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  • Manual de Customização RM - Portal de Oficinas

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Cliente: SERVIÇO SOCIAL DA INDUSTRIA – SESI PARANÁ
Projeto: FS007327
Proposta: Gestão de Oficinas
Data: 23/12/2015Sumário
1. Objetivo Desse Documento
2. Síntese
3. Requisitos
3.1. Req.01 – Parametrização da Gestão de Oficinas – win
3.2. Req.02 – Portal Customizado (Dashboard)
3.3. Req.03 – Palavras-chave 'pai' (primeiro nível) – win
3.4. Req.04 – Palavras-Chave 'filha' (segundo nível) – win
3.5. Req.05 – Habilidades - win
3.6. Req.06 – Competências – win
3.7. Req.07 – Habilidades das Competências – win
3.8. Req.08 – Processo Associar habilidades ás competências – win
3.9. Req.09 – Conteúdo das Disciplinas - win
3.10. Req.10 – Competências dos Conteúdos – win
3.11. Req.11 – Processo Associar Competências aos Conteúdos - win
3.12. Req.12 – Conteúdos das disciplinas da Matriz Curricular – win
3.13. Req.13 – Processos Associar Conteúdos a disciplina da Matriz Curricular – win
3.14. Req.14 – Oficinas - web
3.15. Req.15 – Conteúdos da Oficina - web
3.16. Req.16 – Processo Associar/Desassociar Conteúdos à Oficina - web
3.17. Req.17 – Teia da Oficina - web
3.18. Req.18 – Livros da Oficina - web
3.19. Req.19 – Filmes da Oficina - web
3.20. Req.20 – Outras Atividades da Oficina - web
3.21. Req.21 – Finalização da Oficina - web
3.22. Req.22 – Contribuições à Oficina - web
3.23. Req.23 – Processo Marcar contribuições como verificadas (lidas) - web
3.24. Req.24 – Processo copiar Oficinas - web
3.25. Req.25 – Processo Programar Oferta das Oficinas - web
3.26. Req.26 – Processo Gerar rotas de aprendizagem da Oficina - web
3.27. Req.27 – Rotas de aprendizagem - web
3.28. Req.28 – Conteúdos da rota de aprendizagem - web
3.29. Req.29 – Processo Associar/Desassociar Conteúdos da rota de aprendizagem - web
3.30. Req.30 – Contribuições às rotas de aprendizagem - web
3.31. Req.31 – Processo marcar Contribuições como marcadas (lidas) - web
3.32. Req.32 – Processo Aprovar rotas de aprendizagem - web
3.33. Req.33 – Processo copiar rota de aprendizagem - web
3.34. Req.34 – Manutenção de Ofertas (Sala das Oficinas) - web
3.35. Req.35 – Professores das disciplinas da sala da oficina - web
3.36. Req.36 – Horários - win
3.37. Req.37 – Processo Gerar Plano de Aula - win
3.38. Req.38 – Plano de Aula - win
3.39. Req.39 – Plano de Aula – web
4 Histórico de Atualização do Documento

...

Objetivo Desse Documento


O documento a seguir tem por objetivo orientar o usuário sobre as implementações realizadas para sua empresa.
Todas as funcionalidades descritas neste manual têm como base do que está descrito no documento "Especificação Anexo I - Detalhamento Funcional - FS007327 - Gestão de oficinas.doc".

...

Síntese

O objetivo desta customização é o cadastro das oficinas, relacionamento entre suas entidades (conteúdos, teia de relacionamento das disciplinas/conteúdo, rota de aprendizagem, disciplinas, professores), oferta das oficinas aos alunos, a inscrição dos mesmos (nas oficinas), formação de turmas/equipes, controle de frequência/avaliações, integrações (das informações) com o TOTVS Educacional até o acesso pelos usuários (usuários, alunos, professores, pedagogos) às informações de maneira estruturada através de um portal também customizado.

Requisitos

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titleReq.01 – Parametrização da Gestão de Oficinas – win

Pré-Requisitos / Parametrizações
Este processo não possui pré-requisitos.
Descrição do Processo
Esta tela permitirá o cadastro dos parâmetros necessários para o funcionamento do Portal de Oficinas.
Detalhamento do Processo
No TOTVS Educacional, por meio do menu Customização | Parâmetros da Gestão de Oficina o usuário administrador efetuará as parametrizações referentes ao processo.

Deverão ser parametrizados as seguintes informações:
Aba: Dados Gerais

Campo

Descrição

Número de dias para exibição dos próximos Eventos Acadêmicos

Corresponde a quantidade de dias a partir da data corrente que serão selecionados os eventos acadêmicos a serem listados no Dashboard do Portal.

Número mínimo de registros de ações das rotas

Corresponde a quantidade mínima de registros de ações (atividades e instrumentos avaliativos) a ser preenchido pelo professor responsável na rota.

Número de dias para entrega da rota

Número de dias corridos, após o início de bimestre, para a entrega das rotas de aprendizagem.

Número de dias para aprovação das rotas

Número de dias corridos, após o prazo de entrega das rotas, para que os pedagogos possam realizar a análise e aprovação das rotas.

Permite visualizar/contribuir em oficinas independente de unidades de ensino

Indicativo para liberar que usuários (professores e pedagogos) possam visualizar e inserir contribuições em oficinas de unidade de ensino diferente da unidade de ensino do usuário logado.

Permite visualizar/contribuir em rotas independente de unidades de ensino.

Indicativo para liberar que usuários (professores e pedagogos) possam visualizar e inserir contribuições em rotas de unidade de ensino diferente da unidade de ensino do usuário logado.



Observação: Os Eventos Acadêmicos são cadastrados no menu TOTVS Educacional | Gestão | Calendários | Calendário | Anexo: Eventos Acadêmicos.



Aba: Relatórios
Nesta Aba deverão ser parametrizados os relatórios desenvolvidos para tais funcionalidades.


Aba: Situação de Matrícula
Nesta Aba devem ser inseridas as situações de matricula que consideram que o aluno está matriculado. Para seleção do usuário, será exibida lista do cadastro padrão de situação de matricula, podendo o usuário informar uma ou mais situações. Preenchimento obrigatório (pelo menos uma situação de matricula).

Observação: As situações de matrícula são cadastradas no menu TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Acadêmico | Situação de Matrícula



Aba: Pedagogos
Pedagogo: usuários cadastrados no sistema que são pedagogos. Para seleção do usuário será exibida lista do cadastro padrão de usuários, podendo ser informado um ou mais usuários. Preenchimento obrigatório.

Importante: A parametrização deverá ser cadastrada para cada filial (unidade operacional) da coligada SESI, sendo que o código da coligada e filial será gerado de forma automática de acordo com o contexto logado pelo usuário.

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titleReq.02 – Portal Customizado (Dashboard)

Pré-Requisitos / Parametrizações
Para Acessar o Portal de Oficinas, é necessário que o usuário tenha permissão no Portal Educacional.
Descrição do Processo
Para Gestão de Oficinas do SESI PR foi desenvolvido pela TOTVS um "Portal de Oficinas".
O acesso a este portal será a através de um link a ser disponibilizado no Portal Educacional.


Detalhamento do Processo
Através desta opção, o usuário terá acesso ao Painel principal.

O painel principal será composto por:
Menu lateral esquerdo: que disponibilizará as funcionalidades abaixo do portal de oficinas de acordo com permissão do usuário.

  • Página Inicial


Usuário retorna a Página Inicial do Portal de Oficinas.

  • Oficina


Funcionalidade

Quem acessa?

Cadastro Oficinas

Pedagogo / Professor

Conteúdo

Pedagogo / Professor

Teia

Pedagogo / Professor

Inscrição

Aluno

Histórico

Todos usuários

Livros

Pedagogo / Professor

Filmes

Pedagogo / Professor

Outras Atividades

Pedagogo / Professor

Contribuições

Pedagogo / Professor

Finalização

Pedagogo / Professor

Visualizar Oficinas

Todos usuários

Salas

Pedagogo / Professor


  • Rotas


Funcionalidade

Quem acessa?

Cadastro de Rotas

Pedagogo / Professor

Contribuições

Pedagogo / Professor




  • Salas


Funcionalidade

Quem acessa?

Cadastro de Salas

Pedagogo / Professor




  • Plano de aula


Funcionalidade

Quem acessa?

Plano de aula

Pedagogo / Professor


  • Matricula na Oficina


Funcionalidade

Quem acessa?

Matricula na Oficina

Pedagogo


  • Deferir / Indeferir


Funcionalidade

Quem acessa?

Deferir / Indeferir

Pedagogo


  • Frequência


Funcionalidade

Quem acessa?

Lançamento de Frequência

Secretário /Pedagogo/Professor

Consulta Frequência

Todos usuários


  • Avaliação


Funcionalidade

Quem acessa?

Lançamento de Conceito

Secretário /Pedagogo/Professor

Consulta Conceito

Todos usuários


  • Agenda


Funcionalidade

Quem acessa?

Agenda

Pedagogo/Secretária


  • Relatórios


Neste menu serão listados todos os relatórios do projeto que ainda serão especificados.

Frame principal: neste serão disponibilizadas

  • As oficinas da unidade na qual o usuário está logado, de acordo com as seguintes regras:


  • Se o usuário logado é um aluno ou responsável: serão exibidas todas as oficinas em oferta, de acordo com o período de visualização, ou, no caso da inscrição já deferida, a oficina em curso na qual o aluno e está matriculado e também as oficinas com programação finalizada para o próximo período letivo / bimestre desde que estejam no período de visualização.
  • Se o usuário logado é um professor: serão exibidas as oficinas em curso que o professor está ministrando, e também as oficinas com programação finalizada para o próximo período letivo / bimestre que professor esteja habilitado, independente de período de visualização.
  • Demais usuários (coordenador/pedagogo/secretária): serão exibidas todas as oficinas em curso e também as oficinas com programação finalizada para o próximo período letivo / bimestre.
    Ao clicar em Oficinas, é exibida logomarca da oficina, nome e quantidade de vagas ofertadas.
    Ao clicar na logo da oficina, será exibida página de consulta com dados cadastrais e os conteúdos da oficina.
    Ao clicar no link "Visualizar Oficinas" será exibida página de consulta de oficina. Esta página será a mesma do cadastro de oficina, descrita neste documento, porém, apenas com a opção de visualização.
    Abaixo das informações da oficina existirá um menu "Gostei! Cursaria". Para que os usuários possam registrar o interesse nesta oficina. Ao clicar nesta opção o contador de interesse da oficina será atualizado, contando mais um. Estas informações são armazenadas em tabela customizada por unidade e oficina, não sendo controlado quem se interessou.
    Somente serão exibidas as oficinas em curso ou do próximo bimestre, de acordo com o usuário logado. As oficinas já encerradas poderão ser consultadas através do cadastro ou histórico de oficinas.

    .

    O usuário poderá criar consulta ou relatórios para acessar tais informações.
  • Informações de eventos acadêmicos: nesta área serão listados os eventos acadêmicos dos próximos dias de acordo com o que fora informado nos parâmetros.



Para tal, é necessário que os eventos acadêmicos estejam cadastrados no TOTVS Educacional (Calendário | Eventos Acadêmicos), sendo listado o nome do evento.

  • Tarefas/Ocorrências: nesta área serão listadas as tarefas a serem realizadas pelo usuário de acordo com a unidade logada. O formato da descrição é semelhante a uma nota ou lembrete para o usuário, informando da tarefa. É importante ressaltar que não será exibido o detalhe do registro que gerou tal tarefa/ocorrência.


Tela de Tarefas/Ocorrências do Professor

Tela de Tarefas/Ocorrências do Aluno

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titleReq.03 – Palavras-chave 'pai' (primeiro nível) – win

Pré-Requisitos / Parametrizações
Esse processo não possui pré-requisitos.
Descrição do Processo
Palavras-chave são relativas aos focos da oficina e servirão como um dos mecanismos de pesquisa dos registros de oficinas. Em uma oficina poderemos ter até três palavras chaves. As duas primeiras serão selecionáveis através de uma lista de palavras pré-cadastradas (onde a segunda dependerá da primeira) e a terceira será aberta (o usuário informa).
Importante: O cadastro de palavras-chave será global o que significa que seus registros são visíveis a todas as coligadas e unidades de ensino/filiais e poderão ser utilizados na solução customizada independente da unidade de ensino/filial.
Detalhamento do Processo
O usuário deverá acessar no TOTVS Educacional, o menu Customização | Palavras Chave. Ao acessar esta opção o usuário poderá: excluir (caso a palavra chave não estiver em uso por alguma oficina), inserir ou editar palavras-chave.
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Os atributos/campos pertinentes e este cadastro e seus significados segue como listado a seguir:

Campo

Descrição

Identificador

Campo inteiro, sequencial, cujo preenchimento será automático e apresentado no cadastro apenas para leitura, isto é, não poderá ser alterado.

Palavra-Chave

Campo alfanumérico de tamanho restrito a 30 caracteres. Não permitirá qualquer tipo de formatação. Campo de preenchimento obrigatório.

Ativo

Indicador se a palavra-chave está ativa e poderá ser utilizada nas oficinas. Apesar de uma palavra-chave estar 'inativa' ela será apresentada na opção de filtros de localizar oficinas (pois podem existir oficinas que foram cadastradas com tal palavra-chave').


Ao inserir um registro de palavra-chave e acionar a opção de gravar ocorrerá a validação se a palavra-chave é única entre os registros existentes de palavra-chave. Caso não seja única será exibida mensagem de erro.
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Ao se inserir uma palavra-chave, por padrão, ela será/estará ativa.
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Ao tentar excluir uma palavra chave que possui registros associados, será exibida mensagem de erro
Image Modified
O acesso a este cadastro será controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão realizar manutenção em seus registros.
Image Modified

...

Req.04 – Palavras-Chave 'filha' (segundo nível) – win


Pré-Requisitos / Parametrizações
Conforme descrito no Req. 03, através do menu Customização | Palavras-Chave o usuário deverá incluir/alterar/excluir as informações de palavras-chave pai, somente após inserir palavras-chave pai irá conseguir inserir a palavras-chave filha.
Descrição do Processo
O cadastro de palavras-chave 'filhas' será disponibilizada através de um anexo do cadastro de palavras-chave 'pai'.
Detalhamento do Processo
Após o registro da palavra-chave pai, será apresentado uma visão de anexo para inserção da palavra-chave filhas e as operações de inclusão, exclusão e alteração disponíveis para a manutenção dos registros.
Não será permitido a inclusão de palavras-chave filhas cuja palavra-chave 'pai' estiver inativa. O sistema irá emitir mensagem de erro.

Os atributos/campos pertinentes e este cadastro e seus significados segue como listado a seguir:

...


Ao inserir um registro de palavra-chave 'filha' e acionar a opção de gravar ocorrerá a validação se a palavra-chave é única entre os registros existentes de palavras-chave 'filhas' de mesma palavra-chave 'pai'. Poderá existir a mesma palavra-chave (o mesmo texto) cadastrado na entidade palavras-chave 'pai' e nas palavras-chave 'filha' (desde que a palavra-chave 'pai' seja diferente). Caso já exista será exibida mensagem de erro.

Ao se inserir uma palavra-chave, por padrão, ela será/estará ativa.

Importante: O acesso a este cadastro será controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão realizar manutenção em seus registros.

Âncora
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Req.05 – Habilidades - win


Pré-Requisitos / Parametrizações
Para que seja possível o cadastro de habilidades, é necessário que as disciplinas estejam devidamente cadastradas no TOTVS Educacional. As disciplinas são cadastradas no menu: TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Estrutura Curricular | Disciplinas.


Descrição do Processo
As habilidades serão por disciplina independente das séries dos cursos, isto é, para cada disciplina teremos um conjunto de habilidades relacionadas que, posteriormente, poderão estar vinculadas a uma ou mais competências da disciplina.
Importante: Uma vez que o cadastro de disciplinas é por nível de ensino no SGE, independente da filial, significa que as habilidades também serão por nível de ensino
Detalhamento do Processo
O cadastro de habilidades será disponibilizado através de um anexo do cadastro de disciplinas. No TOTVS Educacional, por meio do menu Currículo e Oferta | Estrutura Curricular | Disciplinas, o usuário irá, a partir do anexo, ser apresentado a uma visão com as habilidades já cadastradas (relativo à disciplina selecionada) e as operações de inclusão, exclusão e alteração estarão disponíveis para a manutenção dos registros.


Este será um cadastro básico com código, nome, descrição e uma classificação (tipo) da habilidade. Segue abaixo a particularidade dos campos:

...


Importante: Para este cadastro será obrigatório apenas o campo 'Nome'.

Âncora
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Req.06 – Competências – win


Pré-Requisitos / Parametrizações
Para que seja possível o cadastro de competências, é necessário que as disciplinas estejam devidamente cadastradas no TOTVS Educacional.
Descrição do Processo
Assim como as habilidades, as competências são alvos das oficinas como pontos a serem desenvolvidos para com o intuito de desenvolvimento pessoal e profissional. As competências estarão relacionadas aos conteúdos conceituais.
As competências serão por disciplina, isto é, para cada disciplina teremos um conjunto de competências que, posteriormente, deverão estar vinculados a um ou mais conteúdo das disciplinas.
Importante: Uma vez que o cadastro de disciplinas é por nível de ensino no SGE, independente da filial, significa que as habilidades também serão por nível de ensino
Detalhamento do Processo
No TOTVS Educacional, por meio do menu Currículo e Oferta | Estrutura Curricular | Disciplinas, o usuário irá, a partir do anexo, ser apresentado a uma visão das competências já cadastradas (relativo à disciplina selecionada) e as operações de inclusão, exclusão e alteração estarão disponíveis para a manutenção dos registros.

Este será um cadastro básico com código, nome e descrição e segue abaixo a particularidade dos campos:

...


Importante: Para este cadastro teremos como obrigatório apenas o campo 'Nome'.
O acesso a este cadastro (anexo do cadastro de Disciplinas do SGE) será controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão realizar manutenção em seus registros.

Âncora
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Req.07 – Habilidades das Competências – win


Pré-Requisitos / Parametrizações
Para este processo é necessário que as Habilidades e as Competências tenham seus registros no sistema.
Descrição do Processo
O cadastro de habilidades das competências se refere a relacionar quais as habilidades estarão vinculadas a quais competências e neste caso, para cada competência, podemos ter um ou mais habilidades relacionadas.
No TOTVS Educacional, por meio do menu Currículo e Oferta | Estrutura Curricular | Disciplinas | Anexo: Competências, o usuário irá, a partir do anexo ser apresentado a uma visão das associações de competências e habilidades já relacionadas (relativo à disciplina selecionada) e as operações de inclusão, exclusão e alteração estarão disponíveis para a manutenção dos registros.

Detalhamento do Processo
O anexo Habilidades da Competência, não contêm uma interface (tela) de edição e portanto não permite alterações. A exclusão de registros segue o padrão dos cadastros do TOTVS RM, através da seleção do registro a se excluir e acionando a opção 'Excluir' no menu da visão. A inclusão de registros será realizada através de um processo citado mais abaixo.
O cadastro de habilidades da competência conterá os seguintes campos:

Campo

Descrição

Identificador

Campo inteiro, sequencial, cujo preenchimento será automático.

Identificador da Competência

Identificador do registro de competência ao qual se refere a habilidade. Através deste campo é que é realizado o relacionamento entre a habilidade e a competência

Identificador da Habilidade

Identificador do registro de habilidade. Este campo indica qual a habilidade que está relacionada ou está sendo relacionada a uma determinada competência.


Âncora
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Req.08 – Processo Associar habilidades ás competências – win


Pré-Requisitos / Parametrizações
Para este processo é necessário que as Habilidades e as Competências tenham seus registros no sistema.
Descrição do Processo
A execução do processo de associar habilidades às competências, deverá ser executado para uma competência por vez, isto é, não será permitido selecionar vários registros de competências e executar o processo.

Ao ser acionado ele apresenta uma interface com a lista de todas as habilidades cadastradas exceto as que já estiverem relacionadas à competência em questão. O usuário deverá marcar as habilidades que deseja relacionar à competência em questão e executar o processo.
No TOTVS Educacional, por meio do menu Currículo e Oferta | Estrutura Curricular | Disciplinas | Anexo: Competências / Processos: Associar Habilidades à competência, o usuário irá, incluir nas habilidades das competências tantos registros quantos forem selecionados na execução do processo.

Detalhamento do Processo
O processo irá incluir na entidade de habilidades das competências tantos registros quantos forem as habilidades marcadas gerando assim os relacionamentos. O campo 'Identificador da competência' será valorado com o identificador da competência selecionado na visão de competências para o qual o processo foi acionado. O campo 'Identificador da habilidade' será valorado com o identificador de cada habilidade selecionada na interface do processo.
Importante: O acesso a este processo de 'Associar habilidades à competência' será controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão executá-lo.



Âncora
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Req.09 – Conteúdo das Disciplinas - win


Pré-Requisitos / Parametrizações
Para que seja possível o cadastro de conteúdo, é necessário que as disciplinas estejam devidamente cadastradas no TOTVS Educacional. Também é necessário o cadastro do Conteúdo Agrupador.
Descrição do Processo
Os conteúdos são por disciplina e poderemos ter vários conteúdos relacionados a uma disciplina. Uma vez que o cadastro de disciplinas é por nível de ensino do SGE, independente da unidade de ensino/filial, implica que os conteúdos serão por nível de ensino e, conforme citado, por disciplina.
O cadastro dos conteúdos é realizado através de um anexo do cadastro de disciplinas por meio do menu Currículo e Oferta | Estrutura Curricular | Disciplinas | Anexo: Conteúdos. A partir de então será apresentado uma visão com os registros cadastrados dos conteúdos (relativos à disciplina selecionada) e uma interface de edição com os atributos do registro dos conteúdos. As operações de inclusão, exclusão e alteração estarão disponíveis para a manutenção dos registros a partir da interface de visão e/ou edição.

Entre as informações do conteúdo será necessário selecionar um conteúdo agrupador (uma espécie de classificação do conteúdo) onde o conteúdo em si se enquadra. O cadastro do conteúdo agrupador, será por meio do menu Customização | Agrupador de Conteúdos.


Detalhamento do Processo
Na visão dos conteúdos das disciplinas teremos todas as colunas deste cadastro inclusive a coluna de 'Descrição' do tópico de conteúdo com a particularidade de apresentar somente a parte inicial do texto pois o campo não possui restrição de tamanho e o tamanho da coluna, na visão, pode ser redimensionável.
Segue abaixo a lista de campos a serem disponibilizados e suas particularidades:

...


Para este cadastro teremos como obrigatório os campos 'Tópico de conteúdo' e 'Conteúdo agrupador'.
Importante: O acesso a este cadastro (que é um anexo do cadastro de disciplinas do SGE) será controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão realizar manutenção em seus registros.

Caso o registro de conteúdo não estiver em uso por alguma entidade da solução customizada então exclui o registro, caso contrário a exclusão é interrompida e mensagem de erro é apresentada ao usuário.

Âncora
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Req.10 – Competências dos Conteúdos – win


Pré-Requisitos / Parametrizações
Para que seja possível a associação de competências aos conteúdos, é necessário que as competências e os conteúdos estejam devidamente cadastrados no TOTVS Educacional.
Descrição do Processo
O cadastro de associar competências aos conteúdos, se refere a relacionar quais as competências estarão vinculadas a quais conteúdos e neste caso, para cada conteúdo, poderemos ter um ou mais competências relacionadas.
Observando este modelo disponibilizaremos o cadastro de competências dos conteúdos como um anexo do cadastro dos conteúdos (menu suspenso 'Anexos'). Ao usuário acessar este anexo será apresentado uma visão com as competências já relacionadas ao conteúdo.

Detalhamento do Processo
Este anexo não conterá uma interface (tela) de edição e portanto não permitirá alterações. A exclusão de registros seguirá o padrão dos cadastros do TOTVS RM através da seleção do registro a se excluir e acionando a opção 'Excluir' no menu da visão. A inclusão de registros será realizada através de um processo citado mais abaixo.
O cadastro de competências dos conteúdos conterá os seguintes campos:

Campo

Descrição

Identificador

Campo inteiro, sequencial, cujo preenchimento será automático e apresentado no cadastro apenas para leitura, isto é, não poderá ser alterado

Tópico de Conteúdo

Campo texto restrito a no máximo 120 caracteres, sem a possibilidade de qualquer tipo de formatação, de preenchimento livre por parte do usuário cuja finalidade é possibilitar um nome significativo ao registro de competência de maneira a identificar o registro sem a necessidade de acessar a interface de edição.

Identificador do Conteúdo

Campo texto sem restrição de tamanho para que o usuário, caso deseje, descreva detalhes relativo ao conteúdo. Este campo não permitirá formatações (exemplos: negrito, sublinhado)

Identificador da Competência

Identificador do registro de competência. Este campo indica qual a competência que está relacionada ou está sendo relacionada a um determinado conteúdo (chave estrangeira para a entidade de competências).



Âncora
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Req.11 – Processo Associar Competências aos Conteúdos - win


Pré-Requisitos / Parametrizações
Para que seja possível a associação de competências aos conteúdos, é necessário que as competências e os conteúdos estejam devidamente cadastrados no TOTVS Educacional.
Descrição do Processo
O processo de associação de competências dos conteúdos deverá ser executado para um tópico de conteúdo (competências são associadas ao tópico de conteúdo e não ao conteúdo agrupador) por vez, isto é, não será permitido selecionar vários registros de conteúdos e executar o processo.
Ao ser acionado ele apresenta uma interface com a lista de todas as competências cadastradas exceto as que já estiverem relacionadas ao conteúdo em questão. O usuário deverá marcar as competências que deseja relacionar ao conteúdo em questão e executar o processo.
No TOTVS Educacional, por meio do menu Currículo e Oferta | Estrutura Curricular | Disciplinas | Anexo: Conteúdos / Processos: Associar Competências ao Conteúdo, o usuário irá, incluir nos conteúdos as competências tantos registros quantos forem selecionados na execução do processo.

Detalhamento do Processo
O processo irá incluir na entidade de competências dos conteúdos tantos registros quantos forem as competências marcadas gerando assim os relacionamentos. O campo 'Identificador do conteúdo' será valorado com o identificador do conteúdo selecionado na visão de conteúdos para o qual o processo foi acionado. O campo 'Identificador da competência' será valorado com o identificador de cada competência selecionada na interface do processo.
Importante: O acesso ao processo de 'Associar competências ao conteúdo' será controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão executá-lo.

Âncora
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Req.12 – Conteúdos das disciplinas da Matriz Curricular – win


Pré-Requisitos / Parametrizações
Para que seja possível a associação de conteúdos nas disciplinas da matriz curricular, é necessário que os conteúdos estejam devidamente cadastrados nas disciplinas no TOTVS Educacional.
Descrição do Processo
Os conteúdos, em geral sem distinção de curso/série, já foram associados às disciplinas. Mas como os conteúdos são específicos de acordo com o curso/série e é pela matriz curricular que se mantém as disciplinas 'amarradas' aos cursos/séries então é necessário realizar o relacionamento dos conteúdos às disciplinas na matriz curricular, isto é, por curso/série.
No TOTVS Educacional, por meio do menu Currículo e Oferta | Estrutura Curricular | Matrizes Curriculares | Anexo: Disciplinas da Matriz Curricular / Anexo: Conteúdos das Disciplinas. Ao usuário acessar este anexo será apresentado uma visão com os conteúdos já relacionadas à disciplina da matriz curricular.



OBS: Este anexo não conterá uma interface (tela) de edição e portanto não permitirá alterações. A exclusão de registros seguirá o padrão dos cadastros do TOTVS RM através da seleção do registro a se excluir e acionando a opção 'Excluir' no menu da visão. A inclusão de registros será realizada através de um processo citado mais abaixo.
Detalhamento do Processo
O cadastro de conteúdos da disciplina da matriz curricular se refere a relacionar quais os conteúdos estarão relacionados a quais disciplinas da matriz curricular e, por aí, entende-se do curso/série.
Na visão dos conteúdos das disciplinas da matriz curricular também é apresentado a coluna 'Descrição' (do tópico de conteúdo) cuja visualização destes campos é parcial com apenas a parte inicial do texto pois o campo não possui restrição de tamanho e o tamanho da coluna, na visão, pode ser redimensionável (para uma visualização completa o usuário deverá acessar a interface de edição do tópico de conteúdo).
O cadastro dos conteúdos das disciplinas na matriz curricular conterá os seguintes campos:

Campo

Descrição

Identificador

Campo inteiro, sequencial, cujo preenchimento será automático.

Identificador do conteúdo

Identificador do registro de conteúdo ao qual se refere o relacionamento. Através deste campo é que é realizado o relacionamento entre a disciplina da matriz curricular e os conteúdos (chave estrangeira para a entidade de conteúdo).

Identificador do Conteúdo

Campo texto sem restrição de tamanho para que o usuário, caso deseje, descreva detalhes relativo ao conteúdo. Este campo não permitirá formatações (exemplos: negrito, sublinhado)

Identificador de disciplina/matriz curricular

Identificadores que identificam a disciplina e a matriz curricular. Estes campos indicarão qual a disciplina e matriz curricular que está relacionada ou está sendo relacionada a um determinado conteúdo.


Âncora
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Req.13 – Processos Associar Conteúdos a disciplina da Matriz Curricular – win


Pré-Requisitos / Parametrizações
Para que seja possível a associação de conteúdos nas disciplinas da matriz curricular, é necessário que os conteúdos estejam devidamente cadastrados nas disciplinas no TOTVS Educacional.
Descrição do Processo
A inclusão de conteúdos às disciplinas da matriz curricular pode ser realizada através de processo denominado 'Associar conteúdos a disciplina da matriz curricular' disponibilizado no cadastro de disciplinas da matriz curricular (menu suspenso 'Processos').
ATENÇÃO: O processo nativo do TOTVS Educacional (SGE) de copiar matrizes curriculares não foi customizado de maneira que também copie a associação de conteúdos das disciplinas da matriz curricular.
Este processo deverá ser executado para uma disciplina por vez, isto é, não será permitido selecionar vários registros de disciplinas e executar o processo.
Ao ser acionado ele apresentará uma interface com a lista de todos os conteúdos cadastrados, para a disciplina selecionada para o processo, exceto os que já estiverem relacionados à disciplina em tal matriz curricular. O usuário deve marcar os conteúdos que deseja relacionar à disciplina e executar o processo.
No TOTVS Educacional, por meio do menu Currículo e Oferta | Estrutura Curricular | Matrizes Curriculares | Anexo: Disciplinas da Matriz Curricular / Processos: Associar os Conteúdos à Disciplina, o usuário irá, incluir nas disciplinas da matriz curricular os conteúdos tantos registros quantos forem selecionados na execução do processo.

O processo irá incluir na entidade de conteúdos das disciplinas da matriz curricular tantos registros quantos forem os conteúdos marcadas gerando assim os relacionamentos. O campo 'Identificador do conteúdo' será valorado com o identificador do conteúdo selecionado. O campo 'Identificador da disciplina/matriz curricular' será valorado com os identificadores da disciplina e matriz curricular das quais se está executando o processo.
Importante: O acesso ao processo de 'Associar os conteúdos às disciplinas da matriz curricular' será controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão executá-lo.

Âncora
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Req.14 – Oficinas - web


Pré-Requisitos / Parametrizações
Os Cursos devem estar com o campo complementar METODOLOGIA OFICINA marcado como Sim
Descrição do Processo
As Oficinas não possuem vinculação de datas, ano/período letivo, bimestre/etapa e são independentes de unidades de ensino/filial. A oferta das oficinas pode ser realizada independente da unidade de ensino desde que a oficina esteja finalizada e ativa.
O cadastro de Oficinas está disponibilizado no portal customizado e o controle de acesso a esta entidade, bem como seus cadastros detalhes, será regido pelas seguintes regras:

...



Caso a validação detecte algum campo não preenchido ou falhe em uma das verificações mencionadas então a gravação do registro será interrompida apresentando ao usuário uma mensagem explicativa sobre os problemas encontrados e que devem ser acertados antes de gravar o registro de oficina.

Quando a situação/status de uma oficina for alterada para 'FINALIZADA' e a gravação ocorrer com sucesso então será apresentada uma tela perguntando ao usuário se ele deseja, neste momento, já efetuar a programação de ofertas para a oficina em questão. Em caso afirmativo o sistema acionará o processo de programação de ofertas para tal oficina.

Após a finalização do processo de programação de ofertas, caso o usuário tenha optado por isto, ou após o usuário responder com uma negativa à opção acima, o sistema apresentará uma interface perguntando se o usuário deseja, neste momento, já gerar as rotas para a oficina em questão. Caso afirmativo o sistema acionará o processo de Gerar rotas de aprendizagem para a tal oficina.

Âncora
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Req.15 – Conteúdos da Oficina - web


Pré-Requisitos / Parametrizações
Os conteúdos a serem abrangidos pelas disciplinas, devem ter sido associados ao cadastro de disciplinas da matriz curricular.
Descrição do Processo
Para adicionar informações a uma oficina é necessário definir a oficina para o contexto.
Para isto, o usuário irá entrar no menu Cadastro de Oficinas, selecionar a oficina desejada e depois selecionar a opção "Definir a oficina do Contexto".
A oficina selecionada irá ser exibida na barra superior do portal.



No portal Usuário irá acessar: Portal Educacional | Portal de Oficinas | Oficinas | Conteúdos.
Nesta página serão apresentados os conteúdos já associados à oficina, caso tenham sido selecionados, e que estão contemplados em seu plano de ensino.
Este cadastro permanecerá 'vazio' (não apresentará nenhum conteúdo associado à disciplina/oficina) até que o usuário execute o processo de associar/desassociar conteúdos à oficina realizando as associações.

A página de conteúdos é um cadastro associado a oficina apenas para visualização, não existe as opções de incluir, excluir e alterar
A Página com a árvore estruturada de conteúdos JÁ associados à oficina é apresentada. Não é um cadastro associado é uma outra página.

Detalhamento do Processo
A página/interface a ser apresentada conterá uma estrutura do tipo 'árvore' onde cada nó da árvore será na disciplina, os nós filhos das disciplinas serão os conteúdos agrupadores, seus nós filhos serão os tópicos de conteúdos, seus nós filhos serão as competências e seus nós filhos serão as habilidades.
Os itens apresentados nos nós serão os conteúdos associados à oficina e estes trarão consigo as competências e habilidades vinculadas aos conteúdos quando a associação de conteúdos à oficina foi realizada (esta estrutura e relacionamentos será armazenada na oficina como uma cópia.
Ao posicionar sobre um tópico de conteúdo (e aguardar instantes) será apresentado um 'hint' (uma dica como uma espécie de um balão) cujo texto será descrição do respectivo tópico de conteúdo onde o mouse foi posicionado.


OBSERVAÇÃO: Devido a quantidade de disciplinas, conteúdos agrupadores, tópicos de conteúdos, competências e habilidades tender a ser muito grande então a árvore sempre será apresentada retraída (fechada) até o nível de disciplinas.

Âncora
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Req.16 – Processo Associar/Desassociar Conteúdos à Oficina - web


Pré-Requisitos / Parametrizações
Os conteúdos a serem abrangidos pelas disciplinas, devem ter sido associados ao cadastro de disciplinas da matriz curricular.
Descrição do Processo
No portal Usuário irá acessar: Portal Educacional | Oficinas | Oficinas | Associar/Desassociar Conteúdos.

A Página/Interface do processo é apresentada contendo a lista de todas as disciplinas, conteúdos, competências e habilidades em uma estrutura do tipo 'árvore' e para cada 'nó' da árvore teremos uma caixa de marcação a frente dos conteúdos.
As disciplinas a serem listadas serão de acordo com a matriz curricular de uma das séries assinaladas/marcadas na oficina (na seção de recomendação) bem como os conteúdos, competências e habilidades associados a estas
Disciplinas.
OBSERVAÇÃO: Devido a quantidade de disciplinas, conteúdos agrupadores, tópicos de conteúdos, competências e habilidades serem em número muito elevado (o que faria com que a árvore crescesse muito prejudicando a identificação do conteúdo que se deseja) então a árvore sempre será apresentada retraída (fechada) até o nível de disciplinas.


Detalhamento do Processo
Apenas usuários com permissão no perfil (acesso controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM) e/ou professor responsável pela oficina poderão executá-lo.
A operação do processo consistirá em o usuário, após definir a oficina padrão do contexto, acessar o registro de oficina (o qual deseja associar/desassociar conteúdos), acessar o cadastro de conteúdos da oficina e acionar o processo.
Antes de apresentar a página/interface do processo é realizada uma validação verificando se o status/situação da oficina é 'EM CONSTRUÇÃO' e a oficina está ativa, caso contrário o processo será interrompido com uma mensagem explicativa ao usuário.

Os conteúdos que já foram associados à oficina em outro momento estarão apresentados previamente marcados. Os conteúdos ainda NÃO associados à oficina serão apresentados desmarcados.



Caso a oficina ainda não possua nenhum conteúdo associado então todos os conteúdos da árvore estarão desmarcados.
Nesta interface o usuário irá marcar/desmarcar os conteúdos, por disciplina, que deseja associar/desassociar à oficina e executará o processo.
Ao posicionar sobre um tópico de conteúdo (e aguardar instantes) será apresentado um 'hint' (uma dica como uma espécie de um balão) cujo texto será descrição do respectivo tópico de conteúdo onde o mouse foi posicionado.

Serão armazenados na oficina, além dos conteúdos, também as competências e habilidades para que não se perca a integridade de, se após a associação o vínculo entre conteúdo x competência x habilidade mudar, não 'perder' o que foi associado à oficina no momento da execução do processo (seria como armazenar a foto no momento do processo de como estão relacionados os conteúdos x competências x habilidades).
Na finalização do processo será apresentado ao usuário uma interface com o log do processo indicando o status de processamento: sucesso ou falha (e neste caso as mensagens de erro).
Este procedimento poderá ser repetido tantas vezes quantas forem necessárias para realizar as associações entre os conteúdos a serem abordados pelas oficinas.

Âncora
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Req.17 – Teia da Oficina - web


Pré-Requisitos / Parametrizações
O processo de associação de conteúdos à oficina, deve ter sido realizado.
Descrição do Processo
A teia é uma representação gráfica para apresentar o relacionamento entre os conteúdos, disciplinas e eixos temáticos em torno do desafio proposto na oficina. Também utilizado para visualizar a interação entre essas várias entidades a fim de atingir os objetivos explícitos pela oficina.
O acesso a este cadastro é através do menu Portal Educacional | Portal de Oficinas | Oficinas | Teia, e respeitará a oficina do contexto.

Somente é possível cadastrar uma única teia por oficina.
Importante: Esta funcionalidade terá o acesso controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM então apenas usuários com permissão no perfil e/ou professor responsável pela oficina poderão manipulá-lo.
Detalhamento do Processo
Ao acessar este cadastro uma página será apresentada e nesta, uma interface com os atributos da teia que são formados por um texto fixo, um conjunto de itens (check-list) para auxiliar a elaboração da teia e um controle para possibilitar a montagem da teia em si (o diagrama, sua malha de relacionamentos).
Ao acessar o cadastro, será apresentada a página de edição então nesta teremos, explicitamente, opção de excluir. Para incluir e/ou alterar bastará apenas informar os valores e/ou efetuar os ajustes e acionar a opção para salvar.

Apenas será possível a inclusão e/ou alteração do registro de teia caso a oficina, a que a teia esteja relacionada, se encontre com status 'EM CONSTRUÇÃO' e ativa.

Caso a teia não esteja cadastrada, ao acessar o controle para 'começar' a desenhar a teia, é apresentado um gráfico com o desafio proposto (da oficina), todas as disciplinas associadas a oficina.

Caso existam conteúdos associados às disciplinas da oficina a ligação entre os conteúdos e as disciplinas é exibido.

A partir de então o usuário poderá alterar esta estrutura inserindo os eixos temáticos da teia, relacionando-as às disciplinas e/ou ao desafio proposto e/ou entre si. Para inserir os eixos temáticos, clique na opção editar e em seguida em Eixo Temático.


Para adicionar o Eixo Temático clique em um ponto vazio da imagem. Uma caixa de texto será exibida para que seja incluída a descrição do Eixo Temático. Insira a descrição, selecione uma cor desejada e salve o registro,



Também é possível trabalhar com as disciplinas relacionando-as aos eixos temáticos da teia e/ou entre si. Ainda será possível alterar a associação de conteúdos às disciplinas de maneira a incluir ou remover associações. Para realizar as associações, clique na opção Adicionar ligação e em seguida selecione o que deseja ligar e arraste o de para.


Para adicionar comentários aos shapes, escolha um shape, clique em Editar e em seguida em Editar item.
A caixa para inclusão de comentário será exibida. Adicione o comentário e clique em Salvar.

Caso exista uma teia cadastrada, ao usuário acessar tal funcionalidade, o diagrama da teia será apresentado onde o usuário poderá visualizá-la e/ou alterá-la.
É possível a exclusão de entidades que foram incluídas pelos usuários como: conteúdos e eixos
O controle para a elaboração da teia permitirá que o usuário possa:

...

Somente será permitido a exclusão de entidades ('shapes') que foram incluídos pelo usuário, isto é, não será permitido a exclusão de disciplinas e desafio proposto.
A inclusão, exclusão e/ou alteração da teia apenas poderá ser realizada por um dos pedagogos da unidade referente à oficina ou então pelo professor responsável atribuído à oficina.

Âncora
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Req.18 – Livros da Oficina - web


Pré-Requisitos / Parametrizações
O registro da Oficina deve estar com a situação de "EM CONSTRUÇÂO' e ativa.
Descrição do Processo
Os livros de uma oficina são as literaturas recomendadas que servirão de referência para os trabalhos durante a aplicação da oficina sejam eles para leituras, atividades, trabalhos, direcionamentos, exemplos, entre outros.
É possível alimentar a oficina com mais de um livro, não teremos limite para a quantidade de registros de livros que se podem cadastrar para as oficinas.
Esta funcionalidade terá o acesso controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM então apenas usuários com permissão no perfil e/ou professor responsável pela oficina poderão manipulá-lo.
O Usuário acessa o Portal Educacional | Oficinas | Oficinas | Livros.

Detalhamento do Processo
Através de um menu onde teremos um atalho (opção de menu, botão, link) para o acesso ao cadastro de livros. Será apresentado uma visão com a lista dos registros de livros relacionadas à oficina, selecionada como padrão do contexto, e as operações de inclusão, exclusão e alteração estarão disponíveis para a manutenção destes registros.

Apenas será possível a inclusão e/ou alteração de registros neste cadastro caso a oficina, a qual o cadastro detalhe esteja relacionado, se encontre com status 'EM CONSTRUÇÃO' e ativa.

O cadastro de livros será um cadastro básico com a particularidade de alguns campos possuírem a possibilidade de formatação (inclusão de imagens, negrito, numeração, sublinhado, cores) onde disponibilizaremos tal recurso através de um controle próprio que permita estas operações.

Ao usuário optar por incluir ou alterar um registro de livro será apresentado uma página/interface com os seguintes campos:

...


Neste cadastro teremos todos os campos de preenchimento obrigatório onde existe apenas uma particularidade para os campos que representam os 'Professores orientadores' onde o campo Professor Orientador 1 deverá ser informado, os demais não possuem obrigatoriedade.

Âncora
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Req.19 – Filmes da Oficina - web


Pré-Requisitos / Parametrizações
O registro da Oficina deve estar com a situação de "EM CONSTRUÇÂO' e ativa.
Descrição do Processo
Os filmes de uma oficina têm os mesmos propósitos dos livros da oficina só que os artefatos de referência são filmes ao invés de livros.
Esta funcionalidade seguirá exatamente os mesmos moldes do cadastro de livros da oficina, isto é, será disponibilizada através de um cadastro detalhe da oficina (seus registros estarão relacionados à oficina) sem limite para a inclusão de registros. Teremos os mesmos campos e as mesmas regras de validações.
Esta funcionalidade terá o acesso controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM então apenas usuários com permissão no perfil e/ou professor responsável pela oficina poderão manipulá-lo.

Detalhamento do Processo
Vide detalhamento do livro.

Âncora
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Req.20 – Outras Atividades da Oficina - web


Pré-Requisitos / Parametrizações
O registro da Oficina deve estar com a situação de "EM CONSTRUÇÂO' e ativa.
Descrição do Processo
Podem existir atividades a serem aplicadas em oficinas que não estão diretamente relacionadas aos livros e/ou filmes como jogos, pesquisas de campo, trabalhos, gincanas, entrevistas, reportagens, documentários, entre outras que agregam ao desafio proposta da oficina e também podem servir de referência em outras atividades ou contexto da oficina. Nestes casos os campos para registrar tais eventos são particulares a esclarecer a atividade, seus motivos, direcionamentos e objetivos.
Esta funcionalidade terá o acesso controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM então apenas usuários com permissão no perfil e/ou professor responsável pela oficina poderão manipulá-lo.
Usuário acessa o Portal Educacional | Portal de Oficinas | Oficinas | Outras Atividades.

Detalhamento do Processo
Ao acessar este cadastro será apresentada uma visão com os registros de outras atividades relacionadas à oficina, definida como padrão do contexto. As operações de inclusão, exclusão e alteração estarão disponíveis para a manutenção destes registros de atividades.

A página /interface de edição de registros desta entidade será composta por campos do tipo texto onde a única particularidade é a presença de três campos relativos aos professores orientadores. NÃO existem campos com a particularidade de formatação de texto (inclusão de imagens, negrito, numeração, sublinhado, cores).

Os campos a serem disponibilizados para este cadastro são:

...


Neste cadastro todos os campos são de preenchimento obrigatório onde existe apenas uma particularidade para os campos que representam os 'Professores orientadores' onde o Professor Orientador 1 deverá ser informado obrigatoriamente.

Âncora
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Req.21 – Finalização da Oficina - web


Pré-Requisitos / Parametrizações
O registro da Oficina deve estar com a situação de "EM CONSTRUÇÂO' e ativa.
Descrição do Processo
Semelhante ao conceito de 'Outras atividades' a ideia acerca da finalização da oficina se trata de uma atividade que ocorrerá para consolidar, resumir os conceitos e desafios propostos para a oficina.
Para este anexo em particular teremos apenas um único registro de 'Finalização' por oficina.
Esta funcionalidade terá o acesso controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM então apenas usuários com permissão no perfil e/ou professor responsável pela oficina poderão manipulá-lo.
O Usuário acessa o Portal Educacional | Oficinas | Oficinas | Finalização da Oficina.

Detalhamento do Processo
Ao acessar este item será apresentada uma página com uma visão dos registros de 'Finalização' (que no caso será apenas um) já cadastrados para a oficina definida como padrão do contexto e a partir desta visão estarão disponíveis as operações de inclusão, exclusão e alteração para a manutenção de registros. Caso já exista um registro cadastrado então a opção de incluir ficará desabilitada.

A página/interface de edição, quando acionada pelas opções incluir e/ou alterar, será composta pelos seguintes campos:

...


Em nenhum dos campos existe opções de formatação de texto e/ou inserção de imagens.
Neste cadastro teremos todos os campos de preenchimento obrigatório onde existe apenas uma particularidade para os campos que representam os 'Professores orientadores' onde o professor orientador 1 deverá ser informado obrigatoriamente.

Âncora
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Req.22 – Contribuições à Oficina - web


Pré-Requisitos / Parametrizações
Os usuários somente poderão efetuar contribuições em oficinas de unidade de ensino igual a unidade de ensino da qual o mesmo está logado.
A restrição acima citada será controlada por parâmetro da solução de gestão de oficinas, isto é, caso o parâmetro 'Visualizar/Contribuir em oficinas de unidades de ensino diferente do usuário logado' esteja marcado então os usuários poderão visualizar e contribuir em qualquer oficina independente de sua unidade de ensino, basta que ela esteja com situação/status 'EM CONSTRUÇÃO'.
Descrição do Processo
As oficinas são montadas com a participação de professores/pedagogos da mesma unidade de ensino e poderão ser consultadas por usuários de todas as unidades independentemente da unidade de ensino origem de criação da oficina. Lembrando que, quando forem de unidade de ensino diferente da unidade de ensino da oficina, então visualizam apenas oficinas 'FINALIZADAS' e ativas. Dessa forma os usuários professores da unidade de ensino onde a oficina foi criada (unidade de ensino da oficina) podem deixar suas contribuições (sugestões, observações) sem alterar o conteúdo da oficina e, antes de finalizar a elaboração da oficina, o professor responsável poderá considerar na oficina as sugestões dadas.
O Usuário acessa o Portal Educacional | Oficinas | Oficinas | Contribuições.


Detalhamento do Processo
Ao acessar esta funcionalidade será apresentada uma visão com as contribuições já registradas e nesta visão teremos as opções de inclusão e alteração.
Para esta entidade não será disponibilizada a opção de exclusão (as contribuições ficarão armazenadas como registro/histórico).
Uma vez acionada uma das opções então será apresentado uma página/interface com os seguintes campos:

...


Uma vez incluída uma sugestão (gravada, salva) então o único campo passível de alteração será o campo 'Verificado' e apenas usuários com permissão e/ou o professor responsável pela oficina poderão alterar tal campo.

Âncora
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_Toc438635891
Req.23 – Processo Marcar contribuições como verificadas (lidas) - web


Pré-Requisitos / Parametrizações
Não há.
Descrição do Processo
Será disponibilizado dentro do cadastro de contribuições da oficina um processo possibilitando a seleção de vários registros de contribuições e sinalizá-las (marcá-las) como 'Verificada'. Este processo estará disponível através de atalho (botão, link) do cadastro de contribuições.
Esta funcionalidade terá o acesso controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM então apenas usuários com permissão no perfil e/ou professor responsável pela oficina poderão manipulá-lo.
O Usuário acessa o Portal Educacional | Oficinas | Oficinas | Contribuições

Detalhamento do Processo
A operação do processo consistirá de o usuário selecionar um ou mais registros de contribuições e acionar o processo.
Em sua execução o processo, para os registros selecionados, alterará os campos:

...



Caso ocorra algum erro durante o processamento então TODAS as alterações serão desfeitas (para todos os registros) e as informações do erro serão incluídas em um log.
Na finalização do processo será apresentado ao usuário uma interface com o log do processo indicando o status de processamento: sucesso ou falha (e neste caso as mensagens de erro).

Âncora
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Req.24 – Processo copiar Oficinas - web


Pré-Requisitos / Parametrizações
Somente oficinas com status de 'FINALIZADA' e ativa, podem ser copiadas.
Descrição do Processo
O processo de 'Copiar oficinas' o usuário informará o que deseja copiar da oficina original e o processo procederá criando um novo registro de oficina e já lhe atribuirá informações/registros.
O processo de 'Copiar oficinas' será disponibilizado no cadastro de oficinas através de atalho (botão, link) e terá acesso controlado através do perfil de segurança do TOTVS RM.
O Usuário acessa o Portal Educacional | Portal de Oficinas | Oficinas | Cadastro de Oficinas | Copiar oficina.

Detalhamento do Processo
O usuário marcará (selecionará) o registro de oficina (apenas um registro por vez) do qual deseja efetuar a cópia e acionará o processo.
Uma página/interface será apresentada para que o usuário selecione quais atributos serão copiados e também informe alguns parâmetros relativos ao novo registro de oficina (nome da oficina, unidade de ensino/filial, professor responsável) e clique no botão executar.

O processo será executado para o registro de oficina selecionado efetuando uma cópia dos dados da oficina, considerando os parâmetros definidos, para a nova oficina. Ao final do processo será apresentado um log da execução do processo com informações de sucesso, alertas e erros.
A página/interface apresentará os seguintes parâmetros:

...


Depois da criação do registro, atribuição de valores e gravação no banco de dados, o processo enviará um e-mail ao professor responsável pela nova oficina com um texto informativo de que uma nova oficina foi criada, que está sob sua responsabilidade e disponível para manipulação.
Se, em qualquer momento do processo, ocorrer algum erro então o processo será interrompido e a mensagem de erro será incluída ao log para posterior apresentação ao usuário do texto explicativo que não foi possível concluir o processo e das mensagens relativas a erros que por ventura ocorrerem.
Ao final da execução do processo será apresentada ao usuário uma interface com o log de sua execução contendo status de processamento – sucesso (identificador, nome, unidade de ensino e professore responsável da nova oficina e lista de campos copiados), falha (neste caso também a mensagem de erro) e alertas.

Âncora
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_Toc438635893
Req.25 – Processo Programar Oferta das Oficinas - web


Pré-Requisitos / Parametrizações
A Oficina deve estar com a situação de 'FINALIZADA' e ativa
Descrição do Processo
Depois da elaboração da oficina a mesma precisa ser ofertada em salas da oficina para que os alunos possam se inscrever, cursar e a instituição fazer sua gestão. Este processo que visa agilizar a programação das ofertas (criação das salas da oficina) através de um 'wizard' que guiará o usuário no preenchimento das informações necessárias.
Ao final da execução do processo, caso executado com sucesso, serão criados registros de Salas da oficina conforme a parametrização informada pelo usuário neste processo. Através destes registros de Salas da oficina o usuário poderá fazer as alterações que considerar necessárias para uma sala da oficina específica.
Este processo será disponibilizado de duas formas:

...


Ao clicar na opção de executar o processo, o sistema irá validar todas as regras.
Um procedimento irá gerar uma mensagem no log de processamento mas não interferirá no processo.
O alerta será relativo à quantidade de alunos matriculados (regularmente matriculadas em seus respectivos cursos, séries, turmas e turnos no SGE) 'versus' quantidade de vagas disponibilizadas pelas oficinas através das salas das oficinas. A recuperação da quantidade de alunos matriculados no SGE será por curso e turno. Nas salas das oficinas a recuperação será realizada entre as Salas da oficina com situação/status 'PROGRAMAÇÃO FINALIZADA' também por curso e turno.
ATENÇÃO: a mensagem a ser apresentada não será apenas do curso da sala em questão mas sim em geral para todos os cursos do nível de ensino, unidade de ensino (Filial), período letivo e bimestre (etapa). A única diferenciação é que teremos, nesta mensagem, tais informações por turno.
Ao final da execução do processo será apresentada ao usuário uma interface com o log de sua execução contendo status de processamento – sucesso (identificadores das salas, nome das salas, unidade de ensino, curso e total de vagas da sala), falha (neste caso também a mensagem de erro) e alertas.

Âncora
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Req.26 – Processo Gerar rotas de aprendizagem da Oficina - web


Pré-Requisitos / Parametrizações
Apenas será permitido executar este processo para oficinas que estejam com a situação/status 'FINALIZADA' e ativas.
Desrição do Processo
As rotas são uma espécie de planejamento de atividades para uma melhor aprendizagem e absorção dos conhecimentos a serem abordados pelas oficinas. Uma rota pode ser disciplinar ou interdisciplinar mas terá apenas um professor responsável.
O processo de criação (ou geração) das rotas é um facilitador de maneira que, após executá-lo, a rota com seus dados básicos, dados de identificação e de conteúdos já estejam criados e os respectivos professores responsáveis o acessarão para completá-los com relação aos registros de ações/atividades.
Este processo está disponibilizado no cadastro de oficinas sob o nome 'Gerar rotas de aprendizagem' onde o acesso (acionamento do processo) será provido por um atalho (botão, link) na visão do registro de oficina. Com relação à segurança, este processo será controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão executá-lo.
O Usuário acessa o Portal Educacional | Portal de Oficinas | Oficinas | Gerar rotas de aprendizagem.


Detalhamento do Processo
O usuário acessa o cadastro de oficinas, seleciona a oficina para a qual deseja inserir rotas. Com a oficina selecionada clica em gerar rotas de aprendizagem.
Uma página/interface será apresentada para que o usuário defina algumas informações básicas sobre as rotas a serem criadas: Quantidade de rotas a serem criadas, Unidade de ensino/Filial, Disciplinas, Professor Responsável, Número de registro de Ações, Copiar Conteúdo, Período Letivo, Bimestre/Etapa, Prazo de entrega, Prazo de aprovação.



Após esta parametrização, o processo será executado criando os registros de rotas com os dados informados (e os registros de ações relacionadas à rota). Ao final do processo será apresentado um log com informações de sucesso, alertas e/ou erros.


Nesta página teremos os seguintes campos e suas particularidades/regras:

...


Todos os campos são de preenchimento obrigatório e o atalho (botão) para executar o processo será habilitado apenas se esta restrição for cumprida.
Antes da execução do processo, será feita uma consistência para averiguar se há disciplinas em comum entre os itens da lista em si e, entre os itens da lista e os registros 'Ativos' de rota (já gravados no banco de dados) para a oficina informada observando registros de mesmo período letivo e mesmo bimestre/etapa. Caso exista alguma interseção então o processo será interrompido a uma mensagem explicativa apresentada ao usuário.

Os procedimentos a serem executados pelo processo, para cada item da lista de rotas, são os listados a seguir:

    • Criação de um novo registro de rota obedecendo os valores padrão de novo registro definidos no cadastro de rotas;
    • Situação/Status será valorado como 'EM CONSTRUÇÃO';
    • Versão da rota será valorado como 'ORIGINAL';
    • Campos do novo registro receberão os respectivos campos definidos no processo e/ou campos do item (rota) da lista de rotas que se está processando;
    • Gravação do registro;
    • Criação dos registros de ações tantos quantos forem o valor informado em 'Número de registros de ações'. Os campos destes registros não serão valorados;
    • Caso o indicativo 'Copiar conteúdos da oficina' (referente ao item (rota) que se está processando) tiver marcado então o conjunto de conteúdos definidos para a oficina serão copiados e também relacionados a rota recém-criada.

Âncora
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_Toc438635895
Req.27 – Rotas de aprendizagem - web


Pré-Requisitos / Parametrizações
A Oficina precisa estar finalizada.
Descrição do Processo
As rotas possuem a similaridade com o planejamento macro das atividades a serem ministradas no decorrer da oficina, mas sem a determinação de datas. Tais planejamentos envolvem a identificação de 'Ações de pesquisa e estudo' para a equipe, alunos e tarefas de casa e também a identificação de 'Instrumentos avaliativos' para a equipe e aluno.
O cadastro de rotas será construído como um cadastro detalhe da oficina (relacionado à oficina) e disponibilizado de duas formas:

...




As demais situações/status somente serão atribuídas à rota pelo processo de aprovação 'Aprovar rotas'.
OBS: O professor denominado responsável pela rota (campo 'Professor responsável') apenas poderá manipulá-la enquanto sua situação/status permanecer como 'EM CONSTRUÇÃO' ou 'REVISAO/AJUSTES'. Quando a situação/status da rota estiver como 'FINALIZADA' ou 'FINALIZADA/AJUSTES' apenas usuários com permissão no perfil poderão alterá-la.

Âncora
_Toc438635896
_Toc438635896
Req.28 – Conteúdos da rota de aprendizagem - web


Pré-Requisitos / Parametrizações
Não há
Descrição do Processo
Inserido como um link no Cadastro de Rota de Aprendizagem.
Para acessar os conteúdos da Rota de Aprendizagem, no Portal Educacional através do Menu: Portal de Oficinas | Rotas | Cadastro de Rotas | Conteúdos.

Detalhamento do Processo
Selecione a rota desejada e em seguida o link conteúdos.
Serão exibidos na tela, os conteúdos já associados a rota.

Âncora
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Req.29 – Processo Associar/Desassociar Conteúdos da rota de aprendizagem - web


Pré-Requisitos / Parametrizações
A Rota precisa estar criada e Em Construção.
Descrição do Processo
Na página de cadastro de rotas será possível a execução de um processo que possibilita associar (ou desassociar) os conteúdos, competências e habilidades às rotas. Apenas usuários com permissão no perfil (acesso controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM) e/ou professor responsável pela oficina poderão executá-lo.
A operação do processo consistirá em o usuário acessar o registro de rota (do qual deseja associar/desassociar conteúdos) e acionar o processo.
O Usuário acessa o Portal Educacional | Portal de Oficinas | Rotas | Cadastro de Rotas | Conteúdos | Associar / Desassociar conteúdos.


Detalhamento do Processo
Uma página será apresentada com a lista de todas as disciplinas, seus conteúdos, competências e habilidades em uma estrutura do tipo 'árvore' e para cada 'nó' da árvore teremos uma caixa de marcação a frente dos conteúdos. Os conteúdos que já estiverem associados à rota estarão apresentados previamente e marcados.
As disciplinas a serem apresentadas serão aquelas da matriz curricular de uma das séries do curso informado na disciplina a que a rota se refere e os conteúdos e competências/habilidades serão aquelas já associadas à oficina a que a rota se refere.

Ao posicionar sobre um tópico de conteúdo (e aguardar instantes) será apresentado um 'hint' (uma dica como uma espécie de um balão) cujo texto será a descrição do respectivo tópico de conteúdo onde o mouse foi posicionado.

Nesta página/interface o usuário irá marcar/desmarcar os conteúdos, por disciplina, que deseja associar/desassociar à rota e executará o processo.
A execução se encarregará de criar ou remover registros na base de dados, na tabela que mantém o relacionamento entre os conteúdos, competências e habilidades, criando ou removendo os relacionamentos dos conteúdos à rota de acordo com a parametrização realizada na interface do processo.
O processo irá gravar as competências e habilidades 'de momento' (como estão cadastrados no sistema no momento da execução do processo).

Caso ocorra algum erro durante o processamento então TODAS as alterações serão desfeitas (para todos os registros) e as informações do erro serão incluídas em um log.
Na finalização do processo será apresentado ao usuário uma interface com o log do processo indicando o status de processamento: sucesso ou falha (e neste caso as mensagens de erro).
Este procedimento poderá ser repetido tantas vezes quantas forem necessárias para realizar as associações entre os conteúdos das disciplinas e os conteúdos/habilidades a serem contemplados pelas rotas.

Âncora
_Toc438635898
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Req.30 – Contribuições às rotas de aprendizagem - web


Pré-Requisitos / Parametrizações
A rota deve estar na situação Em Construção.
Descrição do Processo
Não será permitido a outros professores, que não o professor responsável, alterar as rotas, mas a solução customizada deverá possibilitar que os professores, da mesma unidade de ensino/filial da rota, deixam suas contribuições sem alterar o conteúdo postado pelo professor responsável que, antes de finalizar a elaboração da rota, poderá considerar as contribuições dadas e incluí-las na rota.
Para que a colaboração seja possível um cadastro de contribuições é disponibilizado, onde a partir deste qualquer pedagogo e/ou professor, da mesma unidade de ensino/filial da rota, poderá visualizar as contribuições e/ou incluir novas.
O usuário acessa o Portal Educacional | Portal de Oficinas | Rotas | Contribuições OU Portal Educacional | Portal de Oficinas | Rotas | Cadastro de Rotas | Contribuições


Detalhamento do Processo
Ao acessar o menu de contribuições, será apresentada uma visão com as contribuições já registradas e nesta visão teremos as opções de inclusão e alteração.

Neste cadastro não teremos a opção de exclusão (as contribuições ficarão armazenadas como registro/histórico).

Uma vez acionada uma das opções então será apresentado uma página/interface com os seguintes campos:

...


Uma vez incluído um registro (gravado, salvo) então o único campo passível de alteração será o campo 'Verificado' e apenas usuários com permissão no perfil e/ou o professor responsável pela rota poderão alterar tal campo.
Ao alterar a sugestão marcando/desmarcando o campo 'Verificado' e gravar o registro a funcionalidade irá valorar os campos 'Data/Hora da verificação' e 'Usuário da verificação' automaticamente.

Âncora
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Req.31 – Processo marcar Contribuições como marcadas (lidas) - web


Pré-Requisitos / Parametrizações
Não há.
Descrição do Processo
Será disponibilizado dentro do cadastro de contribuições às rotas um processo possibilitando a seleção de vários registros e marcá-los como 'Verificado' (lido pelo professor responsável). Este processo estará disponível através de atalho (botão, link) do cadastro de contribuições às rotas.
Esta funcionalidade terá o acesso controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM então apenas usuários com permissão no perfil e/ou professor responsável pela oficina poderão manipulá-lo.
O Usuário acessa o Portal Educacional | Portal de Oficinas | Rotas | Contribuições | Marcar como verificadas/ Lidas OU Portal Educacional | Portal de Oficinas | Rotas | Cadastro de Rotas | Contribuições | Marcar como Verificada /Lida.


Detalhamento do Processo
A operação do processo consistirá em o usuário selecionar um ou mais registros de contribuições e acionar o processo.
Durante a execução, para cada registro selecionado, o processo alterará os campos adotando as seguintes regras:

...



Caso ocorra algum erro durante o processamento então TODAS as alterações serão desfeitas (para todos os registros) e as informações do erro serão incluídas no log.
Na finalização do processo será apresentado ao usuário uma interface com o log do processo indicando o status de processamento: sucesso ou falha (e neste caso as mensagens de erro).


Âncora
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Req.32 – Processo Aprovar rotas de aprendizagem - web


Pré-Requisitos / Parametrizações
Apenas será permitido executar este processo para rotas que estejam com a situação/status 'FINALIZADA' ou 'FINALIZADA/AJUSTES' ou 'APROVADA', 'APROVADA COM RESSALVAS', 'APROVADA/AJUSTES', 'APROVADA COM RESSALVAS/AJUSTES', isto é, já estão preenchidas e em mãos dos pedagogos para validações ou, foram aprovadas mas detectaram alguma necessidade de ajuste na rota.
Descrição do Processo
A aprovação de rotas consiste no pedagogo analisar as rotas preenchidas pelos professores (manualmente verificar o preenchimento dos campos, consistência/coerência de conteúdos e competências/habilidades e das ações/atividades, etc.) e retornar para ajustes, aprovar ou aprovar com ressalvas.
O processo de 'Aprovar rotas' será disponibilizado no cadastro de rotas e terá acesso controlado através do perfil de segurança do TOTVS RM.
O Usuário acessa o Portal Educacional | Portal de Oficinas | Rotas | Cadastrar Rotas | Aprovar.

Detalhamento do Processo
O usuário (pedagogo) acessará o cadastro de rotas onde uma lista das rotas (visão) será apresentada com várias informações (campos) das rotas inclusive suas situações/status (possibilitando também a elaboração de filtros para restringir/filtrar os registros apresentados e até mesmo localizar um registro em particular).
O usuário marcará (selecionará) os registros de rotas que deseja aprovar e o acionará o processo. Uma página/interface será apresentada para que o usuário informe os parâmetros do processo (preencha o check-list e a análise das rotas) e clique no botão executar.

Check-list
Os critérios, agrupamentos e justificativas para cada opção serão como a que segue na tabela a seguir:

...





O campo Análise da rota é tipo texto com restrição aos 500 caracteres para que o usuário possa informar observações, comentários, ajustes, ressalvas relativas às rotas submetidas à aprovação. Este campo será obrigatório caso exista alguma opção 'Aprovada com ressalvas' ou 'Retorno para ajustes' assinalada entre os critérios do check-list.
O processo será executado para as rotas selecionadas levando em consideração os parâmetros definidos efetuando suas operações/procedimentos.
Ao final da execução do processo será apresentada ao usuário uma interface com o log da execução do processo contendo informações de identificação dos registros e status de processamento – sucesso, falha (neste caso também a mensagem de erro) e alertas.

OBS: Quando uma rota estiver com a situação/status 'APROVADA' ou 'APROVADA COM RESSALVAS' ou 'APROVADA/AJUSTES' ou 'APROVADA COM RESSALVAS/AJUSTES' (atribuída no processo de aprovação) significa que usuários com permissão no perfil poderão alterar apenas o campo 'Ativo' ou executar o processo de 'Aprovação de rotas' (fazendo com que ela volte à situação/status 'REVISAO/AJUSTES').

Âncora
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Req.33 – Processo copiar rota de aprendizagem - web


Pré-Requisitos / Parametrizações
Não há.
Descrição do Processo
A cópia, ou duplicação, de rotas visa permitir o aproveitamento total ou parcial de rotas já finalizadas (elaboradas e aprovadas) efetuando ajustes para se enquadrar no contexto da oficina (na nova oferta considerando o período letivo e bimestre/etapa).
O processo de 'Copiar rotas' será disponibilizado no cadastro de rotas através de atalho (botão, link) e terá acesso controlado através do perfil de segurança do TOTVS RM.
O Usuário acessa o Portal Educacional | Portal de Oficinas | Rotas | Cadastro de Rotas | Copiar Rotas.
Na tela de rotas cadastradas será apresentada uma visão, listando todas as rotas cadastradas (onde o usuário pode utilizar o filtro para localizar uma ou um conjunto de oficinas).

Detalhamento do Processo
Após selecionar a rota da qual deseja efetuar uma cópia, acessa o atalho do processo de 'Copiar Rota'.
A página de parametrização do processo de cópia é apresentada.

Após seleção dos itens que deseja copiar da rota original e/ou informação de novos valores para a rota a ser criada pelo processo de cópia é acionada a execução do processo através do atalho de 'Executar'.

O processo efetua seus procedimentos criando um novo registro de rota, valora os campos de acordo com selecionado para cópia ou informado manualmente, cria/copia registros dos cadastros detalhes da rota original para a nova rota de acordo com o selecionado pelo usuário.
Ao final do processo é gerado um log com informações de sucesso e/ou erros.

Âncora
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Req.34 – Manutenção de Ofertas (Sala das Oficinas) - web


Pré-Requisitos / Parametrizações
Elaboração e finalização das oficinas e programação da oferta.
Descrição do Processo
Após a elaboração e finalização das oficinas é necessário ofertá-las para que os alunos possam se inscrever e cursá-las. A oferta de uma oficina é realizada através da criação de salas, relacionadas às oficinas, determinando suas características.
A sala é uma das principais entidades do modelo de oficinas pois é através dela que teremos alocações dos professores (por disciplinas), o plano de aula, horários, gerenciamento das inscrições/matriculas, alunos inscritos/cursando, alocação em equipes, controle de frequência, controle de conceitos em avaliações, conselho de classe, entre outros.
Importante: O acesso será controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM onde apenas usuários com permissão (apenas pedagogos terão tal permissão), e poderão manipular seus registros.
O acesso a salas é feito através do menu Portal Educacional | Oficinas | Salas | Cadastro de Salas.

Detalhamento do Processo
Ao acessar o Cadastro de Salas é apresentado ao usuário uma visão com as salas das oficinas já cadastradas (sejam elas diretamente através desta funcionalidade ou então as salas de oficinas geradas pelo processo de programação de ofertas).
A manutenção de ofertas (cadastro das salas das oficinas) é um cadastro padrão com as opções de adicionar novo registro, editar e excluir.

Ao acionar a opção de incluir ou editar será apresentada uma página/interface de edição com os campos da sala da oficina permitindo ao usuário a visualização (no caso de uma consulta) ou o preenchimento/alteração dos valores de cada campo (no caso de uma inclusão/alteração).
Para editar uma sala, selecione a sala desejada e clique na opção editar. Selecione a informação desejada, faça as alterações necessárias e depois clique em salvar.


Para incluir uma nova sala, clique na opção Adicionar Novo. Preencha as informações necessárias e depois clique em salvar.

Identificação

...


Cabe observar que, caso o usuário defina mais de um campo para o filtro, serão apresentados na visão, somente os registros que atenderem TODOS as condições do filtro.

Para busca de registros, é possível também informar no campo Pesquisa algum dado da sala para que seja realizada a busca e retornado todas as salas com esta informação.

Âncora
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Req.35 – Professores das disciplinas da sala da oficina - web

Wiki Markup
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<span style="color: #009abd"><strong>Pré-Requisitos / Parametrizações</strong></span>
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As salas devem estar criadas.
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<span style="color: #009abd"><strong>Descrição do Processo</strong></span>
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Para cada sala da oficina teremos as disciplinas de acordo com a matriz curricular de uma das séries assinaladas/marcadas na sala. Para cada disciplina é necessário definir os professores que ministrarão tais disciplinas e em qual período (data início e data fim) esta definição será válida. Será a partir destas informações que teremos uma melhor elaboração dos horários, confecção e preenchimento dos planos de aulas.
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Vale lembrar que os professores são por unidade de ensino (Filial) e, apesar de poder existir mais de um professor habilitado para mesma disciplina, na sala da oficina disponibilizaremos a opção de poder associar apenas um professor por disciplina (que poderá ser o mesmo para diferentes disciplinas) para um mesmo intervalo de datas, desde que o professor seja um professor habilitado para a disciplina.
\\
Conforme já descrito, as funcionalidades de criação de ofertas (Req. 34 – Manutenção de ofertas \[Salas das oficinas\]) e/ou o processo de Programação de ofertas (Req. 25 – Processo Programar ofertas das oficinas) já criarão os registros de disciplinas, então neste cadastro apenas será possível a inclusão de disciplinas x professores desde que não gere uma interseção (observando o período de datas de início/fim) entre uma mesma disciplina x professor já definida (cadastradas). 
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O Usuário acessa o Portal Educacional | Portal de Oficinas | Salas | Cadastro de Salas / Professores
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!worddav796913396216c5e11caa8b125ddb19cd.png|height=252,width=606!
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<span style="color: #009abd"><strong>Detalhamento do Processo</strong></span>
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Ao acessá-lo será apresentado uma visão com os registros cadastrados de disciplinas x professores e as únicas operações possíveis serão a inclusão e/ou alteração. Uma vez que neste cadastro já existirão as disciplinas da sala da oficina, a operação para associar os professores às disciplinas será realizada através do usuário editar o registro, selecionar o professor e/ou atribuir o período de datas (início e fim) no qual o professor será responsável pela disciplina e salvar o registro. Para a operação de inclusão será necessário que o usuário informe a disciplina, selecione o professor e defina o período de datas (início e fim).
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Ao editar o registro será apresentado ao usuário uma página/interface com os seguintes campos e suas regras de preenchimento:
\\

...

Wiki Markup
\\
\\
Os campos obrigatórios deste cadastro serão a disciplina, professor e data início.
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!worddav2e0d34effee623abc92fe0bd1acd647d.png|height=238,width=598!
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Haverá uma consistência ao salvar o registro de maneira a não permitir que, para uma mesma disciplina, tenhamos interseção do período de datas (similar a não permitir dois professores a uma mesma disciplina para mesmo dia). Caso esta validação não seja atendida então o sistema não permitirá salvar o registro de associação de professor à disciplina para o determinado período.  
\\
O acesso a este cadastro (que é um cadastro detalhe da Manutenção de ofertas \[Salas das oficinas\]) será controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão realizar manutenção em seus registros.
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*_ATENÇÃO{*}: Caso a instituição proceda com a troca de um professor durante o período (bimestre/etapa) da sala da oficina então é importante, +manualmente{+}, criar a associação de disciplina x professor neste cadastro (lembrar de antes alterar o período de vigência do professor anterior e então sim informar a vigência deste novo professor)._

Âncora
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Req.36 – Horários - win


Pré-Requisitos / Parametrizações
É necessário que o cadastro de turno/horário do Educacional esteja devidamente preenchido.
Descrição do Processo
O horário, em resumo, visa determinar (ou cadastrar) o dia e horário de cada aula para as disciplinas cadastradas.
A oferta da disciplina é realizada através da sala da oficina e é nesta que temos as definições de período letivo, bimestre/etapa, turno, alunos matriculados, equipe, frequência, avaliações e, principalmente para o controle de horário, os professores que lecionarão em tal sala da oficina. Partindo deste modelo temos o cadastro de horários que será vinculado (relacionado) à sala da oficina. Neste cadastro o usuário terá a possibilidade de manipular (incluir, excluir, editar) os horários para as salas das oficinas.
O cadastro de horários será disponibilizado no menu 'TOTVS Educacional | Customização | Gestão de Oficinas | Salas/ Anexo: Horários. Nesta opção serão listadas as salas das oficinas cadastradas e seus horários serão apresentados através do anexo 'Horários'. Nesta tela o usuário poderá incluir, excluir ou editar os registros de horário(s) das salas.


Importante: O acesso a este cadastro será controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão realizar manutenção em seus registros.
Detalhamento do Processo
Ao acessar o anexo de horários será apresentado uma visão com os horários já cadastrados para a sala da oficina (posicionada na visão de 'Salas das oficinas'). A visão de horários irá apresentar colunas de dia da semana do horário, hora início, hora fim, disciplina, professor.

O usuário poderá excluir um ou mais horários selecionando os registros e acionando o botão de excluir.
A edição de um registro de horário ocorrerá posicionando um registro de horário e clicando no botão de editar (ou um duplo-clique no registro a ser editado). Isso fará com que a interface de edição do registro seja apresentada para que o usuário efetue os ajustes necessários.

Importante: As disciplinas exibidas para inserção, serão as disciplinas da matriz.
Serão exibidos somente professores que possuem em seu cadastro a autorização para ministrar a disciplina selecionada.
Para a inserção de um novo registro, um novo horário, bastará clicar no botão de inserir. Esta ação fará com que seja apresentada a interface de edição com todos os campos em 'branco' (não valorados) para o preenchimento dos valores dos campos.

A interface de edição será composta pelos campos abaixo onde também seguem as respectivas regras de preenchimento:

...

  1. Caso a atribuição de um professor a um horário/disciplina seja alterada atribuindo-se outro professor ao horário/disciplina (por uma licença, afastamento, demissão, entre outros) não teremos um automatismo para alteração do professor nos planos de aula nem tão pouco um automatismo de cadastrar o novo professor entre os professores da sala da oficina para a disciplina em questão (inclusive ajustando as datas de vigência início/fim). Estes ajustes deverão ser realizados manualmente pelo usuário (ou por um usuário que possua permissão no perfil para tal).


Âncora
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Req.37 – Processo Gerar Plano de Aula - win


Pré-Requisitos / Parametrizações
Para proceder com a configuração e geração do plano de aula é necessário gerar previamente uma série de cadastros no TOTVS Educacional (SGE) e informações que serão utilizadas na geração propriamente dita.

...

  • Registro de plano de aula será excluído;
  • Criará novo registro de plano de aula para o dia em questão associando ao professor e disciplina do plano de aula os valores correspondentes do horário;
  • Criará novo registro de plano de aula para o dia em questão associando à disciplina do plano de aula a disciplina correspondente do horário;
        1. Opção 'Regerar' NÃO tiver sido marcada
  • Registro de plano de aula será excluído
  • Processará próximo registro de horário.


Se em qualquer momento do processo ocorrer algum erro então o processo será interrompido, todas as operações até então realizadas serão desfeitas e a mensagem de erro será incluída ao log para posterior apresentação ao usuário.
Ao final da execução do processo será apresentada ao usuário uma interface com o log de sua execução contendo status de processamento – sucesso, falha (neste caso também a mensagem de erro) e alertas.

Âncora
_Toc438635906
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Req.38 – Plano de Aula - win


Pré-Requisitos / Parametrizações
Realizar o processo de Gerar Plano de Aula para a sala.
Descrição do Processo
Os registros de planos de aula serão gerados, única e exclusivamente, através do processo 'Gerar planos de aulas'. NÃO teremos um recurso para incluir manualmente um plano de aula (por exemplo clicar no botão 'novo' ou 'incluir'). Serão gerados tantos planos de aulas quantos forem os horários cadastrados para a sala da oficina (inclusive com a informação de disciplina) para o período de datas informado.
O acesso aos planos de aulas será realizado através do Menu: TOTVS Educacional | Customização | Salas/ Anexo: Plano de aulas onde o acesso a este será controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão realizar manutenção em seus registros OU, o professor vigente de cada disciplina poderá manipular 'seus' planos de aulas (planos de aula cuja data da aula esteja dentro de seu período de vigência) mas poderá visualizar todos os planos de aulas (dos professores anteriores na disciplina).

Detalhamento do Processo
Ao acessar o anexo de planos de aulas será apresentado uma visão com os planos de aulas já gerados para a sala da oficina (registro de sala posicionada na visão de 'Salas das oficinas').
O usuário poderá excluir um ou mais planos de aula selecionando os registros desejados e acionando o botão de excluir.

A edição de um registro de plano de aula ocorrerá posicionando no registro de plano de aula que se deseja editar e clicando no botão de editar (ou um duplo-clique no registro a ser editado). Isso fará com que a interface de edição do registro seja apresentada para que o usuário efetue os ajustes necessários.
A interface de edição será composta pelos campos abaixo onde também seguem as respectivas regras:
Aba: Identificação

...



Ao salvar o registro teremos a consistência de, caso o campo substituto esteja marcado, então o professor substituto deverá ser preenchido.
Também teremos a consistência dos campos obrigatórios de 'Disciplina'. Caso uma destas consistências não seja atendida então uma mensagem explicativa será apresentada ao cliente e a gravação do registro de plano de aula não será realizado.

Âncora
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Req.39 – Plano de Aula – web


Pré-Requisitos / Parametrizações
As salas devem estar criadas.
Descrição do Processo
A disponibilização do plano de aula para os professores será feita através do portal customizado onde neste teremos um atalho (um menu, botão, link) que os levará a lista (visão) dos registros de planos de aula. Ao acessar serão mostrados todos os planos de aula das disciplinas às quais o professor está/esteve associado.
O professor vigente de cada disciplina poderá manipular 'seus' planos de aulas (planos de aula cuja data da aula esteja dentro de seu período de vigência) mas poderá visualizar todos os planos de aulas (dos professores anteriores na disciplina).
A disponibilização do plano de aula aos alunos será feita através do portal customizado onde neste teremos um atalho (um menu, botão, link) que os levará a lista (visão) dos registros de planos de aula. Ao acessar serão mostrados apenas os planos de aula das disciplinas das salas da oficina das quais o aluno esteja matriculado. Neste caso serão apresentadas as informações básicas do plano de aula (data, dia da semana), 'Conteúdo/atividade prevista' (caso assinalado/marcado que o aluno possa visualizar) e a 'Tarefa de casa' referente ao plano de aula.
O Usuário acessa o Portal Educacional | Portal de Oficinas | Planos de aulas.

Detalhamento do Processo
A visão de planos de aulas, apresentada ao professor quando este acessar tal opção de menu, contará com uma página/interface com uma visão (lista) com as salas das oficinas referentes aos planos de aula já gerados e que tem o professor logado como associado à disciplina.
Todas as salas das oficinas serão apresentadas 'colapsadas' (fechadas).

Ao expandi-las será apresentada a lista de disciplinas da respectiva sala da oficina. As disciplinas da lista serão apresentadas como um link (atalho) que, ao clicá-lo, levará o usuário a lista de planos de aula da disciplina clicada.
A visão de salas das oficinas sempre será apresentada com ordenação decrescente relativa aos campos Período letivo, bimestre/etapa (mais recente para menos recente). Nesta visão teremos as colunas de oficina, curso, período letivo, bimestre/etapa, turno, sala (local físico).


A partir da visão de planos de aula da disciplina será possível alterações em seus atributos desde que a data do plano de aula esteja dentro do período de vigência do professor na disciplina caso contrário ele poderá apenas visualizar o plano de aula.
Na visão de planos de aula, é apresentada ao usuário as disciplinas das salas em ordenação crescente com relação a data da aula.

A partir da visão (lista) de planos de aula teremos uma opção de edição do mesmo. Ao acionar esta opção uma página/interface de edição do plano de aula seja apresentada para que o professor proceda com a entrada de informações e/ou ajustes necessários.
Ao selecionar uma data e clicar em editar, serão exibidas as colunas: data da aula prevista, hora início, hora fim, professor, conteúdo/atividade prevista (pequeno resumo), conteúdo/atividade realizada (pequeno resumo), indicativo de reposição, data de aula realizada, indicativo de substituto, professor substituto e tarefas de casa (pequeno resumo).

...


OBS: Via planos de aula no portal customizado NÃO disponibilizaremos a opção de excluir e/ou incluir planos de aula. O professor poderá apenas preencher as informações dos planos de aula existentes.
Ao salvar o registro teremos a consistência de, caso o campo substituto esteja marcado, então o professor substituto deverá ser preenchido.


No caso de um aluno acessar o recurso de planos de aula serão apresentadas apenas as salas das oficinas das quais o aluno cursou e/ou está cursando. O acesso aos dados do plano de aula é idêntico ao citado acima, mas no caso dos alunos eles poderão somente consultar planos de aulas onde sempre será apresentado o campo de 'Tarefas de casa' e o campo 'Conteúdo/Atividade prevista' será apresentado caso o professor tenha assinalado para que o aluno possa visualizá-lo.



Ao clicar sobre uma disciplina, será visualizado os dias de aula.

Ao selecionar um dia e clicar em visualizar, será possível verificar as

Âncora
_GoBack
_GoBack
tarefas de casa atribuídas ao dia, cadastrados pelo professor no plano de aula.


No caso de um acesso realizado pelo aluno o campo 'Conteúdo/Atividade realizada' não será apresentado e o campo 'Conteúdo/Atividade prevista' apenas estará preenchido caso o plano de aula esteja assinalada para disponibilizar essa informação ao aluno.

Âncora
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Histórico de Atualização do Documento


Autor

Versão

Descrição das Alterações

Data da Alteração

Andréa Lustosa

1.0

Criação do Manual

23/12/2015

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