Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Descrição

Rematrícula

Observações



Índice

...

Para liberar o processo de Rematrícula via Portal Educacional, é necessário que o usuário responsável gere no Sistema as rematrículas para o próximo período letivo, após geradas, o aluno poderá confirma-las através do Portal Educacional. A seguir os passos para a configuração da Rematrícula no Sistema.PASSO 1:


Image Added


Na aba "Matrícula e Avaliação" clicar em "Rematrícula". Image Removed Após selecionar esta opção, o usuário deve realizar o processo utilizando o assistente de rematrícula.
PASSO 2: Image Added

Clicar em "Avançar". Image Removed


O usuário deve configurar os parâmetros como:

  • Período Letivo - Indicando o período letivo que será utilizado;
  • Situação de matrícula – Informando o status da matrícula que será considerado;
  • Seleção de Aluno - Pode ser utilizado por R.A (Registro Acadêmico), consulta sql ou filtro (Curso / Habilitação /Matriz curricular / Turno.


PASSO 4: Clicar em "Adicionar Alunos" e em seguida "Avançar".PASSO 3:

Preencher as informações necessárias.

PASSO 5: Selecionar os alunos desejados e em seguida clicar em "Avançar".


PASSO 6: Preencher as informações necessárias e em seguida, clicar em "Avançar".



 


AVISO: Para a Educação Profissional o aluno é matriculado diretamente na turma, não tendo a opção de escolher quais disciplinas (Unidades Curriculares) gostaria de cursar.


PASSO 7: Clicar em "Executar".



Após executar este processo, o Sistema disponibiliza uma tela de log com o status das rematrículas executadas com êxito e com erro, informando o ocorrido.



Após realizar o processo, o usuário pode conferir no Sistema o status de matrícula dos alunos para o próximo período letivo, acessando a tela de "Matrícula no Período Letivo".


PASSO 8: Verificar o status de situação de matrícula do Aluno "Juliana de Melo Fernandes", utilizado nos próximos exemplos.


AVISO: No exemplo utilizado neste material, ao realizar a o processo de "Parametrização por Curso" foi definido o período letivo posterior ao 2014/2 o período 2016/1, conforme exemplo acima.
Após a processo executado no Sistema pelo usuário responsável, o aluno deve entrar no Portal Educacional para pagar o boleto (rematrícula), se necessário, e confirmar a sua rematrícula nas disciplinas (Unidades Curriculares) do período letivo. Para alunos PRONATEC ou Gratuidade Regimental, não será necessário o pagamento de boleto, logo, este aluno deve entrar no Portal Educacional apenas para dar o aceite nas disciplinas (Unidades Curriculares).


AVISO: O aluno do Ensino Profissional, ao acessar o Portal do Aluno para dar o aceite nas disciplinas (Unidades Curriculares) não poderá excluir nem incluir nenhuma disciplina (Unidade Curricular), apenas dar o aceite em todas que estão definidas na turma disciplina.


PASSO 9: Inserir "usuário" e Senha" para acessar o Portal.
.


Novo!!! Ao logar no portal e clicar no menu: Rematrícula, será exibido no primeiro passo o conteúdo do parâmetro da apresentação definido nos parâmetros do sistema.


PASSO 10: Clicar em Matrícula Online".


 


Após parametrização, acessar o Novo Portal do Aluno, e após avançar a tela de Apresentação da matrícula será exibido os cursos disponíveis do aluno, onde será realizado as validações parametrizadas.


PASSO 11: Clicar em "Próximo".


DICA: Caso o aluno possua débitos financeiros já é informado através do Portal Educacional. Para conferir deve seguir o seguinte passo:

PASSO 12: Clicar em "Financeiro".


 


PASSO 13: Clicar em ícone "Boleto" para realizar a impressão e o pagamento.


 


Novo!!! Confirmação de Dados Cadastrais Matrícula. Este passo tem como objetivo realizar a conferência dos dados aluno e caso necessite, efetuar a atualização dos dados.
Para que a tela de confirmação de dados seja visível na matrícula, deve ser habilitado o parâmetro "Permitir alteração de dados cadastrais durante a matrícula.


Educacional| Configurações| Parâmetros| RM Portal| Matrícula| Geral 1/5


PASSO 13: Clicar em "Próximo".


Para confirmar a rematrícula (dar o aceite nas disciplinas) o usuário deve acessar a opção "Selecionar disciplinas", conforme passos a seguir. O sistema irá exibir as disciplinas já selecionadas pela instituição e as que são elegíveis de seleção pelo aluno para realizar sua matrícula, sejam elas, obrigatórias, optativas/eletivas, extras ou equivalentes. Os detalhes da disciplina e turmas disponíveis serão exibidos no canto direito da tela ao clicar na disciplina.



Após a confirmação, o Sistema disponibiliza uma mensagem de conclusão com êxito da matrícula (rematrícula) e um comprovante para o aluno via Portal Educacional.

PASSO 14: Clicar em "Próximo" para confirmar a rematrícula.



Este passo tem como objetivo, finalizar a matrícula levando em consideração todas as pré-validações realizadas nos passos anteriores.
Na finalização da matrícula, o aluno irá visualizar os dados do contrato e confirmar a leitura do mesmo para prosseguir com a confirmação.


Após confirmar a leitura do contrato, clicar no botão: Finalizar matrícula, onde o usuário será redirecionado para a tela de finalização de matrícula, onde nesta tela o usuário poderá:

  • Imprimir o comprovante de matrícula;
  • Imprimir o Contrato financeiro;
  • Imprimir o boleto da primeira parcela a vencer;
  • Efetuar o pagamento com o cartão de crédito da primeira parcela.


PASSO 15: Clicar em "Comprovante de Matrícula – imprimir.
 


Após o aluno efetuar o aceite das disciplinas (Unidades Curriculares) / confirmação da rematrícula, o usuário responsável pode verificar no Sistema se o status da situação de matricula no período letivo foi alterado, acessando as telas de "Matrícula no Período Letivo" e "Matrículas em disciplinas".

  • Matrícula no Período Letivo.

PASSO 17: Verificar o status da "Situação de matrícula" em "Matrícula no Período Letivo", após a confirmação da matrícula (rematrícula) pelo aluno, seu status deve ser "Matriculado".




  • Matrículas em Disciplinas

PASSO 18: Verificar o status da "Situação de matrícula" em "Matrícula em disciplinas", após a confirmação da matrícula (rematrícula) pelo aluno, o status das disciplinas devem ser "Matriculado".



Âncora
_GoBack
_GoBack