Objetivo

Cadastrar promoções personalizadas, para serem utilizadas somente em softwares de parceiros. O uso das promoções é feito por meio da integração com a API.

Importante: Os processos do ERP não consomem as promoções cadastradas nesta aplicação.

Caminho

Módulo SM Web > Menu Promoções > Aplicação Cadastro de Promoções Personalizadas - PROMWEB001

Pré-Requisitos e Instruções

Atualizar o sistema para a versão 21.01 ou versão superior.

Passo a Passo

Entre na aplicação:

Imagem 1 - Tela Inicial

Caso tenha alguma promoção já cadastrada ela será listada.

Cadastrar Promoção

Clique no botão + Cadastrar nova promoção.

Será aberta a tela com 3 passos: Dados Gerais, Empresa, e Detalhes.

Imagem 2 - Cadastro de Dados Gerais

No passo de Dados Gerais, informe os campos:

  • Descrição*;
  • Texto Legal;
  • Data início de promoção*;
  • Data fim da promoção*;
  • Tipo da promoção*: com as opções Redução de preçoValor de descontoPercentual de desconto e Compre e ganhe;
    • No tipo de promoção Redução de preço, o preço promocional não pode ser maior ou igual ao preço atual.
    • No tipo de promoção Valor de desconto, o valor de desconto não pode ser maior ou igual ao preço atual.
    • No tipo de promoção Percentual de desconto, o percentual de desconto não pode ser maior ou igual a 100.
    • No tipo de promoção Compre e ganhe, o valor de desconto não pode ser maior que o valor de compra.
    • No tipo de promoção Pack Virtual, a quantidade mínima do pack deve ser múltiplo do campo Quantidade Limite por Cliente. (Recurso Liberado a partir da versão 21.02.039 e 22.01.003)
  • Fluxo de Alocação: definir que uma determinada promoção poderá ser alocada de forma manual, no ambiente de configurações da parceira, para que somente um grupo específico de clientes tenha acesso à referida promoção. (Recurso Liberado a partir da versão 21.02.037 e 22.01.002)
          Sem restrição (padrão de exibição no carregamento inicial);
          Automático;
          Manual.
  • Exige Identificação do Cliente;
  • Exige Registro Completo;
  • Exige Ativação da Oferta;
  • Apura Verba na Venda;
    • Pessoa gera título financeiro da Verba Apurada: ao marcar o botão de Apura Verba na Venda, este campo é habilitado para vincular a pessoa no título. Quando não informada uma pessoa específica para o título, será considerado o fornecedor principal na apuração. Consulte a documentação sobre Geração de Acordo por Estoque e Venda PDV (Concorrente) - MAC0052.
  • Quantidade total alocada: para definir a quantidade total disponível para a ação promocional;
  • Quantidade limite por cliente: para definir o limite de aplicação da promoção, por cliente;
  • Ticket médio mínimo: para informar um valor mínimo de média de compra do cliente, usado como parâmetro para aplicação da promoção;
  • Ticket médio máximo: para informar um valor máximo de média de compra do cliente, usado como parâmetro para aplicação da promoção.

Após preencher os campos, clique em Avançar.

Imagem 2 - Cadastro de Empresas

Preencha os campos do passo Empresa:

  • Divisão: lista com as divisões cadastradas;
  • Segmento: lista com os segmentos de venda pertencentes à divisão selecionada;
  • Tipo de agrupamento: com as opções Empresa, Grupo de Empresas e Porte, sendo o valor padrão Empresa;
  • Pesquisa de empresas específicas;
  • Tabela
    • Lista de empresas, grupos, ou portes, de acordo com o tipo de agrupamento, e a caixa de seleção no início de cada linha;
    • Para a criação da promoção, é obrigatória a seleção de no mínimo uma empresa, ou um grupo, ou um porte.

Após informar os campos, clique para Avançar.

Imagem 3 - Cadastro de Detalhes

Informe os campos do passo Detalhes:

  • Quando o tipo de promoção é Redução de preçoValor de desconto ou Percentual de desconto:
    • Tipo de acesso aos produtos: combo com as opções Código do produtoCódigo GTIN (EAN/DUN)Código barras interno e Descrição do produto;
    • Produto: campo de busca e exibição do produto selecionado. O produto não deverá estar em promoção normal do ERP, e nem ser inserido mais de uma vez na mesma promoção.
      • Ao clicar no botão de pesquisar do produto, será aberta a lista com todos os produtos, basta selecionar o produto desejado:

Imagem 4 - Pesquisar Produto

    • Embalagem: com a lista das embalagens do produto ativas para venda, no segmento selecionado. A embalagem padrão de venda é definida no cadastro de famílias, aba Segmentos.
    • Preço atual: será exibido o maior preço atual entre segmento e empresas selecionadas no passo Empresas. O preço atual é o preço praticado no momento, podendo ser de promoção ou não. Se o produto está em promoção normal do ERP, o preço atual é o preço promocional válido no momento, senão é o preço normal. Esse campo não é editável.
    • Preço promocional / Valor de desconto / Percentual de desconto: campo se altera dependendo do tipo de promoção, para informar o preço promocional, ou o valor de desconto ou o percentual de desconto;
    • Quantidade total alocada: define a quantidade unitária total do produto, reservada para aplicação da promoção. Ao selecionar um produto para inclusão, será carregada a quantidade definida no step Dados Gerais, com opção de alteração;
    • Quantidade limite por cliente: define a quantidade unitária limite do produto, em que a promoção será aplicada a um mesmo cliente. Ao selecionar um produto para inclusão, será carregada a quantidade definida no step Dados Gerais, com opção de alteração;
    • Incluir todos os produtos da família: define a ação de incluir automaticamente os demais produtos da mesma família de um produto incluído pelo usuário, caso exista;

Clique para incluir o produto. Será listado na parte inferior os produtos já incluídos na promoção, com as colunas:

  • Código: código sequencial do produto;
  • Produto: descrição completa do produto;
  • Embalagem: embalagem do produto, definida para a promoção;
  • Preço Atual: preço atual dos itens da promoção;
  • Preço Prom. / Valor Desc. / % Desconto: coluna se altera dependendo do tipo de promoção para exibir o preço promocional, ou o valor de desconto ou o percentual de desconto dos itens;
  • Margem Atual: coluna para exibir a margem de lucro em relação ao preço atual;
  • Margem Promocional: coluna para exibir a margem de lucro em relação ao preço promocional, ou preço com desconto;
    • Para o cálculo de margem de lucro do preço, é considerado como base o custo atual do produto, ou seja, o custo visualizado na Consulta de Produtos, a composição do custo líquido depende da configuração de Método de Precificação, definido no cadastro da divisão. Será considerada a empresa que possui o maior custo dentre as empresas selecionadas no passo Empresas. 

    • O custo utilizado no cálculo da margem deve ser proporcional à quantidade da embalagem de preço.

  • Quantidade total alocada: quantidade total do produto reservada para a promoção;
  • Quantidade limite por cliente: quantidade limite do produto a ser aplicada para cada cliente;
  • Gerenciador de Colunas: coluna com o ícone próprio, e ao clicar sobre o ícone, exibe um menu com as colunas disponíveis para visualização, sendo que o padrão de seleção para exibição são as colunas Código (fixo), Produto (fixo), Emb (opcional), Preço Atual (opcional), Preço Prom. / Valor Desc. / % Desconto (fixo);

Quando o tipo de promoção é Pack Virtual((Recurso Liberado a partir da versão 21.02.038 e 22.01.003), além dos campos acima mencionados, também é demonstrado o campo Qtd. mínima do pack , sendo que o campo é obrigatório para esse tipo de promoção e deverá ser múltiplo do campo Qtd. Limite por cliente(Unidade), caso esse seja informado.

                                                                                     
                                                                                                                              Imagem 5 - Detalhes - Qtd mínima do pack


Quando o tipo de promoção é Compre e ganhe:

Imagem 6 - Detalhes - Compre e Ganhe 

  • Comprando a partir de: campo para informar o valor mínimo de compra, em que o cliente terá direito ao desconto;
  • Ganhe: campo para informar o valor de desconto que o cliente terá direito, caso compre um valor igual ou acima do mínimo;

Após incluir um produto, é possível editar ou excluir por meio do botão de reticências ... :

Imagem 7 - Editar e Excluir Produto

Ao concluir, clique no botão de Finalizar, e será exibida a mensagem de sucesso.

Pesquisar Promoções

É exibida uma caixa contendo os filtros aplicados por padrão, ao abrir a aplicação estarão filtrados as promoções por Período vigente e Ativa, além da opção de Remover todos para limpar os filtros;

  • Código: código sequencial das promoções existentes;
  • Descrição: descrição das promoções existentes;
  • Tipo de Promoção: tipo de cada promoção listada;
  • Data Inicial: data de início de cada promoção;
  • Data Final: data fim de cada promoção;
  • Status: situação de cada promoção, sendo: A ou I, sendo A = Ativa e I = Inativa).

Imagem 8 - Pesquisar Promoções

A opção representada pela engrenagem é o gerenciador de colunas, nele estão listadas todas as colunas, podendo marcar ou desmarcar as que deseja visualizar:

Imagem 9 - Gerenciador de Colunas

No fim da tela, caso tenha mais registros, por meio do botão Carregar mais resultados poderá visualizar as demais promoções.

Para realizar uma pesquisa mais avançada, clique sobre a opção Busca avançada. Será aberta uma janela, exibindo os seguintes campos:

  • Somente Ativas: para filtrar somente promoções com status Ativo;
  • Período Vigente: para filtrar somente promoções que estão em vigor na data atual, ou seja, a data atual está entre as datas início e data fim das promoções, isto é, a data atual é maior ou igual a data de início da promoção e menor ou igual a data fim de promoção;
  • Período: dois campos de datas para definir um intervalo de filtro das promoções. Será possível editar apenas quando o Período Vigente estiver desmarcado.
  • Tipo da promoção: com as opções Redução de preçoValor de descontoPercentual de desconto e Compre e ganhe, para filtrar somente as promoções de um determinado tipo;
  • Empresas: para selecionar empresas que serão usadas para filtrar promoções vinculadas;
  • Produtos: para selecionar produtos que serão usados para filtrar promoções em que os produtos selecionados estejam incluídos.

Imagem 10 - Busca Avançada

Após definir os filtros desejados, clique no botão Aplicar filtros para retornar a tela principal da aplicação, exibindo as promoções conforme os filtros utilizados. 

Editar e Duplicar

Para editar ou duplicar uma promoção, basta clicar nas reticências ... ao final da linha, e escolher as opções de Editar ou Duplicar. Ao clicar sobre a opção desejada, será aberta a tela de cadastro para que sejam feitas as alterações.

Imagem 11 - Editar e Duplicar

Na edição e duplicação de promoção, quando desmarcar uma empresa que já esteja pré-selecionada abrirá um aviso informando que os produtos relacionados com aquela empresa serão excluídas. 

Imagem 12 - Alteração de empresas

Ativar e Inativar

Para ativar ou inativar uma promoção, basta clicar nas reticências ... ao final da linha, e escolher a opção Ativar/Inativar. Ao pressionar, será exibida a mensagem para confirmação:

Imagem 13 - Inativar Promoção

As promoções inativas serão exibidas apenas se o filtro de status ativos estiver desmarcado:

Imagem 14 - Status Ativo

Atividades Relacionadas

Consultar e Gerenciar Promoções Personalizadas - GET

Geração de Acordo por Estoque e Venda PDV (Concorrente) - MAC0052