por falta do parâmetro MV_ICMPAD
Cliente e Loja não existentes na baseOcorre quando o cliente/loja vinculado a agência emissora do bilhete não existe na tabela SA1 (Clientes)
  1. Acessar o cadastro de agências em Atualizações->Cadastros->Agencia
  2. Clicar em Alterar
  3. Localizar a alterar os campos GI6_CLIBIL( código do cliente da tabela SA!SA1) e GI6_LJBIL (código da loja do cliente da tabela SA1) com um código de Cliente/Loja válido, este cliente será o cliente utilizado no documento de saída
  4. Salvar e reprocessar os bilhetes

Cliente xxxxxx/xx inativo

Ocorre quando o cliente/loja vinculado a agência está inativo
  1. Acessar o cadastro de agências em Atualizações->Cadastros->Agencia
  2. Clicar em Alterar
  3. Localizar a alterar os campos GI6_CLIBIL e GI6_LJBIL com um código de Cliente/Loja válido ou reativar o cliente/loja informado.
  4. Salvar e reprocessar os bilhetes
Número de bilhete ou número de série não encontradoOcorre quando um bilhete emitido por impressora fiscal (ECF) não possui as informações da impressora (série, ccf ou código da impressora).
  1. Verificar e corrigir o conteúdo dos campos GIC_ECFSEQ (código da impressora fiscal), GIC_ECFSER (série da impressora fiscal)  e GIC_CCF (contador de operações da impressora fiscal) na tabela GIC.
    1. GIC_ECFSEQ → Deve corresponder ao campo LG_CODIGO da tabela SLG (Estações) 
    2. GIC_ECFSER → Deve corresponder ao campo LG_SERPDV da tabela SLG (Estações)
    3. GIC_CCF → Este campo armazena o número do contador fiscal da impressora, é utilizado como base para gerar o número do documento fiscal de saída
  2. Caso os três campos citados acima estejam preenchidos verifique se o código informado no campo GIC_ECFSEQ existe na tabela SLG para a filial vinculada a agência emissora do bilhete, caso não exista providenciar a integração ou cadastro da mesma.
TES de Saida padrao não preenchido ou Tipo de saida não encontrado na baseOcorre quando um dos produtos (SB1) vinculados ao tipo de bilhete não possui a TES informada ou a TES informada não existe na base (tabela SF4)
  1. Acessar o cadastro Regras de Produtos x Tipos de Bilhetes em Atualizações->Cadastros
  2. Localizar  o registro que corresponda as informações do bilhete (Tipo, Origem e Status)
  3. Consultar no cadastro de Produtos a TES informada nos produtos cadastrados nos campos abaixo:
    1. G9O_PRDTAR → Produto vinculado a Tarifa
    2. G9O_PRDTAX → Produto vinculado a Taxa
    3. G9O_PRDPED → Produto vinculado ao Pedágio 
    4. G9O_PRDSEG → Produto vinculado ao Seguro
  4. Informar uma TES válida para os produtos vinculados nos campos acima
Falha ao gerar NF de Devolução...Erro padrão retornado ao gerar uma documento de entrada (devolução) do bilhete.
  1. Erro padrão retornado pela rotina automática do MATA103, neste caso é necessário avaliar no log de erro do motivo, geralmente é causado por falta de alguma informação  cadastral ou regra de negócio do faturamento.
Nota já foi gerada para este bilheteOcorre quando o bilhete já possui nota gerada ou em casos onde o bilhete está duplicado
  1. Verificar se o bilhete está duplicado ou se o bilhete por algum motivo foi marcado para reprocessamento.
CNPJ: xxxxxxxxxxx do emitente do BP-e não encontrado nas filiaisOcorre quando o CNPJ contido na chave de um bilhete BPe não é encontrado nas filiais do sistema.
  1. Verificar e corrigir o CNPJ no cadastro de empresa/filiais.

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