Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Objetivo

Cadastrar promoções personalizadas.

Caminho

Módulo SM Web > Menu Promoções > Aplicação Cadastro de Promoções Personalizadas - PROMWEB001

Pré-Requisitos e Instruções

Atualizar o sistema para a versão 20.01 ou versão superior.

Passo a Passo

Entre na aplicação:

Caso tenha alguma promoção já cadastrada ela será listada.

Cadastrar Promoção

Clique no botão + Cadastrar nova promoção.

Informe os campos:

  • Descrição;
  • Texto Legal;
  • Data início de promoção;
  • Data fim da promoção;
  • Tipo da promoção: combo que exibe as opções Redução de preçoValor de descontoPercentual de desconto e Compre e ganhe;
  • Exige Identificação do Cliente;
  • Exige Registro Completo;
  • Exige Ativação da Oferta;
  • Quantidade total alocada: para definir a quantidade total disponível para a ação promocional;
  • Quantidade limite por cliente: para definir o limite de aplicação da promoção, por cliente;
  • Ticket médio mínimo: para informar um valor mínimo de média de compra do cliente, usado como parâmetro para aplicação da promoção;
  • Ticket médio máximo: para informar um valor máximo de média de compra do cliente, usado como parâmetro para aplicação da promoção.

Após preencher os campos, clique em Avançar.

Preencha os campos:

  • Divisão: lista com as divisões cadastradas;
  • Segmento: lista com os segmentos de venda pertencentes à divisão selecionada;
  • Tipo de agrupamento: combo com as opções Empresa, Grupo de Empresas e Porte, sendo o valor padrão Empresa;
  • Campo para pesquisa de empresas específicas;
  • Tabela:
    • com a lista de empresas, ou grupos, ou portes, de acordo com o tipo de agrupamento, e a caixa de seleção no início de cada linha;
    • Coluna com a ação Detalhar, quando se utiliza o tipo de agrupamento Grupo de Empresas ou Porte, para listar as empresas pertencentes a cada grupo ou porte.

Após informar os campos, clique para Avançar.

Ao clicar no botão de pesquisar do produto, será aberta a lista com todos os produtos:

Clique para finalizar.

---------------------------------------------

PESQUISAR

Campo para pesquisar promoções, através da informação de código ou descrição das promoções;
Link para Busca avançada;


Mais abaixo, é exibida uma caixa, contendo em tags (componente disclaimer), os filtros aplicados por padrão, ao abrir a aplicação, sendo Período vigente e Ativa, além de tag Remover todos, para limpar os filtros;


  • Logo abaixo, é exibida uma tabela de informações, com as seguintes colunas:
    Código (para exibir o código sequencial das promoções existentes);
    Descrição (para exibir a descrição das promoções existentes);
    Tipo de Promoção (para exibir o tipo de cada promoção listada);
    Data Inicial (para exibir a data de início de cada promoção);
    Data Final (para exibir a data fim de cada promoção);
    Status (para exibir a situação de cada promoção, através de círculos, com as letras A ou I, sendo A = Ativa e I = Inativa);
    E a última coluna, exibe o ícone de menu de opções, para cada linha. Ao ser acionado, são exibidas as opções Editar, Duplicar e Inativar.


No fim da tela, é exibido o botão Carregar mais resultados.



Inclusão das promoções - Segmentos / Empresas

O usuário, com permissão de acesso, abre a aplicação Cadastro de Promoções Personalizadas.

2. Será exibida a tela inicial, contendo:

  • Título dos registros da aplicação (Promoções Personalizadas);
  • Na linha abaixo:
    • Botão + Cadastrar nova promoção;
    • Campo para pesquisar promoções, através da informação de código ou descrição das promoções;
    • Link para Busca avançada;
  • Mais abaixo, é exibida uma caixa, contendo em tags (componente disclaimer), os filtros aplicados por padrão, ao abrir a aplicação, sendo Período vigente e Ativa, além de tag Remover todos, para limpar os filtros;
  • Logo abaixo, é exibida uma tabela de informações, com as seguintes colunas:
    • Código (para exibir o código sequencial das promoções existentes);
    • Descrição (para exibir a descrição das promoções existentes);
    • Tipo de Promoção (para exibir o tipo de cada promoção listada);
    • Data Inicial (para exibir a data de início de cada promoção);
    • Data Final (para exibir a data fim de cada promoção);
    • Status (para exibir a situação de cada promoção, através de círculos, com as letras A ou I, sendo A = Ativa e I = Inativa);
    • E a última coluna, exibe o ícone de menu de opções, para cada linha. Ao ser acionado, são exibidas as opções EditarDuplicar e Inativar.
  • No fim da tela, é exibido o botão Carregar mais resultados.

3. O usuário aciona o botão + Cadastrar nova promoção;

4. Será exibida a tela de Cadastrar nova promoção, exibindo guia lateral, com 3 steps: Dados geraisEmpresas e Detalhes. No canto superior direito, são exibidos os botões Cancelar e Avançar.

5. O primeiro step selecionado é Dados gerais, em que o usuário define as principais informações e parâmetros da promoção.

6. O usuário clica no botão Avançar, passando para a tela do segundo step: Empresas, em que são exibidos os campos:

  • Divisão: combo que lista as divisões cadastradas;
  • Segmento: combo que lista os segmentos de venda pertencentes à divisão selecionada;
  • Tipo de agrupamento: combo com as opções Empresa, Grupo de Empresas e Porte, sendo o valor padrão Empresa;
  • Campo para pesquisa de empresas específicas;
  • Grid:
    • com a lista de empresas, ou grupos, ou portes, de acordo com o tipo de agrupamento;
    • com a caixa de seleção no início de cada linha;
    • Coluna com a ação Detalhar, quando se utiliza o tipo de agrupamento Grupo de Empresas ou Porte, para listar as empresas pertencentes a cada grupo ou porte.
  • No canto superior direito, são exibidos os botões CancelarVoltar e Avançar.

7. O usuário realiza as configurações desejadas, e aciona o botão Avançar para prosseguir com a criação da promoção, ou botão Voltar, para retornar ao step anterior, ou aciona o botão Cancelar para descartar a criação da promoção, através de uma mensagem de confirmação.

Critérios de aceitação

As empresas a serem exibidas devem estar ativas para o segmento selecionado.

Se o agrupamento for grupo ou porte, devem ser exibidos apenas os grupos ou portes em que pelo menos uma de suas empresas está ativa para o segmento selecionado.

Na tabela de relacionamento com a promoção, devem ser incluídas apenas as empresas ativas para o segmento selecionado.

Para a criação da promoção, é obrigatória a seleção de no mínimo uma empresa, ou um grupo, ou um porte.


Divisão: combo que lista as divisões cadastradas;

Segmento: combo que lista os segmentos de venda pertencentes à divisão selecionada;

Tipo de agrupamento: combo com as opções Empresa, Grupo de Empresas e Porte, sendo o valor padrão Empresa;

Campo para pesquisa de empresas específicas;

  • Pesquisando pelo código da empresa:
  • Pesquisando pela descrição da empresa:

Será exibida a tela inicial, contendo:

  • Título dos registros da aplicação (Promoções Personalizadas);
  • Na linha abaixo:
    • Botão + Cadastrar nova promoção;
    • Campo para pesquisar promoções, através da informação de código ou descrição das promoções;
    • Link para Busca avançada;
  • Mais abaixo, é exibida uma caixa, contendo em tags (componente disclaimer), os filtros aplicados por padrão, ao abrir a aplicação, sendo Período vigente e Ativa, além de tag Remover todos, para limpar os filtros;
  • Logo abaixo, é exibida uma tabela de informações, com as seguintes colunas:
    • Código (para exibir o código sequencial das promoções existentes);
    • Descrição (para exibir a descrição das promoções existentes);
    • Tipo de Promoção (para exibir o tipo de cada promoção listada);
    • Data Inicial (para exibir a data de início de cada promoção);
    • Data Final (para exibir a data fim de cada promoção);
    • Status (para exibir a situação de cada promoção, através de círculos, com as letras A ou I, sendo A = Ativa e I = Inativa);
    • E a última coluna, exibe o ícone de menu de opções, para cada linha. Ao ser acionado, são exibidas as opções EditarDuplicar e Inativar.
  • No fim da tela, é exibido o botão Carregar mais resultados.

3. O usuário aciona o botão + Cadastrar nova promoção;

4. Será exibida a tela de Cadastrar nova promoção, exibindo guia lateral, com 3 steps: Dados geraisEmpresas e Detalhes. No canto superior direito, são exibidos os botões Cancelar e Avançar.

5. O primeiro step selecionado é Dados gerais, em que são exibidos os campos:

  • Descrição (campo texto);
  • Texto Legal (campo texto);
  • Data início de promoção;
  • Data fim da promoção;
  • Tipo da promoção: combo que exibe as opções Redução de preçoValor de descontoPercentual de desconto e Compre e ganhe;
  • Exige Identificação do Cliente: caixa de seleção (padrão desmarcado);
  • Exige Registro Completo: caixa de seleção (padrão desmarcado);
  • Exige Ativação da Oferta: caixa de seleção (padrão desmarcado);
  • Quantidade total alocada: para definir a quantidade total disponível para a ação promocional;
  • Quantidade limite por cliente: para definir o limite de aplicação da promoção, por cliente;
  • Ticket médio mínimo: para informar um valor mínimo de média de compra do cliente, usado como parâmetro para aplicação da promoção;
  • Ticket médio máximo: para informar um valor máximo de média de compra do cliente, usado como parâmetro para aplicação da promoção.

6. O usuário realiza as configurações desejadas, e aciona o botão Avançar para prosseguir com a criação da promoção, ou aciona o botão Cancelar para descartar a criação da promoção, através de uma mensagem de confirmação.
Critérios

Os campos DescriçãoData início da promoçãoData fim da promoçãoTipo da promoção são obrigatórios.

A aplicação deve realizar as validações em cada campo, conforme o tipo e valores permitidos.

A data início não pode ser menor que a data atual.

A data início não pode ser maior que a data fim.

Quando informada a quantidade limite por cliente, seu valor não pode ser maior que a quantidade total alocada, caso esta também seja informada.

Quando informado o ticket médio mínimo, seu valor não pode ser maior que o ticket médio máximo, caso este também seja informado.

  • Descrição (campo texto);
    Texto Legal (campo texto);

    Data início de promoção;
    Data fim da promoção;

    • A data início não pode ser menor que a data atual.
    • A data início não pode ser maior que a data fim.


Data Inferior a data atual:

  • Tipo da promoção: combo que exibe as opções Redução de preço, Valor de desconto, Percentual de desconto e Compre e ganhe;

  • Exige Identificação do Cliente: caixa de seleção (padrão desmarcado);
    Exige Registro Completo: caixa de seleção (padrão desmarcado);
    Exige Ativação da Oferta: caixa de seleção (padrão desmarcado);

    Quantidade total alocada: para definir a quantidade total disponível para a ação promocional;
    Quantidade limite por cliente: para definir o limite de aplicação da promoção, por cliente;

    Quando informada a quantidade limite por cliente, seu valor não pode ser maior que a quantidade total alocada, caso esta também seja informada.

    Ticket médio mínimo: para informar um valor mínimo de média de compra do cliente, usado como parâmetro para aplicação da promoção;
    Ticket médio máximo: para informar um valor máximo de média de compra do cliente, usado como parâmetro para aplicação da promoção.

    Quando informado o ticket médio mínimo, seu valor não pode ser maior que o ticket médio máximo, caso este também seja informado.


1. O usuário, com permissão de acesso, abre a aplicação Cadastro de Promoções Personalizadas.

2. Será exibida a tela inicial, contendo:

  • Título dos registros da aplicação (Promoções Personalizadas);
  • Na linha abaixo:
    • Botão + Cadastrar nova promoção;
    • Campo para pesquisar promoções, através da informação de código ou descrição das promoções;
    • Link para Busca avançada;
  • Mais abaixo, é exibida uma caixa, contendo em tags (componente disclaimer), os filtros aplicados por padrão, ao abrir a aplicação, sendo Período vigente e Ativa, além de tag Remover todos, para limpar os filtros;
  • Logo abaixo, é exibida uma tabela de informações, com as seguintes colunas:
    • Código (para exibir o código sequencial das promoções existentes);
    • Descrição (para exibir a descrição das promoções existentes);
    • Tipo de Promoção (para exibir o tipo de cada promoção listada);
    • Data Inicial (para exibir a data de início de cada promoção);
    • Data Final (para exibir a data fim de cada promoção);
    • Status (para exibir a situação de cada promoção, através de círculos, com as letras A ou I, sendo A = Ativa e I = Inativa);
    • E a última coluna, exibe o ícone de menu de opções, para cada linha. Ao ser acionado, são exibidas as opções EditarDuplicar e Inativar.
  • No fim da tela, é exibido o botão Carregar mais resultados.

3. O usuário aciona a opção Busca avançada;

4. Será aberta uma janela modal, com o título Busca avançada, exibindo os seguintes campos:

  • Somente Ativas: caixa de seleção para filtrar somente promoções com status Ativo;
  • Período Vigente: caixa de seleção para filtrar somente promoções que estão em vigor na data atual, ou seja, a data atual está entre as datas início e data fim das promoções, isto é, a data atual é maior ou igual a data de início da promoção e menor ou igual a data fim de promoção;
  • Período: dois campos de datas para definir um intervalo de filtro das promoções;
  • Tipo da promoção: combo que exibe as opções Redução de preçoValor de descontoPercentual de desconto e Compre e ganhe, para filtrar somente as promoções de um determinado tipo;
  • Empresas: campo de pesquisa, para selecionar empresas que serão usadas para filtrar promoções vinculadas;
  • Produtos: campo de pesquisa, para selecionar produtos que serão usados para filtrar promoções em que os produtos selecionados estejam incluídos.

5. O usuário define os filtros desejados e aciona o botão Aplicar filtros para retornar a tela principal da aplicação, exibindo as promoções conforme os filtros utilizados. Ou aciona o botão Cancelar para descartar os filtros.
Critérios

Ao selecionar o filtro Período Vigente, o campo Período deve ser desabilitado.

Ao selecionar o tipo de promoção Compre e ganhe, o filtro de Produtos deve ser desabilitado.


EDITAR

Somente Ativas: caixa de seleção para filtrar somente promoções com status Ativo;





Período Vigente: caixa de seleção para filtrar somente promoções que estão em vigor na data atual, ou seja, a data atual está entre as datas início e data fim das promoções, isto é, a data atual é maior ou igual a data de início da promoção e menor ou igual a data fim de promoção;

Ao selecionar o filtro Período Vigente, o campo Período deve ser desabilitado.



Período: dois campos de datas para definir um intervalo de filtro das promoções;



Tipo da promoção: combo que exibe as opções Redução de preço, Valor de desconto, Percentual de desconto e Compre e ganhe, para filtrar somente as promoções de um determinado tipo;

Ao selecionar o tipo de promoção Compre e ganhe, o filtro de Produtos deve ser desabilitado.







Na Opção Compre e Ganhe, o filtro de Produto fica desabilitado, corretamente.

Empresas: campo de pesquisa, para selecionar empresas que serão usadas para filtrar promoções vinculadas;

Só é possível selecionar uma empresa(Alinhado com PO).






Produtos: campo de pesquisa, para selecionar produtos que serão usados para filtrar promoções em que os produtos selecionados estejam incluídos







  • Filtros Aplicados:






Inclusão das Promoções

O usuário, com permissão de acesso, abre a aplicação Cadastro de Promoções Personalizadas.

2. Será exibida a tela inicial, contendo:

  • Título dos registros da aplicação (Promoções Personalizadas);
  • Na linha abaixo:
    • Botão + Cadastrar nova promoção;
    • Campo para pesquisar promoções, através da informação de código ou descrição das promoções;
    • Link para Busca avançada;
  • Mais abaixo, é exibida uma caixa, contendo em tags (componente disclaimer), os filtros aplicados por padrão, ao abrir a aplicação, sendo Período vigente e Ativa, além de tag Remover todos, para limpar os filtros;
  • Logo abaixo, é exibida uma tabela de informações, com as seguintes colunas:
    • Código (para exibir o código sequencial das promoções existentes);
    • Descrição (para exibir a descrição das promoções existentes);
    • Tipo de Promoção (para exibir o tipo de cada promoção listada);
    • Data Inicial (para exibir a data de início de cada promoção);
    • Data Final (para exibir a data fim de cada promoção);
    • Status (para exibir a situação de cada promoção, através de círculos, com as letras A ou I, sendo A = Ativa e I = Inativa);
    • E a última coluna, exibe o ícone de menu de opções, para cada linha. Ao ser acionado, são exibidas as opções EditarDuplicar e Inativar.
  • No fim da tela, é exibido o botão Carregar mais resultados.

3. O usuário aciona o botão + Cadastrar nova promoção;

4. Será exibida a tela de Cadastrar nova promoção, exibindo guia lateral, com 3 steps: Dados geraisEmpresas e Detalhes. No canto superior direito, são exibidos os botões Cancelar e Avançar.

5. O primeiro step selecionado é Dados gerais, em que o usuário define as principais informações e parâmetros da promoção.

6. O usuário clica no botão Avançar, passando para a tela do segundo step: Empresas, em que o usuário define as empresas participantes da promoção.

7. O usuário clica no botão Avançar, passando para a tela do terceiro step: Detalhes, em que são exibidos os campos:

  • Quando o tipo de promoção é Redução de preçoValor de desconto ou Percentual de desconto:
    • Título do step, concatenando o tipo de promoção;
    • Formulário para inclusão dos produtos, com os campos:
      • Tipo de acesso aos produtos: combo com as opções Código do produtoCódigo GTIN (EAN/DUN)Código barras interno e Descrição do produto;
      • Produto: campo de busca e exibição do produto selecionado;
      • Embalagem: combo que lista as embalagens do produto, ativas para venda, no segmento selecionado no segundo step, por default, é selecionada a embalagem padrão de venda do produto/família;
      • Preço atual: campo que exibe o preço atual do produto (só exibição, não é editável);
      • Preço promocional / Valor de desconto / Percentual de desconto: campo se altera, dependendo do tipo de promoção, para informar o preço promocional, ou o valor de desconto ou o percentual de desconto;
      • Incluir: botão para incluir o item selecionado na promoção;
      • Quantidade total alocada: campo que define a quantidade unitária total do produto, reservada para aplicação da promoção. Ao selecionar um produto para inclusão, será carregada a quantidade definida no step Dados Gerais, com opção de alteração;
      • Quantidade limite por cliente: campo que define a quantidade unitária limite do produto, em que a promoção será aplicada a um mesmo cliente. Ao selecionar um produto para inclusão, será carregada a quantidade definida no step Dados Gerais, com opção de alteração;
      • Incluir todos os produtos da família: componente switch, ligado por padrão, que define a ação de incluir automaticamente os demais produtos da mesma família de um produto incluído pelo usuário, caso exista;
    • Mais abaixo, grid com a lista dos produtos já incluídos na promoção, com as colunas:
      • Código: exibe o código sequencial do produto;
      • Produto: exibe a descrição completa do produto;
      • Emb: exibe a embalagem do produto, definida para a promoção;
      • Preço Atual: exibe o preço atual dos itens da promoção;
      • Preço Prom. / Valor Desc. / % Desconto: coluna se altera, dependendo do tipo de promoção, para exibir o preço promocional, ou o valor de desconto ou o percentual de desconto dos itens;
      • Margem Atual: coluna para exibir a margem de lucro em relação ao preço atual;
      • Margem Promocional: coluna para exibir a margem de lucro em relação ao preço promocional, ou preço com desconto;
      • Quantidade total alocada: exibe a quantidade total do produto reservada para a promoção;
      • Quantidade limite por cliente: exibe a quantidade limite do produto a ser aplicada para cada cliente;
      • Gerenciador de Colunas: coluna com o ícone próprio, e ao clicar sobre o ícone, exibe um menu com as colunas disponíveis para visualização, sendo que o padrão de seleção para exibição são as colunas Código (fixo), Produto (fixo), Emb (opcional), Preço Atual (opcional), Preço Prom. / Valor Desc. / % Desconto (fixo);
      • E a última coluna, exibe o ícone de menu de opções, para cada linha. Ao ser acionado, são exibidas as opções Editar e Excluir.
  • Quando o tipo de promoção é Compre e ganhe:
    • Título do step, concatenando o tipo de promoção;
    • Comprando a partir de: campo para informar o valor mínimo de compra, em que o cliente terá direito ao desconto;
    • Ganhe: campo para informar o valor de desconto que o cliente terá direito, caso compre um valor igual ou acima do mínimo;
  • No canto superior direito, são exibidos os botões CancelarVoltar e Finalizar.

8. O usuário define os detalhes da promoção e seleciona a próxima ação:

  • Aciona o botão Finalizar, para finalizar a inclusão da promoção, através de uma mensagem de confirmação;
  • Aciona o botão Voltar, para retornar ao step Empresas;
  • Aciona o botão Cancelar, para descartar a criação da promoção, através de uma mensagem de confirmação.

9. Se a promoção foi finalizada, retorna para a tela principal da aplicação, com a lista das promoções existentes, exibindo a mensagem de sucesso da promoção criada. Se a promoção foi cancelada, retorna para a tela principal da aplicação, com a lista das promoções existentes.
Critérios de aceitação e Regras

Alterar estrutura de banco de dados dos detalhes da promoção, para gravar status dos itens, quantidade total alocada e quantidade limite por cliente, por produto.

A busca de produtos depende da seleção do filtro Tipo de acesso aos produtos. O mesmo campo de exibição do produto será utilizado para busca.

  • Quando o tipo de acesso é Código do produto, o usuário digita o código sequencial do produto, no campo Produto, e ao teclar Tab, a descrição do produto é exibida, concatenada ao código.
  • Quando o tipo de acesso é Código GTIN (EAN/DUN), o usuário digita o código EAN ou DUN do produto, no campo Produto, e ao teclar Tab, a descrição do produto é exibida, concatenada ao código.
  • Quando o tipo de acesso é Código barras interno, o usuário digita o código de acesso interno do produto, no campo Produto, e ao teclar Tab, a descrição do produto é exibida, concatenada ao código.
  • Quando o tipo de acesso é Descrição do produto, o usuário clica no ícone de lupa, no campo Produto, para abrir modal para a pesquisa dos produtos.

Ao selecionar um produto, deve ser verificado se o mesmo se encontra em promoção normal do ERP. Caso esteja em promoção, deve ser exibida mensagem de Atenção, informando que o produto está em promoção normal.

Ao selecionar o produto, no campo de Embalagem, será exibida automaticamente a embalagem padrão de venda do produto, de acordo com o segmento definido no step Empresas. A embalagem padrão de venda é definida no cadastro de famílias, aba Segmentos.

No combo de Embalagem, devem ser exibidas as embalagens ativas para venda, entre o segmento e as empresas definidas no step Empresas.

No campo Preço atual, será exibido o maior preço atual entre segmento e empresas selecionadas no step Empresas. O preço atual é o preço praticado no momento, podendo ser de promoção ou não. Se o produto está em promoção normal do ERP, o preço atual é o preço promocional válido no momento, senão é o preço normal válido no momento. Esse campo não é editável.

Quantidade total alocada: herda a quantidade definida no step Dados Gerais. Campo pode ser nulo.

Quantidade limite por cliente: herda a quantidade definida no step Dados Gerais. Campo pode ser nulo.

Ao carregar a página, o indicador Incluir todos os produtos da família é exibido ligado, por padrão, mas o usuário pode desligar. O indicador permanecerá conforme a escolha do usuário, enquanto permanecer no step Detalhes, ou até que se altere novamente.

Quando ligado o indicador Incluir todos os produtos da família, ao clicar no botão Incluir, deve ser verificado se o produto pertence a uma família que possui outros produtos, e todos os produtos da família serão incluídos automaticamente na promoção.

Para finalizar a promoção, deve existir pelo menos um produto incluído, caso o tipo da promoção seja Redução de preçoValor de desconto ou Percentual de desconto. Se o tipo da promoção for Compre e ganhe, os dois campos devem possuir valores informados.

No tipo de promoção Redução de preço, o preço promocional não pode ser maior ou igual ao preço atual.

No tipo de promoção Compre e ganhe, o valor de desconto não pode ser maior que o valor de compra.

No tipo de promoção Valor de desconto, o valor de desconto não pode ser maior ou igual ao preço atual.

No tipo de promoção Percentual de desconto, o percentual de desconto não pode ser maior ou igual a 100.

Ao utilizar a opção Editar, no menu de opções, da grid de produtos incluídos na promoção, o produto será carregado no formulário de inclusão para que o usuário possa alterar a informação desejada. O botão Incluir é alterado para Alterar. O indicador Incluir todos os produtos da família é alterado para Alterar todos os produtos da família. Ao editar um item, o indicador Alterar todos os produtos da família será ligado por padrão, mas o usuário pode desligar, antes de finalizar a alteração.

Ao utilizar a opção Excluir, no menu de opções, da grid de produtos incluídos na promoção, o produto é excluído da grid.

Um produto não pode ser inserido mais de uma vez, na mesma promoção.
Regras de Negócio

Para o cálculo de margem de lucro do preço, a ser exibida na aplicação, deve ser considerado como base o custo atual do produto, ou seja, o custo visualizado na Consulta de Produtos. Será considerada a empresa que possui o maior custo dentre as empresas selecionadas no step Empresas.

Para o cálculo de margem de lucro do preço, sempre é considerado o custo líquido, e a composição do custo líquido depende da configuração de Método de Precificação, definido no cadastro da divisão.

Para as configurações por segmento de vendas, utilizados no cálculo de margem, será considerado o segmento selecionado no step Empresas.

O custo utilizado no cálculo da margem deve ser proporcional à quantidade da embalagem de preço.

Verificar as regras de negócio de cálculo da margem (RN_MARGEM_PRECO) e associadas, os documentos estão anexos.


Título do step, concatenando o tipo de promoção;




-------

Tipo de acesso aos produtos: combo com as opções Código do produto, Código GTIN (EAN/DUN), Código barras interno e Descrição do produto;

Quando o tipo de acesso é Código do produto, o usuário digita o código sequencial do produto, no campo Produto, e ao teclar Tab, a descrição do produto é exibida, concatenada ao código.
Quando o tipo de acesso é Código GTIN (EAN/DUN), o usuário digita o código EAN ou DUN do produto, no campo Produto, e ao teclar Tab, a descrição do produto é exibida, concatenada ao código.
Quando o tipo de acesso é Código barras interno, o usuário digita o código de acesso interno do produto, no campo Produto, e ao teclar Tab, a descrição do produto é exibida, concatenada ao código.
Quando o tipo de acesso é Descrição do produto, o usuário clica no ícone de lupa, no campo Produto, para abrir modal para a pesquisa dos produtos.




Realizando a pesquisa pela 'Lupa', é possível pesquisar tanto pelo código ou pela descrição do produto







----------

Produto: campo de busca e exibição do produto selecionado;
Ao selecionar um produto, deve ser verificado se o mesmo se encontra em promoção normal do ERP. Caso esteja em promoção, deve ser exibida mensagem de Atenção, informando que o produto está em promoção normal.
Ao selecionar o produto, no campo de Embalagem, será exibida automaticamente a embalagem padrão de venda do produto, de acordo com o segmento definido no step Empresas. A embalagem padrão de venda é definida no cadastro de famílias, aba Segmentos.

Embalagem: combo que lista as embalagens do produto, ativas para venda, no segmento selecionado no segundo step, por default, é selecionada a embalagem padrão de venda do produto/família;

No combo de Embalagem, devem ser exibidas as embalagens ativas para venda, entre o segmento e as empresas definidas no step Empresas.

A embalagem já é selecionada a de padrão de venda automaticamente e corretamente, porém se o usuário desejar, pode mudar para outra embalagem ativa, conforme abaixo:


Notar que ao alterar a embalagem é demonstrado o preço corretamente da embalagem selecionada.

-----------

Preço atual: campo que exibe o preço atual do produto (só exibição, não é editável);
No campo Preço atual, será exibido o maior preço atual entre segmento e empresas selecionadas no step Empresas. O preço atual é o preço praticado no momento, podendo ser de promoção ou não. Se o produto está em promoção normal do ERP, o preço atual é o preço promocional válido no momento, senão é o preço normal válido no momento. Esse campo não é editável.

-O Preço na Empresa 08 é R$5,99 e na Empresa 09 R$ 5,00, a aplicação exibe o preço da empresa 08, que é o maior preço, corretamente:

  • Esse campo, não é editável.

----------

Preço promocional / Valor de desconto / Percentual de desconto: campo se altera, dependendo do tipo de promoção, para informar o preço promocional, ou o valor de desconto ou o percentual de desconto;
No tipo de promoção Redução de preço, o preço promocional não pode ser maior ou igual ao preço atual.
No tipo de promoção Valor de desconto, o valor de desconto não pode ser maior ou igual ao preço atual.
No tipo de promoção Percentual de desconto, o percentual de desconto não pode ser maior ou igual a 100.

  • Redução de Preço:

*Valor de Desconto:

*Percentual de Desconto:

----------------

Quando o tipo de promoção é Compre e ganhe:
Título do step, concatenando o tipo de promoção;
Comprando a partir de: campo para informar o valor mínimo de compra, em que o cliente terá direito ao desconto;
Ganhe: campo para informar o valor de desconto que o cliente terá direito, caso compre um valor igual ou acima do mínimo;

No tipo de promoção Compre e ganhe, o valor de desconto não pode ser maior que o valor de compra.

----------

Quantidade total alocada: campo que define a quantidade unitária total do produto, reservada para aplicação da promoção. Ao selecionar um produto para inclusão, será carregada a quantidade definida no step Dados Gerais, com opção de alteração;
Quantidade total alocada: herda a quantidade definida no step Dados Gerais. Campo pode ser nulo.
e
Quantidade limite por cliente: campo que define a quantidade unitária limite do produto, em que a promoção será aplicada a um mesmo cliente. Ao selecionar um produto para inclusão, será carregada a quantidade definida no step Dados Gerais, com opção de alteração;
Quantidade limite por cliente: herda a quantidade definida no step Dados Gerais. Campo pode ser nulo.



----------

Tentando incluir produto que já existe na promoção.

----------

O Switch de incluir todos os produtos da família, já vem por default 'ligado', conforme print abaixo:

Ao Clicar em incluir, todos os produtos pertencentes a família do produto 102, são incluído na grid.

----------

Mais abaixo, grid com a lista dos produtos já incluídos na promoção, com as colunas:
Código: exibe o código sequencial do produto;
Produto: exibe a descrição completa do produto;
Emb: exibe a embalagem do produto, definida para a promoção;
Preço Atual: exibe o preço atual dos itens da promoção;
Preço Prom. / Valor Desc. / % Desconto: coluna se altera, dependendo do tipo de promoção, para exibir o preço promocional, ou o valor de desconto ou o percentual de desconto dos itens;
Margem Atual: coluna para exibir a margem de lucro em relação ao preço atual;
Margem Promocional: coluna para exibir a margem de lucro em relação ao preço promocional, ou preço com desconto;
Quantidade total alocada: exibe a quantidade total do produto reservada para a promoção;
Quantidade limite por cliente: exibe a quantidade limite do produto a ser aplicada para cada cliente;

Todas as Colunas exibindo corretamente.

  • O Calculo da Margem e Margem Promocional, caso tenha mais de uma empresa selecionada, sempre irá pegar o maior preço e maior custo entre as empresas para a realização do cálculo.

-------------

Gerenciador de Colunas: coluna com o ícone próprio, e ao clicar sobre o ícone, exibe um menu com as colunas disponíveis para visualização, sendo que o padrão de seleção para exibição são as colunas Código (fixo), Produto (fixo), Emb (opcional), Preço Atual (opcional), Preço Prom. / Valor Desc. / % Desconto (fixo);

Notar, que no protótipo, não é possível o usuário desabilitar as colunas onde foi definido como "FIXO", já na aplicação é possível realizar tal processo.

  • Foi aberto Sub-Task de Correção, porém informado pelo desenvolvedor que o framework utilizando não possui o recurso de deixar as colunas como fixo, portanto, o usuário poderá desabilitar quaisquer colunas. Situação informado ao PO Elias.

-------------

E a última coluna, exibe o ícone de menu de opções, para cada linha. Ao ser acionado, são exibidas as opções Editar e Excluir.
Ao utilizar a opção Editar, no menu de opções, da grid de produtos incluídos na promoção, o produto será carregado no formulário de inclusão para que o usuário possa alterar a informação desejada. O botão Incluir é alterado para Alterar. O indicador Incluir todos os produtos da família é alterado para Alterar todos os produtos da família.
Ao utilizar a opção Excluir, no menu de opções, da grid de produtos incluídos na promoção, o produto é excluído da grid.


Ao alterar de R$5,29 para 5,09, todos os produtos são alterados corretamente.

Ao selecionar um item e clicar em Excluir o item é excluído corretamente.


Ao clicar em "Confirmar" o Item 103, é excluído da promoção.

--------

No canto superior direito, são exibidos os botões Cancelar, Voltar e Finalizar.
O usuário define os detalhes da promoção e seleciona a próxima ação:
Aciona o botão Finalizar, para finalizar a inclusão da promoção, através de uma mensagem de confirmação;
Aciona o botão Voltar, para retornar ao step Empresas;
Aciona o botão Cancelar, para descartar a criação da promoção, através de uma mensagem de confirmação.

Ao clicar em "Voltar", a aplicação volta para a STEP de "Empresa", corretamente.


Ao clicar em "Avançar" retorna para a STEP de Detalhes, corretamente.

Ao clicar em "Cancelar" é para descartar a criação da promoção, através de uma mensagem de confirmação.

Ao clicar em "Confirmar" a promoção é descartada e volta para a tela principal.
Ao clicar em "Cancelar" volta para a tela da promoção.

Ao clicar no botão "Finalizar" e "Confirmar"

Promoção Salva com Sucesso