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CONTEÚDO
Índice | ||||
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01. VISÃO GERAL
O aplicativo Meu Check ListChecklist permite que sistemas externos produzam Check Lists (listas de verificações) para serem apontados via mobile - na integração entre o Módulo TOTVS Logística TMS e o App Meu Check ListChecklist, esta rotina permite complementar o processo de Apontamento do Comprovante de Entrega, possibilitando obter os dados obrigatórios para a transmissão do evento de comprovante de entrega para a SEFAZ (Secretaria da Fazenda).
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Informações | ||
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O evento exige CT-e autorizado. Desta forma, para que o envio de informações referentes ao comprovante de entrega seja transmitido a SEFAZ o documento CTe deve estar previamente autorizado. |
02. CONFIGURAÇÕES
Parâmetros
Para habilitar a integração do My Checklist com as ocorrências de entrega automática e o Comprovante de Entrega, é necessário configurar os seguintes parâmetros:
- MV_TMAPCKL: com o valor .T. (Habilitado).
- MV_TMINTEV: com o valor 1-Fechamento da Viagem ou 2-Saída de Filial. Para definir quando será iniciada a integração com o Checklist.
- MV_OCORENT: define a ocorrência de entrega no apontamento automático de ocorrências. A integração utiliza esse parâmetro para apontar a ocorrência do tipo encerra processo, ao processar o retorno do documento entregue.
Schedule
Para o perfeito funcionamento do Checklist é necessário que haja a sincronização dos dados apontados via aplicação App Mobile do My Checklist.
O sincronismo ocorre por meio do Job localizado na rotina Sincronizador da Integração do My Checklist X x Ocorrência de Entrega Automática x Comprovante de Entrega (TMSAE81).
Para a configuração do Job, acesse o módulo Configurador (SIGACFG) do Protheus e execute os seguintes passos:
1. Configuração do Agente do Schedule
a. Acesse o Agente do Schedule via menu Ambiente > Schedule > Schedule.
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Campos Agent Schedule | |
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Campo | Descrição |
Nome | Informe o nome do agente que faz o gerenciamento das execuções das threds/jobs agendados. Exemplo: |
IP | Informe o IP do servidor, que deve ser o mesmo que está executando o Appserver. Também pode ser o localhost ou o nome da máquina servidora. |
Porta | Informe a mesma porta de execução do Appserver que fará o controle de execução dos Jobs. |
Ambiente | Informe o ambiente configurado no Appserver.ini. |
Empresa | Informe o grupo da empresa. Utilize a lupa para selecionar o código da empresa. |
Nº de Threads | Informe a quantidade de Threads que será gerenciada pelo agente do Schedule. É permitido executar em paralelo uma ou mais rotinas. Exemplo: |
Habilitado | Quando assinalado, o Agente é habilitado na próxima vez que o Appserver for iniciado. |
2. Configuração do Job
a. Acesse o Cadastro de Agendamentos de Rotinas via menu Ambiente > Schedule > Schedule.
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Campos Cad. Job | |
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Campo | Descrição |
Usuário | Código do usuário que tenha direitos de Administrador. Utilize o botão representado por uma lupa para abrir a lista de usuários. |
Rotina | Nome da rotina do Job. Informe a rotina TMSAE81B (rotina de sincronismo da Integração do My Checklist x Ocorrência de Entrega Automática x Comprovante de Entrega). |
Data | Informe a data de início da execução do Job no formato DD/MM/YYYY. Exemplo: |
Hora | Informe a hora que será iniciada a execução da rotina, deve estar no formato HH:MM. Exemplo: 10:07. |
Ambiente | Informe o ambiente configurado do Appserver. |
Empresa/Filial | Informe o grupo de empresa e Filial. Utilize a lupa ao lado do campo para abrir a tela de Wizard, para seleção da empresa e filial. |
Módulo | Informe o código do Módulo que, neste caso, deve ser o 43 - TMS Gestão de Transporte. |
Habilitada | Quando assinalado, indica que o Job está habilitado. |
Descrição | Texto livre. Por sugestão pode ser informado "Job de sincronismo dos apontamentos realizados pelo App My Checklist para complementar os dados do Comprovante de Entrega". |
03. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO
No exemplo a seguir serão descritos os passos necessários para a utilização da integração do My Checklist x Ocorrência de Entrega Automática x Comprovante de Entrega:
Informações | ||
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O processo de integração com Checklist ocorre somente em viagens de entrega. |
Configuração Inicial
- Habilite a integração por meio do parâmetro MV_TMAPCKL, alterando o seu valor para .T. (true=habilitado), conforme explicado na seção 02.CONFIGURAÇÕES. A integração pode ocorrer em dois momentos distintos e depende da configuração do parâmetro MV_TMINTEV mencionado na seção 02.CONFIGURAÇÕES, sendo: 1 - no Fechamento da Viagem ou 2 - na Saída de Filial.
- Certifique-se que o parâmetro MV_OCORENT está configurado com o código de Ocorrência do tipo Encerra processo e que a ocorrência também esteja configurada para gerar Comprovante de Entrega, campos Comp .Entrega DT2_CMPENT = '1' e Tipo DT2_TIPOCO='01'. Além disso a Categoria da ocorrência DT2_CATOCO = deverá ser "1 - Por Documento".
- Deverá existir ao menos um cadastro de motorista que esteja integrado ao Checklist, para isto na rotina Cadastro de Motoristas (OMSA040), acessar a aba "Outros" e no campo Login App (DA4_APPLOG) vincular o ID de integração com Checklist.
- Acessar Atualizações > Ocorrências > Configurações CheckList (TMSAC10), deverá ser incluído o cadastro de configuração para uso no app Meu Checklist - neste cadastro serão informados dados como filial para integração, URL's responsáveis pela conexão da integração, usuário e senha autorizados a validar e alterar dados no Portal Check ListChecklist, entre outras informações.
Configuração Appserver.ini
- O arquivo appserver.ini deve conter as chaves abaixo:
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Para melhor aproveitamento e em caso de dúvidas recomendamos a leitura da documentação sobre REST.
Processo Básico de Viagem no Protheus
1. Inclusão de Documentos
a. Inclua um Documento de Entrada via menu Atualizações > Recebimento > Documento Entrada Clientes.
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c. Transmita o CT-e e aguarde a autorização pela SEFAZ;
2. Inclusão da Viagem
a. Inclua uma viagem do tipo entrega por meio do menu Atualizações > Viagens > Rodoviário Entrega > Viagens(modelo 2).
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j. O processo de integração ocorrerá de acordo com a configuração do parâmetro MV_TMINTEV, onde quando configurado como 1 a integração ocorrerá no Fechamento da Viagem sendo detalhada no item 3. abaixo, já quando o parâmetro estiver configurado como 2 a integração ocorrerá no Saída da Viagem sendo detalhada no item 4. abaixo:
3. Fechamento da Viagem e Integração Com My Checklist
a. Quando MV_TMINTEV = 1-Fechamento da Viagem.
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f. Será apresentado alerta informando que a integração ocorreu com sucesso, listando os documentos que foram integrados.
4. Saída da Viagem e Integração Com My Checklist
a. Quando MV_TMINTEV = 2-Saída da Viagem.
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i. Será apresentado alerta informando que a integração ocorreu com sucesso, listando os documentos que foram integrados.
5. Atualização dos Dados do Comprovante de Entrega Via JOB
a. A sincronização dos dados via Job é realizada ao configurar a rotina TMSAE81B - Sincronizador Checklist x Comprovante de Entrega via módulo Configurador (SIGACFG).
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iii. Efetua o apontamento de ocorrências de entrega no Módulo TOTVS Logística TMS e por fim atualiza as informações de recebedor, documento e imagem da tabela DLY Evento do Comprovante de Entrega para cada documento de CT-e.
Processo Transbordo de Viagem no Protheus
A viagem de Socorro é utilizada para o trânsito de veículos sem carga, para situações de veículos quebrados ou na necessidade de transbordo, por exemplo.
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b. Mais de um cadastro de motorista vinculado ao Checklist;
1. Viagem de transbordo - entregas parciais realizadas
Supondo neste cenário a existência de uma viagem inicial integrada com processo de Checklist, onde o carregamento inicial de 5 documentos (CTe's) e no trajeto seguido ocorreram 3 entregas com sucesso, restando a assim a execução de 2 entregas para o motorista vinculado ao Checklist;
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k. Neste cenário, os documentos constantes na viagem de socorro passarão a constar no Portal e no App Mobile do Checklist vinculados ao segundo motorista e veículo (registrados no complemento da viagem de socorro).
2. Viagem de transbordo - entregas não realizadas
Supondo neste cenário a existência de uma viagem inicial integrada com processo de Checklist, onde o carregamento inicial de 5 documentos (CTe's), no trajeto seguido ocorre a quebra do veículo (viagem inicial) sendo neste cenário nenhuma entrega realizada com sucesso.
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Informações | ||
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Se a viagem de socorro possuir o status "Em trânsito" o envio do Checklist dos documentos ainda não entregues para o motorista da nova viagem se dará no momento do apontamento da ocorrência do tipo 08 - Transferência de viagem, já que a viagem do tipo socorro não mais possuirá o processo de fechamento ou o apontamento da operação de saída. |
Processo Estorno de Viagem no Protheus
O processo de estorno de viagem quando há a integração com o Checklist é o mesmo processo quando não há a integração ativa.
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e. O status da viagem passará para "fechado", documentos integrados no Portal ficarão com status "cancelado" e no App Mobile do Checklist são excluídos da listagem de entrega do motorista.
04. TABELAS UTILIZADAS
- DLZ - Configurações Checklist
- DLY - Eventos do Comprovante de Entrega
- DM0 - Imagens Comprovante de Entrega
- DT2 - Tabelas de Ocorrências
- DT6 - Documentos de Transporte
- DTQ - Viagens
05. ASSUNTOS RELACIONADOS
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