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Acesse: Financeiro/Contábil / Planos de pagamento / Anexo / Habilitações do Plano de pagamento.
- Devemos parametrizar nas disciplinas da Matriz Curricular, o número de créditos que cada disciplina possui e o valor de cada crédito.
Acesse: Currículo e Oferta / Matrizes Curriculares / Anexos / Período / Anexos / Disciplinas da Matriz Curricular
Uma mesma disciplina pode estar contida em duas Matrizes Curriculares diferentes, com número de créditos e valores diferentes, por isso, essas informações são cadastradas por matriz curricular e não no cadastro da disciplina.
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Acesse: Currículo e Oferta / Alunos / Anexos / Matrícula no período letivo / Anexos / Matrícula em disciplinas
Neste exemplo, o aluno tem 5 disciplinas cadastradas com os mesmos números e valores de créditos e deverá pagar um total de R$ 2.500,00 para cursar as 5 disciplinas do 1º período.
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Acesse: Currículo e Oferta / Alunos / Anexos / Matrícula no período letivo / Anexos / Matrícula em disciplinas / Aba "Dados adicionais"
Temos um aluno que foi matriculado nas 2 5 disciplinas do 1º período do exemplo anterior, onde a situação de cada uma das matrículas em disciplinas foi associada como “Matriculado”.
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No exemplo deste aluno, que está cursando a disciplina “Algoritmo de programação I”“Introdução a Ciência do Direito", irá pagar pela disciplina 5 x R$100 ,00 = R$ 500,00= R$500 cursando a disciplina na sua matriz, caso o aluno estivesse cursando essa mesma disciplina em outra Matriz Curricular, que custasse 5 x R$80,00 = R$400custasse 4 x R$150 = R$600, poderia ser utilizado o parâmetro “Usar valor do crédito financeiro da matriz curricular do aluno” para determinar qual o valor ele iria pagar.
Com o parâmetro marcado: R$ 500R$500,00 (Valor de da sua matriz curricular)
Com o parâmetro desmarcado: R$ 400R$600,00 (Valor da outra matriz curricular)
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Informações | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Funcionamento dos parâmetros: Usar número de créditos financeiros da matriz curricular do aluno / Usar valor do créditos financeiros da matriz curricular do aluno / Usar nº créditos e valor do crédito da disciplina da matriz curricular do aluno em caso de equivalência múltipla - Mesma disciplinas em matriz diferente:
Se o sistema estiver com este parâmetro marcado, e se a disciplina matriculada for de outra matriz curricular e também estiver ofertada na matriz curricular do aluno deverão ser considerados o número de créditos da disciplina matriz do aluno.
Se o sistema estiver com este parâmetro marcado, e se a disciplina matriculada for de outra matriz curricular e também estiver ofertada na matriz curricular do aluno deverão ser considerados o valor do créditos da disciplina matriz do aluno. Exemplo:
Nesse exemplo, quando o aluno estiver matriculado com os parâmetros marcados o número de crédito e valor de crédito considerado para o aluno será da própria matriz 5 (Nº de Créditos por disciplina) x R$100 = RS500 - Disciplinas cadastradas com equivalência:
Se o sistema estiver parametrizado marcado, e se a disciplina for ofertada em outra matriz curricular e equivaler alguma disciplina na matriz curricular do aluno, deverão ser considerados o número de créditos da disciplina matriz do aluno.
Se o sistema estiver parametrizado marcado, e se a disciplina for ofertada em outra matriz curricular e equivaler alguma disciplina na matriz curricular do aluno, deverão ser considerados o valor do créditos da disciplina matriz do aluno. Exemplo:
Nesse exemplo, quando o aluno estiver matriculado com os parâmetros marcados o número de crédito e valor de crédito considerado para o aluno será da própria matriz 5 (Nº de Créditos por disciplina) x R$100 = RS500 - Disciplinas cadastradas com equivalência múltipla: Se o parâmetro "Usar nº créditos e valor do crédito da disciplina da matriz curricular do aluno em caso de equivalência múltipla", o comportamento do sistema deve ser o conforme descrito abaixo:
2. Matricula em duas disciplinas da matriz com equivalência para uma disciplinas fora da grade: o sistema sempre irá considerar a disciplina com maior número de crédito e a disciplina com maior valor do crédito da matriz do aluno.
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- Acesse: Currículo e Oferta / Aluno / Anexo / Contratos
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Associamos então o “Plano - Cobrança por créditos - Sistema de Informação” criado no item 1, no o “PLANO – Plano de Cobrança por créditos” no contrato do aluno para o período letivo 20102019/2.
Observe que a Matriz Aplicada associada ao contrato é a mesma dos exemplos acima.
Devemos parametrizar o sistema para que o valor total do plano de pagamento possa ser dividido entre as parcelas do contrato.
Acesse: Configurações / Parâmetros / Integração / Financeiro / Fin – Geral 1/2
- Utilizaremos o parâmetro “Dividir valor de créditos financeiros das disciplinas matriculadas entre as parcelas do contrato” para que o sistema possa somar os créditos das disciplinas em que o aluno esta matriculado, multiplicar por seus respectivos valores e dividir entre as parcelas do contrato.
Acesse: Configurações / Parâmetros / Integração / Financeiro / Fin – Geral 1/2
Temos o contrato com um plano de pagamento que terá um valor total de R$ 2500,00, calculado no item 32.500 calculado, onde o mesmo deverá ser divido entre 6 parcelas, que foram cadastrados no plano de pagamento durante o item 1.
5 (Nº de Créditos por disciplina) x R$ 100,00 R$100 x 5 (disciplinas) =RS 2500,00 RS2.500 / 6 (parcelas)= R$ 416,67 .
- Vamos gerar então a primeira parcela para esse plano de pagamento, onde ele deverá gerar um valor de R$ 416,67, conforme demonstrado acima.
Acesse: Currículo e Oferta / Aluno / Anexo / Contratos / Anexos / Parcelas / Processo / Gerar Lançamento.
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Valor total do contrato: 5 (Nº de Créditos por disciplina) x R$ 100,00 R$100 x 5 (disciplinas) = R$ 2500,00R$2.500
Porém o aluno já pagou R$ 500,00, então o sistema deverá abater este valor nos R$ 25002.500,00, deixando R$2000,00 para ser dividido entre as 5 parcelas restantes.
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