Páginas filhas
  • Manual de Customização RM - Portal de Oficinas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

O objetivo desta customização é o cadastro das oficinas, relacionamento entre suas entidades (conteúdos, teia de relacionamento das disciplinas/conteúdo, rota de aprendizagem, disciplinas, professores), oferta das oficinas aos alunos, a inscrição dos mesmos (nas oficinas), formação de turmas/equipes, controle de frequência/avaliações, integrações (das informações) com o TOTVS Educacional até o acesso pelos usuários (usuários, alunos, professores, pedagogos) às informações de maneira estruturada através de um portal também customizado.

Requisitos


Expandir
titleReq.01 – Parametrização da Gestão de Oficinas – win

Pré-Requisitos / Parametrizações
Este processo não possui pré-requisitos.
Descrição do Processo
Esta tela permitirá o cadastro dos parâmetros necessários para o funcionamento do Portal de Oficinas.
Detalhamento do Processo
No TOTVS Educacional, por meio do menu Customização | Parâmetros da Gestão de Oficina o usuário administrador efetuará as parametrizações referentes ao processo.

Deverão ser parametrizados as seguintes informações:
Aba: Dados Gerais

Campo

Descrição

Número de dias para exibição dos próximos Eventos Acadêmicos

Corresponde a quantidade de dias a partir da data corrente que serão selecionados os eventos acadêmicos a serem listados no Dashboard do Portal.

Número mínimo de registros de ações das rotas

Corresponde a quantidade mínima de registros de ações (atividades e instrumentos avaliativos) a ser preenchido pelo professor responsável na rota.

Número de dias para entrega da rota

Número de dias corridos, após o início de bimestre, para a entrega das rotas de aprendizagem.

Número de dias para aprovação das rotas

Número de dias corridos, após o prazo de entrega das rotas, para que os pedagogos possam realizar a análise e aprovação das rotas.

Permite visualizar/contribuir em oficinas independente de unidades de ensino

Indicativo para liberar que usuários (professores e pedagogos) possam visualizar e inserir contribuições em oficinas de unidade de ensino diferente da unidade de ensino do usuário logado.

Permite visualizar/contribuir em rotas independente de unidades de ensino.

Indicativo para liberar que usuários (professores e pedagogos) possam visualizar e inserir contribuições em rotas de unidade de ensino diferente da unidade de ensino do usuário logado.



Observação: Os Eventos Acadêmicos são cadastrados no menu TOTVS Educacional | Gestão | Calendários | Calendário | Anexo: Eventos Acadêmicos.



Aba: Relatórios
Nesta Aba deverão ser parametrizados os relatórios desenvolvidos para tais funcionalidades.


Aba: Situação de Matrícula
Nesta Aba devem ser inseridas as situações de matricula que consideram que o aluno está matriculado. Para seleção do usuário, será exibida lista do cadastro padrão de situação de matricula, podendo o usuário informar uma ou mais situações. Preenchimento obrigatório (pelo menos uma situação de matricula).

Observação: As situações de matrícula são cadastradas no menu TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Acadêmico | Situação de Matrícula



Aba: Pedagogos
Pedagogo: usuários cadastrados no sistema que são pedagogos. Para seleção do usuário será exibida lista do cadastro padrão de usuários, podendo ser informado um ou mais usuários. Preenchimento obrigatório.

Importante: A parametrização deverá ser cadastrada para cada filial (unidade operacional) da coligada SESI, sendo que o código da coligada e filial será gerado de forma automática de acordo com o contexto logado pelo usuário.

Expandir
titleReq.02 – Portal Customizado (Dashboard)

Pré-Requisitos / Parametrizações
Para Acessar o Portal de Oficinas, é necessário que o usuário tenha permissão no Portal Educacional.
Descrição do Processo
Para Gestão de Oficinas do SESI PR foi desenvolvido pela TOTVS um "Portal de Oficinas".
O acesso a este portal será a através de um link a ser disponibilizado no Portal Educacional.


Detalhamento do Processo
Através desta opção, o usuário terá acesso ao Painel principal.

O painel principal será composto por:
Menu lateral esquerdo: que disponibilizará as funcionalidades abaixo do portal de oficinas de acordo com permissão do usuário.

  • Página Inicial


Usuário retorna a Página Inicial do Portal de Oficinas.

  • Oficina


Funcionalidade

Quem acessa?

Cadastro Oficinas

Pedagogo / Professor

Conteúdo

Pedagogo / Professor

Teia

Pedagogo / Professor

Inscrição

Aluno

Histórico

Todos usuários

Livros

Pedagogo / Professor

Filmes

Pedagogo / Professor

Outras Atividades

Pedagogo / Professor

Contribuições

Pedagogo / Professor

Finalização

Pedagogo / Professor

Visualizar Oficinas

Todos usuários

Salas

Pedagogo / Professor


  • Rotas


Funcionalidade

Quem acessa?

Cadastro de Rotas

Pedagogo / Professor

Contribuições

Pedagogo / Professor




  • Salas


Funcionalidade

Quem acessa?

Cadastro de Salas

Pedagogo / Professor




  • Plano de aula


Funcionalidade

Quem acessa?

Plano de aula

Pedagogo / Professor


  • Matricula na Oficina


Funcionalidade

Quem acessa?

Matricula na Oficina

Pedagogo


  • Deferir / Indeferir


Funcionalidade

Quem acessa?

Deferir / Indeferir

Pedagogo


  • Frequência


Funcionalidade

Quem acessa?

Lançamento de Frequência

Secretário /Pedagogo/Professor

Consulta Frequência

Todos usuários


  • Avaliação


Funcionalidade

Quem acessa?

Lançamento de Conceito

Secretário /Pedagogo/Professor

Consulta Conceito

Todos usuários


  • Agenda


Funcionalidade

Quem acessa?

Agenda

Pedagogo/Secretária


  • Relatórios


Neste menu serão listados todos os relatórios do projeto que ainda serão especificados.

Frame principal: neste serão disponibilizadas

  • As oficinas da unidade na qual o usuário está logado, de acordo com as seguintes regras:


  • Se o usuário logado é um aluno ou responsável: serão exibidas todas as oficinas em oferta, de acordo com o período de visualização, ou, no caso da inscrição já deferida, a oficina em curso na qual o aluno e está matriculado e também as oficinas com programação finalizada para o próximo período letivo / bimestre desde que estejam no período de visualização.
  • Se o usuário logado é um professor: serão exibidas as oficinas em curso que o professor está ministrando, e também as oficinas com programação finalizada para o próximo período letivo / bimestre que professor esteja habilitado, independente de período de visualização.
  • Demais usuários (coordenador/pedagogo/secretária): serão exibidas todas as oficinas em curso e também as oficinas com programação finalizada para o próximo período letivo / bimestre.
    Ao clicar em Oficinas, é exibida logomarca da oficina, nome e quantidade de vagas ofertadas.
    Ao clicar na logo da oficina, será exibida página de consulta com dados cadastrais e os conteúdos da oficina.
    Ao clicar no link "Visualizar Oficinas" será exibida página de consulta de oficina. Esta página será a mesma do cadastro de oficina, descrita neste documento, porém, apenas com a opção de visualização.
    Abaixo das informações da oficina existirá um menu "Gostei! Cursaria". Para que os usuários possam registrar o interesse nesta oficina. Ao clicar nesta opção o contador de interesse da oficina será atualizado, contando mais um. Estas informações são armazenadas em tabela customizada por unidade e oficina, não sendo controlado quem se interessou.
    Somente serão exibidas as oficinas em curso ou do próximo bimestre, de acordo com o usuário logado. As oficinas já encerradas poderão ser consultadas através do cadastro ou histórico de oficinas.

    .

    O usuário poderá criar consulta ou relatórios para acessar tais informações.
  • Informações de eventos acadêmicos: nesta área serão listados os eventos acadêmicos dos próximos dias de acordo com o que fora informado nos parâmetros.



Para tal, é necessário que os eventos acadêmicos estejam cadastrados no TOTVS Educacional (Calendário | Eventos Acadêmicos), sendo listado o nome do evento.

  • Tarefas/Ocorrências: nesta área serão listadas as tarefas a serem realizadas pelo usuário de acordo com a unidade logada. O formato da descrição é semelhante a uma nota ou lembrete para o usuário, informando da tarefa. É importante ressaltar que não será exibido o detalhe do registro que gerou tal tarefa/ocorrência.


Tela de Tarefas/Ocorrências do Professor

Tela de Tarefas/Ocorrências do Aluno

Expandir
titleReq.03 – Palavras-chave 'pai' (primeiro nível) – win

Pré-Requisitos / Parametrizações
Esse processo não possui pré-requisitos.
Descrição do Processo
Palavras-chave são relativas aos focos da oficina e servirão como um dos mecanismos de pesquisa dos registros de oficinas. Em uma oficina poderemos ter até três palavras chaves. As duas primeiras serão selecionáveis através de uma lista de palavras pré-cadastradas (onde a segunda dependerá da primeira) e a terceira será aberta (o usuário informa).
Importante: O cadastro de palavras-chave será global o que significa que seus registros são visíveis a todas as coligadas e unidades de ensino/filiais e poderão ser utilizados na solução customizada independente da unidade de ensino/filial.
Detalhamento do Processo
O usuário deverá acessar no TOTVS Educacional, o menu Customização | Palavras Chave. Ao acessar esta opção o usuário poderá: excluir (caso a palavra chave não estiver em uso por alguma oficina), inserir ou editar palavras-chave.

Os atributos/campos pertinentes e este cadastro e seus significados segue como listado a seguir:

Campo

Descrição

Identificador

Campo inteiro, sequencial, cujo preenchimento será automático e apresentado no cadastro apenas para leitura, isto é, não poderá ser alterado.

Palavra-Chave

Campo alfanumérico de tamanho restrito a 30 caracteres. Não permitirá qualquer tipo de formatação. Campo de preenchimento obrigatório.

Ativo

Indicador se a palavra-chave está ativa e poderá ser utilizada nas oficinas. Apesar de uma palavra-chave estar 'inativa' ela será apresentada na opção de filtros de localizar oficinas (pois podem existir oficinas que foram cadastradas com tal palavra-chave').


Ao inserir um registro de palavra-chave e acionar a opção de gravar ocorrerá a validação se a palavra-chave é única entre os registros existentes de palavra-chave. Caso não seja única será exibida mensagem de erro.

Ao se inserir uma palavra-chave, por padrão, ela será/estará ativa.

Ao tentar excluir uma palavra chave que possui registros associados, será exibida mensagem de erro

O acesso a este cadastro será controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão realizar manutenção em seus registros.

...

Expandir
titlePalavras-Chave 'filha' (segundo nível) – win

Pré-Requisitos / Parametrizações
Conforme descrito no Req. 03, através do menu Customização | Palavras-Chave o usuário deverá incluir/alterar/excluir as informações de palavras-chave pai, somente após inserir palavras-chave pai irá conseguir inserir a palavras-chave filha.
Descrição do Processo
O cadastro de palavras-chave 'filhas' será disponibilizada através de um anexo do cadastro de palavras-chave 'pai'.
Detalhamento do Processo
Após o registro da palavra-chave pai, será apresentado uma visão de anexo para inserção da palavra-chave filhas e as operações de inclusão, exclusão e alteração disponíveis para a manutenção dos registros.
Não será permitido a inclusão de palavras-chave filhas cuja palavra-chave 'pai' estiver inativa. O sistema irá emitir mensagem de erro.
Image Modified
Os atributos/campos pertinentes e este cadastro e seus significados segue como listado a seguir:

Campo

Descrição

Identificador

Campo inteiro, sequencial, cujo preenchimento será automático e apresentado no cadastro apenas para leitura, isto é, não poderá ser alterado.

Palavra-Chave

Campo alfanumérico de tamanho restrito a 30 caracteres. Não permitirá qualquer tipo de formatação. Campo de preenchimento obrigatório.

Identificador palavra-chave 'pai'

Campo inteiro cujo preenchimento será automático de acordo com o identificador da palavra-chave 'pai' a qual se está cadastrando a palavra-chave 'filha'. Este atributo não será apresentado na interface de edição.

Ativo

Indicador se a palavra-chave filha está ativa e poderá ser utilizada nas oficinas. Apesar de uma palavra-chave filha estar 'inativa' ela será apresentada na opção de filtros de localizar oficinas (pois podem existir oficinas que foram cadastradas com tal palavra-chave').


Ao inserir um registro de palavra-chave 'filha' e acionar a opção de gravar ocorrerá a validação se a palavra-chave é única entre os registros existentes de palavras-chave 'filhas' de mesma palavra-chave 'pai'. Poderá existir a mesma palavra-chave (o mesmo texto) cadastrado na entidade palavras-chave 'pai' e nas palavras-chave 'filha' (desde que a palavra-chave 'pai' seja diferente). Caso já exista será exibida mensagem de erro.
Image Modified
Ao se inserir uma palavra-chave, por padrão, ela será/estará ativa.
Image Modified
Importante: O acesso a este cadastro será controlado pelo perfil de segurança do TOTVS RM, isto é, apenas usuários com permissão poderão realizar manutenção em seus registros.
Image Modified

...

Expandir

...

titleHabilidades - win

Pré-Requisitos / Parametrizações
Para que seja possível o cadastro de habilidades, é necessário que as disciplinas estejam devidamente cadastradas no TOTVS Educacional. As disciplinas são cadastradas no menu: TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Estrutura Curricular | Disciplinas.
Image Modified
Image Modified
Descrição do Processo
As habilidades serão por disciplina independente das séries dos cursos, isto é, para cada disciplina teremos um conjunto de habilidades relacionadas que, posteriormente, poderão estar vinculadas a uma ou mais competências da disciplina.
Importante: Uma vez que o cadastro de disciplinas é por nível de ensino no SGE, independente da filial, significa que as habilidades também serão por nível de ensino
Detalhamento do Processo
O cadastro de habilidades será disponibilizado através de um anexo do cadastro de disciplinas. No TOTVS Educacional, por meio do menu Currículo e Oferta | Estrutura Curricular | Disciplinas, o usuário irá, a partir do anexo, ser apresentado a uma visão com as habilidades já cadastradas (relativo à disciplina selecionada) e as operações de inclusão, exclusão e alteração estarão disponíveis para a manutenção dos registros.
Image Modified
Image Modified
Este será um cadastro básico com código, nome, descrição e uma classificação (tipo) da habilidade. Segue abaixo a particularidade dos campos:

Campo

Descrição

Identificador/Código

Campo inteiro, sequencial, cujo preenchimento será automático e apresentado no cadastro apenas para leitura, isto é, não poderá ser alterado

Nome

Campo texto restrito a no máximo 120 caracteres, sem a possibilidade de qualquer tipo de formatação, de preenchimento livre por parte do usuário cuja finalidade é possibilitar um nome significativo ao registro de habilidade de maneira a identificar o registro sem a necessidade de acessar a interface de edição.

Descrição

Campo texto sem restrição de tamanho para que o usuário, caso deseje, descreva detalhes relativo à habilidade. Este campo não permitirá formatações (exemplos: negrito, sublinhado)

Tipo

Campo para o usuário informar qual a classificação da habilidade. As opções serão fixas: BÁSICA, PROVA BRASIL, ENEM ou COMPLEMENTAR, onde o usuário poderá optar por ambas (uma habilidade poderá ser BÁSICA e/ou PROVA BRASIL e/ou ENEM e/ou COMPLEMENTAR ao mesmo tempo)

Ativo

Indicador se o registro de habilidade está ativo e poderá ser utilizado/considerado em outras funcionalidades da solução customizada de gestão de oficinas.


Importante: Para este cadastro será obrigatório apenas o campo 'Nome'.
Image Modified

...


Req.06 – Competências – win


Pré-Requisitos / Parametrizações
Para que seja possível o cadastro de competências, é necessário que as disciplinas estejam devidamente cadastradas no TOTVS Educacional.
Descrição do Processo
Assim como as habilidades, as competências são alvos das oficinas como pontos a serem desenvolvidos para com o intuito de desenvolvimento pessoal e profissional. As competências estarão relacionadas aos conteúdos conceituais.
As competências serão por disciplina, isto é, para cada disciplina teremos um conjunto de competências que, posteriormente, deverão estar vinculados a um ou mais conteúdo das disciplinas.
Importante: Uma vez que o cadastro de disciplinas é por nível de ensino no SGE, independente da filial, significa que as habilidades também serão por nível de ensino
Detalhamento do Processo
No TOTVS Educacional, por meio do menu Currículo e Oferta | Estrutura Curricular | Disciplinas, o usuário irá, a partir do anexo, ser apresentado a uma visão das competências já cadastradas (relativo à disciplina selecionada) e as operações de inclusão, exclusão e alteração estarão disponíveis para a manutenção dos registros.

Este será um cadastro básico com código, nome e descrição e segue abaixo a particularidade dos campos:

...