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OBJETIVO

Este documento tem como objetivo ajudar no entendimento e solução para os erros mais comuns que podem ocorrer na geração de documentos de entrada e saída dos bilhetes, lista também possívels erros que podem ocorrer no validador do Sped relacionados com documentos fiscais dos bilhetes.

01. Erros na geração dos documentos de entrada e saída de bilhetes


Durante o processo de geração dos documentos fiscais dos bilhetes podem ocorrer alguns problemas que impedem que o documento seja gerado, para estes casos é gravada uma mensagem de erro  no campo GIC_MOTIVO  da tabela GIC (Bilhetes) que visa facilitar a identificação do motivo que ocasionou o erro.


ErroMotivoSolução
Devolução/Cancelamento sem bilhete de referênciaOcorre quando um bilhete de cancelamento ou devolução não possui vínculo com o bilhete de venda original, sendo assim não será possível localizar o documento de saída gerado para realizar o cancelamento ou gerar o documento de entrada de devolução.
  1. Verificar e corrigir o conteúdo do campo GIC_BILREF (código de referência do bilhete de venda) da tabela GIC (Bilhetes) para o registro do bilhete cancelado ou devolvido.
Bilhete de referência não faturadoOcorre ao tentar gerar um cancelamento ou devolução de um bilhete onde o bilhete original da venda ainda não possui nota de saída emitida, dessa forma não será possível gerar o cancelamento ou devolução.
  1. Localizar o bilhete de venda vinculado ao cancelamento ou devolução pelo código do bilhete informado no campo GIC_BILREF da tabela GIC (Bilhetes)
  2. Verificar o status de processamento do bilhete de venda (campo GIC_STAPRO), caso o conteúdo for igual a '0' significa que o mesmo ainda não foi processado, dessa forma será necessário que se realize o processamento do mesmo antes de gerar o cancelamento ou devolução novamente. Se o conteúdo do campo GIC_STAPRO estiver '2', significa que ocorreu algum tipo de erro no processamento do mesmo, sendo necessário avaliar o motivo do erro pelo campo GIC_MOTIVO e proceder com a correção necessária, após o ajuste reprocessar o bilhete antes de gerar a nota de devolução ou cancelamento.
Parâmetro MV_ICMPAD não cadastrado para a filial xxxxxxxxOcorre quando o parâmetro MV_ICMPAD não está cadastrado para a filial do bilhete.
  1. Acessar o módulo Configurador e acessar o cadastro de parâmetros em Ambientes->Cadastros->Parâmetros
  2. Clicar em Incluir, em seguida preencher o campo Filial com a filial descrita na mensagem de erro
  3. Preencher o valor do ICMS padrão para a filial e em seguida clicar no botão Salvar
  4. Em seguida reprocessar os bilhetes com este tipo de erro
Cliente e Loja não existentes na baseOcorre quando o cliente/loja vinculado a agência emissora do bilhete não existe na tabela SA1 (Clientes)
  1. Acessar o cadastro de agências em Atualizações->Cadastros->Agencia
  2. Clicar em Alterar
  3. Localizar e alterar os campos GI6_CLIBIL( código do cliente da tabela SA1) e GI6_LJBIL (código da loja do cliente da tabela SA1) com um código de Cliente/Loja válido, este cliente será utilizado no documento de saída
  4. Salvar e reprocessar os bilhetes

Cliente xxxxxx/xx inativo

Ocorre quando o cliente/loja vinculado a agência está inativo
  1. Acessar o cadastro de agências em Atualizações->Cadastros->Agencia
  2. Clicar em Alterar
  3. Localizar e alterar os campos GI6_CLIBIL e GI6_LJBIL com um código de Cliente/Loja válido ou reativar o cliente/loja informado.
  4. Salvar e reprocessar os bilhetes
Número de bilhete ou número de série não encontradoOcorre quando um bilhete emitido por impressora fiscal (ECF) não possui as informações da impressora (série, ccf ou código da impressora).
  1. Verificar e corrigir o conteúdo dos campos GIC_ECFSEQ (código da impressora fiscal), GIC_ECFSER (série da impressora fiscal) e GIC_CCF (contador de operações da impressora fiscal) na tabela GIC.
    1. GIC_ECFSEQ → Deve corresponder ao campo LG_CODIGO da tabela SLG (Estações) 
    2. GIC_ECFSER → Deve corresponder ao campo LG_SERPDV da tabela SLG (Estações)
    3. GIC_CCF → Este campo armazena o número do contador fiscal da impressora, é utilizado como base para gerar o número do documento fiscal de saída
  2. Caso os três campos citados acima estejam preenchidos verifique se o código informado no campo GIC_ECFSEQ existe na tabela SLG para a filial vinculada a agência emissora do bilhete, caso não exista providenciar a integração ou cadastro da mesma.
TES de Saída padrão não preenchido ou Tipo de Saída não encontrado na baseOcorre quando um dos produtos (SB1) vinculados ao tipo de bilhete não possui a TES informada ou a TES informada não existe na base (tabela SF4)
  1. Acessar o cadastro Regras de Produtos x Tipos de Bilhetes em Atualizações->Cadastros
  2. Localizar o registro que corresponda as informações do bilhete (Tipo, Origem e Status)
  3. Consultar no cadastro de Produtos (tabela SB1) a TES informada nos produtos cadastrados nos campos abaixo:
    1. G9O_PRDTAR → Produto vinculado a Tarifa
    2. G9O_PRDTAX → Produto vinculado a Taxa
    3. G9O_PRDPED → Produto vinculado ao Pedágio 
    4. G9O_PRDSEG → Produto vinculado ao Seguro
  4. Informar uma TES válida para os produtos vinculados nos campos acima
Falha ao gerar NF de Devolução...Erro retornado pela rotina automática MATA103 ao gerar um documento de entrada (devolução) do bilhete.
  1. Este erro é retornado pela rotina automática de documentos de entrada   MATA103, neste caso é necessário analisar o erro gravado no campo GIC_MOTIVO, geralmente é causado por falta de alguma informação cadastral ou regra de negócio do faturamento.
Nota já foi gerada para este bilheteOcorre quando o bilhete já possui nota gerada ou em casos onde o bilhete está duplicado
  1. Verificar se o bilhete está duplicado ou se o bilhete por algum motivo foi marcado para reprocessamento.
CNPJ: xxxxxxxxxxx do emitente do BPe não encontrado nas filiaisOcorre quando o CNPJ contido na chave de um bilhete BPe não é encontrado nas filiais do sistema.
  1. Verificar se o CNPJ informado na chave do BPe pertence a empresa emissora do bilhete, se sim avaliar o motivo do CNPJ não estar informado em nenhuma das filiais do sistema.


02. Inconsistências que podem impactar na validação do Sped relacionados com bilhetes


InconsistênciaCausa/EfeitoOrientação
Falta de Redução Z dos bilhetes emitidos por impressora Fiscal (ECF) ocorridas na integração com o software emissor Totalbus
  1. O validador do Sped Fiscal verifica se existe redução Z para os documentos emitidos por impressora fiscal (ECF), quando esta redução não é encontrada é gerado um erro na geração do Sped.
  2. A redução Z deve existir na tabela SFI (Resumo Redução Z ) para a filial e impressora informada no documento fiscal.
  1. Verificar se a Redução Z existe na tabela SFI ( Resumo Redução Z  ) para o código da ECF e filial do documento fiscal.
  2. Se não existir, verificar se houve problemas na integração EAI (Reduction) para o código da ECF e data do movimento.
  3. Verificar se o erro de integração ocorreu pela fato da impressora fiscal (ECF) não estar cadastrada para a filial do documento fiscal, a impressora deve estar cadastrada na tabela SLG ( Estações ), caso não exista deverá ser cadastrada para evitar o erro de integração da Redução Z.
  4. Verificar se a filial enviada na integração EAI não está diferente da filial do documento fiscal.
Valor da Redução Z integrada do Totalbus difere do valor total de bilhetes emitidos no dia pela impressora (ECF)
  1. O validador do Sped fiscal consiste o valor informado na Redução Z integrada com o valor total dos documentos fiscais gerados pela impressora fiscal (ECF) do dia.
  2. Quando o valor total, impostos ou alíquotas está divergente é gerado um erro de validação no validador.
  1. Verificar se foram gerados todos os documentos fiscais para os bilhetes do dia e impressora fiscal com erro de validação.
  2. Verificar se todos os bilhetes emitidos pela impressora fiscal (ECF) do dia foram integrados.
  3. Verificar se as alíquotas de impostos registradas na Redução Z estão de acordo com as configurações de impostos no Protheus ( cadastro de produtos e TES).
Redução Z integrada do Totalbus com informação de contador inicial e final zerados
  1. O validador do Sped consiste se os contadores iniciais e final estão corretamente preenchidos.
  2. Caso estes contadores estejam zerados é gerado um erro no validador.
  1. Localizar o registro com divergência da Redução Z na tabela SFI ( Resumo Redução Z ).
  2. Corrigir os valores dos campos FI_NUMINI (Número inicial de documento) e FI_NUMFIM (Número final de documento).
Redução Z integrada do Totalbus com COO (Contador de Ordem de Operação) zerado ou em branco
  1. O validador do Sped consiste se o COO ( Contador de Ordem de Operação ) está corretamente preenchido.
  2. Caso esteja zerado ou sem informação é gerado um erro no validador.
  1. Localizar o registro com divergência  da Redução Z na tabela SFI ( Resumo Redução Z ).
  2. Corrigir o valor do campo FI_COO ( Contador de Ordem de Operação ).
Número do documento fiscal inválido
  1. O validador do Sped retorna erro se houver letras no número do documento fiscal.
  2. Este problema ocorria quando a rotina MATA461 estava sem as validações do GTP e portanto, era utilizado o controle de numeração padrão do Protheus (SD9 ou SX5), dessa forma muitas vezes eram gerados letras na sequência da numeração do documento.
  1. Verificar a data do fonte da rotina MATA461.PRX, a validação do GTP foi implementada em 07/11/2019, se necessário atualizar a rotina MATA461.PRX.
  2. Excluir os documentos fiscais com espécie BPR ou BPE que contenham letras no número do documento.
  3. Reprocessar os bilhetes vinculados a estes documentos fiscais para reprocessar os documentos fiscais, o número do documento fiscal deve seguir a regra descrita abaixo:
    1. Bilhetes emitidos por ECF (TotalBus) → o número do documento fiscal será o valor informado no campo GIC_CCF (Contador de Cupom Fiscal) da tabela GIC (Bilhetes);
    2. Bilhetes emitidos por ECF embarcada (Daruma) → o número do documento fiscal será o valor informado no campo GIC_BILHET da tabela GIC (Bilhetes);
    3. Bilhetes do tipo embarcado manual → o número do documento fiscal será a junção dos campos GIC_SUBSER (subsérie) e GIC_BILHET (número do bilhete);
    4. Bilhetes do tipo BPe → o número do documento fiscal será o número do Bpe contido na chave gravado no campo GIC_CHVBPE (chave do BPe), das posições 29 a 35.
  4. A chave do documento fiscal gerado sempre é gravada na tabela GIC (Bilhetes) nos campos listados abaixo:
    1. GIC_FILNF → Filial utilizada para geração do documento fiscal;
    2. GIC_NOTA → Número do documento fiscal gerado;
    3. GIC_SERINF → Série do documento fiscal gerado;
    4. GIC_CLIENT → Cliente utilizado para geração do documento fiscal;
    5. GIC_LOJA → Loja do Cliente utilizado para geração do documento fiscal.

Filial trocada ao gerar a integração da redução Z com a Totalbus.

Gera os registros na tabela SFI (Redução Z) com filial diferente das notas geradas dos bilhetes

Verificar na tabela XXD se o conteúdo dos campos XD_FILPRO, filial onde será gravada a integração conforme o conteúdo do código da XD_BRANCH que está no XML de integração.

Filial divergente na geração de notas fiscais de bilhetes.

A geração das notas fiscais dos bilhetes, seguem a filial cadastrada na tabela GI6 (Agência) no campo GI6_FILRES (Filial responsável da agencia), gerando registros nas tabelas SF2, SD2, SF3, SFT, CD2 e atualizando o conteúdo do campo GIC_STAPRO para “2” (Integração realizada com sucesso).

Realizar a exclusão dos documentos de saída através da rotina do módulo faturamento (SIGAFAT), com os seguintes passos:

  • Verificação do parâmetro MV_DATAFIS, pois se a data fiscal já estiver fechada ele bloqueia a exclusão dos documentos de saída;
  • Precisa estar conectado no sistema (SIGAFAT) com a filial que foram emitidos os documentos de saída;
  • Acessar a opção Atualizações> Faturamento> Exclusão de documento de saída e realizar a exclusão dos documentos respectivos;
  • Acessar o módulo de Transporte de Passageiros (SIGAGTP) e acessar a seguinte opção Atualizações> Cadastros> Agências e procurar a agência respectiva e alterar o conteúdo do campo GI6_FILRES para a filial correta;
  • Alterar o conteúdo do campo GIC_STAPRO para “0” (Integração pendente) e realizar a integração novamente;

Redução Z não integrou, porque não há registros Totalbus.

Rotina não grava as informações na tabela XX3 (Registros EAI), consequentemente não gera os dados da SFI (Redução Z) e gera inconsistências na geração do SPED.

Inserir a redução Z manualmente, pela rotina Resumo de redução Z (LOJA200) com os seguintes passos:

  • Acessar o módulo 12 (Controle de Lojas do Protheus) no caminho Atualizações> Gerencia loja> Resumo da Redução Z;
  • Clique em incluir e insira os dados correspondentes a redução;

Como facilitador, o acesso a rotina LOJA200 pode ser feito na pesquisa inicial do Protheus, basta digitar LOJA200 e pesquisar.

Diferença nos valores de ICMS não tributado, os valores da redução Z (SFI) deve ser igual à soma dos valores das notas geradas (SFT).

Gera registros tributáveis na tabela SFT (Itens dos Livros Fiscais).
  • Realizar a consulta nas notas geradas não tributadas na tabela SFT no campo FT_CLASFIS igual a 041, somar os dados do campo FT_TOTAL, FT_ISENICM, realizar a comparação com os dados na SFI, verificar se os valores que consta de impostos batem.

Existindo a diferença, iremos realizar a consulta na SD2 (Itens de venda da NF saída) para identificar onde está o erro.


  • Realizar o filtro na tabela SD2, considerando a data de emissão das notas, filial, número do PDV.

Realize a soma dos valores na coluna D2_TOTAL, considerando os valores do campo D2_BASEICM vazio. A soma desse campo vai bater com os dados gerados na SFT.

Realize a soma dos valores na coluna D2_VALICM, considerando os valores do campo D2_BASEICM com conteúdo.


  • Após realizar a consulta análise se existe alguma diferença nos códigos relacionados aos produtos, diferentes dos outros para achar a diferença, realizando a soma dos valores para confrontar com a diferença que existe.


  • Consulte os bilhetes que foram gerados com o número da nota e produto, pegue o número da linha e o tipo de linha e verificar se existe cadastro dela na rotina “Relação Produto X Bilhete (GTPA710).

Caso não exista, a rotina irá considerar os parâmetros definidos no cadastro de parâmetros dos módulos (GTPA281), parâmetro (PRODTAR), produto utilizado para tarifas.


Solução do problema

  • Realize a exclusão das notas geradas, na rotina de exclusão de nota de saída (MATA521A), sempre posicionado na filial que gerou as notas.
  • Verificar se o tipo de linha que está cadastrado na linha está correto, caso esteja, realizar o cadastro de uma nova regra na rotina de relação Produto X Bilhete (GTPA710), conforme o bilhete.