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CONTEÚDO

Índice
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01. VISÃO GERAL

O aplicativo Meu Check List permite que sistemas externos produzam Check Lists (listas de verificações) para serem apontados via mobile - na integração entre o Módulo TOTVS Logística TMS e o App Meu Check List, esta rotina permite complementar o processo de Apontamento do Comprovante de Entrega, possibilitando obter os dados obrigatórios para a transmissão do evento de comprovante de entrega para a SEFAZ (Secretaria da Fazenda).

Atualmente os dados considerados obrigatórios seguindo a NT 2019.001 para a transmissão do evento do comprovante de entrega são:

  • Descrição do Evento;
  • Número do protocolo de autorização do CT-e;
  • Data e Hora da Conclusão da Entrega;
  • Documento de identificação da pessoa que recebeu a entrega;
  • Nome da pessoa que recebeu a entrega;
  • HashEntrega: Refere-se a concatenação de Chave de acesso do CT-e + Base64 da imagem capturada da entrega (Exemplo: imagem capturada da assinatura eletrônica, digital do recebedor, foto, etc);
  • Data e hora da geração do hash da entrega;
  • Chave de acesso da NF-e que está sendo entregue.

Card documentos
InformacaoO evento exige CT-e autorizado. Desta forma, para que o envio de informações referentes ao comprovante de entrega seja transmitido a SEFAZ o documento CTe deve estar previamente autorizado.
TituloIMPORTANTE!

02. CONFIGURAÇÕES

Parâmetros

Para habilitar a integração do My Checklist com o Comprovante de Entrega, é necessário configurar os seguintes parâmetros:

  • MV_TMAPCKL: com o valor .T. (Habilitado).
  • MV_TMINTEV: com o valor 1-Fechamento da Viagem ou 2-Saída de Filial. Para definir quando será iniciada a integração com o Checklist.
  • MV_OCORENT: define a ocorrência de entrega no apontamento automático de ocorrências. A integração utiliza esse parâmetro para apontar a ocorrência do tipo encerra processo, ao processar o retorno do documento entregue.

Schedule

Para o perfeito funcionamento do Checklist é necessário que haja a sincronização dos dados apontados via aplicação App Mobile do My Checklist.

O sincronismo ocorre por meio do Job localizado na rotina Sincronizador da Integração do My Checklist X Comprovante de Entrega (TMSAE81).

Para a configuração do Job, acesse o módulo Configurador (SIGACFG) do Protheus e execute os seguintes passos:

1. Configuração do Agente do Schedule

a. Acesse o Agente do Schedule via menu Ambiente > Schedule > Schedule.

b. No menu lateral, clique no ícone Agent e, em seguida, na opção Cadastro.

c. Na parte inferior da tela Detalhes, clique no ícone representado por uma página com o sinal de mais (mais), preenchaos campos, conforme quadro Campos Agent Schedule detalhado logo abaixo.

d. Salve o cadastro, clicando no ícone representado pela imagem de check na cor verde (seleção).

Campos Agent Schedule
CampoDescrição
Nome

Informe o nome do agente que faz o gerenciamento das execuções das threds/jobs agendados.

Exemplo:
Agente de Execução Empresa T1.

IP

Informe o IP do servidor, que deve ser o mesmo que está executando o Appserver.

Também pode ser o localhost ou o nome da máquina servidora.

PortaInforme a mesma porta de execução do Appserver que fará o controle de execução dos Jobs.
AmbienteInforme o ambiente configurado no Appserver.ini.
Empresa

Informe o grupo da empresa. Utilize a lupa para selecionar o código da empresa.

Nº de Threads

Informe a quantidade de Threads que será gerenciada pelo agente do Schedule.

É permitido executar em paralelo uma ou mais rotinas.

Exemplo:
Se for informado 3 Threads o agente fará o gerenciamento da execução de até 3 rotinas em paralelo.

HabilitadoQuando assinalado, o Agente é habilitado na próxima vez que o Appserver for iniciado.

2. Configuração do Job

a. Acesse o Cadastro de Agendamentos de Rotinas via menu Ambiente > Schedule > Schedule.

b. No menu lateral, clique no ícone com o título de Agendamentos para expandir;.

c. Ainda em Agendamentos, clique em Cadastro.

d. Na parte inferior da tela Detalhes, clique no ícone representado por uma página com o sinal de mais (mais)

e. Para incluir um novo registro, preencha os campos, conforme o quadro Campos Cad. Job.

f.  Salve o cadastro, clicando no ícone representado pela imagem de check na cor verde (seleção).

Campos Cad. Job
CampoDescrição
Usuário

Código do usuário que tenha direitos de Administrador.

Utilize o botão representado por uma lupa para abrir a lista de usuários.

Rotina

Nome da rotina do Job.

Informe a rotina TMSAE81B (rotina de sincronismo da Integração do My Checklist x Comprovante de Entrega).

Data

Informe a data de início da execução do Job no formato DD/MM/YYYY.

Exemplo:  

Hora

Informe a hora que será iniciada a execução da rotina, deve estar no formato HH:MM.

Exemplo: 10:07.

AmbienteInforme o ambiente configurado do Appserver.
Empresa/Filial

Informe o grupo de empresa e Filial.

Utilize a lupa ao lado do campo para abrir a tela de Wizard, para seleção da empresa e filial. 

MóduloInforme o código do Módulo que, neste caso, deve ser o 43 - TMS Gestão de Transporte.
HabilitadaQuando assinalado, indica que o Job está habilitado.
DescriçãoTexto livre. Por sugestão pode ser informado "Job de sincronismo dos apontamentos realizados pelo App My Checklist para complementar os dados do Comprovante de Entrega".

03. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

No exemplo a seguir serão descritos os passos necessários para a utilização da integração do My Checklist x Comprovante de Entrega:

Configuração Inicial

  1.  Habilite a integração por meio do parâmetro MV_TMAPCKL, alterando o seu valor para .T. (true=habilitado), conforme explicado na seção 02.CONFIGURAÇÕES.
  2.  A integração pode ocorrer em dois momentos distintos e depende da configuração do parâmetro MV_TMINTEV mencionado na seção 02.CONFIGURAÇÕESsendo: 1 - no  Fechamento da Viagem ou 2 - na Saída de Filial.
  3.  Certifique-se que o parâmetro MV_OCORENT está configurado com o código de Ocorrência do tipo Encerra processo e que esteja configurado para gerar Comprovante de Entrega, campos Comp .Entrega DT2_CMPENT = '1' e Tipo DT2_TIPOCO='01'.

Processo Básico de Viagem no Protheus

1. Inclusão de Documentos

a.  Inclua um Documento de Entrada via menu Atualizações > Recebimento > Documento Entrada Clientes.

b.  Calcule o Frete para gerar um ou mais documentos de CT-e.

c.  Transmita o CT-e e aguarde a autorização pela SEFAZ;

2. Inclusão da Viagem

a.  Inclua uma viagem do tipo entrega por meio do menu Atualizações > Viagens > Rodoviario Entrega > Viagens(modelo 2).

b.  Clique em Incluir para abrir a tela de Cadastro de Viagem.

c.  Informe a rota que será utilizada.

d.  Clique em Outras Ações > Comp. via. para informar o(s) veículo(s) por meio da tela de Complemento da Viagem.

e.  Ainda na tela de Complemento da Viagem, clique em Outras Ações > Mot. Viag. para informar o motorista da viagem.

f.  Confirme a tela de Motorista, clicando em Salvar.

g.  Confirme a tela Complemento da Viagem, clicando em Salvar.

h.  Na tela da viagem, inclua os documentos que serão entregues por meio do grid. Pode ser utilizada a lupa pressionando a tecla F3, ao selecionar o campo Fil. Docto. Isso fará com que seja exibida a tela de seleção de documentos de transportes. Selecione os documentos que serão carregados na viagem.

i.  Com os documentos informados na viagem, clique em Salvar para confirmar os dados e gerar a viagem no sistema.

3. Fechamento da Viagem e Integração Com My Checklist 

a.  Quando MV_TMINTEV = 1-Fechamento da Viagem.

b.  Posicione sobre a viagem incluída e acesse o menu Outras Ações > Manutenção > Fechamento > Fechar. Na tela de confirmação, clique em OK.

c.  Neste momento será realizado o fechamento da viagem e, estando configurado a integração com o My Checklist, será realizado a inclusão de registros na tabela   DLY - Evento do Comprovante de Entrega para cada documento de CT-e.

d.  Após a inclusão dos registros na tabela DLY - Eventos do Comprovante de Entrega será realizada a tentativa de integração com o My-Checklist.

e.  A integração será disparada para cada documento, uma vez que cada checklist representa um CT-e que será enviado para o App Mobile do Checklist.

4.  Saída da Viagem e Integração Com o My Checklist

a.  Quando MV_TMINTEV = 2-Saída da Viagem).

b.  Posicione sobre a viagem incluída e acesse o menu Outras Ações > Manutenção > Operações. 

c.  Na tela de Apontamento de Operações, selecione a operação de Saída de Viagem e clique em Apontar.

d.  Informe os campos de Dt. Início/Hr .Início e Dt. Realizada/Hr. Realizada.

e.  Clique em Confirmar para registrar o apontamento de Saída.

f.  Após a confirmação do apontamento será realizada a tentativa de integração com o My Checklist, ocorrendo primeiro a inclusão de registros na tabela DLY - Evento do Comprovante de Entrega para cada documento de CT-e.

g.  Em seguida, as informações do CT-e serão enviadas para o My-Checklist;.

10.  A integração será disparada para cada documento, uma vez que cada checklist representa um CT-e que será enviado para o App Mobile do Checklist.

5. Atualização dos Dados do Comprovante de Entrega Via JOB

a.  A sincronização dos dados via Job é realizada ao configurar a rotina TMSAE81B - Sincronizador Checklist x Comprovante de Entrega via módulo Configurador (SIGACFG).

b.  Uma vez no módulo Configurador, acesse a interface do Schedule pelo caminho Ambiente > Schedule > Schedule.

c.  Siga os passos descritos na seção 02.CONFIGURAÇÕES > Schedule.

d.  O Job se encarrega de realizar as seguintes tarefas: 

i.  Liste os registros da tabela DLY - Eventos do Comprovante de Entrega com o status=0-Integrado, verificando se existem apontamentos realizados via App My-Checklist;

ii.  Efetue a integração com o Checklist, caso não tenha ocorrido a integração no momento da fechamento da viagem ou na saída de viagem de acordo com a configuração do parâmetro MV_TMINTEV.

04. TABELAS UTILIZADAS

  • DLY - Eventos do Comprovante de Entrega
  • DT6 - Documentos de Transporte
  • DTQ - Viagens

05. ASSUNTOS RELACIONADOS



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