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Atualizações da versão TISS 3.04.00, disponibilizada pela Agência Nacional de Saúde (ANS) em fevereiro de 2019.
02. TAGS ADICIONADAS
2.1 Código de Validação e Ausência de Código de Validação
Durante a abertura do atendimento, seja ele interno ou externo, o recepcionista deve informar o código de validação para aqueles convênios que utilizarem este tipo de sistema de segurança. O principal objetivo do código de validação, é atestar que o beneficiário ao qual se destina o atendimento está no local.
Ao solicitar a elegibilidade ou autorização para os convênios que utilizam o código de validação, o sistema gerará Ao gerar o arquivo xml TISS nas versões 3.04.00 e acima (3.04.01 e 3.05.00), os atendimentos que a operadora de saúde exija contendo as respectivas tags:
Tag CodValidacao (campo Código de validação) informado pelo recepcionista.
Caso não seja possível informar o código de validação no ato do atendimento devem estar com o campo preenchido, a não ser que o recepcionista justifique a ausência da informação. Por isso, a tag CodValidacao (campo Código de validação) e a tag dm_para os convênios que o exijam, então o recepcionista deverá justificar a ausência desta informação e a tag ausenciaCodValidacao (campo Ausência de Código de Validação) foram incluídas. O usuário deve ser faturista.será incluído no xml.
Os possíveis valores para a tag dm_ ausenciaCodValidacao são os seguintes:
- 01 - Beneficiário internado
- 02 - Beneficiário em situação de urgência/emergência
- 03 - Intermitência/Instabilidade de sistemas e regularização do atendimento após saída do beneficiário do prestador de serviço
- 04 - Beneficiário se negou a transmitir o número do token
- 05 - Beneficiário em coleta domiciliar
- 06 - Material para exames enviado ao prestador por terceiros
- 07 - Beneficiário não possui celular
A tag codValidacao foi incluída no componente de Comunicação e tem 10 posições alfanuméricas de preenchimento opcional, nas seguintes estruturas:
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No Componente de Conteúdo e Estrutura foram incluídos esses dois campos nas mensagens:
Verificação de elegibilidade;
Resposta à verificação de elegibilidade;
Solicitação de autorização para realização de procedimentos;
Autorização para realização de procedimentos;
Situação do status de autorização;
Envio de lote de anexos;
Recebimento de lote de anexos;
Envio de lote de guias para cobrança;
Recebimento de lote de guias de cobrança;
- Situação do protocolo
Parametrização:
Mudanças nas telas de abertura de atendimento estão exemplificadas abaixo:
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Para atendimentos que a operadora de saúde exija algum sistema biométrico ou outro tipo de identificação do beneficiário no ato do atendimento e que estejam com o campo preenchido, foram incluída incluídas as tags “tipoIdent” (campo Tipo de Identificação) , “identificadorBeneficiário” (campo Identificador de Beneficiário), e “templateBiometrico” (campo Template Biométrico).
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- ct_beneficiarioDados
- ct_solicitacaoProcedimento;
- ctm_prorrogacaoSolicitacaoGuia em dadosBeneficiario
- cto_odontoSolicitacaoGuia
- ct_elegibilidadeVerifica
- ct_guiaDadosOdonto
- cto_autorizacaoServico
- ct_elegibilidadeRecibo
No Componente de Conteúdo e Estrutura foram incluídos os campos Tipo de identificação do beneficiário e Template biométrico nas mensagens:
- Verificação de elegibilidade;
- Resposta à verificação de elegibilidade;
- Comunicação de internação ou alta do beneficiário;
- Resposta à comunicação de internação ou alta do beneficiário;
- Solicitação de autorização para realização de procedimentos;
- Autorização para realização de procedimentos;
- Solicitação de status de autorização;
- Situação do status de autorização;
- Envio de lote de anexos;
- Recebimento de lote de anexos;
- Envio de lote de guias para cobrança;
- Recebimento de lote de guias de cobrança;
- Situação do protocolo
Telas relacionadas: