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CONTEÚDO

01. VISÃO GERAL

A abreviação TMS significa Transportation Management System, ou seja, é o sistema de gerenciamento de transportes que tem como objetivo principal controlar todos os processos fiscais e gerenciais envolvidos na operação de transportes, bem como, controlar os veículos, motoristas, fretes e viagens da empresa e de terceiros.

Dentre as atividades mais importantes, destacam-se: controle das despesas dos veículos, viagens, fretes, emissão de CTRC (Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas), nota fiscal de serviço, manifesto, entre outros.

O ambiente Gestão de Transportes controla todos os processos de um transportador, abrangendo as áreas: operacional, comercial, seguros, faturamento, logística e SAC. É uma solução totalmente integrada com a área administrativa (financeiro, fiscal e contábil).

Entre suas inúmeras funções, permite os seguintes controles dentro da gestão de transportes:

Logística

  • Estruturação das regiões atendidas, definindo os níveis de subordinação entre elas e o tipo de serviço executado em cada uma.

  • Mapeamento setorizado dos clientes, dividindo-os em rotas de atendimento.

  • Definição, nas rotas, das rodovias e praças de pedágio percorridas.

  • Definição dos prazos de atendimento por região.

  • Definição dos tipos de serviços prestados, com as respectivas tarefas e atividades.

Comercial

  • Criação de componentes de frete, de acordo com as modalidades de serviços prestados e com as características de negócio de cada empresa.

  • Estabelecimento de configurações de tabelas de preços com variação de componentes, de acordo com os tipos de negociação praticados.

  • Tabelas de frete com possibilidade de inclusão de ajustes por cliente.

  • Uso de tarifação.

  • Ferramentas para manutenção e reajuste de tabelas de frete.

Gerenciamento de Contratos

  • Cadastro dos Contratos de clientes, estabelecendo todas as condições de relacionamento para a prestação de serviços.

  • Tipos de serviços prestados.

  • Tabelas de preço praticados.

  • Número de Notas Fiscais por CTRC.

  • Peso máximo por CTRC.

  • Contrato para o cliente genérico – cliente esporádico.

  • Contratos com terceiros e agregados para gerenciamento do pagamento de serviços contratados pela empresa.

Operacional

  • Gerenciamento dos processos de coleta e entrega.

  • Geração e emissão do conhecimento de frete, AWB (Air Waybill) ou Conhecimento de Transporte Aéreo) e Nota Fiscal de Serviço.

  • Geração e emissão do manifesto de carga.

  • Controle da movimentação de veículos e motoristas.

  • Recepção e carregamento de cargas.

  • Abertura, fechamento e encerramento de viagens de coleta, transporte e entrega.

  • Controle de pendências e gerenciamento de ocorrências.

  • Contrato de Carreteiro.

  • Controle dos indicadores de desempenho no setor de transportes:

    1. Análise de carregamento.

    2. Análise de ocorrências.

    3. Custo KM rodado.

    4. Aging.

Seguro

  • Criação dos componentes de seguro.

  • Definição das tabelas de seguro de acordo com produtos, regiões de origem e destino, vigências, entre outros.

  • Averbação e processo de fechamento de seguro.

  • Gerenciamento de indenizações e solicitações de reembolso.

Faturamento

  • Geração manual ou automática das faturas.

  • Faturamento com base no perfil previamente cadastrado para o cliente.

  • Condição de pagamento.

  • Periodicidade de faturamento.

  • Número de CTRC por fatura.

  • Valor máximo da fatura.

  • Separação por tipos de transporte.

  • Separação CIF e FOB.

Tracking e Relatórios

  • Consultas sobre os detalhes da operação, apontadas até o nível de serviços, tarefas e atividades.

  • Exemplos:

    1. Saída da viagem de coleta.

    2. Chegada da viagem de coleta.

    3. Recebimento / triagem.

    4. Carregamento.

    5. Saída da viagem de transporte.

    6. Transporte.

    7. Chegada de viagem de transporte.

    8. Relatórios de acompanhamento – operacionais e gerenciais.

02. INTEGRAÇÕES

  • Integração com o ambiente Livros Fiscais: geração de impostos e livros.

  • Integração com o ambiente Financeiro: contas a receber, contas a pagar e controle de caixa.

  • Integração com agentes externos: clientes, postos fiscais e parceiros – EDI.

03. VANTAGENS

  • Exatidão e disponibilidade das informações relativas ao transporte, facilitando o atendimento e a prestação de serviços.

  • Flexibilidade e alto grau de parametrização, possibilitando a configuração de diversas regras de negociação, tanto com clientes quanto com fornecedores.

  • Elevado grau de integração.

  • ERP e demais soluções Microsiga.

  • Configurador de EDI.

  • Acuracidade e confiabilidade no processo de cálculo de frete.

  • Acompanhamento detalhado das operações executadas na prestação de serviço – performance e produtividade.

  • Agilidade e acuracidade nos processos de faturamento.

  • Acompanhamento detalhado de ocorrências e pendências.

  • Informações para apoio das decisões operacionais e gerenciais.

04. REQUISITOS DO MÓDULO

Para utilização do Gestão de Transportes é exigido o ambiente TOTVS DBAccess e banco de dados relacional.

05. PORTAL TMS

O Portal TMS é um recurso disponível no sistema para realizar funcionalidades como o monitoramento de cargas (tracking), inserção e consultas de suas cotações de frete e inclusão de solicitações de coleta, sendo que o acesso é realizado via WEB.

Para obter mais informações sobre a instalação e a configuração do Portal TMS, acesse o tópico Portais.