Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

O Configurador de Tributos é uma ferramenta, desenvolvida para a Linha Datasul, onde permite que o cálculo dos tributos de uma nota fiscal, seja configurado usando fórmulas, que podem ser liberadas pela TOTVS ou cadastradas diretamente pelo Cliente, agilizando muito o tempo na implementação de legislações.




Cenário Fiscal

Determina os tributos que devem ser calculados para a nota fiscal, desde que se enquadre nas regras de seleção do cenário.

Classes Fiscais

Uma classe fiscal é um agrupamento de Emitente, Itens, ou Naturezas de Operação, que possuem as mesmas “características fiscais” e por este motivo estão vinculados a determinada configuração de tributo.

Fórmulas

São as expressões matemáticas, utilizando-se de variáveis previamente definidas pela TOTVS, que serão aplicadas no cálculo do tributo da nota fiscal, com base no cenário fiscal definido pelo usuário.

03. TELA

...

Configurador de Tributos - Menu
Âncora
3
3

↑ início

Outras Ações / Ações relacionadas

...

Botão / CampoDescrição


Tela para cadastro de Tributos em formato de formulário, com exibição de todos os campos na mesma tela

Código Configuração Tributo

Permite determinar o código da configuração do tributo que será cadastrada. É possível digitar um código de tributo com até 50 caracteres alfanuméricos. Não existe regra com relação a nomenclatura das fórmulas, porém a TOTVS adotou como boas práticas alguns detalhes:

  • As fórmulas fornecidas pela Totvs possuem o prefixo T-
  • Normalmente as fórmulas começam com o nome do tributo ao qual se propõem (ICMS, IPI, PIS, COFINS, ISS,...), em seguida uma numeração e/ou letra para separar a característica específica dessa fórmula para o tributo, e por fim uma descrição para facilitar o objetivo dessa fórmula, como por exemplo, a lei ou algum detalhe pontual. Exemplo de fórmula cadastrada pela TOTVS: T-ICMS 001 - Desc ICMS

Caso o cliente digite um código de fórmula com o prefixo T-, o registro não será salvo pois o prefixo é de uso exclusivo da Totvs e será apresentada a mensagem: 

Descrição Configuração TributoEsse campo é apenas documentacional e se objetiva a facilitar a identificação da configuração do tributo em questão para o usuário do sistema. Sugere-se cadastrar uma configuração de cálculo e detalhar ao máximo a que se refere essa regra. Exemplo de descrição vinculada a configuração de tributo liberada pela TOTVS: Valor do Desconto de ICMS de 18% c/ Despesas e IPI
Fórmula do ClienteEsse campo indica para o configurador que o tributo que está sendo exibido é criado pelo usuário (SIM) ou liberado oficialmente pela TOTVS (NÃO). Ao cadastrar um novo tributo ou copiar um registro existente esse campo sempre fica desabilitado e automaticamente marcado como SIM.
Tipo Tributo

Determina para qual o tributo que a configuração será utilizada. É possível selecionar o tipo do tributo utilizando zoom específico.

Possui zoom para o cadastro de Tipo de Tributo

Código TributaçãoEsse campo designa qual será a tributação do imposto que será calculado. As opções disponíveis são: Tributado, Isento, Outras e Reduzido.
Fórmula Base de Cálculo

Nesse campo é informada a fórmula de cálculo da Base de Cálculo do tributo. É possível deixar esse campo em branco se para a configuração do tributo desejado não precise calcular a base de cálculo diferenciada.

Possui zoom para o cadastro de Fórmula do Tributo

Fórmula Valor Tributo

Esse campo indica a fórmula de cálculo do tributo em questão. Também é possível deixar esse campo em branco caso para a configuração do tributo proposto não seja necessário calcular um valor diferenciado

Possui zoom para o cadastro de Fórmula do Tributo

Forma CálculoOrienta a forma de cálculo do tributo proposto se será "Ad Valorem" ou "Valor Fixo".
  • Ad Valorem ou também pode ser chamado de "conforme o valor" é um tributo baseado em um percentual sobre o valor do produto.
  • Valor Fixo é um tributo baseado em um valor determinado sobre o valor do produto.
Tipo do CálculoEsse campo indica se para o tipo do cálculo do tributo, se esse valor é "Por Fora" ou "Por Dentro".
  • Por Fora é um valor que será acrescentado ao valor do imposto, exemplo IPI.
  • Por Dentro é um valor que já está incluído no valor do imposto, exemplo ICMS.
Alíquota do TributoDefine a alíquota fixa que será utilizada no cálculo do tributo em questão. Se for informado um valor nesse campo, o configurador Configurador de tributosTributos, durante o cálculo, irá ignorar a alíquota que foi informada durante o cálculo do imposto padrão e irá adotar esse valor para o novo cálculo.
Arredonda / TruncaEstabelece a regra com relação ao resultado do cálculo do tributo, se o valor final será Arredondado ou Truncado.
Valor Fixo TributoEsse campo fica habilitado para digitação caso o campo "Forma Cálculo" for definido como "Valor Fixo". Nesse caso é informado um valor fixo para o cálculo do tributo.
Número DecimaisIndica para o sistema qual é o número de casas decimais resultante do cálculo do imposto proposto.
Valor MínimoIndica para o sistema o valor mínimo para calcular o tributo apresentado.
Valor MáximoIndica para o sistema o valor máximo para calcular o tributo apresentado.

  • Soma Total Item
  • Adiciona Base de Cálculo nas Observações da Nota
  • Adiciona Valor do Tributo nas Observações da Nota

Quando marcados Sim, executam cada um desses processos durante o cálculo do tributo, realizado pelo configurador Configurador de tributosTributos.

  • Zera Base de Cálculo para Tributo Igual a Zero
  • Aplicar como Desconto
  • Retido nas Duplicatas

Quando marcados Sim, executam cada um desses processos durante o cálculo do tributo, realizado pelo configurador Configurador de tributosTributos.

Configuração de Tributo Encadeada
  • Por meio desse campo, é possível informar uma outra configuração de tributo para ser utilizada de forma encadeada ao cálculo do tributo. Para calcular um novo tributo é preciso utilizar uma outra regra também resultante de outro cálculo executado pelo configurador Configurador de tributosTributos.

Possui zoom para a Fórmula de Base de Cálculo cadastrada

Solicita confirmação. A ação de voltar confirmada, cancela as alterações não salvas 

A ação salva o registro, com validação de preenchimento de campos obrigatórios

Ao efetuar a busca por uma palavra, é criado um filtro que retorna a palavra encontrada na tela para os campos: Código Configuração Tributo, Descrição Configuração Tributo, Fórmula Base de Cálculo, Tipo Tributo e Fórmula do Cliente.

A tela disponibiliza opção de busca por intervalo para o Código da Configuração do Tributo, por Tipo Tributo e opção para fórmula do cliente. Para os campos informados, são criados filtros e retornados registros conforme a seleção

O Gerenciador de Colunas disponibiliza ao usuário escolher quais os campos serão visualizados na tela: Código Configuração Tributo, Descrição Configuração Tributo, Fórmula Base de Cálculo, Tipo Tributo e Fórmula do Cliente. Possui opção de restaurar o padrão (todas os campos)

Expande mais opções para o registro

Permite a edição do registro selecionado para todos os campos, exceto Código Configuração Tributo e Fórmula do Cliente

A cópia de um Tributo permite ao usuário a digitação completa (todos os campos), a partir de um item existente, iniciando com os dados preenchidos.

Remove o Tributo selecionado

Carrega mais resultados em tela

...

Botão / CampoDescrição












Tela para cadastro de Fórmulas em formato de formulário, com exibição de todos os campos na mesma tela
Código

Permite determinar o código da fórmula que será cadastrada. É possível digitar um código de fórmula com até 50 caracteres alfanuméricos. Não existe regra com relação a nomenclatura das fórmulas, porém a TOTVS adotou como boas práticas alguns detalhes:

  • As fórmulas fornecidas pela Totvs possuem o prefixo T-
  • Normalmente as fórmulas começam com o nome do tributo ao qual se propõem (ICMS, IPI, PIS, COFINS, ISS,...), em seguida uma numeração e/ou letra para separar a característica específica dessa fórmula para o tributo, e por fim uma descrição para facilitar o objetivo dessa fórmula, como por exemplo, a lei ou algum detalhe pontual. Exemplo de fórmula cadastrada pela TOTVS: T-ICMS ST 017a2 - ICMS ST Padrão

Caso o cliente digite um código de fórmula com o prefixo T-, o registro não será salvo pois o prefixo é de uso exclusivo da Totvs e será apresentada a mensagem:

DescriçãoEsse campo é apenas documentacional e se objetiva a facilitar a identificação da fórmula em questão para o usuário do sistema. Sugere-se que, ao cadastrar uma fórmula seja detalhado ao máximo a que se refere essa fórmula. Exemplo de descrição vinculada a fórmula liberada pela TOTVS: ICMS ST Padrão - Mantém a Base de Cálculo c/ ICMS ST zerado - Val Trib
Fórmula ClienteEsse campo sempre ficará desabilitado e indica se a fórmula selecionada foi liberada pela TOTVS (campo DESMARCADO) ou se essa fórmula foi criada ou copiada pelo cliente (campo MARCADO).
Moeda

Indica a moeda principal vinculada à fórmula. Não é obrigatório o preenchimento desse campo, e nesse caso o sistema adota a moeda corrente para o cálculo.

Possui zoom para o cadastro de Moeda

Tabela de Pauta

Designa, caso existir essa necessidade, uma tabela de pauta que poderá ser cadastrada pelo usuário do sistema para flexibilizar ainda mais o cálculo do tributo.

Possui zoom para o cadastro de Tabela de Pauta

Percentual MVA

Assinala para a fórmula qual será o percentual do MVA que será utilizado durante o cálculo.

Percentual de Redução

Aponta o percentual de redução que será fixo nessa fórmula. Se informado esse campo, o sistema considera esse valor para o cálculo e desconsidera qualquer indicação feita. Por exemplo, a natureza de operação.

Destino da ReduçãoCaso exista um percentual de redução informado, esse campo ficará habilitado para ser indicado qual é o destino dessa redução.
Composição da Fórmula

Nesse quadro será demonstrada a fórmula cadastrada para o tributo selecionado. Esse campo não fica habilitado para edição pelo usuário.  Para abrir a tela de edição das fórmulas é necessário clicar no botão "Composição da Fórmula".

Solicita confirmação. A ação de voltar confirmada, cancela as alterações não salvas 

A ação salva o registro, com validação de preenchimento de campos obrigatórios

Ao efetuar a busca por uma palavra, é criado um filtro que retorna a palavra encontrada na tela para os campos: Código da Fórmula, Descrição da Fórmula e Fórmula do Cliente.

A tela disponibiliza opção de busca para o Código da Fórmula, Descrição da Fórmula e Apenas Fórmulas do Cliente. Para os campos informados, são criados filtros e retornados registros conforme a seleção

Expande / Retrai Registro Filho. A ação apresenta as informações vinculadas ao Código da Fórmula

Ordena os registros em ordem crescente ou decrescente pelo campo selecionado

O Gerenciador de Colunas disponibiliza ao usuário escolher quais os campos serão visualizados na tela: Código da Fórmula, Descrição da Fórmula e Fórmula do Cliente. Possui opção de restaurar o padrão (todas os campos)

Expande mais opções para o registro

Permite a edição do registro selecionado para os campos: Moeda, Tabela de Pauta, Percentual MVA, Percentual de Redução e Fórmula

A cópia de uma Fórmula permite ao usuário a digitação completa (todos os campos), a partir de um item existente, iniciando com os dados preenchidos.

Remove o Tributo selecionado

Carrega mais resultados em tela

Ao clicar no botão Editar Composição da Fórmula será aberto uma tela que possui por finalidade específica a edição das fórmulas que serão utilizadas pelo configurador Configurador de tributos Tributos durante o cálculo do tributo.

...

Objetivo
Essa interface possui por finalidade específica a edição das fórmulas que serão utilizadas pelo Configurador de Tributos durante o cálculo do tributo. A divisão orgânica dessa tela se divide em 2 principais blocos detalhados abaixo.

Composição da Fórmula

Permite a criação de uma fórmula que será aplicada no cálculo da nota fiscal

, respeitando as demais parametrizações do Configurador de Tributos

.

As fórmulas utilizadas pelo

configurador

Configurador de

tributos

Tributos são expressões matemáticas do cálculo que deverá ser realizado pelo sistema para o tributo proposto, dessa forma sugere-se que o usuário que irá cadastrar uma fórmula tenha conhecimento básico da forma como deverá ser realizado o cálculo, assim será possível transcrever o cálculo desse tributo em uma fórmula que será utilizada pelo sistema.

Lista de Variáveis

A lista de variáveis disponíveis para serem utilizadas no cálculo do tributo é liberada pela TOTVS, sendo assim o Configurador de Tributos apenas irá interpretar e atribuir valor durante o cálculo do imposto a essas variáveis. 

As fórmulas utilizadas pelo configurador Configurador de tributos Tributos são expressões matemáticas do cálculo que deverá ser realizado pelo sistema para o tributo proposto, dessa forma sugere-se que o usuário que irá cadastrar uma fórmula tenha conhecimento básico da forma como deverá ser realizado o cálculo, assim será possível transcrever o cálculo desse tributo em uma fórmula que será utilizada pelo sistema.

Para o cadastro de uma fórmula é possível a digitação direta dos operadores e variáveis na área de edição da fórmula.

Pesquisa de Variáveis

Permite O campo permite a pesquisa nas variáveis disponíveis pela TOTVS por código ou sua descrição.

Observação: Caso exista a necessidade de uma variável que não se encontre nessa lista, o usuário do sistema deverá abrir um ticket para a equipe de Atendimento do produto para solicitar a inclusão, porém essa demanda será analisada pela equipe de Inovação do Produto Padrão e se julgado como pertinente ao sistema, essa nova variável será inserida ao sistema, caso contrário será indicada a customização desse ponto.

Operações

Dispões de botões para inclusão dos operadores matemáticos na fórmula. Operadores disponíveis: Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão, Exponencial, Separadores, Igual a, Diferente de, Maior que, Menor que, Maior ou Igual a, Menor ou Igual a.

Campo Fórmula

Para o cadastro de uma fórmula é possível a digitação direta dos operadores e variáveis na área de edição da fórmula, assim como inserir as variáveis a partir da lista ou os operadores matemáticos a partir dos botões.

Conferir Operação

Essa ação efetua uma validação na fórmula digitada, para verificar se existe algum erro na estrutura dessa fórmula. O sistema não irá validar se os valores ou o resultado final dessa fórmula está de acordo com o esperado, apenas irá validar a expressão informada pelo usuário.

Simulação da Fórmula

Após conferir a fórmula, será possível simular o seu resultado substituindo os valores de cada uma das variáveis informadas. Isso permite que sejam realizados testes durante a implementação da fórmula, sem ser necessário recorrer a alguma ferramenta externa ao Datasul.


Apresenta a lista das variáveis informadas na fórmula e permite que os valores sejam alterados para novas simulações.

Campo Fórmula Traduzida

Apresenta a fórmula digitada pelo usuário traduzida para os valores definidos para cada variável. Esse campo fica bloqueado para edição, e qualquer alteração na estrutura da fórmula deve ser realizada no campo Fórmula

Observação: Sempre que a fórmula for alterada, será necessário conferi-la para garantir que não existam erros. A simulação ficará disponível somente após essa realizado a conferência.

Botão Simular Fórmula

Executa a simulação.

Resultado da Fórmula


Apresenta o resultado da simulação realizada.

...

Atalho (ctrl + espaço) para sugestão das variáveis no campo da fórmula

Ao efetuar a combinação de teclas (ctrl + espaço), é apresentada uma lista com a sugestão das variáveis disponíveis.

Ao efetuar novamente a combinação de teclas (ctrl + espaço) + (ctrl + espaço), é apresentada uma pequena descrição sobre a variável selecionada.

Também é possível executar a sugestão após ter iniciado a digitação de alguma variável.

Como criar condições usando o operador INT

É possível criar condições dentro da fórmula utilizando o comando INT ( ). 

O comando espera uma condição dentro dos parênteses, e devolve o valor 1 quando a condição for verdadeira e 0 quando a condição for falsa. Para correto funcionamento da fórmula, ela deve prever todas as condições possíveis para aquele objetivo. 


Exemplo: Fórmula Padrão do ICMS sem considerar a redução da base - Base Calc

= INT ( COD_DEST_MERC = 1 ) * ( MERC_LIQ + DESPESAS ) + INT ( COD_DEST_MERC = 2 ) * ( MERC_LIQ + DESPESAS + VAL_IPI )  fórmula com as variáveis, sendo que o destino da mercadoria dentro do sistema pode ser 1 ou 2 

= INT ( 1 = 1 ) * ( 1000 + 50 ) + INT ( 1 = 2 ) * ( 1000 + 50 + 25fórmula com as variáveis substituídas pelas dados reais no momento do cálculo da nota, nesse exemplo, o destino da mercadoria da nota é igual a 1

= INT ( 1 ) * ( 1050) + INT ( 0 ) * ( 1075o comando INT espera uma condição, e retorna os valores 1 quando a condição for verdadeira e 0 quando a condição for falsa

= ( 1 * 1050) + ( 0 * 1075)

= 1050 0

1050


Como criar condições usando o operadores [ ]

É possível criar condições dentro da fórmula utilizando o operadores colchetes [ ]. 

Toda condição deve ser inserida dentro de [ ] e o resultado para quando a condição for verdadeira deve ficar no ( ) subsequente. Quando a condição for verdadeira, as demais condições não serão executadas, e quando a condição for falsa, a próxima condição é realizadaexecutada.


Exemplo: Fórmula Padrão do ICMS sem considerar a redução da base - Base Calc

= [ COD_DEST_MERC = 1 ] ( MERC_LIQ + DESPESAS ) [ COD_DEST_MERC = 2 ] ( MERC_LIQ + DESPESAS + VAL_IPI ) fórmula com as variáveis, sendo que o destino da mercadoria dentro do sistema pode ser 1 ou 2 

= [ 1 ] ( 1000 50 ) [ 2 ] ( 1000 + 50 + 25 fórmula com as variáveis substituídas pelas dados reais no momento do cálculo da nota, nesse exemplo, o destino da mercadoria da nota é igual a 1

= [ 1 ] ( 1000 50 ) como a primeira condição é verdadeira, é executado o cálculo que foi definido dentro dos ( ) subsequentes à condição atendida

= ( 1000 50 )

=  1050

...