Versões comparadas

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Atualizações da versão TISS  3.04.00, disponibilizada pela Agência Nacional de Saúde (ANS) em fevereiro de 2019.

02. TAGS ADICIONADAS

2.1 Código de Validação e Ausência de Código de Validação

Durante a abertura do atendimento, seja ele interno ou externo, o recepcionista deve informar o código de validação para aqueles convênios que utilizarem este tipo de sistema de segurança. O principal objetivo do código de validação, é atestar que o beneficiário ao qual se destina o atendimento está no local.

Ao solicitar a elegibilidade ou autorização para os convênios que utilizam o código de validação, o sistema gerará Ao gerar o arquivo xml TISS nas versões 3.04.00 e acima (3.04.01 e 3.05.00), os atendimentos que a operadora de saúde exija contendo as respectivas tags:

Tag CodValidacao (campo Código de validação) informado pelo recepcionista.

Caso não seja possível informar o código de validação no ato do atendimento devem estar com o campo preenchido, a não ser que o recepcionista justifique a ausência da informação. Por isso, a tag CodValidacao (campo Código de validação) e a tag dm_para os convênios que o exijam, então o recepcionista deverá justificar a ausência desta informação e a tag ausenciaCodValidacao (campo Ausência de Código de Validação) foram incluídas. O usuário deve ser faturista.será incluído no xml.

Os possíveis valores para a tag dm_ ausenciaCodValidacao são os seguintes:

  • 01 - Beneficiário internado
  • 02 - Beneficiário em situação de urgência/emergência
  • 03 - Intermitência/Instabilidade de sistemas e regularização do atendimento após saída do beneficiário do prestador de serviço
  • 04 - Beneficiário se negou a transmitir o número do token
  • 05 - Beneficiário em coleta domiciliar
  • 06 -  Material para exames enviado ao prestador por terceiros
  • 07 - Beneficiário não possui celular

A tag codValidacao foi incluída no componente de Comunicação e tem 10 posições alfanuméricas de preenchimento opcional, nas seguintes estruturas: 

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...

No Componente de Conteúdo e Estrutura foram incluídos esses dois campos nas mensagens:

  • Verificação de elegibilidade;

  • Resposta à verificação de elegibilidade;

  • Solicitação de autorização para realização de procedimentos;

  • Autorização para realização de procedimentos;

  • Situação do status de autorização;

  • Envio de lote de anexos;

  • Recebimento de lote de anexos;

  • Envio de lote de guias para cobrança;

  • Recebimento de lote de guias de cobrança;

  •  Situação do protocolo


Parametrização:

Mudanças nas telas de abertura de atendimento estão exemplificadas abaixo:

...

Para atendimentos que a operadora de saúde exija algum sistema biométrico ou outro tipo de identificação do beneficiário no ato do atendimento e que estejam com o campo preenchido, foram incluída incluídas as tags “tipoIdent” (campo Tipo de Identificação) , “identificadorBeneficiário” (campo Identificador de Beneficiário), e “templateBiometrico” (campo Template Biométrico).

...

  • ct_beneficiarioDados
  • ct_solicitacaoProcedimento;
  • ctm_prorrogacaoSolicitacaoGuia em dadosBeneficiario
  • cto_odontoSolicitacaoGuia
  • ct_elegibilidadeVerifica
  • ct_guiaDadosOdonto
  • cto_autorizacaoServico
  • ct_elegibilidadeRecibo

No Componente de Conteúdo e Estrutura foram incluídos os campos Tipo de identificação do beneficiário e Template biométrico nas mensagens:

  • Verificação de elegibilidade;
  • Resposta à verificação de elegibilidade;
  • Comunicação de internação ou alta do beneficiário;
  • Resposta à comunicação de internação ou alta do beneficiário;
  • Solicitação de autorização para realização de procedimentos;
  • Autorização para realização de procedimentos;
  • Solicitação de status de autorização;
  • Situação do status de autorização;
  • Envio de lote de anexos;
  • Recebimento de lote de anexos;
  • Envio de lote de guias para cobrança;
  • Recebimento de lote de guias de cobrança;
  • Situação do protocolo

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